CONCERTO: José Staneck comemora 35 anos de carreira em concerto especial na Sala Cecilia Meireles

Festejando o lançamento de 3 CDs nos quais atua como solista (harmônica), músico convida os amigos Ricardo Amado (violino), Ricardo Taboada (viola), Flávio Augusto (piano) e Ricardo Santoro (violoncelo), apresentando obras que vão de Villa-Lobos e Radamés Gnattali a Edino Krieger, André Mehmari, Luiz Avellar e Piazzolla, dentre outros.

Comemorando os 35 anos de carreira, dedicados também à construção de uma poética para a harmônica brasileira. José Staneck promete uma noite memorável no próximo dia 1 de novembro, sexta-feira, às 20h, quando o palco da Sala Cecília Meireles receberá, como convidados, os amigos Ricardo Amado (violino), Ricardo Taboada (viola), Flávio Augusto (piano) e Ricardo Santoro (violoncelo). Juntos, apresentarão um repertório diversificado, com obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Edino Krieger, André Mehmari, Luiz Avellar, Astor Piazzolla, James Mood e H.J. Koellreutter, peças dedicadas ao instrumento, convidando a plateia a ouvir diferentes abordagens compostas originalmente para a harmônica.

O músico também está festejando o lançamento, neste ano, de 3 CDs no qual atua como solista: o “Concerto nº1” de Radamés Gnattali, gravado em Córdoba (Argentina), com a Orquestra Académica Juvenil del Teatro Libertador San Martin, sob a regência do maestro Adrian Ávila Arzuza;  o CD “Música para Cordas” com composições de André Mehmari, lançado pelo selo SESC/SP, sob a regência e direção artística de Emmanuele Baldini, no qual traz a composição “Música para Harmônica e Cordas”; e o CD “Concerto para Harmônica e Orquestra de Villa-Lobos”, lançado pelo selo NAXUS, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência de Giancarlo Guerrero.

Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Olivier Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação no desenvolvimento e divulgação de seu instrumento pelo crítico Luiz Paulo Horta, José Staneck tem um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Estudou harmonia funcional com Isidoro Kutno, análise estética com o maestro e compositor H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Como diretor durante 15 anos da Musiarte Curso Integrado de Música, desenvolveu importante trabalho na área do ensino, e atualmente viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversas locais do Brasil. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais

Programa:

Dharma (Alaap) – H.J. Koellreutter
Fantasia para o Concerto para Harmônica – Villa-Lobos
Bailarina – Luiz Avellar
Brasiliana – Edino Krieger
Fantasia para o Concerto nº1 para Harmônica – Radamés Gnattali
Valsa – André Mehmari
Adios Nonino – Astor Piazzolla
Toledo – James Mood

SERVIÇO:

01/11, sexta-feira – Jose Staneck comemora 35 anos de carreira
Sala Cecília Meireles – Rua da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (estudantes e idosos).
À venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e online através da Ingresso Rápido

Site: http://www.cezannecomunicacao.com.br/