FESTIVAL: Festival Internacional Ubuntu Vocalis – FIUV

Vem aí o 1° Festival Internacional Ubuntu Vocalis, de 26 a 30 de outubro

“Humanidade para com os outros”, é sob essa máxima que o termo Ubuntu expressa a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade. Essa noção de fraternidade implica compaixão e abertura de espírito e é posta ao narcisismo e ao individualismo. Em busca do compartilhar o conhecimento e exercitar a humanidade é que foi idealizado o Festival Internacional Ubuntu Vocalis – FIUV.
O FIUV é uma iniciativa do grupo da Representação dos Cantores Negros do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, especialmente do representante dos cantores negros, o barítono, radicado na Grã-Bretanha, Michel de Souza, da soprano Edna D’Oliveira, da mezzo-soprano Mere Oliveira e também com o violista Iberê Carvalho, radicado na Alemanha.

O FIUVocalis conta com o apoio do CIDDIC da Universidade de Campinas – UNICAMP, sob direção do Prof. Dr. Angelo Fernandes e equipe. Nessa primeira edição enfatizará o Canto, no entanto, haverá mesas e rodas de conversa com instrumentistas, maestros e outros profissionais que compõem o universo da produção da música de concerto e da ópera.

O Festival destaca a participação dos professores negros, bem como deseja que a população negra que compõe o Brasil, e soma mais de 54% da população, sinta-se representada e privilegiada pelo evento. No total o FIUVocalis conta com mais de 50 profissionais envolvidos, entre professores de canto e interpretação, maestros, pianistas correpetidores, figurinistas, maquiadores, além de instrumentistas que participarão das mesas e rodas de discussão.

As atividades se iniciarão no dia 26 de outubro com a abertura, numa Mesa de discussões com Maestros brasileiros, e se encerrarão no dia 30 de outubro com a Mesa dos Cantores.

Informações e inscrições no site https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/festival-internacional-ubuntu-vocalis-fiuv/

A participação no festival é gratuita e o trabalho de todos os envolvidos é resultado de um esforço voluntário desses profissionais comprometidos com o fazer artístico, a educação e o combate às desigualdades, promovendo a diversidade e a luta antirracista.
Todas as atividades acontecerão on-line via plataforma Zoom e YouTube. O Festival, via CIDDIC-Unicamp, fornecerá certificado aos participantes.
Sou o quê sou, graças ao que somos todos nós! Ubuntu!
Inscrevam-se!