CHAMADA: Dossiê “POÉTICAS DA COMPOSIÇÃO CONTEMPORÂNEA” (v.5, n.1, 2020)

Anunciamos o lançamento da Chamada de Trabalhos para o Dossiê “POÉTICAS DA COMPOSIÇÃO CONTEMPORÂNEA” (v.5, n.1, 2020), coordenado pelos editores convidados Sergio Kafejian (FASM/USP) e Luigi Antonio Irlandini (UDESC).

A Revista ORFEU convida compositores, teóricos, musicólogos e intérpretes a colaborar com o dossiê POÉTICAS DA COMPOSIÇÃO CONTEMPORÂNEA.  Completamente dedicado à poética da composição musical em seu sentido mais amplo, procuramos dar espaço e visibilidade ao ato e pensamento criativos na composição contemporânea em potencialmente todos os seus aspectos, desde técnicas, processos, métodos e procedimentos da composição até o contexto poiético mais amplo dos compositores, suas estéticas ou filosofias, que, em muitos casos, se tornam interdisciplinares. O objetivo deste dossiê é fomentar a troca e diálogo sobre experiências, práticas e problemáticas que, apesar do aparente isolamento do trabalho da composição, podem se mostra r supreendentemente compartilhadas. Por isso é importante dar oportunidade às compositoras e compositores, para que possam discorrer sobre sua tomada de posição frente a uma estética ou uma técnica, suas abordagens, propostas e posições artísticas, sejam elas individuais ou coletivas, e que possam compartilhar sobre suas escolhas dos materiais a serem empregados, as formas de apresentação, as técnicas de elaboração do material sonoro, o pensamento formal, o ato de compor e as decisões que ele envolve.  Composição espectral, estocástica, neo-modal, intuitiva, ritualística, interativa, improvisada, eletroacústica e eletrônica, nova simplicidade e nova complexidade são apenas algumas das correntes composicionais possíveis nos dias de hoje. Com este dossiê, aberto a todas elas, esperamos obter uma amostra signi ficativa do panorama internacional e global da composição musical do século XXI.
Os trabalhos devem ter entre 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título geral, resumo, palavras-chave e referências), podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponiveis no seguinte link:

Os pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deve seguir as orientações, comentários e feedback sugeridos no processo de revisão.

Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê : 30 de março de 2020

Link para submissões:

Caso os autores não estejam cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento.
Link para cadastro

Questões ou dúvidas sobre as informações acima, escrevam para revistaorfeu@gmail.com com o assunto Dossiê “Poéticas da Composição Contemporânea”.

Artigos com temática livre, Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões em regime de fluxo contínuo.

The ORFEU Journal, from PPGMUS / UDESC (BRAZIL), announces a Call for Papers for a Special Issue on CONTEMPORARY COMPOSITION POETICS, to be released in July 2020. This Special Issue will be coordinated by the invited editors Sergio Kafejian (FASM/USP) and Luigi Antonio Irlandini (UDESC).

ORFEU is a publication of the Postgraduate Programme in Music (PPGMUS) of the Centre for the Arts (CEART) of Santa Catarina State University (UDESC) and welcomes academic work which has national and/or international scope.

The ORFEU Journal invites composers, theorists, musicologists and performers to collaborate with the dossier CONTEMPORARY COMPOSITION POETICS. Entirely dedicated to the poetics of musical composition in its wider sense, we seek to promote and provide space to the creative act and thought in contemporary composition. This includes, potentially, all its aspects, from compositional techniques, processes, methods and procedures to the composers’ wider poietic context, their aesthetics or philofophy of music, which, in many cases, becomes interdisciplinary. Experiences, practices and predicaments may seem isolated in the individual composers’ work, but they may turn out to be surprinsigly shared. The dossier’s goal is to stimulate dialogue and exchange about them, providing the opportunity for composers to speak about their decision making regarding aesthetics or techniques, their artistic position and propositions and approaches, whether individual or collective , so that they will share about their choices of materials, forms of presentation, techniques of ellaboration of sound material, formal thought, the act of composing and the decisions involved in it. Spectral, stochastic, neo-modal, intuitive, ritualistic, improvised, interactive, electronic, electroacoustic composition, new simplicities and new complexities, these are only some of the compositional trends possible nowadays. With this dossier, open to all of them, we hope to obtain a significative sample of the global and international panorama of music composition in the 21st century.

Papers should be between 6,000 and 12,000 words (excluding title, abstract, keywords and references). Submissions can be in English, Spanish or Portuguese, and should address at least one of the topics listed above. Researchers should avoid referring to their own names within the submitted papers. Acceptance of paper submissions will be determined by anonymous peer review. Researchers should pay close attention to proofreading and formatting in order to ensure that the submitted paper is sufficiently well-presented for publishing in the ORFEU’s Special Issue in Psychology of Music. Please also make sure that you address any comments made by the peer reviewers in the review process.

Deadline for submissions: March 30, 2020.
*If you are not registered on the ORFEU Journal system, please register yourself as an author before submitting your paper.

Link for registration on the ORFEU Journal system:

Link for submissions:

Link for Guidelines: