Instrumentos estudados na ELM


A Clarineta

A clarineta é um descendente do "chalumeau", instrumento que foi popular na Europa até a Idade Média. Mas só em 1750, foi introduzido na orquestra moderna.
O timbre da clarineta é muito diversificado: no grave, o timbre é aveludado, cheio e obscuro; no médio, o timbre fica brilhante e expressivo e no agudo se torna muito brilhante.




A Flauta

A flauta é um dos instrumentos mais antigos, sendo utilizada desde a pré-história. Seu som é doce e suave, e é muito ágil.
A flauta transversal, como a conhecemos hoje (ou "flauta de concerto"), data de 1871, a partir de um aperfeiçoamento feito pelo flautista e pesquisador Theobald Boehm (1794-1881).




A Percussão

Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.




A Trompa

Na idade média, a trompa de caça (corno di caccia) era usada pelos caçadores como uma forma de comunicação e sinalização dentro florestas. A trompa possui o som mais rico e completo de todos, seu som é suave e traz a lembrança de um som de concha soprada.




A Tuba

A tuba é um instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina numa campânula em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos.
Existem tubas de vários tamanhos: tenor (também chamado de eufônio), baixo e contrabaixo. Desde o seu aparecimento, na primeira metade do séc. XIX, logo foi incorporado nas orquestras sinfônicas.




O Fagote

A palavra fagote deriva do italiano fagotto que significa fardo, porque o fagote se assemelha a um fardo de lenha. O seu timbre inconfundível é usado tanto em solos líricos, dramáticos, como no Bolero de Ravel, como também em trechos cômicos, como no tema do avô em Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev.




O Oboé

As notas graves do oboé são densas e ricas; as mais agudas, rarefeitas e penetrantes.
O som do oboé é anasalado, caracteristicamente mais áspero se comparado à flauta.
O oboé é considerado por muitos um instrumento com um som lindíssimo.
Oboé vem do nome francês hautbois, que significa madeira alta, devido às suas notas agudas.




O Trombone

O nome trombone vem do italiano "tromba" (trombeta) e "one" (grande).



| Notícias

CIDDIC e Escola Livre de Música apresentam: Grupo de Trompetes

CIDDIC e ELM apresentam: Grupo de Trompetes

Lista de aprovados para os Cursos de Música do 2º semestre de 2017 da ELM

Lista de aprovados para os Cursos de Música ELM.

Cursos de Música do 2º semestre de 2017 da ELM - Convocação 2ª fase.

Convocação 2ª fase.

Endereço:
ELM - Escola Livre de Música da Unicamp
PI 280
R. João Pandiá Calógeras, 60 - Cidade Universitária
Campinas - São Paulo, 13083-870
Telefones: (19) 3521-7673.