Anais do Simpósio CDMC 30 anos: documentação, criação e performance

Publicado os Anais do Simpósio CDMC 30 anos: documentação, criação e performance – ISBN 978-65-00-00686-5 



Apresentação

O CDMC (Coordenação de Documentação de Música Contemporânea) da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) tem sido, ao longo desses 30 anos, protagonista na promoção, difusão e pesquisa em música contemporânea no Brasil. Em parceria com o CDMC francês, recebeu mais de 6000 partituras, livros e gravações internacionais de música contemporânea. A partir de 1996, começou também a criar ser próprio acervo de música brasileira contemporânea. Possui atualmente cerca de 10.000 partituras, gravações, livros e periódicos, tendo acolhido projetos de pesquisa em iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutoramento e pesquisadores colaboradores. Conta com uma equipe exclusiva e especializada formada por pesquisadores, bibliotecária, estagiários e bolsistas que promove o tratamento, catalogação e manutenção preventiva do acervo. Os Anais do “I Simpósio CDMC – documentação, criação e performance” reúnem os artigos aprovados submetidos para o  I Simpósio CDMC: documentação, criação e performance.

Reforçando seu caráter interdisciplinar, este simpósio reúne as temáticas de atuação que nestes 30 anos se solidificaram na história do CDMC:

Música contemporânea: criação musical experimental dos séculos XX e XXI;
Memória: conjunto de ações, bens materiais e imateriais criados e/ou utilizados para a conservação e difusão do conhecimento musical; assim como o histórico do próprio CDMC-Unicamp e de suas ações;
Documentação: conjunto de documentos e fontes de informação que salvaguardam a memória musical;
Criação: ato criativo atrelado à produção contemporânea;
Performance: interpretação e cocriação de música contemporânea;
Pesquisa: iniciativas de pesquisadores especializados no aprofundamento do conhecimento sobre e na difusão da música contemporânea;
Reflexão crítica: apreciação crítica tanto do público especializado quanto diletante; difusão da criação musical contemporânea para os mais diversos públicos


Expediente

Editor: CDMC – Coordenação de Documentação de Música Contemporânea – UNICAMP

R. Sérgio Buarque de Holanda, 421 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859.

Coordenador científico: Pq. Dr. Manuel Falleiros

Coordenadores gerais: Pq. Dr. Tadeu Moraes Taffarello, Profa. Dra. Denise Hortência Lopes Garcia e Prof. Dr. Ângelo José Fernandes

Pareceristas:

Dr. Alexandre Abreu – Unicamp/CIDDIC
Prof. Dr. Alexandre Fenerich – UFRJ
Dr. André de Oliveira Ribeiro – USP
Dr. Alexandre Rohl – UNESP
Dra. Camila Bomfim – UNESP
Dr. Danilo Rossetti – Unicamp/NICS
Prof. Dr. Emerson de Biaggi – Unicamp/IA
Prof. Dr. José Fornari – Unicamp/NICS
Prof. Dr. Lars Hoefs – Unicamp/IA
Prof. Dr. Paulo Castagna – UNESP
Pq. Dr. Stephan Schaub – Unicamp/NICS

Serão aceitas exclusivamente propostas escritas no idioma português.



Normas para Resumos

As propostas de trabalhos científicos deverão ser encaminhadas contendo:

-Título
-Resumo (de 500 a 1000 palavras)
-Palavras-chave (de 3 a 5)
-Referências (Segundo normas ABNT)

O arquivo encaminhado deve estar em extensão “.pdf”. O envio deverá ser feito online exclusivamente pelo email disponível no início desta página.

É imprescindível que as proposta encaminhadas (arquivo PDF) não contenham o(s) nome(s) do(s) autor(es), sob pena de desclassificação.

Um mesmo autor pode enviar um ou mais trabalhos, quer seja individual ou coletivamente. Serão aceitas exclusivamente propostas escritas no idioma português.



Temática das propostas

A partir do título do evento e das ações desenvolvidas pelo CDMC ao longo de seus 30 anos, as seguintes temáticas para a chamada de trabalhos científicos são propostas:

1 – CDMC-Unicamp: passado, presente, futuro
Ações, iniciativas, pesquisas e trabalhos técnicos desenvolvidos, em desenvolvimento ou em potencial de serem criados a partir das especificidades do CDMC-Unicamp;
O CDMC-Unicamp e sua história;
Relevância científica, social e acadêmica do CDMC-Unicamp;
Perspectivas futuras para pesquisas no CDMC-Unicamp.

2 – Memória musical: centros de documentação e acervos de música
Ações, iniciativas, pesquisas e trabalhos técnicos desenvolvidos, em desenvolvimento ou em potencial de serem criados a partir das especificidades de centros de documentação e acervos de música;
Relevância científica, social e acadêmica dos centros de documentação e acervos de música;
Resgate, restauro e salvaguarda de documentos musicais.

3 – Tecnologia aplicada a acervos musicais: processos, técnicas e tecnologias de tratamento de documentação
Desenvolvimento, aplicação e aperfeiçoamento de técnicas e tecnologias inovadoras aplicadas a processos de tratamento da informação em documentos musicais;

4 – A pesquisa a partir de acervos musicais e centros de documentação
Análise musical, edição crítica, historiografia, musicologia, criação musical, salvaguarda de documentos, desenvolvimento de pesquisas a partir da documentação presente em centros de documentação e acervos musicais.

5 – Políticas/experiências de formação de público em centros de documentação e acervos musicais
Impacto dos centros de documentação e acervos musicais na criação, performance e formação de público especializado ou diletante;
Criação de políticas específicas e relatos de experiências de formação de público em centros de documentação musical.


CDMC – Coordenação de Documentação de Música Contemporânea

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

R. Sérgio Buarque de Holanda, 421 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859.

Telefone:
(19) 3521-6533