Profissionais da Escola Livre de Música


Manuel Falleiros: Supervisão
Supervisor da ELM a partir de 2010, professor da disciplina de Saxofone. Bacharel pela Unicamp, Mestre pela Unicamp e Doutorando pela USP. Estudou com Dale Underwood (USA), David Liebman (USA), Brandford Marsalis (USA), Ann Evan (Holanda). Atua em projetos de música contemporânea ao lado de músicos internacionais, assim como dá palestras no exterior. É responsável pela administração e direção pedagógica da ELM.


Rogério Peruchi: Flauta
Bacharel em Música pela Unicamp na classe dos professores Sávio Araújo e Maurício Florence. Participou em diversos Festivais e “Máster-Classes” com flautistas renomados, como Keith Underwood (USA), Odette Ernest Dias (Brasil), Ernan Jará (Chile) Philippa Daves (Inglaterra). Especializou-se com o Flautista Marcos Kiehl. Atuou como flautista e picolista junto a Orquestra Experimental de Repertório, OSUSP, Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Campinas, Sinfônica de Santo André, no Musical “O Fantasma da Ópera” (SP), Orquestra Sinfônica Jovem do MERCOSUL. Atualmente é professor de Flauta Transversal na ELM além de atuar como flautista e flautinista na Orquestra Sinfônica da Unicamp e na Orquestra Municipal de Campinas.


João Stecca: Percussão
Estudou na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e percussão com Cláudio Stephan (BRA), Luiz Almeida da Anunciação (BRA) e Christoph Caskel (GER). É percussionista e professor da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista e Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Atuou no projeto Unibanda de 1996 a 2008. É responsável pela classe de Percussão.


Israel Calixto: Trompete e Prática em Grupo
Formado em Pedagogia pela Unasp. Iniciou no trompete com José Calixto, e música na Banda da Guarda Mirim de Campinas com José Macário. Estudou trompete com Clóvis Beltrami (Unibanda), Manuel Ernesto. "Master-class" com Daniel Havens (USA), Nailson Simões, Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módulo. Fez curso de Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo. É o responsável pelas classes de Trompete e Prática em Grupo na ELM.


Samuel Proença: Trompete
Estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, onde obteve o título de Bacharel em Música. Foi músico da Orquestra Sinfônica do Paraná por 8 anos. Obteve o título de Mestra pela Universidade da Geórgia nos Estados Unidos, e estudou com o renomado trompetista Fred Mills (Canadian Brass). Foi membro dos seguintes grupos: Quinteto de Metais Ferro Velho, Metalmania e o The Bulldog Brass Society. Atualmente é trompetista efetivo na Orquestra Sinfônica da Unicamp, e para o seu trabalho pedagógico criou o blog “SAP”, com traduções parciais de métodos e artigos, facilitando o acesso às informações para os demais estudantes de trompete do Brasil.


Fernando Orsini Hehl: Teoria Musical e Trombone
Bacharel em trombone pela UNICAMP, atualmente é trombonista titular da OSU – Orquestra Sinfônica da Unicamp e professor da ELM/CIDDIC – Unicamp. Foi principal trombone da Orquestra Sinfônica Municipal de Guarulhos, Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, da Orquestra Sinfônica Jovem de Atibaia, da Orquestra de Metais da Unicamp, monitor do naipe de metais da Orquestra Experimental da UFSCar, além de 2º trombone no Grupo de Metais Metalumfonia, na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e na orquestra do musical “My Fair Lady”, espetáculo apresentado no Teatro Alpha, SP, no ano de 2007.


João Goering: Oboé
Formado no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, estudando com José Davino Rosa. É bacharel pela UNICAMP, onde estudou com Luís Carlos Justi e Carlos Coelho. Obteve seu Mestrado na Universidade de Hartford, USA, na classe do Prof. Humbert Lucarelli. Atualmente é oboísta na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e na Orquestra Sinfônica da Unicamp e professor de Oboé na Escola Livre de Música da Unicamp.


Domingos Reis: Clarineta
Estudou clarineta com: Roberto César Pires (cursos de extensão do departamento de música da Unicamp) Dailton Lopes, Dr. André Kerver “Holanda” (Festival Internacional de Brasília) Dr.Joel Barbosa e de 1997 a 2002 estudou no Conservatório de Tatuí; concluindo no ano de 2005 o bacharelado em clarineta (Prof. Mario Marques) pela Famosp (Faculdade Mozarteum de São Paulo) de 1988 a 2009 atuou como professor de clarineta, teoria e prática de Banda na ELM. Atualmente atua na ELM como professor de clarineta.


Alex Ado: Trompa e Introdução à Música
Iniciou seus estudos em trompa com: Adalto Soares (SP), Zdenek Svab (RJ) e Daniel Havens (SP). Participou de masterclasses com Gary Gardney (USA), Vladimira Klanska (Rep. Che.), Constantin Becker (Alem.), Will Sanders (Hol.), Philip Meyers (USA), Richard McCay (USA), Jean Plüecker (Alem.). Conquistou o primeiro prêmio “Jovens Solistas do Estado de São Paulo” em 1993. Tocou em diversas orquestras do Estado de São Paulo e hoje é responsável pela classe de Trompas e o Curso de Introdução à Música ELM.


Paulo Silva: Tuba
Começou seus estudos de música em Piracicaba-SP com o professor e maestro Romeu Pitolli. Ao conhecer no festival de Campos do Jordão o professor José Coelho de Almeida, na época diretor do Conservatório Dramático e Musical "Dr.Carlos de Campos" de Tatuí-SP, ganhou uma bolsa de estudo e foi para Tatuí estudar com os professores Reinaldo Gianelli e Dráuzio Chagas. Atualmente é tubista da Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp e responde pelo curso de tuba na ELM da Unicamp.


Francisco Amstalden: Fagote


Alexandre Abreu: Fagote, Introdução à Música.
Iniciou seus estudos de fagote em 1997, na Escola Municipal de Música, São Paulo, sob a orientação do professor Gustave Bush. Em 1999, passou a ter aulas com a professora Renata Botti. Em 2001, ingressou no curso de bacharelado em fagote na USP e passou a ter aulas com o professor Fábio Cury. Em 2008, ingressou no Mestrado em Música na Unicamp, e escreveu a dissertação ‘José Pedro de Sant’Anna Gomes e a atividade das bandas de música na Campinas do século XIX’.
Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e atua como professor junto a Escola Livre de Música da Unicamp (ELM).


Fernanda Vieira: Percussão
Percussionista da Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra Municipal de Campinas, e professora de percussão da ELM. Bacharel em Percussão pela Unicamp onde cursa Mestrado em Práticas Interpretativas. Estudou com Fernando Hashimoto na Unicamp e com Elizabeth Del Grande na Escola de Música Municipal de São Paulo, além de ter cursado e se apresentado em importantes Festivais de Música e Percussão, como o International Percussion Ensemble Week (Croácia) e o Kutztown International Percussion Music Festival (EUA).


Martin Lazarov: Oboé, Planejamento de Repertório


Rafael Machado: Apoio aos Grupos de Câmara
Iniciou seus estudos em 1966 com o professor José Coelho de Almeida. Estudou no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. Participou de “Master-Class” com o Philip Jones Brass Ensemble (Inglaterra). Como convidado, atuou na Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, entre outras. Foi Tubista na Orquestra Sinfônica de Campinas de 1975 a 2009. Hoje, contribui nos grupos de Câmara da ELM.


Natanael Silva: Secretário
Funcionário da Unicamp desde 1986. Atuou em diversas áreas como no H.C. por volta de 1988, e posteriormente no setor administrativo na área de transportes. Após fazer especialização em informática foi transferido em 2005 para a DGA - Diretoria Geral Administrativa, no setor de protocolos gerais atendendo a toda Unicamp. Em 2007, desenvolveu atividades de ligadas aos patrimônios do CCS - Centro de Componentes Semicondutores. Desde 2009 atua na ELM como secretário geral cuidando tanto do setor de administrativo e protocolar quando auxiliando no zelo pelo patrimônio de escola.


Marcelo Rocha: Trompete
Graduando em Música – UNICAMP. Teve workshops com: Phill Degreg (USA), John Marchiando, David Spancer, Fred Mills (USA), Yasek Manzano, Branford Marsalis (USA), Nahor Gomes, Daniel D'Alcântara, Silverio Pontes, Altair Martins.. Já se apresentou ao lado de: Phil DeGreg, Arrigo Barnabé, João Bosco, Nailor "Proveta", Alessandro Penezzi, Maria Alcina. Tocou em grupos como: HeartBreakers Big Band, Bissamblazz, Banda Curare, Big Band Na Gaveta, Banda Urbana, Gafieira Camisa Amarela, Intergalize, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica de Americana. É integrante do Coletivo Orquestral UNICAMP - coordenado pelo Prof. Mário Campos.


André Marinho: Trombone


Felipe Carmona: Teoria Musical
Graduando em Composição Musical pela Unicamp, estudou Ciências Musicais Universidade Nova de Lisboa-UNL e trabalhou como professor em 3 distintas instituições europeias: “Teclas Maestro”, “Academia Novas Letras” e “Fundação Navegar”. Além da experiência didática no exterior atuou como violonista clássico na Orquestra Filarmônica Experimental Uniara.


Tilsa Isadora: Flauta
Nasceu em Lima, Peru. Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos no Conservatório Nacional de Música do Peru onde se formou em piano erudito em 2001. Concluiu seus estudos de licenciatura e regência de bandas escolares no Conservatório no ano 2005. Participou: Curso internacional de Verão na Escola de Música de Brasília 2006, 2007, 2008 onde teve aulas com Michel Bellavance e Sergio Barrenechea. No Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-Ceará 2007, Festival de música popular da Ibiapaba em Viçosa do Ceará 2007 e na Mostra Internacional de Música em Olinda. No ano 2008 começou o bacharelado em Flauta transversal na Unicamp. Desde 2009 atua como flautista estagiaria da orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU).


Ricardo Henrique: Violão Erudito
Natural de São Carlos-SP iniciou seus estudos de violão com o violonista e professor Edson de Chico. No ano de 2011 ingressa no curso de Bacharelado em Violão Erudito pela UNICAMP sob
orientação de Fabio Scarduelli.
Participou de Masterclasses com os professores Sergio Assad, Francisco Gil, Gilson Antunes, Ulisses Rocha, Luiz Cláudio Ribas Ferreira, Edson Lopes, Breno Chaves, Stefano Raponi, Alexis Mendéz, Daniel Morgade, Orlando Fraga e Luiz Mantovani.
Trabalha como professor de violão na Escola Livre de Música da Unicamp onde desenvolve o projeto de Camerata de violões.
Atua em duo de Violões com o violonista Helder Tomas Pinheiro, no Octeto de Violões da Unicamp, como solista/arranjador/compositor e na área de pesquisa em música contemporânea brasileira para violão.

| Notícias

CIDDIC e Escola Livre de Música apresentam: Grupo de Trompetes

CIDDIC e ELM apresentam: Grupo de Trompetes

Lista de aprovados para os Cursos de Música do 2º semestre de 2017 da ELM

Lista de aprovados para os Cursos de Música ELM.

Cursos de Música do 2º semestre de 2017 da ELM - Convocação 2ª fase.

Convocação 2ª fase.

Endereço:
ELM - Escola Livre de Música da Unicamp
PI 280
R. João Pandiá Calógeras, 60 - Cidade Universitária
Campinas - São Paulo, 13083-870
Telefones: (19) 3521-7673.