Evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação” celebra os 35 anos do CDMC
Entre os dias 05 e 07 de novembro o CDMC realiza o evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação”, celebração ao marco significativo de seus 35 anos. O evento, mais do que uma simples comemoração, abre um diálogo prospectivo sobre os vínculos cada vez mais profundos entre essas duas disciplinas.
Durante três dias, pesquisadores de Música e Ciência da Informação se reunirão para explorar as inúmeras maneiras pelas quais esses campos se interligam e se enriquecem mutuamente. As discussões abordarão os desafios contemporâneos da gestão da informação musical em um mundo cada vez mais globalizado e digital.
Este evento não apenas celebra a trajetória do CDMC, mas também visa inspirar novas ideias e parcerias que moldarão o futuro da pesquisa musical e da Ciência da Informação. Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.
Sobre o CDMC
O Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) é responsável por armazenar, disseminar e promover um acervo especializado em música erudita contemporânea, além de promover pesquisas para expandir o conhecimento na área.
Inaugurado em 1° de setembro de 1989, o CDMC é fruto do “Projeto Brasil-França”, parceria firmada entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Ministério de Negócios Estrangeiros e a Associação Francesa de Ação Artística (AFAA). O intuito foi criar uma filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC França).
Programação
05/11 | 10h às 13h | Mesa de abertura
A importância da organização de acervos musicais para o desenvolvimento do ensino e da ciência
A organização de acervos musicais desempenha um papel fundamental na preservação da história musical, na garantia de acesso à Informação, na disponibilização de material para estudo e ensino, na promoção cultural, entre outros. Tratado na interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, que se debruça ao estudo da informação desde sua gênese à geração do conhecimento, pode revelar novos insights sobre o ensino e a pesquisa musical.
Palestrantes
- Profa. Dra. Denise Garcia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- Daniela de Oliveira Correia – Instituto Baccarelli
- Profa. Dra. Eliana Monteiro – Universidade de São Paulo (USP)
14h às 16h | Apresentação de trabalhos
Sessão 1 – Pesquisa musical em acervos de arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus
06/11 | 9h30 às 13h | Minicurso
Fundamentos de catalogação bibliográfica de partituras
14h às 16h | Apresentação de trabalhos
Sessão 2 – Organização e gestão da informação musical
07/11 | 9h30 às 13h | Minicurso
Fundamentos de conservação preventiva em acervos musicais
Castorina Brandão
14h às 16h | Mesa de encerramento
Tratamento e estudo de fontes para a compreensão das práticas musicais: processos, ferramentas e produtos
A organização de acervos envolve processos, ferramentas e produtos que são fundamentais para garantir a preservação, acessibilidade e utilidade dos materiais musicais. No domínio da Música, o tratamento documental deve prever as particularidades da área e dos seus usuários, a fim de garantir a gestão estratégica da informação musical.
Palestrantes
- Marina Macambyra – Universidade de São Paulo (USP)
- Prof. Dr. Fernando Lacerda – Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Profa. Dra. Mariangela Fujita – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
- Jéssica Tolare – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Coleção CIDDIC/CDMC | Redescobrindo Dinorá de Carvalho em edição crítica de “Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu”
Sobre a Coleção
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
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Coleção CIDDIC/CDMC | Saudade, de Sant’Anna Gomes
Sobre a Coleção
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
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Coleção CIDDIC/CDMC | Identidade brasileira na música de concerto
Sobre os autores
Cinthia Alireti é Doutora em Performance Musical pela Jabocs School of Music da Indiana University Bloomington. Regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas.
Sobre a Coleção
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
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Coleção CIDDIC/CDMC | Uma jornada pela partitura revisada de Almeida Prado em “Toccata da Alegria”
Sobre os autores
Almeida Prado (1943 – 2010), renomado compositor e pianista brasileiro, nasceu em Santos. Sua formação incluiu importantes mestres como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda e Dinorá de Carvalho, além de especializações em Darmstadt, Alemanha, com György Ligeti e Lukas Foss, e em Paris, com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen.
Ao longo de seus 25 anos como professor no Instituto de Artes da Unicamp, Prado valorizou a originalidade e a liberdade estética, explorando elementos do nacionalismo, atonalismo, tonalismo, ecologia, religião e misticismo em suas composições. Além de sua carreira acadêmica, dirigiu o Conservatório Municipal de Cubatão/SP e o Instituto de Artes da Unicamp, recebendo reconhecimentos internacionais, como o prêmio Lili Boulanger em Paris e o primeiro lugar no IX Concurso Francesc Civil, em Girona, Espanha, por suas obras.
Destaca-se também sua influência na música brasileira, deixando um legado significativo que vai além de suas composições, como a renomada Cartilha Rítmica, uma obra didática essencial.
Tadeu Taffarello iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Formou-se em composição musical, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera “Estêvão”.
Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).
Sobre a Coleção
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
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Coleção CIDDIC/CDMC | Livro revela edições práticas das obras de Flausino Valle para violino
Fruto do doutorado em Artes Musicais realizado por Leonardo Feichas, em cotutela entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), este livro apresenta edições práticas das obras “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só”, “Doce Momento” e “Serenim”, compostas por Flausino Valle (1894-1954).
Reconhecido compositor e violinista brasileiro, Valle é famoso por suas obras que evocam paisagens sonoras mineiras do início do século XX, incorporando elementos como porteiras, carros de boi, animais e referências à viola caipira. O livro, conforme o desejo de Valle, visa ser utilizado como método de estudo de violino em instituições de ensino musical, proporcionando uma compreensão aprofundada de suas composições.
Faça o download da obra neste link.
Sobre os autores
Flausino Valle (1894-1954) é natural de Barbacena (MG). Mudou-se aos 18 anos para Belo Horizonte, onde foi violinista, advogado, escritor, professor de História da Música e Folclore, poeta e compositor. Sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX como porteiras, carros de boi, animais e uma forte referência à viola caipira, alcançada por meio de hibridização de várias técnicas instrumentais e do uso de técnicas estendidas.
Leornardo Feichas é Doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL- Portugal) e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009 graduou-se (bacharelado em violino) na Unicamp e em 2013 tornou-se Mestre em Música – Práticas Interpretativas pela mesma universidade.
Participou de diversas orquestras no estado de São Paulo e de diversos festivais no Brasil e no exterior. Como professor do magistério superior, ministra aulas de violino e música de câmara na Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem uma intensa atividade como violinista solo e camerista com concertos e recitais-conferências em países da Europa e nas Américas. Como pesquisador, tem como objeto de investigação o repertório para violino brasileiro, atualmente com ênfase no compositor Flausino Valle (1894-1954).
Em 2017 idealizou e organizou junto às professoras Liu Man Ying (UFC) e Dora Utermohl (UFC) o Encontro de Cordas Flausino Valle na Universidade Federal do Acre, que acontece anualmente em Universidades de todo país e que em 2023 chega a sua sétima edição. Desde 2018, Feichas tornou-se o curador do arco e violino que pertenceram a Flausino Valle.
Sobre a Coleção
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
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Coleção CIDDIC/CDMC | Iconografia da música e(m) seus espaços culturais de apresentação
Resultado do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, este livro é uma valiosa contribuição para fortalecer a presença nacional e internacional do RIdIM-Brasil, promovendo o patrimônio iconográfico musical e a pesquisa relacionada a ele.
Com curadoria dos renomados Professores Doutores Sotuyo Blanco e Mugayar Kühl, a obra reúne dezessete trabalhos de vinte autores, proporcionando uma visão abrangente da complexa diversidade da cultura visual e musical em diversos contextos e âmbitos de apresentação e representação.
Faça o download da obra neste link.
Sobre os autores
Paulo Mugayar Kühl é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas.
Pablo Sotuyo Blanco é Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia e professor titular da mesma instituição.
Sobre a Coleção
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
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Coleção CIDDIC/CDMC | Explorando novas fronteiras da performance no piano: um guia introdutório de Denise Garcia
Coleção CIDDIC/CDMC: iniciativa amplia o acesso e a difusão da música contemporânea
A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.
O Pq. Dr. Tadeu Taffarello, atual coordenador do CDMC, destaca que a Coleção CIDDIC/CDMC foi pensada para ser uma ferramenta eficiente na disseminação do conhecimento musical. “Temos um acervo diversificado e rico em partituras, e o objetivo foi tornar essa riqueza mais acessível a um público amplo”, ressalta o pesquisador.
Até o momento, seis livros digitais já foram lançados, sendo quatro deles centrados em partituras e os dois restantes focados em trabalhos apresentados em eventos. No entanto, o coordenador enfatiza que muitos outros títulos estão em vias de publicação, demonstrando o compromisso da coleção em disponibilizar e ampliar o acesso ao rico material contido no acervo.
Taffarello acrescenta que a meta da Coleção vai além da simples publicação. “Buscamos promover o avanço e a difusão do conhecimento na música contemporânea. Queremos contribuir para um acesso democrático e amplo a materiais culturais e acadêmicos que enriqueçam o meio artístico e científico”, comenta o pesquisador.
A Coleção CIDDIC/CDMC abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.
Essa iniciativa reforça o compromisso da UNICAMP com a promoção da cultura e o avanço acadêmico, ampliando as possibilidades de pesquisa e estudo na área da música contemporânea.
Festival homenageia a compositora brasileira Dinorá de Carvalho
Entre os dias 29 e 31 de agosto o CIDDIC promove o Festival Dinorá de Carvalho. O evento, dedicado à renomada compositora brasileira do século XX, Dinorá de Carvalho, apresenta uma programação musical enriquecedora de concertos, workshops e mesas-redondas, com o intuito de explorar e celebrar a contribuição significativa dessa pioneira musical para a cultura do país.
Dinorá de Carvalho, nascida em 1895 em Uberaba e falecida em 1980 em São Paulo, é amplamente reconhecida por seu legado musical. A compositora foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Música e fundou uma orquestra feminina, deixando um impacto duradouro na música nacional. O evento Festival Dinorá de Carvalho do CIDDIC se propõe a homenagear essa figura inspiradora, reunindo artistas e especialistas para explorar suas obras e influência.
A programação inclui duas séries de concertos temáticos, um workshop interativo e uma mesa redonda. O primeiro concerto, marcado para o dia 29/8, apresentará música de câmara de Dinorá de Carvalho, com performances de artistas como Ernane Machado, Flávio Carvalho, Gilson Antunes, Marina Figueira, Paulo Arroyo e Vitor Alves. O repertório abrangerá composições como “Pobre Cega”, “Peças para Violino e Piano” e “Noite de São Paulo”, entre outras.
No dia 30/8, o workshop será conduzido pela renomada pianista Sylvia Maltese e abordará o tema “Compositoras Brasileiras para Piano de várias épocas e estilos”. O evento proporcionará uma visão panorâmica da evolução da música feminina no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais.
A mesa redonda, também programada para o dia 30/8, oferecerá um debate aprofundado sobre a trajetória de vida de Dinorá de Carvalho. Com a mediação da Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal, os debatedores Prof. Dr. Flávio Carvalho e Ms. Marina Figueira explorarão diversos aspectos da vida e obra da compositora, desde seus anos iniciais até as mudanças nas composições ao longo do século XX.
O Festival culminará em grande estilo no dia 31/8, com um segundo concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e convidados. O repertório deste concerto incluirá a “Fantasia para piano e orquestra”, “Noite de São Paulo”, “Manhã Radiosa” e “Sete Canções”, entre outras peças que capturam a essência da obra de Dinorá de Carvalho. A apresentação será do teatro Castro Mendes às 20h com ingressos a preços populares que já estão disponíveis através do site.
O Festival Dinorá de Carvalho do CIDDIC se apresenta como uma oportunidade única de mergulhar na rica herança musical da compositora e explorar as várias facetas de sua carreira pioneira.