CONCERTO: Canto de Negros ou Banzo é o tema do concerto da série Ópera e Outros Cantos de novembro

Na próxima sexta-feira, dia 08 de novembro, o Teatro Minaz recebe o Duo Abunhad-Reis, na última apresentação do ano, da série “Ópera e Outros Cantos”, com o concerto “Canto de Negros ou Banzo, Saudades da África Natal”

Os negros africanos tiveram a sua liberdade roubada pelo mercador branco nos séculos XVI até o XIX, ajudaram, juntamente com os índios nativos e os colonizadores portugueses a criar a raça brasileira.

Mesmo durante os terríveis anos de cativeiro, alguns desses negros escravos conseguiram se destacar em variadas árias da nossa cultura e intelectualidade. Alguns alforriados, outros já mestiços, na maioria das vezes fruto do sexo entre patrão e escrava. Vergonhosamente o Brasil foi o último país a acabar com a abominável prática da escravatura.

Muitos são os negros e mulatos ilustres da nossa história, tais como Machado de Assis, Cruz e Souza, Luiz Gama, André Rebouças, etc.

Lembrando mais uma vez o grande Zumbi, mártir que foi traído e morto em 20 de novembro de 1695 por um mulato, Antônio Soares, o recital mostra vários aspectos da cultura negra, qual sejam: religião, brejeirice, sensualidade, nostalgia e amor maternal.

O duo entre o baixo Eduardo Janho-Abumrad e o pianista João Moreira Reis atua desde 1985 e de seus programas constam, desde o início de sua formação, obras dos períodos que vão do Barroco ao Romantismo, do Impressionismo ao Modernismo, incluindo os nacionalistas espanhóis e brasileiros, divulgando-os também no exterior, por ocasião da estada do Duo em Milão, entre os anos de 1988 e 1995.

Além das performances como duo, ministram cursos de aperfeiçoamento técnico e de interpretação lírica e de câmera, como ocorreu entre 2005 e 2008, nos curso de Canto do Festival de Inverno de Sabará,  patrocinados pela Secretaria de Cultura de Sabará e pela UniBH e os juntos às Universidades Federal e Estadual do Pará e do Amazonas, além de na Universidade Del Cuyo, de Mendoza.

Dentre as apresentações, destacam-se aquelas realizadas no Palazzo dei Leoni, em Asti, e no Auditório da RAI, em Turim, ambas na Itália; no MASP, Sala Cidade de São Paulo, Teatro Municipal, em São Paulo. Recentemente realizou recitais no Rio de Janeiro (Espaço Finep), Belo Horizonte (Palácio das Artes) e São Paulo (Centro Cultural São Paulo,  Masp, Sesc Vila Mariana e Teatro Popular do Sesi), Museu/igreja Santo Alexandre em Belém e pelos Sesis de várias cidades do interior de São Paulo, além de no Teatro Minaz, de Ribeirão Preto e na Sala Thomas Jefferson, em Brasília.

Recentemente os dois membros do Duo receberam a medalha e diploma “Carlos Gomes”, concedidos pela Câmara Municipal de Campinas, em virtude de seu currículo e pela divulgação no Brasil e exterior da obra de nosso grande Compositor e Mestre.

A apresentação acontecerá no Teatro Minaz, que está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 – Jd. Paulista, terá início às 20h30, com entrada gratuita (ingressos disponíveis na bilheteria da Cia. Minaz). A série “Ópera e outros Cantos” é realizada há 10 anos pela Cia. Minaz em parceira com Sesc Ribeirão Preto.

E no dia 09 de novembro, o baixo Eduardo Janho-Abumrad e pianista João Moreira Reis ministrarão uma oficina de técnica e interpretação na canção brasileira. A oficina acontecerá também no Teatro Minaz, a partir das 09 horas da manhã, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br)

Ópera e Outros Cantos
“Canto de Negros ou Banzo, Saudades da África Natal”
Dia: 08/11