Aus den Sieben Tagen: a música intuitiva de Karlheinz Stockhausen

Cartaz Aus den Sieben Tagen

O ano de 2017 completam-se 10 anos da morte do compositor alemão Karlheinz Stockhausen, conhecido pelas suas obras inovadoras e polêmicas. Este concerto celebrará os 50 anos da icônica obra `Aus Den Sieben Tagen` (Dos Sete Dias) que inaugura o conceito de música intuitiva, cunhado pelo compositor e ainda pouco difundido. Os 15 poemas que compões a obra, escritos sob evidente influência da filosofia oriental, exploram uma particular interpretação sobre a improvisação livre. Buscando se desvencilhar das estéticas musicais do acaso e da aleatoriedade e encontrar possibilidades que não remetessem ao free jazz, Stockhausen funda seu conceito de música intuitiva sob a premissa de uma música que flui sem os obstáculos dos idiomas e gêneros musicais rumo à sonoridades ainda desconhecidas.
No concerto, além de escutar a interpretação dos músicos, o público poderá ver na tela do cinema a projeção dos poemas traduzidos para o português. Conta com a participação de alunos e ex-alunos da disciplina “Livre Improvisação e Processos Criativos” do programa de Pós-graduação em Música da Unicamp, que integram o grupo Coletivo Improvisado da Unicamp.

Integrantes: Arthur Faraco (contrabaixo acústico), Carlos do Santos (percussão), Edu Hebling (baixo), Fred Tavares (sax), Helder Pinheiro (violão),  Ivan Barasnevicius (violão), Lula Fidalgo (violão), Miguel Clemente (sax), Mario Marques (clarone), Rafael Santana (Trompete) e Prof. Dr. Manuel Falleiros (coordenação geral, sopros)

Produção Ciddic/ELM –
Apoio: Casa do Lago | Preac / Serviço de Apoio ao Estudante | SAE / Programa de Pós-graduação em Música do I.A.

CINEMA DA CASA DO LAGO – UNICAMP
20/06 as 15h