Violinista Leonardo Feichas lança obra “26 Prelúdios característicos e concertantes para Violino só, Doce momento e Serenim” em parceria com o CDMC

O violinista Leonardo Feichas lança na próxima quarta, 14, na ADUnicamp, a versão digital da obra “26 Prelúdios característicos e concertantes para Violino só, Doce momento e Serenim”. O evento é gratuito e ocorre a partir das 19h. A obra pode ser baixada aqui.

Sobre o autor

Doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL- Portugal) e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009 graduou-se (bacharelado em violino) na Unicamp e em 2013 tornou-se Mestre em Música – Práticas Interpretativas pela mesma universidade.

Participou de diversas orquestras no estado de São Paulo e de diversos festivais no Brasil e no exterior. Como professor do magistério superior, ministra aulas de violino e música de câmara na Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem uma intensa atividade como violinista solo e camerista com concertos e recitais-conferências em países da Europa e nas Américas. Como pesquisador, tem como objeto de investigação o repertório para violino brasileiro, atualmente com ênfase no compositor Flausino Valle (1894-1954).

Em 2017 idealizou e organizou junto às professoras Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl (UFC) o Encontro de Cordas Flausino Valle na Universidade Federal do Acre, que acontece anualmente em Universidades de todo país e que em 2023 chega a sua sétima edição. Desde 2018, Feichas tornou-se o curador do arco e violino que pertenceram a Flausino Valle.

Sobre a obra

Flausino Valle (1894-1954), natural de Barbacena – MG, mudou-se aos 18 anos para Belo Horizonte, onde foi violinista, advogado, escritor, professor de História da Música e Folclore, poeta e compositor. Sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX como porteiras, carros de boi, animais e uma forte referência à viola caipira, alcançada por meio de hibridização de várias técnicas instrumentais e do uso de técnicas estendidas.

Este livro de edições práticas das obras 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só, Doce Momento e Serenim, compostas por Valle, é um dos resultados do doutorado em Artes Musicais, realizado pelo organizador Leonardo Feichas na Universidade Nova de Lisboa, em cotutela com a Unicamp. Nessas edições práticas, são propostas visões interpretativas de arcadas e dedilhados, que, quando associadas à leitura da tese de Feichas, fornece uma visão do entendimento sobre essas obras. A proposição destas edições vai ao encontro de um dos desejos de Valle, de que sua obra fosse usada como método de estudo de violino nos cursos de música, nos conservatórios e nas universidades.