Blog CIDDIC


Coleção CIDDIC/CDMC: iniciativa amplia o acesso e a difusão da música contemporânea

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

O Pq. Dr. Tadeu Taffarello, atual coordenador do CDMC, destaca que a Coleção CIDDIC/CDMC foi pensada para ser uma ferramenta eficiente na disseminação do conhecimento musical. “Temos um acervo diversificado e rico em partituras, e o objetivo foi tornar essa riqueza mais acessível a um público amplo”, ressalta o pesquisador.

Até o momento, seis livros digitais já foram lançados, sendo quatro deles centrados em partituras e os dois restantes focados em trabalhos apresentados em eventos. No entanto, o coordenador enfatiza que muitos outros títulos estão em vias de publicação, demonstrando o compromisso da coleção em disponibilizar e ampliar o acesso ao rico material contido no acervo.

Taffarello acrescenta que a meta da Coleção vai além da simples publicação. “Buscamos promover o avanço e a difusão do conhecimento na música contemporânea. Queremos contribuir para um acesso democrático e amplo a materiais culturais e acadêmicos que enriqueçam o meio artístico e científico”, comenta o pesquisador.

A Coleção CIDDIC/CDMC abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Essa iniciativa reforça o compromisso da UNICAMP com a promoção da cultura e o avanço acadêmico, ampliando as possibilidades de pesquisa e estudo na área da música contemporânea.


Semana da Escola Livre de Música ocorre entre 04 e 07 de dezembro e conta com diversas participações especiais

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, acontece nova edição da Semana da ELM, evento gratuito organizado pela Escola Livre de Música (ELM) e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC). O encontro promete envolver o público em experiências sonoras únicas, apresentando o resultado das práticas pedagógicas coletivas aplicadas aos quase 150 alunos matriculados na ELM, além de diversas participações especiais.

A Semana da Escola Livre de Música da Unicamp acontece sempre aos finais de semestre com o principal objetivo de apresentar à comunidade o resultado de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela ELM no último período, através das apresentações de todos os grupos estáveis da Escola. Durante o semestre, os alunos desenvolvem a prática coletiva por meio de exercícios específicos e repertórios adequados para cada grupo. Neste contexto, eles aperfeiçoam suas habilidades em seus respectivos instrumentos e também potencializam as interações e integrações sociais no ambiente coletivo, finalidade esta essencial para a evolução do ser humano enquanto agente da sociedade atual.

A Semana da ELM tem início dia 04/12 com a Banda Sinfônica, sob coordenação e regência de Fernando Hehl, com abertura do Grupo de Trompetes 2 da Escola. A recém-formada Banda Sinfônica da Unicamp, composta por 60 músicos de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas, alunos de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp e músicos profissionais, apresentará um repertório diversificado, transitando por peças sinfônicas originais, temas cinematográficos e música brasileira.

Na terça, dia 05/12, a apresentação especial fica por conta do Concerto Carmen, com participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), Coral Unicamp Zíper na Boca e Ópera Estúdio. A regência é da maestrina Cinthia Alireti, a direção do Coro Contemporâneo e do Ópera Estúdio é de Angelo Fernandes e a direção do Coral Zíper na Boca é de Vivian Nogueira. O concerto tem a direção cênica de Felipe Venâncio. Quase 100 artistas, dentre eles professores da ELM, apresentam, em formato de concerto, excertos de uma das mais aclamadas óperas de todos os tempos: Carmen de Bizet.

Já na quarta-feira, 06/12, sob regência e coordenação do professor Israel Calixto, a Big Band ELM se apresenta com abertura especial do Grupo de Trompetes 1 da ELM. Por fim, dia 07/12, quinta, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a semana. A coordenação e regência fica a cargo de Miguel Clemente. No repertório, música clássica, brasileira e popular.

A Semana da ELM acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp. A entrada é gratuita.

Serviço | Semana da ELM

  • Quando: de 4 a 7 de dezembro, sempre às 19h
  • Local: Teatro de Arena, na Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária
  • Evento gratuito.

Concerto especial com a Orquestra Sinfônica da Unicamp anuncia o início do período do Natal em Limeira

Concerto tem participação especial do coro Collegium Vocale Campinas

Dia 16 de novembro, quinta-feira, às 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza mais um concerto da Temporada 2023. Dessa vez a apresentação acontece na Igreja Nossa senhora da Boa Morte, em Limeira.

Sob a direção da maestrina Cinthia Alireti, o grupo executa duas Serenatas para orquestra de cordas, uma escrita pelo compositor brasileiro Alberto Nepomuceno e a outra pelo inglês Edward Elgar, um dos pilares do repertório clássico para esta formação. Encerrando a apresentação a Orquestra executa “Glória de Vivaldi”, que contará com a participação especial do coro Collegium Vocale Campinas, preparado pelo maestro titular Akira Kawamoto.

Ainda que o compositor italiano Antonio Vivaldi tenha escrito três versões do hino Gloria in Excelsis Deo, apenas uma delas se tornou incrivelmente popular, ficando conhecida simplesmente como “Gloria de Vivaldi”. A peça foi escrita por volta de 1715, enquanto Vivaldi trabalhava no Ospedale della Pietà, um orfanato para meninas no coração de Veneza. O “Gloria” conta também com os solos das sopranos Marília Carvalho e Bianca Fabiano, além da mezzo Regina Silva.

A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Serviço | “Gloria de Vivaldi”

Orquestra Sinfônica da Unicamp e Collegium Vocale Campinas

  • Dia: 16 de novembro, quinta-feira
  • Horário: 20h
  • Local: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Largo da Boa Morte, número 51, centro de Limeira

 


Coral Unicamp Zíper na Boca leva “Uma Aquarela no Samba” à Argentina; encontro binacional acontece em novembro

No próximo dia 17 de novembro, às 20 horas, será realizado o “Encontro Binacional de Coros Universitários”, promovido pelo Coral Unicamp Zíper na Boca, do Brasil, e pelo Coral da Universidade Nacional do Rio Negro (UNRN), da Argentina. O evento tem como objetivo principal fomentar o intercâmbio cultural entre os dois coros, fortalecendo os laços entre as organizações universitárias. O encontro é organizado pela Secretaria da UNRN.

Durante a pandemia, o Coral buscou novas formas de interação virtual, participando de mais de 30 festivais online. Foi nesse contexto que estabeleceram o primeiro contato com o Coral da Universidad Nacional de Río Negro (UNRN), da Argentina. O maestro Aníbal Garcia, regente do coral argentino, convidou o Coral Unicamp Zíper na Boca para um intercâmbio entre os coros, que culminou neste Encontro Binacional.

A regente do Coral Unicamp Zíper na Boca, Vivian Nogueira, comenta sobre a iniciativa: “O período de pandemia gerou muitos obstáculos à atividade coral, mas possibilitou uma grande interação virtual entre os coros, por meio da realização de festivais internacionais. Em 2023, ao retomarmos a proposta de parceria, constatamos que a Universidad Nacional de Río Negro e a Universidade Estadual de Campinas já possuíam um amplo convênio, o que facilitou a concretização do intercâmbio dos coros”, destaca a regente.

O evento conta com o apoio da Subsecretaria de Cultura do Município de Viedma, cidade onde o Coral Unicamp Zíper na Boca permanecerá durante o período de 15 a 19 de novembro, realizando diversas atividades com os grupos corais locais.

A apresentação conjunta promete ser um espetáculo único, enriquecido pela diversidade cultural e musical de ambas as instituições. A entrada é gratuita e acontece no Centro Cultural Municipal de Viedma.


Coral Unicamp Zíper na Boca realiza apresentação no Domingo no Lago com “Uma Aquarela no Samba”

No próximo domingo, 12, a partir das 11h15, o Coral Unicamp Zíper na Boca participa de nova edição do “Domingo no Lago” com a apresentação “Uma Aquarela no Samba”. O evento gratuito acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp.

“Uma Aquarela no Samba” convida a plateia para uma imersão nostálgica na infância, entrelaçando memórias leves e cores vibrantes em um repertório envolvente. O espetáculo reúne canções marcantes da parceria Toquinho/Vinícius e sambas eternos de Adoniran Barbosa. Sob a batuta de Vivian Nogueira, o Coral Unicamp Zíper na Boca oferece uma interpretação singular dessas músicas. Com arranjos especialmente adaptados para o grupo, a performance une teatro e música de forma cativante.

Nas palavras de Nogueira, essa fusão resulta em uma experiência inédita. “Tal como dizia Adoniran Barbosa, ‘dá licença de contar’ sobre essa experiência singular de reunir em um único espetáculo dois universos sonoros tão distintos e igualmente encantadores: as canções poéticas e lúdicas de Toquinho e Vinicius e o autêntico samba paulista de Adoniran”, comenta a regente.

Serviço | Domingo no Lago – Uma Aquarela no Samba

  • Coral Unicamp Zíper na Boca
  • Quando: 12 de novembro de 2023, às 11h15
  • Local: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP
  • Evento gratuito


Zíper na Boca realiza abertura do X Encontro de SICs das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil

X Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil

Nesta quarta, dia 8 de novembro, às 13h15, o Coral Unicamp Zíper na Boca realiza a abertura do “X Encontro de Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil”, evento que acontece no Auditório da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp.

O encontro  ocorre, de forma gratuita, entre os dias 8 e 10 de novembro. A inscrição pode ser realizada por meio da página do evento. O Auditório da Educorp fica na Rua Saturnino de Brito, nº 323, Cidade Universitária.

Sobre o evento

O X Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil é um evento anual, realizado desde 2014, cujo tema central é a transparência pública, portanto, voltado aos profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com a Lei de Acesso à Informação (LAI), abrangendo distintas categorias: gestores de SICs, autoridades de monitoramento, ouvidores, auditores, arquivistas, entre outros.

São debatidos temas relevantes e de grande importância para as instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil, especialmente no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e agora também com os desafios advindos do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Importa destacar que este é um evento muito especial, pois serão comemorados 10 (dez) anos de realização ininterruptos! Além disso, neste ano de 2023, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da UNICAMP completará 10 (dez) anos de instalação e de funcionamento, e a Universidade foi a primeira instituição a sediar o evento! Também é importante destacar que a LAI completou recentemente 10 (dez) anos de vigência!

Serviço | Abertura do “X Encontro de Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil”

  • Coral Unicamp Zíper na Boca
  • Quando: 8 de novembro de 2023, às 13h15
  • Local: Auditório da Educorp | Rua Saturnino de Brito, nº 323, Cidade Universitária, Campinas, SP
  • Inscrições: por meio deste link


NICS apresenta seminário híbrido “Perspectivas sobre a análise musical hoje”, nesta terça, dia 7

Nesta terça-feira, 7, às 14h, acontece o seminário “Perspectivas sobre a análise musical hoje”, evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) em celebração aos seus 40 anos de atividades.

As apresentação ficam por conta de Stéphan Schaub (NICS, Unicamp), com “A dupla obra-texto: algumas reflexões metodológicas articuladas ao redor de Metastaseis (1954), de Iannis Xenakis”, e Francisco Zmekhol (IA, Unicamp), com “Uma análise que compõe, uma composição que analisa: uma pesquisa e um horizonte”.

O seminário acontece de forma híbrida: presencial na Sala Multiuso do NICS e online, no canal do NICS no YouTube. Para as pessoas presentes será fornecido certificado de participação.

Serviço | Perspectivas sobre a análise musical hoje

  • Quando: 07 de novembro, terça-feira, às 14h
    Onde: Sala Multiuso do NICS | Rua da Reitoria, 165 – Prédio da Reitoria III – DGRH ou no canal do NICS no YouTube

Orquestra Sinfônica da Unicamp e Instituto de Artes promovem nova edição da competição “Jovens Talentos”

No dia 26 de outubro, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) em colaboração com o Instituto de Artes da Unicamp (IA) realizará a tradicional competição “Jovens Talentos”. Desde 2015, a OSU tem se dedicado a essa competição, que visa proporcionar oportunidades únicas para jovens músicos, compositores e regentes da graduação em música da Unicamp, permitindo-lhes trabalhar com uma orquestra sinfônica profissional.

Neste ano, uma renomada banca de jurados, composta por professores do IA e músicos da OSU, selecionou três talentosos estudantes para se apresentarem como solistas, cada um executando uma obra de sua escolha. Entre os solistas estão o contrabaixista Jhonatan Souza França, o violoncelista Davi Gabriel e a pianista Júlia C. de Souza Citrino. Na área de regência, o jovem talento Alexandro Longobardi terá a oportunidade de dividir o palco com o professor de regência Carlos Fiorini. Além disso, a obra “Veleiro Kestrel”, composta pelo aluno de composição Pedro Pascoali, será apresentada pela primeira vez com a OSU.

Além de Veleiro Kestrel, o programa ainda conta com a Sinfonia n.104 de Haydn e o primeiro movimento do Concerto para piano n.5 de J. S. Bach, do Concerto para Contrabaixo n. 2 de C. Dittersdorf e do conhecido Concerto para Violoncelo de Dvorak.

Os concertos são abertos ao público e gratuitos. O evento no dia 26 de outubro, às 12h30, acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, localizado no campus da Unicamp.

Serviço | Competição “Jovens Talentos OSU/IA”

  • Data: 26 de outubro, às 12h30
  • Local: Espaço Cultural Casa do Lago | Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária
  • Entrada: gratuita

XVIII Festival Unicamp de Corais encanta a cena musical de Limeira

No coração de Limeira, no Teatro Vitória, o palco está pronto para receber o XVIII Festival Unicamp de Corais no dia 28 de outubro, às 20 horas, em um evento que promete uma experiência musical única.

Organizado pela regente Vivian Nogueira, da Unicamp, o Festival reúne cinco corais da região, cada um com seu repertório eclético e diversificado. Os Corais Unicamp Zíper na Boca, Cia. Canto Vivo, Madrigal In Casa, Grupo Coro e Osso e Grupo Vocal “Trato no Tom” oferecerão ao público um espetáculo envolvente.

A importância do evento para a cena musical de Limeira não pode ser subestimada. “Graças ao importante apoio da Secretaria Municipal de Limeira, o Festival Unicamp de Corais é realizado pela 2ª vez consecutiva no Teatro Vitória e traz gratuitamente ao público uma mostra coral de qualidade, compreendendo estilos musicais e propostas artísticas diferentes, algumas, inclusive, unindo polifonia e atuação cênica”, comenta a regente.

A música ganha uma nova dimensão quando várias vozes se unem em harmonia. Aqui, as vozes se unirão para interpretar um repertório que abrange uma variedade de compositores e gêneros, incluindo Adoniran Barbosa, Lamartine Babo, Elomar, Milton Nascimento, Emicida, Caetano Veloso, Lulu Santos, entre outros.

O XVIII Festival Unicamp de Corais promete uma noite mágica de música e harmonia. A entrada é gratuita.

Serviço | XVIII Festival Unicamp de Corais

  • Data: 28 de outubro (sábado), às 20h
  • Local: Teatro Vitória | Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira
  • Entrada: gratuita.


NICS promove evento sobre música improvisada e tecnologias digitais

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) está organizando um ciclo de encontros como parte das comemorações de seus 40 anos de existência, tendo o som como tema principal de suas pesquisas.

Nesta terça, 24, acontece o evento “Construindo sons: música improvisada e tecnologias digitais”. O formato do seminário será híbrido, ou seja, presencial e com transmissão ao vivo no canal do NICS no YouTube. Para quem quer acompanhar presencialmente, o endereço é: Sala Multiuso do NICS (Rua da Reitoria, 165 – Prédio da Reitoria III – DGRH). Para as pessoas presentes será fornecido certificado de participação.

Serviço | Construindo sons: música improvisada e tecnologias digitais

  • Quando: 24 de outubro, às 14h
  • Local: Online pelo YouTube ou na Sala Multiuso do NICS | Rua da Reitoria, 165 – Prédio da Reitoria III – DGRH
  • Certificado: para as pessoas presentes será fornecido certificado de participação.