Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” – 2015

Cartaz fórum gestão orquestral 2015

O CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp promovem, no dia 24 de março, o Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social”.

Nos últimos anos o papel das orquestras sinfônicas no Brasil tem se reciclado rapidamente, assumindo diferentes funções dentro da sociedade. Primeiramente, constata-se o aumento da profissionalização de músicos e gestores da área artística, o que resulta numa melhoria na qualidade dos eventos. Além desses fatores, as instituições sinfônicas têm se mostrado cada vez mais ativas no desenvolvimento de programas educativos e sociais, auxiliando na melhoria da condição sociocultural de moradores da periferia, ao mesmo tempo que amplia o alcance da música erudita. Dentre esses tópicos ainda será discutida no fórum a questão da integração da música contemporânea no repertório de concerto, no que concerne divulgação e criação de estratégias de formação de público para tal gênero.

Matéria na RTV Unicamp:

PROGRAMA
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h15 – Mesa redonda I: Projetos sociais e educação musical

Moderador: Dra. Cinthia Alireti, maestrina da Orquestra Sinfônica da Unicamp (Ciddic/OSU)

Debatedores:

Prof. Dr. Claudiney Carrasco, IA/Unicamp, Secretário Municipal de Cultura de Campinas
Profa. Adriana Schincariol, coordenadora pedagógica da Emesp
Prof. Dr. Edson Leite, diretor da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP).

10h30 – Exposição de modelo 1: OSUSP/Projeto Academia, por Edson Leite
11h00 – Exposição de modelo 2: Emesp/Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, por Adria-na Schincariol
11h30 – Exposição de modelo 3: Orquestra de Câmara Teatro São Pedro, por Antonio Borges- Cunha, diretor artístico da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro
12h00 – Almoço
13h45 – Mesa redonda II: Formação de público e difusão da Música Contemporânea

Moderadora: Prof. Dra. Denise Garcia, compositora, IA/Unicamp

Debatedores:

Prof. Dr. Silvio Ferraz, compositora, ECA/USP
Maestro Antônio Borges-Cunha, diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (Porto Alegre, RS)
Prof. Leonardo Martinelli, compositor, Faculdade Santa Marcelina, e também diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo

15h00 – Mesa redonda III: Programação de Temporadas Artísticas

Moderador: Maestro Parcival Módolo, regente Principal da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Principal Convidado da Orquestra Sinfonica Collegium Musicum de Potsdam, Alemanha e Coordena-dor Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie.

Debatedores:

Maestro Jamil Maluf, fundador da Orquestra Experimental de Repertório e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Maestro Victor Hugo Toro, regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Maestro Lutero Rodrigues, IA/Unesp, regente titular da Orquestra Acadêmica da Unesp
Prof. Dr. Abel Rocha, regente titular e diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, pro-fessor de Regência e ópera – IA Unesp

16h15 – Convidado Especial: Maestro Jamil Maluf
17h00 – Encerramento

 

Descrição das Mesas Redondas:

Mesa I: Projetos sociais e educação musical

Projetos sociais e educação musical ligados a instituições sinfônicas. O papel das instituições de cultu-ra na carência sócio-cultural. Metas de curto e longo prazo versus patrocínio público/privado. Incentivo governamental. Novas tendências de formação de orquestras (orquestras de periferia, orquestras espe-cializadas, orquestras independentes).

Mesa II: Formação de público e difusão da Música Contemporânea

Estratégias de formação de público e desenvolvimento cultural. Definição de público de concerto. A música contemporânea nos palcos populares. Projetos educativos e interdisciplinares como estratégias de apreciação artística. Utilização eficiente de tecnologia e de novos recursos na difusão de música de concerto.

Mesa III: Programação de Temporadas Artísticas

Programação de temporadas artísticas. O papel da direção no planejamento anual em relação às condi-ções profissionais do músico e o conteúdo inovador e diferenciado do repertório. Em busca de uma identidade institucional: o novo na época da repetição.

 

REALIZAÇÃO: CIDDIC, OSU

APOIO: FÓRUNS PERMANENTES – Unicamp