Cinthia Alireti


Cinthia Alireti é a regente titular e codiretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp desde 2012. Versátil, a artista realiza performances como regente e/ou cravista, mostrando-se à vontade na direção de repertório sinfônico, lírico e coral, de todos os períodos. Sob sua direção, destacam-se em 2016 as récitas da ópera O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti, e a aclamada estreia da ópera multimodal Descobertas, de Jônatas Manzolli.

É idealizadora e curadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, criado em 2015 pela maestrina e organizado anualmente com auxílio da equipe de produção do Ciddic. É também a criadora e coordenadora do Projeto Identidade, Música e Arquitetura, que teve início em 2016 na cidade de Campinas, contando com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil e a direção da compositora Denise Garcia. O projeto combina performances de música sinfônica e música de câmara com a história dos patrimônios da cidade, explorando acústicas e espaços públicos como forma de comunicação. Como musicóloga, realiza edições críticas de óperas barrocas para o Festival della Valle d’Itria na Itália, utilizadas em apresentações ao vivo, transmissões pela RAI e registros em CDs.

Trabalhou e se aperfeiçoou com grandes maestros e artistas, incluindo Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Stanley Ritchie, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Cleber Papa, Sonia Rubinsky, Gilberto Tinetti, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, Thomas Baldner, Paige Whitley-Bauguess, Elisabeth Wright. Na área de música popular, dirigiu concertos realizados em parceria com Alegre Correa, Frejat, Jota Quest, Blitz, entre outros.

Sua formação inclui bacharelados em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), mestrado e doutorado em regência coral e orquestral com especialização em música antiga (Universidade de Indiana – Bloomington, EUA) e mestrado franco-alemão em musicologia (Université de Paris IV - Sorbonne, e Universität des Saarlandes, Saarbrücken).

| Notícias

OSU, Coro Contemporâneo de Campinas e Collegium Vocale Campinas apresentam: Missa in Angustiis de Joseph Haydn

OSU, Coro Contemporâneo de Campinas e Collegium Vocale Campinas apresentam: Missa in Angustiis de Joseph Haydn

Endereço:
Nova Sede de Ensaios da Orquestra Sinfônica da Unicamp - OSU - "Sala Almeida Prado".
PI 1109 - Código: 01.02.04.38
Rua Bernardo Sayão, 194 - CEP: 13.083-866
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - UNICAMP.