Inscrições para o processo seletivo para os ​Cursos de Música da ELM​ 2021

As inscrições para 2021 estão abertas!

ATENÇÃO:

-Devido ao estado de pandemia, causado pelo COVID-19, o edital do ano de 2021 será feito em formato simplificado.

Todas as aulas serão online, o candidato deve ter acesso próprio à internet.

-Para novos candidatos:

NOVOS CANDIDATOS

-Para candidatos que já participaram em 2020 da ELM:

ALUNOS ANTIGOS

CRONOGRAMA GERAL:

Inscrição Janeiro – 19 Fevereiro
Lista de Aprovados 08 Março
Matrícula 08-12 Março
Início das aulas a partir de 15 Março

CURSOS OFERECIDOS:

6.2. COMBO ELM – Prática em Grupo

Ementa: Prática de instrumento em grupo. O aluno terá contato com técnicas de afinação, interpretação e produção de som.  Também serão tratados aspectos estilísticos e estéticos. O repertório que será trabalhado se compõe de peças originalmente escritas, assim como adaptações e arranjos para esta formação. O repertório é variado a fim de que o aluno tome contato com os mais diversos estilos nacionais e internacionais.

6.3. GRUPO DE METAIS DA ELM – Prática em Grupo

Ementa: O Grupo de Metais da ELM estimula os alunos a terem a oportunidade da prática em conjunto. A     prática coletiva de repertório estritamente escrito e/ou arranjado para esta formação estimula o desenvolvimento coletivo dos alunos e se destacam trabalhos específicos de conceitos técnicos como     afinação, articulação, equilíbrio, sonoridade, etc.

6.4. ORQUESTRA DE SAXOFONES – Prática em Grupo

Ementa: A orquestra de saxofones estimula os alunos a terem a oportunidade da prática em conjunto. A prática coletiva de repertório estritamente escrito e/ou arranjado para esta formação estimula o desenvolvimento coletivo dos alunos e se destacam trabalhos específicos de conceitos técnicos como afinação, articulação, equilíbrio, sonoridade, etc. Além do desenvolvimento técnico que contempla os alunos do grupo, a integração e interação são ferramentas importantes para o desenvolvimento geral dos integrantes.

6.5. FLAUTA

Ementa: Curso básico de flauta transversal. Voltado para o iniciante no instrumento e para aqueles que desejam desenvolver repertório no instrumento e conhecer técnicas instrumentais. Ao longo do curso os alunos podem ser requisitados a formarem grupos tendo aulas em grupo, de acordo com o nível e programa a ser executado. O aluno deve possuir o instrumento.

6.6. OBOÉ

Ementa: Curso básico de Oboé. Voltado para o iniciante no instrumento e para aqueles que desejam desenvolver repertório e conhecer técnicas instrumentais. Ao longo do curso os alunos podem ser requisitados a formarem grupos tendo aulas em grupo, de acordo com o nível e programa a ser executado. O aluno deve possuir o instrumento.

6.7. FAGOTE

Ementa: Curso básico de Fagote. Voltado para o iniciante no instrumento e para aqueles que desejam desenvolver repertório e conhecer técnicas instrumentais. Ao longo do curso os alunos podem ser requisitados a formarem grupos tendo aulas em grupo, de acordo com o nível e programa a ser executado. O aluno deve possuir o instrumento.

6.8. TROMPETE

Ementa: O curso de Trompete oferece ao aluno um conteúdo prático e técnico do nível básico/intermediário, através da prática do instrumento e leitura do conteúdo ministrado e aplicado em aula. O resultado esperado destes estudos dentro do curso de trompete é o de formar alunos o mais preparado possível para a execução musical em seus diversos estilos, preparando para atividades afins no meio musical. Ao longo do curso os alunos podem ser requisitados a formarem grupos tendo aulas em grupo, de acordo com o nível e programa a ser executado.

6.9. TROMBONE

Ementa: Nível Básico: Introdução ao Trombone. Noções básicas de respiração, limpeza e manutenção do instrumento, postura, sonoridade, afinação, flexibilidade, articulação e prática em conjunto. Nível Intermediário: Ensino intermediário/avançado do trombone. Estudos de respiração, sonoridade, afinação, flexibilidade, articulação e prática solística e em conjunto de câmara (duos, trios, quartetos).

6.10. TUBA

Ementa: Introdução ao ensino do Tuba. Noções básicas de respiração, limpeza e manutenção do instrumento, postura, sonoridade, afinação, flexibilidade, articulação e prática em conjunto.

6.11. PERCUSSÃO (sinfônico)

Ementa: O curso de percussão oferece ao aluno um conteúdo prático e técnico do nível básico, através da prática do instrumento e leitura do conteúdo ministrado e aplicado em aula. O resultado esperado é o de formar alunos preparados para a execução musical.

6.12 HISTÓRIA DA MÚSICA

O curso aborda os principais fatos sobre a história da música ocidental com exemplos em vídeo e áudio. Apresentação de textos fundamentais para o entendimento musical. Um panorama abrangente sobre compositores, estilo, e formas musicais. Música na Antiguidade, Grécia Antiga, Música e símbolo: O poder do mito, Sistema musical – o tetracorde, Música medieval, Cantochão, Ars Nova, Renascimento, Barroco, Suíte, Sonata, Concerto, Música Clássica, Música no período Romântico, Sturm und Drang, Lied, Poema Sinfônico.

Valor: R$20,00 por curso

Confira o Edital completo: Edital ELM 2021

AGUARDAMOS A SUA INSCRIÇÃO!

YOUTUBE ELM

INSTAGRAM ELM