Coordenadoria

Coordenador

Prof. Dr. Angelo José Fernandes

Professor Doutor Angelo José Fernandes

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista colaborador, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto, Ópera Studio, Música de câmara, Técnica Vocal e Fisiologia da Voz.

Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG. Entre seus principais professores e orientadores destacam-se Carlos Alberto Pinto Fonseca, Iara Fricke Matte e Lincoln Andrade (Regência Coral), Eduardo Hazan, Lucas Bretas e Helly Drumond (Piano e Música de Câmara), Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Adriana Giarola Kayama, Eliane Fajioli e Amin Feres (Canto e Técnica Vocal), além de vários outros.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado intensamente ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual. Tem trabalhado também com o resgate e análise musical da obra afro-brasileira para canto e piano e para coro a capella do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

Na área da performance musical, integra o quinteto vocal Mestres Cantores de São Paulo formado pelos professores cantores Adriana Giarola Kayama, Martha Herr, Josani Keunecke, Lenine Santos, Angelo Fernandes e Ricardo Ballestero, e tem realizado diversos recitais como camerista, tanto como cantor quanto como pianista, apresentando um repertório diversificado com ênfase na canção brasileira de câmara.

É diretor artístico do Ópera Studio do Instituto de Artes da UNICAMP, grupo formado por jovens cantores universitários, com o qual tem montado e apresentado várias óperas e concertos de cenas de óperas no meio universitário com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP. Seu trabalho de maior reconhecimento, entretanto, é sua atuação à frente de dois grupos corais dos quais é regente, diretor artístico e preparador vocal: o Coro Contemporâneo de Campinas e o Madrigal Musicanto de Itajubá. Com esses grupos já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também no exterior, sempre levando um repertório de alto nível técnico e artístico. Além de já ter apresentado um vasto repertório de música a capella que inclui diversos estilos da Renascença à Música Contemporânea, esses coros têm se destacado por sua participação em montagens de obras de caráter sinfônico com orquestras da cidade de Campinas e da região.


Coordenadora Associada

Profa. Dra. Denise Hortência Lopes Garcia

Professora Doutora Denise Hortência Lopes Garcia

Compositora paulista, professora do Instituto de Artes da Unicamp desde 1985. Bacharel em Música pela USP, Mestre em Artes pela Unicamp e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estudos de especialização em composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique. Fez estágio de doutorado junto ao INA-GRM em Paris. Realizou pós-doutorado junto à Escola de Música da UFRJ. É bolsista de produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde 2010. Sua pesquisa musicológica se concentra na área de análise de música eletroacústica, tendo se dedicado nos últimos anos a pesquisar, documentar e analisar a música eletroacústica brasileira.

Como compositora trabalhou em pesquisas interdisciplinares junto ao LUME/UNICAMP, tendo composto música para importantes produções teatrais desse Núcleo, assim como junto a projetos do Departamento de Dança da Unicamp. Nos anos 90 desenvolveu trabalhos na área da música eletroacústica, gênero musical que responde pela maior parte de sua publicação em Cds. Tem dois Cds solos publicados e várias publicações de obras em coletâneas. Nos últimos anos tem composto também obras para Orquestras Sinfônicas.

Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música e Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp. Durante 2010 foi Diretora Associada do CIDDIC na gestão de Fernando Hashimoto, tendo assumido a Direção do CIDDIC no segundo semestre do mesmo ano.