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I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS começa na próxima quinta, 01/08, com abertura na Casa do Lago

Dia 01 de agosto acontece a Abertura oficial do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS, a partir das 12h no Espaço Cultural Casa do Lago. O primeiro dia da programação traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.

Confira a programação completa do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS a seguir ou, se preferir, neste link.

 

Sobre o I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS

Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.

Sobre Angelo J. Fernandes

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.

É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de ser coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o Coro Contemporâneo de Campinas (CCC)

O Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da UNICAMP. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas – por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais – o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas. Concomitantemente, o grupo realiza também, pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI.

A constante pesquisa, aliada à busca e vontade de participar em eventos realizados na região circundante, em importantes festivais e encontros nacionais e internacionais, fizeram com que o grupo, a despeito de sua jovem trajetória, tenha ganhado destaque, sendo conhecido regional e nacionalmente. Além de atingir visibilidade e reconhecimento internacional, devido à participação e premiação em eventos de relevância na cena musical.

Desde sua criação, o grupo vem mantendo, além do alto nível técnico, uma atividade intensa, tendo em seu currículo a realização de vários concertos nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e do Sul de Minas Gerais; a montagem de concertos e óperas em parceria com orquestras e outros coros, assim como, a participação em encontros e festivais.

Do repertório dedicado à música a cappella, destacamos a variedade de estilos que abrangem os compositores como Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Hans Leo Hassler, Francis Poulenc, Anton Bruckner, Hugo Alfven, Javier Busto, Eric Whitacre e os brasileiros Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e arranjos de músicas populares.

Dentre suas produções destacam-se a participação na montagem das óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”, de W. A. Mozart, “Dido e Eneias” de Henry Purcell, e “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Entre as obras sacras, as montagens da Missa “Lord Nelson” de Joseph Haydn, “Réquiem” de Gabriel Fauré, de W. A. Mozart e o “Réquiem Alemão” de Johannes Brahms, “Oratório de Natal” de J. S. Bach, e a “Missa”, de Igor Stravinsky. Também realizou a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, “Sinfonia nº 2”, de Gustav Mahler, “Sinfonia nº 2”, de Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9” de L. Beethoven, “Maracatu do Chico-rei” de Francisco Mignone, e “Choros nº 10”, de H. Villa-Lobos.

Em 2014 e 2015 o Coro Contemporâneo de Campinas participou de toda a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além disso, o grupo se apresentou no VII Festival Internacional de Coros de San Juan (Argentina), no qual realizou vários concertos, apresentando um repertório composto por obras sacras de diversos compositores dos séculos XX e XXI, junto com obras brasileiras nacionalistas das décadas de 20 e 30. Destacamos também, dando continuidade a sua promissora trajetória, que o grupo recebeu o prêmio 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do Estado de São Paulo.


Unicamp recebe I Festival de Ópera CIDDIC/GGBS com palestras, workshop e 2 récitas

Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.

Entre as atividades destacam-se palestras, ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), um workshop sobre classificação vocal e 2 récitas distintas: “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell.

A abertura do Festival, que acontece dia 01 de agosto, às 12h, no Espaço Cultural Casa do Lago, traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano, com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.

As duas primeiras palestras, 16 e 23 de agosto, visam tratar do universo da ópera por meio de informações sobre a sua concepção, os recursos dramáticos e musicais e as diferentes interpretações na história de sua execução. A primeira, dia 16, o Prof. Dr. Paulo Kühl irá abordar a obra “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. A segunda, dia 23, será a vez da ópera “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, ser discutida pelo Prof. Dr. Marcus Held.

A palestra do dia 02 de setembro será ministrada pela Professora Drª Lenia Waldige Mendes Nogueira e traz como tema principal “A noite do castelo”, primeira ópera do compositor Carlos Gomes. A palestra traz, ainda, um curto recital com árias do compositor. Todas as palestras acontecem no Auditório do GGBS, sempre às 12h30.

Já os ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecem nos dias 02 e 30 de agosto na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica, a OSU abre suas portas para demonstrar como funcionam os instrumentos da Sinfônica a partir de exemplos dos números instrumentais de aberturas e óperas.

Fechando o rol de atividades do I Festival Unicamp de Ópera, o Prof. Dr. Angelo J. Fernandes coordena o “Workshop sobre classificação vocal na ópera”, atividade que tem como objetivo demonstrar como as vozes são classificadas nas óperas conforme o papel e as características vocais da pessoa.

Há, também, uma oficina didática para apresentação de instrumentos musicais destinada ao público infantil. A oficina, coordenada pelo violinista e luthier Acauan Normaton, terá como enfoque a apresentação das características físicas e sonoras de instrumentos musicais.

Todas as palestras, ensaios didáticos e o workshop oferecem certificado de participação mediante inscrição via formulário disponibilizado na grade de programação a seguir.

Programação das atividades

(sujeita à alteração)

01/08 – 12h | Abertura oficial e Recital | Casa do Lago

A cerimônia de abertura contará com a apresentação oficial da programação do festival, seguida de um concerto especial e um coquetel de boas-vindas.

02/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre os Instrumentos da Orquestra | Sala Almeida Prado

A Orquestra abre suas portas para demonstrar aos servidores o funcionamento dos instrumentos, com exemplos práticos de números instrumentais de concertos e óperas;

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

09/08 – 09h e 15h | Oficina com Crianças | Auditório do GGBS

Uma atividade lúdica para apresentar às crianças as características físicas e sonoras dos instrumentos musicais.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

16/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Gianni Schicchi” | Auditório do GGBS

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

Uma palestra detalhada sobre a concepção, recursos dramáticos e musicais, e as diferentes interpretações da ópera “Gianni Schicchi”.

23/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Dido e Enéas” | Auditório do GGBS

Exploração do universo da ópera “Dido e Enéas”, abordando sua concepção, recursos dramáticos e musicais, e suas interpretações históricas.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

30/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre a Ópera para Servidores e Aposentados | Sala Almeida Prado

A Orquestra apresenta uma introdução à ópera “Gianni Schicchi”, com uma conversa e performance de músicas selecionadas, especialmente para funcionários e aposentados.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

02/09 – 12h30 | Palestra sobre Carlos Gomes e Mostra Musical | Auditório do GGBS

Uma palestra sobre “A Noite do Castelo”, a primeira ópera de Carlos Gomes, seguida de um recital com árias do compositor.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

09/09 – 12h30 | Workshop sobre Classificação Vocal na Ópera

Um workshop que demonstrará como as vozes são classificadas nas óperas, de acordo com o papel e as características vocais.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

Programação das récitas

05/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Gianni Schicchi” | Teatro Municipal Castro Mendes

Uma performance musical e encenada da ópera “Gianni Schicchi”, realizada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Coral Unicamp Zíper na Boca, o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp;

13/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Dido e Enéas” | Auditório da FCM

Encenação musical da ópera “Dido e Enéas”, com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp.

 


Falece o professor e músico Geraldo Jorge, um dos ícones da cultura de Campinas

Falece nesta quinta, 18, o professor, pesquisador e músico Geraldo Jorge, um dos mais importantes nomes do cenário cultural de Campinas. Jorge foi um dos fundadores da City Banda, um dos maiores blocos de carnaval de rua da cidade.
 
Geraldo Jorge foi um dos ilustres homenageados na temporada dos 40 anos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, em 2022. No palco, o Quinteto de Sopros OSU, composto por João Lira (flauta), Cleyton Tomazela (clarinete), João Carlos Goehring (oboé), Bruno Demarque (trompa) e Francisco Amstalden (fagote).
 
Além do Quinteto, a apresentação conta com a participação de membros da City Banda, maior bloco de foliões da Região Metropolitana de Campinas (RMC), do qual o professor Geraldo Jorge foi membro fundador. Entre os convidados estão DingDong (percussão), Montone (violão), Ricardo Santos (percussão), Leandro Barsalini (percussão) e Zé Alexandre (contrabaixo).
 
A Orquestra Sinfônica da Unicamp agradece todos os ensinamentos do professor. Descanse em paz, mestre.

Confira, a seguir, o programa do concerto apresentado na homenagem OSU 40 anos.


Orquestra Sinfônica da Unicamp traz solo do violoncelista Kim Bak Dinitzen no 5º EMIn, dia 23


Na próxima terça, 23 de julho, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na 5ª edição do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), no belo espaço do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Sob regência da maestrina da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, a apresentação conta com participação especial solo de Kim Bak Dinitzen, violoncelista.

O 5º Encontro Musical de Indaiatuba é uma realização da AMOJI através do PROAC editais 2023 e conta com o apoio da John Deere, Tuberfil e Plastek. O evento acontece de 20 a 25 de julho, sempre no CIAEI. A entrada franca.

Sobre Kim Bak Dinitzen

https://i0.wp.com/orquestraindaiatuba.com.br/wp-content/uploads/2024/05/kim.jpg?resize=258%2C301&ssl=1Kim Bak Dinitzen nasceu na Dinamarca em 1963. Seus principais professores foram Erling Bløndal Bengtsson em Copenhague e Ralph Kirshbaum em Londres. Ele também participou de masterclasses com Rostropovich, William Pleeth, entre outros. Desde sua estreia em 1986, ele tem sido solista com todas as principais orquestras dinamarquesas e ganhou uma série de prêmios, entre eles o Prêmio Victor Borge e o Prêmio Jacob Gade.

Fora da Dinamarca, Kim foi premiado em vários concursos internacionais. Nos EUA, ele ganhou tanto o Prêmio East & West Artists para a Estreia em Nova York quanto o 1º Prêmio de Violoncelo no Concurso Internacional de Washington. Isso o levou a recitais no Carnegie Hall de Nova York e na Phillips Collection em Washington, D.C. Na Europa, ele conquistou prêmios no Concurso Nórdico de Violoncelo em Turku, Finlândia, e no Concurso Cassado em Florença, Itália. Ele fez sua estreia em recitais no Wigmore Hall de Londres em 1991 e desde então se apresentou nos EUA e na Europa, tanto como solista quanto em recitais, e participou de festivais internacionais em Båstad, Suécia, Prussia Cove, Inglaterra, Hakuba, Japão, Rio de Janeiro e Recife, Brasil.

Kim Bak Dinitzen foi professor por muitos anos no Royal Northern College of Music em Manchester, na Royal Scottish Academy of Music and Drama em Glasgow e na Royal Danish Academy of Music em Copenhague. Atualmente, ele é violoncelista solo na Royal Danish Orchestra e membro da Chamber Orchestra of Europe. Suas gravações incluem as obras completas de Britten para violoncelo, as obras completas para violoncelo e piano de Fauré e sonatas de Brahms, Strauss, Prokofiev e Schnittke.

Sobre o EMIn

O EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba foi inspirado na vontade de realizar em Indaiatuba um evento nos moldes dos tradicionais festivais de música que se dividem entre uma parte pedagógica voltada especialmente para a formação e desenvolvimento de jovens músicos e uma parte artística com apresentações musicais abertas a toda a comunidade. Porém, mais que um simples festival, o EMIn foi pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos da cidade e de todo o Brasil e a comunidade local, representando assim um verdadeiro encontro musical, como define o nome.

Em 2024 o EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba chega a sua 5ª. edição e se coloca como um dos mais importantes festivais voltados para a música clássica do interior do Estado de São Paulo. Neste ano viveremos o maior EMIn desde sua criação com a ampliação da duração do Encontro, dos cursos, professores e apresentações oferecidas para a comunidade.

Confira, a seguir, o programa digital:

Serviço | OSU no 5º EMIn

  • quando: 23 de julho de 2024
  • horário: 20h
  • local: CIAEI | Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba – SP
  • entrada franca

Evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação” celebra os 35 anos do CDMC

Entre os dias 05 e 07 de novembro o CDMC realiza o evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação”, celebração ao marco significativo de seus 35 anos. O evento, mais do que uma simples comemoração, abre um diálogo prospectivo sobre os vínculos cada vez mais profundos entre essas duas disciplinas.

Durante três dias, pesquisadores de Música e Ciência da Informação se reunirão para explorar as inúmeras maneiras pelas quais esses campos se interligam e se enriquecem mutuamente. As discussões abordarão os desafios contemporâneos da gestão da informação musical em um mundo cada vez mais globalizado e digital.

Este evento não apenas celebra a trajetória do CDMC, mas também visa inspirar novas ideias e parcerias que moldarão o futuro da pesquisa musical e da Ciência da Informação. Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

Sobre o CDMC

O Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) é responsável por armazenar, disseminar e promover um acervo especializado em música erudita contemporânea, além de promover pesquisas para expandir o conhecimento na área.

Inaugurado em 1° de setembro de 1989,  o CDMC é fruto do “Projeto Brasil-França”, parceria firmada entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Ministério de Negócios Estrangeiros e a Associação Francesa de Ação Artística (AFAA). O intuito foi criar uma filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC França).

Programação

05/11 | 10h às 13h | Mesa de abertura

A importância da organização de acervos musicais para o desenvolvimento do ensino e da ciência

A organização de acervos musicais desempenha um papel fundamental na preservação da história musical, na garantia de acesso à Informação, na disponibilização de material para estudo e ensino, na promoção cultural, entre outros. Tratado na interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, que se debruça ao estudo da informação desde sua gênese à geração do conhecimento, pode revelar novos insights sobre o ensino e a pesquisa musical.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Denise Garcia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Daniela de Oliveira Correia – Instituto Baccarelli
  • Profa. Dra. Eliana Monteiro – Universidade de São Paulo (USP)


14h às 16h |
Apresentação de trabalhos

Sessão 1 – Pesquisa musical em acervos de arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus

06/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de catalogação bibliográfica de partituras

14h às 16h | Apresentação de trabalhos

Sessão 2 – Organização e gestão da informação musical

07/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de conservação preventiva em acervos musicais

Castorina Brandão


14h às 16h |
Mesa de encerramento

Tratamento e estudo de fontes para a compreensão das práticas musicais: processos, ferramentas e produtos

A organização de acervos envolve processos, ferramentas e produtos que são fundamentais para garantir a preservação, acessibilidade e utilidade dos materiais musicais. No domínio da Música, o tratamento documental deve prever as particularidades da área e dos seus usuários, a fim de garantir a gestão estratégica da informação musical.

Palestrantes

  • Marina Macambyra – Universidade de São Paulo (USP)
  • Prof. Dr. Fernando Lacerda – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Profa. Dra. Mariangela Fujita – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Jéssica Tolare – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Inscrições abertas para a Oficina de Iniciação ao Canto Coral 2º Semestre de 2024

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iniciação ao Canto Coral do segundo semestre de 2024. Esta oficina é uma excelente maneira de desenvolver suas habilidades vocais, aprender sobre técnicas de canto coral e fazer parte de uma comunidade musical vibrante.

Detalhes do curso

  • Início: 13 de agosto de 2024;
  • Dia e horário: todas as terças-feiras, das 18h às 19h;
  • Local: Salão Multiuso da Casa do Lago, Unicamp;
  • Término: 12 de novembro de 2024;
  • Vagas: 60.

Sobre a oficina

A Oficina de Iniciação ao Canto Coral é uma atividade de extensão universitária que oferece um primeiro contato com o canto e as possibilidades de expressão vocal do canto coletivo. Reunindo pessoas de diferentes áreas de formação, gêneros e faixas etárias, a oficina é ministrada por Vivian Nogueira, Doutora em Música pelo Instituto de Artes e maestrina do Coral Unicamp Zíper na Boca (CIDDIC/Unicamp) desde 1985. Os objetivos da oficina incluem:

  • introdução aos fundamentos do canto coral;
  • aprendizado de um repertório musical com arranjos adequados ao nível iniciante;
  • enfoque em aspectos básicos de respiração, apoio, articulação e emissão vocal;
  • exercícios e práticas para aprimorar a afinação;
  • experiência prática de cantar em conjunto.

Inscrições

  • Período de inscrição: de 15 de julho até 5 de agosto (fechamento às 12h) ou até que as vagas sejam preenchidas;
  • Link de inscrição: formulário de inscrição;
  • Confirmação: a confirmação de inscrição será enviada por e-mail.

Evento de encerramento

  • Data: 12 de novembro de 2024;
  • Atividade: apresentação dos participantes seguida de um coffee break de encerramento no Salão Multiuso da Casa do Lago.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: coral@unicamp.br.


Escola Livre de Música lança edital com vagas remanescentes para 2024

A Escola Livre de Música (ELM) torna público o edital para vagas remanescentes para o ano de 2024. As inscrições vão de 15 a 26 de julho.

É indispensável a leitura do edital para esclarecimento de quaisquer dúvidas e acesso a todas as informações. Todas as informações e documentos estão disponíveis neste link.

Há vagas para diversas disciplinas. É indispensável a leitura do edital para esclarecimento de quaisquer dúvidas e acesso a todas as informações. No edital estão disponíveis o link e o QRCode para acessar o formulário de inscrição. Para cada disciplina é necessário o preenchimento de um novo formulário de inscrição.


Sinfônica da Unicamp participa da 49º edição de Congresso Internacional de Viola

Entre os dias 17 a 21 de julho, a Unicamp será a sede do 49º Congresso Internacional de Viola. O evento é promovido pela International Viola Society (IVS), em parceria com a Associação Brasileira de Violistas (Abrav) e o Instituto de Artes da Unicamp. O congresso conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp. As atividades serão realizadas no Instituto de Artes e na Sala Watari.

Este congresso marca a primeira edição da IVS na América do Sul e oferecerá uma programação diversificada, incluindo apresentações, palestras, workshops e masterclasses com artistas de renome, tanto brasileiros quanto internacionais, representando 20 países. O tema principal do evento é “Celebrando a Fusão de Culturas: Um Mundo de Música para Viola”.

De acordo com o Prof. Dr. Emerson de Biaggi, a escolha de Campinas e da Unicamp para sediar o evento deve-se à excelente infraestrutura local. “Optamos por essa região devido à facilidade de acesso, proximidade de aeroportos e pelas ótimas condições físicas e de acolhimento – o fato de termos um hotel dentro do campus foi um fator decisivo”, explica Biaggi.

Na quinta, 18, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza uma apresentação sob regência de Cinthia Alireit, integrando a programação do Congresso. O destaque fica por conta da participação especial de Renato Bandel, solista deste concerto.

As palestras em línguas estrangeiras terão tradução oferecida pelos mediadores. A programação completa pode ser consultada na galeria de fotos acima e no site oficial do evento: https://congresso.abrav.art.br/programacao/

Sobre Renato Bandel

Nascido em Piracicaba (SP), Renato Bandel é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de nomes como Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle e Nikolaus Harnoncourt. Bandel participa como professor dos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba e Poços de Caldas, entre outros. Atualmente é gerente artístico do Conservatório de Tatuí.

Sobre o 49º Congresso Internacional de Viola

A Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), com apoio do Instituto de Artes da Unicamp e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizará o 49º Congresso Internacional de Viola em Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, de 17 a 21 de julho de 2024. Este é o primeiro Congresso da IVS a ser realizado na América do Sul. Seu objetivo é levar apresentações, palestras, workshops e masterclasses de qualidade para Campinas, com artistas brasileiros e internacionais de 20 países, unidos em torno do tema: “Celebrando a fusão de Culturas: um mundo de música para viola”

O tema é inspirado na “fusion food”, estilo culinário que combina harmoniosamente ingredientes e técnicas de diferentes culturas, desenvolvendo pratos criativos e surpreendentes. Todo evento internacional é marcado pela troca e compartilhamento de conhecimento entre pessoas de diferentes países. A partir dessa interação transformadora, novos e importantes conhecimentos são produzidos. Uma das ideias para convidar artistas convidados internacionais, por exemplo, é que eles tenham ligação com o Brasil e a música brasileira.

Confira, a seguir, a versão digital do programa. Se preferi, clique aqui para baixá-lo em pdf.

Serviço | OSU na 49º edição Congresso Internacional de Viola

  • quando: 18 de julho de 2024
  • onde: Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp
  • gratuito

Orquestra de Saxofones encerra 3ª edição da Semana da Escola Livre de Música

Hoje, quinta-feira, dia 04 de julho, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, com apresentação no Teatro de Arena, na Unicamp.

Sob regência de seu coordenador, Miguel Clemente, o concerto apresenta os estudos dos alunos integrantes ao longo dos últimos meses. Participem e prestigiem!

Confira, a seguir, o programa digital:

Sobre a Orquestra de Saxofones

A Orquestra de Saxofones da ELM é composta de alunos/as de saxofone da Escola Livre de Música. Tal formação camerística faz parte dos grupos estáveis que realizam concertos no campus, apresentando à comunidade o resultado de seus trabalhos. O repertório é variado, composto de peças heterogêneas desde o caráter renascentista, barroco, passando até pela música popular brasileira. Em suma, os arranjos são adaptados para tal formação (competências, habilidades, sonoridade do grupo) fomentando uma proposta pedagógica integrativa, colaborativa e humanista.

O material didático utilizado pela orquestra é próprio e foi criado pelo Prof. Dr. Manuel Falleiros, coordenador do grupo que antecedeu o atual, Prof. Ms. Miguel Clemente. Atualmente o grupo conta com a participação de 14 componentes, de competências heterogêneas. O grupo utiliza normalmente o instrumental assíduo dentro do quarteto clássico de saxofones onde participam saxofone soprano, alto, tenor e barítono. O grupo, de forma regular, interpreta peças em três vozes de saxofone alto, duas vozes de saxofone tenor e uma de saxofone barítono.

Desde 2018 o presente grupo faz parte de uma pesquisa de doutorado embasada no fomento da expertise musical com base no uso de atividades criativas, tese desenvolvida pelo instrutor do grupo Miguel Clemente.

Sobre Miguel Clemente

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP, Miguel Clemente é pesquisador doutorando, improvisador, performance, professor, saxofonista e psicopedagogo. Desenvolve pesquisa em Improvisação, Criatividade Musical, Performance sob a orientação do Prof. Dr. José Fornari e o Prof. Dr. Manuel Falleiros.

Mestre em Música- Unicamp (2018), Graduado em Magisterio Educación Musical -Universidad de Jaén (Espanha, 2011) e Psicopedagogía – Universidad de Jaén e Universidade de Lisboa (2014). Estudou saxofone no Conservatório Profissional de Jaén e realizou cursos com renomados professores como Arno Bornkamp, Nobuya Sugawa, Claude Delangle, Juan Casas, Marcos López. Desde 2017 é professor responsável pela aula de saxofone da Escola Livre de Música da Unicamp (CIDDIC).

Atuou como saxofone solista na Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas e saxofone barítono na Orquestra Rock (tem compartilhado palco com artistas como Dinho Ouro Preto, Paralamas, Jota Quest, Melim, Skank, Frejat, dentre outros.


Big Band se apresenta hoje no Teatro de Arena pela 3ª Semana da ELM

Sob coordenação de Israel Calixto, nesta quarta, 03, a Big Band ELM se apresenta no Teatro de Arena, na Unicamp, a partir das 19h. O concerto integra a programação da terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, tradicional evento de performance pedagógica onde são apresentados os trabalhos dos alunos de diferentes grupos.

A 3ª Semana da ELM acontece até o dia 04/07 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.

Confira, a seguir, o programa digital:

Sobre a Big Band ELM

Funcionando como um dos cursos oferecidos pela ELM, a Big Band oferece a oportunidade de um ambiente de prática musical orientada. O curso é oferecido abertamente para docentes, servidores, alunos e para a comunidade externa de Campinas e região. O objetivo do curso é de reunir instrumentistas de diversos níveis, idades e diferentes instrumentos para fazer música explorando suas potencialidades em uma prática inclusiva.

O curso representa uma importante referência para outros grupos mais tradicionais da região, pois a prática orientada leva em conta o cuidado e a preocupação com o desenvolvimento musical do aluno ao invés de ser apenas um simples grupo de repertório no qual o participantes se sente estagnado no processo de aprendizagem.

O curso é ministrado pelo professor Israel Calixto. Formado em Pedagogia pela Unasp, iniciou seus estudos em trompete com José Calixto e em música na Banda da Guarda Mirim de Campinas com José Macário. Estudou trompete com Clóvis Beltrami (Unibanda), Manuel Ernesto.

Sobre Israel Calixto

Israel de Souza Calixto é formado em Pedagogia pela Unasp, com as habilitações para professor de série iniciais e fundamental I, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Possui pós-graduação pela Universidade Estadual de Campinas.

Cofundador do Projeto ELM Unibanda (1991). Músico e técnico em midialogia, atua no apoio aos alunos do mestrado e doutorado nos laboratório e projetos de Música do Instituto de Artes (IA). Orientador de bolsistas (SAE) dos cursos de graduação, licenciatura em música, bacharelado em música, humanas e dança (supervisão e orientação pedagógica). Músico em atividades na Unicamp, freelancer em gravações musicais e eventos no Brasil.

Professor de trompete e prática de Grupo na Escola Livre de Música (ELM). Iniciou no trompete com José Calixto (pai), e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas, com o Tenente José Sobrinho Macário. Estudou com Clóvis Beltrami e Manuel Ernesto (Unibanda/Unicamp).

Participou de masterclass com Daniel Havens (USA), Nailson Simões (UniRio), Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módolo. Cursou Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo.