Blog CDMC

Coleção CIDDIC/CDMC | Redescobrindo Dinorá de Carvalho em edição crítica de “Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu”

Dinorá de Carvalho (1895-1980) foi uma grande compositora e pianista que está sendo ‘redescoberta’ e que, como muitas outras compositoras relevantes em sua época foram ignoradas ou raramente são abordadas nos livros e materiais adotados nas academias e conservatórios musicais.

O projeto do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC) para editar e publicar a obra completa de Dinorá de Carvalho é uma iniciativa de grande importância para a documentação e preservação da música brasileira do século XX, sendo a presente publicação mais uma etapa na concretização desse projeto.

Esta edição crítica de Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu (1974) é uma etapa crucial desse projeto, resolvendo divergências e ambiguidades na partitura. Após uma extensa pesquisa em diversas fontes, apresentamos não apenas uma revisão precisa, mas também uma breve biografia, análise da obra e informações sobre as decisões editoriais. Esperamos que essa iniciativa estimule novas performances e aprofunde o entendimento do legado musical de Dinorá de Carvalho.

Sobre Dinorá de Carvalho

Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) foi uma destacada musicista brasileira dedicada ao estudo, composição e promoção da música nacional. Desde a infância, demonstrou um excepcional talento musical, iniciando seus estudos de piano e compondo peças para o instrumento aos quatorze anos. Ao longo de sua trajetória, recebeu reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente, com suas composições sendo executadas por renomados músicos e maestros. Pioneira, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Música e a fundar uma orquestra exclusivamente feminina. Com uma produção musical diversificada, abrangendo diversos gêneros e instrumentos, sempre enfatizando a riqueza da música brasileira, Dinorá deixou um legado significativo, compreendendo cerca de quatrocentas obras que contribuíram de forma importante para a cena musical do país. (fonte: UFRGS).

Faça o download da obra aqui.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Saudade, de Sant’Anna Gomes

Saudade, de Sant’Anna Gomes, é uma composição envolta em mistério, pois possivelmente foi concebida para um quinteto de cordas, embora seu manuscrito esteja desaparecido. Até o momento, conhecemos apenas uma redução para piano feita por Emilio Giorgetti, publicada no Almanach Litterario de 1879. Posteriormente, essa redução foi expandida por seu irmão Carlos Gomes, incluindo um arranjo para o quinteto de cordas.

A presente edição apresenta ambas as versões da obra de Sant’Anna Gomes, editadas a partir de manuscritos encontrados no almanaque mencionado e no Museu Carlos Gomes de Campinas, São Paulo.

Faça o download da obra aqui.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Identidade brasileira na música de concerto

O livro Identidade brasileira na música de concerto apresentação uma compilação de artigos apresentados durante o simpósio de mesmo nome, em 2020, período marcado pela pandemia de Covid-19.

Estes textos abordam temas discutidos nas palestras, incluindo concepções estéticas, heranças étnicas e regionais, meios de difusão e fomento, atividade editorial, bem como questões relacionadas à performance de música vocal e instrumental brasileira.

A curadoria desses artigos foi realizada pela Dra. Cinthia Alireti, regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (OSU).

Faça o download da obra aqui.

Sobre os autores

Cinthia Alireti é Doutora em Performance Musical pela Jabocs School of Music da Indiana University Bloomington. Regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Uma jornada pela partitura revisada de Almeida Prado em “Toccata da Alegria”

Toccata da Alegria, composta por Almeida Prado em 1996 para piano solo, destaca-se pelas características singulares da escrita composicional do artista, enraizada em sua profunda experiência como pianista.

A presente edição, publicada pela Coleção CIDDIC/CDMC e cuidadosamente revisada pelo pesquisador Dr. Tadeu Moraes Taffarello, do CIDDIC, busca oferecer uma partitura mais concisa, com layout aprimorado e correções de notas em relação à versão original.

Adicionalmente, inclui um Aparato Crítico ao final, proporcionando uma experiência aprimorada para músicos e apreciadores da música brasileira contemporânea.”

Faça o download da obra neste link.

Sobre os autores

Almeida Prado (1943 – 2010), renomado compositor e pianista brasileiro, nasceu em Santos. Sua formação incluiu importantes mestres como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda e Dinorá de Carvalho, além de especializações em Darmstadt, Alemanha, com György Ligeti e Lukas Foss, e em Paris, com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen.

Ao longo de seus 25 anos como professor no Instituto de Artes da Unicamp, Prado valorizou a originalidade e a liberdade estética, explorando elementos do nacionalismo, atonalismo, tonalismo, ecologia, religião e misticismo em suas composições. Além de sua carreira acadêmica, dirigiu o Conservatório Municipal de Cubatão/SP e o Instituto de Artes da Unicamp, recebendo reconhecimentos internacionais, como o prêmio Lili Boulanger em Paris e o primeiro lugar no IX Concurso Francesc Civil, em Girona, Espanha, por suas obras.

Destaca-se também sua influência na música brasileira, deixando um legado significativo que vai além de suas composições, como a renomada Cartilha Rítmica, uma obra didática essencial.

Tadeu Taffarello iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Formou-se em composição musical, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera “Estêvão”.

Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Livro revela edições práticas das obras de Flausino Valle para violino

Fruto do doutorado em Artes Musicais realizado por Leonardo Feichas, em cotutela entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), este livro apresenta edições práticas das obras “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só”, “Doce Momento” e “Serenim”, compostas por Flausino Valle (1894-1954).

Reconhecido compositor e violinista brasileiro, Valle é famoso por suas obras que evocam paisagens sonoras mineiras do início do século XX, incorporando elementos como porteiras, carros de boi, animais e referências à viola caipira. O livro, conforme o desejo de Valle, visa ser utilizado como método de estudo de violino em instituições de ensino musical, proporcionando uma compreensão aprofundada de suas composições.

Faça o download da obra neste link.

Sobre os autores

Flausino Valle (1894-1954) é natural de Barbacena (MG). Mudou-se aos 18 anos para Belo Horizonte, onde foi violinista, advogado, escritor, professor de História da Música e Folclore, poeta e compositor. Sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX como porteiras, carros de boi, animais e uma forte referência à viola caipira, alcançada por meio de hibridização de várias técnicas instrumentais e do uso de técnicas estendidas.

Leornardo Feichas é Doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL- Portugal) e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009 graduou-se (bacharelado em violino) na Unicamp e em 2013 tornou-se Mestre em Música – Práticas Interpretativas pela mesma universidade.

Participou de diversas orquestras no estado de São Paulo e de diversos festivais no Brasil e no exterior. Como professor do magistério superior, ministra aulas de violino e música de câmara na Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem uma intensa atividade como violinista solo e camerista com concertos e recitais-conferências em países da Europa e nas Américas. Como pesquisador, tem como objeto de investigação o repertório para violino brasileiro, atualmente com ênfase no compositor Flausino Valle (1894-1954).

Em 2017 idealizou e organizou junto às professoras Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl (UFC) o Encontro de Cordas Flausino Valle na Universidade Federal do Acre, que acontece anualmente em Universidades de todo país e que em 2023 chega a sua sétima edição. Desde 2018, Feichas tornou-se o curador do arco e violino que pertenceram a Flausino Valle.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Iconografia da música e(m) seus espaços culturais de apresentação

Resultado do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, este livro é uma valiosa contribuição para fortalecer a presença nacional e internacional do RIdIM-Brasil, promovendo o patrimônio iconográfico musical e a pesquisa relacionada a ele.

Com curadoria dos renomados Professores Doutores Sotuyo Blanco e Mugayar Kühl, a obra reúne dezessete trabalhos de vinte autores, proporcionando uma visão abrangente da complexa diversidade da cultura visual e musical em diversos contextos e âmbitos de apresentação e representação.

Faça o download da obra neste link.

Sobre os autores

Paulo Mugayar Kühl é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas.

Pablo Sotuyo Blanco é Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia e professor titular da mesma instituição.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC | Explorando novas fronteiras da performance no piano: um guia introdutório de Denise Garcia

Para jovens pianistas que desejam adentrar nas nuances da performance contemporânea no piano, o livro da renomada professora Denise Hortência Lopes Garcia, Estudos para piano expandido, surge como um guia introdutório valioso. Escrito de forma acessível, o livro oferece uma notação musical minuciosamente detalhada, tornando-o ideal para pianistas que estão iniciando nessa vertente musical.

A obra não apenas fornece descrições pormenorizadas de peças aparentemente simples, mas também explora formas inovadoras de performance. Cada pequena peça é acompanhada por toques práticos e sugestões de materiais diversos, proporcionando ao estudante uma rica paleta de sonoridades para experimentar. Esse guia introdutório aborda de maneira simples, mas abrangente, a lacuna na formação dos estudantes em relação à performance da música para piano do século XX.

Faça o download da obra em PDF clicando aqui.

Sobre a autora

Denise Garcia é compositora paulista, professora doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.


Coleção CIDDIC/CDMC: iniciativa amplia o acesso e a difusão da música contemporânea

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

O Pq. Dr. Tadeu Taffarello, atual coordenador do CDMC, destaca que a Coleção CIDDIC/CDMC foi pensada para ser uma ferramenta eficiente na disseminação do conhecimento musical. “Temos um acervo diversificado e rico em partituras, e o objetivo foi tornar essa riqueza mais acessível a um público amplo”, ressalta o pesquisador.

Até o momento, seis livros digitais já foram lançados, sendo quatro deles centrados em partituras e os dois restantes focados em trabalhos apresentados em eventos. No entanto, o coordenador enfatiza que muitos outros títulos estão em vias de publicação, demonstrando o compromisso da coleção em disponibilizar e ampliar o acesso ao rico material contido no acervo.

Taffarello acrescenta que a meta da Coleção vai além da simples publicação. “Buscamos promover o avanço e a difusão do conhecimento na música contemporânea. Queremos contribuir para um acesso democrático e amplo a materiais culturais e acadêmicos que enriqueçam o meio artístico e científico”, comenta o pesquisador.

A Coleção CIDDIC/CDMC abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Essa iniciativa reforça o compromisso da UNICAMP com a promoção da cultura e o avanço acadêmico, ampliando as possibilidades de pesquisa e estudo na área da música contemporânea.


Festival homenageia a compositora brasileira Dinorá de Carvalho


Entre os dias 29 e 31 de agosto o CIDDIC promove o Festival Dinorá de Carvalho. O evento, dedicado à renomada compositora brasileira do século XX, Dinorá de Carvalho, apresenta uma programação musical enriquecedora de concertos, workshops e mesas-redondas, com o intuito de explorar e celebrar a contribuição significativa dessa pioneira musical para a cultura do país.

Dinorá de Carvalho, nascida em 1895 em Uberaba e falecida em 1980 em São Paulo, é amplamente reconhecida por seu legado musical. A compositora foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Música e fundou uma orquestra feminina, deixando um impacto duradouro na música nacional. O evento Festival Dinorá de Carvalho do CIDDIC se propõe a homenagear essa figura inspiradora, reunindo artistas e especialistas para explorar suas obras e influência.

A programação inclui duas séries de concertos temáticos, um workshop interativo e uma mesa redonda. O primeiro concerto, marcado para o dia 29/8, apresentará música de câmara de Dinorá de Carvalho, com performances de artistas como Ernane Machado, Flávio Carvalho, Gilson Antunes, Marina Figueira, Paulo Arroyo e Vitor Alves. O repertório abrangerá composições como “Pobre Cega”, “Peças para Violino e Piano” e “Noite de São Paulo”, entre outras.

No dia 30/8, o workshop será conduzido pela renomada pianista Sylvia Maltese e abordará o tema “Compositoras Brasileiras para Piano de várias épocas e estilos”. O evento proporcionará uma visão panorâmica da evolução da música feminina no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais.

A mesa redonda, também programada para o dia 30/8, oferecerá um debate aprofundado sobre a trajetória de vida de Dinorá de Carvalho. Com a mediação da Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal, os debatedores Prof. Dr. Flávio Carvalho e Ms. Marina Figueira explorarão diversos aspectos da vida e obra da compositora, desde seus anos iniciais até as mudanças nas composições ao longo do século XX.

O Festival culminará em grande estilo no dia 31/8, com um segundo concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e convidados. O repertório deste concerto incluirá a “Fantasia para piano e orquestra”, “Noite de São Paulo”, “Manhã Radiosa” e “Sete Canções”, entre outras peças que capturam a essência da obra de Dinorá de Carvalho. A apresentação será do teatro Castro Mendes às 20h com ingressos a preços populares que já estão disponíveis através do site.

O Festival Dinorá de Carvalho do CIDDIC se apresenta como uma oportunidade única de mergulhar na rica herança musical da compositora e explorar as várias facetas de sua carreira pioneira.


José Augusto Mannis: o idealizador da criação de uma filial do CDMC-França no Brasil

José Augusto Mannis foi o idealizador da criação de uma filial do CDMC-França no Brasil e o primeiro coordenador do CDMC-Brasil, permanecendo no cargo de 1989 a 2006. É compositor, intérprete de música eletroacústica, sound designer, educador e pesquisador musical.

Mannis foi o responsável pelo projeto “Acervo de música brasileira da UNICAMP: digitalização e disponibilização na biblioteca digital” que obteve apoio do PROGRAMA PETROBRÁS CULTURAL 2004. O Fundo José Augusto Mannis é constituído por partituras nas mais variadas formações vocais e/ou instrumentais de autoria do próprio compositor ou de outrens. Atualmente é docente do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

Sempre nos acompanhe em nossas redes: