Coro Contemporâneo de Campinas é premiado no Chile
É com grande alegria que comunicamos que o Coro Contemporâneo de Campinas conquistou o primeiro lugar no 2º Encuentro Coral UC, além de um prêmio do público!
Fundado em 2009 pelo regente Angelo Fernandes e por alunos do curso de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, o Coro Contemporâneo de Campinas vem desenvolvendo uma programação intensa, tanto com atividades próprias quanto por meio de parcerias com outros grupos. Destaca-se, especialmente, sua colaboração com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, durante a preparação e apresentação das óperas no 1º Festival Unicamp de Ópera.
O Encuentro Coral UC é um evento de caráter artístico e acadêmico promovido pela Pontificia Universidad Católica de Chile, que reuniu mais de mil vozes e 40 grupos. A premiação reafirma o reconhecimento da UNICAMP como uma instituição de excelência na formação artística e agradecemos à Reitoria e à ProEEC para a continuidade e desenvolvimento deste trabalho.
Link de reportagem:
OSU apresenta a Nona Sinfonia de Beethoven em dois concertos especiais
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), sob a regência da maestrina Cinthia Alireti, se une ao Coro Contemporâneo de Campinas, regido por Angelo Fernandes, e ao Collegium Vocale Campinas, sob a direção de Akira Kawamoto, para dois concertos especiais em dezembro. As apresentações acontecem no dia 10 de dezembro, às 19h30, na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, e no dia 12, também às 19h30, no Auditório da FCM, em Campinas.
No programa, a monumental Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, que em 2024 completa 200 anos de sua estreia. Obra-prima do repertório sinfônico, a Nona é conhecida por seu grandioso quarto movimento, que incorpora o hino “Ode à Alegria”, com texto de Friedrich Schiller, simbolizando os ideais universais de fraternidade e união. Para além de um novo paradigma na música clássica ao incluir coro e solistas em uma sinfonia, a peça foi, durante o século vinte, utilizada por espectros políticos opostos, mostrando como as artes atinge a humanidade na totalidade e pode ser lida de diversas formas.
Hoje, dois séculos depois, orquestras do mundo todo têm preenchido as salas de concertos com sua apresentação, buscando, como o autor mesmo expressou, colocá-la como um hino de fraternidade humana. Neste sentido a OSU vem participar deste movimento como parte deste grande grupo musical que canta uma ode a alegria e união.
Os concertos são gratuitos e abertos ao público. Uma oportunidade única para apreciar um dos pilares da música ocidental interpretado por mais de 100 músicos e cantores em duas noites inesquecíveis.
Serviço | Sinfonia no.9, de Beethoven
- 10/12 – Catedral de Santo Antônio, Piracicaba – 19h30 – R. Pr. da Catedral Dom Ernesto de Paula, s/n – Centro, Piracicaba;
- 12/12 – Auditório da FCM, Campinas – 19h30 – R. Albert Sabin Cidade Universitária, Campinas
Entrada gratuita.
Orquestra Sinfônica da Unicamp leva uma semana de música ao CAISM
De 25 a 29 de novembro, sempre às 14h, o CAISM recebe apresentações especiais da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), trazendo uma programação variada que promete encantar o público com diferentes formações instrumentais.
Confira o cronograma:
👉 25/11 – Segunda-feira: Quinteto de Sopros
👉 26/11 – Terça-feira: Camerata OSU
👉 27/11 – Quarta-feira: Quinteto de Metais
👉 28/11 – Quinta-feira: Grupo de Carnaval
👉 29/11 – Sexta-feira: Quarteto de Cordas
Quinteto de Sopros
Rogério Peruchi (flauta)
João Carlos Goehringer (oboé)
Eduardo Freitas (clarinete)
Bruno Lopes Demarque (trompa)
Francisco J. F. Amstalden (fagote)
Camerata OSU
Direção
Martin Lazarov
Violinos
Éverton Amorin
Paulo Sérgio A. de Brito
Alexandre Chagas
Maurizio Maggio
Renato Régis de Almeira
Viola
Frederico Magalhães
Violoncelo
Érico Amaral Junior
Fagote
Alexandre J. Abreu
Quinteto de Metais
Samuel Brisolla (trompete)
Oscarindo Roque Filho (Trompete)
Silvio Batista (Trompa)
João José Leite(Trombone)
Paulo César da Silva (Tuba)
Grupo de Carnaval
Cleyton J. Tomazela (clarinete)
*João Batista de Lira (flauta)
Meila Tomé (violoncelo)
João José Leite (trombone)
Sergio Luiz Pinto (contrabaixo)
Fernanda V. Vieira (percussão)
* Leandro Ligocki (violão)
* músicos convidados
Quarteto de Cordas
Eduardo Palatim Semencio (violino)
Kleberson Cristiano Figueira Buzo (violino)
Victor R. Ribeiro (Viola)
Daniel Pinto Lessa (Violoncelo)
Grupo de Cordas Itinerante
Ivenise Nitchepurenco (Violino)
Eder Esli Grangeiro (violino)
Lara Ziggiatti (Violoncelo)
4ª Semana da Escola Livre de Música da Unicamp celebra o ensino coletivo com concertos gratuitos
De 2 a 5 de dezembro, sempre às 19h, o Teatro de Arena da Unicamp será palco da 4ª Semana da Escola Livre de Música (ELM). O evento, gratuito e aberto ao público, apresenta uma programação especial com os grupos musicais formados pelos mais de 200 alunos da ELM. Os concertos demonstram o trabalho pedagógico de ensino coletivo desenvolvido pela instituição, que atende músicos de diversas idades e níveis de experiência.
A abertura, no dia 2, fica por conta da Banda Sinfônica da Unicamp, coordenada por Fernando Hehl, coordenador da Escola. Composta por 60 músicos, o grupo reúne alunos de graduação em música, amadores de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas e instrumentistas que já atuam profissionalmente. O programa da noite, intitulado “Do sinfônico ao cinema”, explora o repertório tradicional de bandas sinfônicas e trilhas sonoras de filmes internacionais.
Na terça-feira, dia 3, o público poderá conferir três apresentações em sequência: a Camerata de Violão, sob a coordenação de Laurie Oliveira; a Camerata de Violinos, dirigida por Eduardo Semencio; e os Grupos de Trompetes I e II, com a orientação de Israel Calixto.
Já na quarta-feira, dia 4, o destaque será a apresentação da Big Band da ELM, com regência de Israel Calixto. Conhecida por seu repertório vibrante e cheio de improvisação, a Big Band promete uma noite marcada pela energia musical.
Encerrando a semana, na quinta-feira, dia 5, Miguel Clemente assume a regência da Orquestra de Saxofones. A apresentação promete surpreender com a riqueza sonora característica do grupo, que fecha o evento em grande estilo.
A Semana da ELM reflete o compromisso da Escola Livre de Música com a integração da comunidade acadêmica e cultural. A diversidade dos grupos e a qualidade das apresentações reforçam a importância do ensino coletivo como ferramenta de aprendizado e expressão artística.
Serviço | 4ª Semana da Escola Livre de Música
- quando: 2 a 5 de dezembro de 2024, sempre às 19h
- onde: Teatro de Arena, Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP
- entrada gratuita
Vem aí a 4ª Semana da Escola Livre de Música, de 02 a 05 de dezembro
Separe na agenda: entre os dias 02 e 05 de dezembro acontece a 4ª edição da Semana da Escola Livre de Música, sempre às 19h no Teatro de Arena, na Unicamp.
O evento gratuito visa apresenta à comunidade todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 200 alunos que atualmente estão matriculados na ELM.
Serão 4 noites de apresentações, com atuações da Banda Sinfônica da Unicamp, Big Band, Orquestra de Saxofones, Grupos de Percussão e Trompetes, dentre outros. Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de toda a programação.
Os concertos acontecem sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp.
Serviço | 4ª Semana da Escola Livre de Música
- quando: de 02 a 05 de dezembro de 2024
- onde: Teatro de Arena, Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
- entrada gratuita
Zíper na Boca participa do XVII Festival Nacional de Corais de Colorado, no Paraná
De 22 a 24 de novembro acontece o XVII Festival Nacional de Corais de Colorado, no Paraná. o evento, gratuito, conta com a participação de mais de 14 corais de diversas regiões.
Entre os destaques esta o Coral Unicamp Zíper na Boca, sob regência da maestrina Vivian Nogueira. A apresentação do Zíper acontece no Auditório Wilma Palhari e na Igreja Matriz, às 18h.
Serviço | XVII Festival Nacional de Corais de Colorado
- quando: de 22 a 24 de novembro de 2024, às 18h
- onde: Auditório Wilma Palhari e Igreja Matriz, Colorado/PR
- entrada gratuita
Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp traz Beethoven e Emilie Mayer quinta, 14, na FCM
No dia 14 de novembro, às 19h30, o Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp será o cenário de mais um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Sob regência da maestrina Cinthia Alireti, o programa explora o romantismo expressivo de Emilie Mayer e o idílio pastoral de Beethoven, oferecendo ao público uma noite que promete uma imersão profunda na riqueza orquestral.
A abertura do concerto destaca a compositora alemã Emilie Mayer, com sua inspirada “Abertura Fausto”. Considerada uma das vozes femininas mais marcantes do romantismo, Mayer transformou sua paixão pela música em obras vibrantes, ainda que pouco conhecidas pelo público. “Abertura Fausto” exibe sua habilidade em captar atmosferas dramáticas e complexas, transportando o ouvinte para os dilemas e profundezas emocionais do protagonista da obra literária de Goethe dentro da tradição da música programática alemã do século XIX.
A segunda parte do concerto traz uma das peças mais queridas de Ludwig van Beethoven, a Sinfonia n. 6, conhecida como “Pastoral”. Diferente das suas composições de tom mais dramático, a “Pastoral” se destaca pela serenidade e pela celebração da natureza. Dividida em cinco movimentos, cada um evoca um aspecto do campo: da paz bucólica à força de uma tempestade, concluindo com um cântico de gratidão. Beethoven nos guia por um cenário idílico, onde a música se funde aos sons da natureza, refletindo seu amor pelo ambiente rural.
O evento, gratuito, é uma oportunidade única para aproveitar a interpretação da OSU em uma noite que une o dramático ao contemplativo.
A seguir, confira o programa digital deste concerto
Serviço | Pastoral
- quando: 14 de novembro de 2024, às 19h30
- onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas
- entrada gratuita
CIDDIC e OSU lançam o edital para o Projeto Performance 2025 com foco na experimentação musical
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), em sua missão de promover a pesquisa e inovação no cenário musical universitário, anuncia a oitava edição do Projeto Performance, organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp). Em 2025, o projeto segue como um verdadeiro laboratório de pesquisa para experimentações musicais, envolvendo não só a performance sinfônica, mas também áreas como composição, educação musical e multimídia. A iniciativa busca fomentar colaborações com músicos, artistas, pesquisadores e educadores, abrindo espaço para a realização de ensaios experimentais, concertos e master classes ao longo do ano.
Sobre o Laboratório de Pesquisa da OSU
Os projetos selecionados poderão integrar a programação oficial de concertos e ensaios da OSU, composta por um elenco de músicos talentosos e instrumentação clássica, com recursos de flautas, oboés, clarinetes, trompas, cordas e percussão, além de espaço dedicado para ensaios na Sala Almeida Prado, em Campinas. Os proponentes podem optar pelo uso integral da Orquestra ou por formações menores, de acordo com as demandas de suas propostas.
Quem pode se inscrever?
As inscrições estão abertas para intérpretes, compositores, arranjadores, pesquisadores e educadores que desenvolvam projetos de música sinfônica e que precisem de uma orquestra para suas pesquisas. No entanto, a edição atual não contempla projetos de regência. Interessados podem se inscrever entre 4 de novembro e 20 de dezembro de 2024, enviando suas propostas e material audiovisual que demonstre seu trabalho por meio do site oficial do CIDDIC.
Processo de seleção e execução
Uma comissão composta pela Direção Artística e Comissão da OSU analisará as propostas com base nos objetivos e programação do CIDDIC. Serão selecionados os projetos que melhor se ajustem à formação da orquestra e às características da sala de ensaio. Após a aprovação, os candidatos são responsáveis por fornecer partituras e documentação autoral, bem como por eventuais custos de direitos autorais e aluguel de partituras.
A execução dos projetos será acompanhada pela equipe do CIDDIC, e as datas das apresentações serão alinhadas conforme a disponibilidade da orquestra. Vale ressaltar que os proponentes não recebem remuneração pela participação, embora a instituição possa oferecer apoio logístico em alguns casos.
Como participar
Para se inscrever, basta acessar o site do CIDDIC, preencher o formulário com a proposta e enviar para o e-mail indicado no edital. Propostas coletivas são permitidas, mas a aprovação depende dos critérios da comissão.
Para mais detalhes sobre o edital, entre em contato com a equipe da OSU pelo e-mail osu@unicamp.br.
Apresentação do pianista Enrique Graf contará com curadoria de Mauricy Martin, coordenador do CIDDIC
O renomado pianista Enrique Graf se apresentará na Sala Watari dia 9 de novembro, com um programa que destaca obras de Mozart, peças de compositores uruguaios como Eduardo Fabini, Eduardo Gilardoni e Héctor Tosar, além de Mariano Mores, da Argentina, e a monumental Sonata em Si Menor de Franz Liszt.
Descrito como “um dos pianistas brilhantes de nosso tempo” pelo The Washington Post, Graf já se apresentou como solista em inúmeras cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Moscou, Praga, Bogotá, Santiago, Belo Horizonte, Brasília, Montevidéu e outras grandes capitais culturais, colaborando com orquestras de prestígio como a Janacek Philharmonic e a American Chamber Orchestra.
A série de concertos da Sala Watari, com curadoria do pianista Mauricy Martin, Coordenador do CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp), promete uma noite memorável para os amantes da música clássica. Não perca!
Serviço
- quando: 09 de novembro
- onde: Sala Watari | Estrada da Rhodia, próx. Km 16 – Barão Geraldo, Campinas/SP
Zíper na Boca participa do Outubro Rosa, no CAISM
No dia 31 de outubro, o CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp), se transformará em um cenário especial de música e conscientização pelo Outubro Rosa. Em apoio à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, o Coral Unicamp Zíper na Boca, sob a regência da maestrina Vivian Nogueira, apresentará uma performance preparada para acolher pacientes, familiares e profissionais de saúde, trazendo arte e emoção a esse importante espaço de cuidado.
A apresentação será realizada no próprio CAISM, na Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp. Participe deste momento único e junte-se a nós no apoio a essa causa essencial!
Serviço | Zíper na Boca no Outubro Rosa
- quando: 31 de outubro, às 12h30
- onde: CAISM | Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
FECFAU celebra aniversário de seus cursos de graduação com apresentação especial do Coral Zíper na Boca
Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) promove uma celebração especial, marcando os 55 anos do curso de Engenharia Civil e os 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo. O evento visa integrar a comunidade acadêmica, reunindo docentes, servidores, alunos atuais e ex-alunos para relembrar e celebrar a trajetória desses dois cursos.
A programação começa 30 de outubro, das 18h às 21h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Nos dias seguintes, as atividades se estendem pela FECFAU, acontecendo nos dias 31 de outubro das 8h às 21h e 1º de novembro das 8h às 17h, com atividades voltadas ao compartilhamento de experiências, histórias e perspectivas sobre o impacto e o futuro da formação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.
Na quarta, 30, às 18h40, sob regência de Vivian Nogueira, o Coral Unicamp Zíper na Boca realiza uma apresentação especial celebrando os 55 anos do Curso de Graduação em Eng. Civil e 25 anos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Serviço | Zíper na Boca celebra aniversário da FECFAU
- quando: 30 de outubro de 2024, às 18h40
- onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)
OSU e alunos de Voz Popular do Instituto de Artes da Unicamp apresentam o concerto “Um olhar sobre o Brasil”
No dia 31 de outubro de 2024, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se une aos alunos de Voz Popular do Instituto de Artes (IA) da Unicamp para apresentar o espetáculo “Um olhar sobre o Brasil”, no Teatro de Arena da Unicamp, às 20h. O evento, com entrada livre, será conduzido pela maestrina da Sinfônica, Cinthia Alireti, e conta com a orientação, repertório e roteiro da Professora Dra. Regina Machado.
O programa do concerto inclui obras que destacam a diversidade da música brasileira, desde o poema sinfônico “O Boto do Tapajós”, de Cintia Zanco, até clássicos como “Brasil Pandeiro” e “Andar com Fé”, esta última de Gilberto Gil. Cada música foi cuidadosamente selecionada para proporcionar uma reflexão sobre a cultura e a história do país, oferecendo um panorama que vai do popular ao erudito, sempre com o toque especial dos alunos de Voz Popular.
O concerto trará ao público uma viagem pela música brasileira com arranjos especiais feitos por Cintia Zanco, renomada artista que transita entre a música popular e erudita. Zanco, com uma extensa carreira como instrumentista, arranjadora e compositora, tem sido uma presença constante nas principais orquestras e grupos de música do Brasil. Seu trabalho como arranjadora já foi apresentado por orquestras renomadas e gravado por grandes nomes da música nacional. Entre as diversas colaborações, Zanco realizou arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, trabalhando com artistas como Elza Soares, Lenine e Mart’nália. Sua expertise será um dos destaques da apresentação, garantindo que o público tenha uma experiência musical rica e diversificada.
A noite será um convite para celebrar a música nacional em suas diferentes formas e tradições, e a interação entre a OSU e os jovens talentos da Unicamp promete emocionar e surpreender.
Sobre Cintia Zanco
Cintia Zanco é uma artista versátil, com atuação tanto na música popular quanto na erudita. Instrumentista, arranjadora, compositora e arte-educadora, Cintia possui uma longa trajetória na cena cultural brasileira. Ao longo de sua carreira, integrou várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também participou de grupos de música popular, incluindo Mawaca, Orquestra Paissandú, Tarsila Instrumental, GatoNegro Tango, Grupo Dedo de Moça e Quarteto Abaporú. Como arranjadora e compositora, é ativa tanto na música sinfônica quanto em formações de câmara, popular e étnica, com arranjos executados por diversas orquestras no Brasil e no exterior.
Atualmente, trabalha regularmente com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde elabora arranjos para a orquestra e solistas convidados, como Raul de Souza, Lenine, Luís Melodia, Moraes Moreira, Richard Galliano, Philip Catherine, Carla Cook, Elza Soares, Roberta Sá, Luiza Possi, Mart’nália, Paulo Sérgio Santos, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Diego Schissi, Grupo Mawaca, Wadaiko Sho e Ramiro Boero, além de solistas residentes da orquestra. Realiza também trabalhos para grupos e cantores de música popular, sendo destaque os arranjos de cordas para o CD Cauby Peixoto Interpreta Roberto Carlos, indicado ao Prêmio de Música Brasileira.
Além de arranjadora, Cintia é compositora de trilhas para cinema, eventos, publicidade e teatro, como a trilha do espetáculo Os Lusíadas, dirigido por Iacov Hilel e criada em parceria com Magda Pucci, lançada em CD. Cintia foi indicada ao prêmio de melhor trilha sonora original pela APETESP, com a trilha para o espetáculo Eleonora & Elenice, de Tácito Rocha. Em 2007, fez sua estreia como regente na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, conduzindo sua peça autoral Variações Nômades, para violino e orquestra, com solo de Graziela Rodrigues. Desde então, atua como regente em gravações e eventos.
Como educadora, foi fundadora e coordenadora da Escola para Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS, professora na Universidade Livre de Música e professora e coordenadora da área de música da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.
Conferi, a seguir, o programa digital.
Serviço | Um olhar sobre o Brasil
- quando: 31 de outubro de 2024
- onde: Teatro de Arena | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas
- entrada gratuita
Mauricy Martin é artista convidado do VII Festival Internacional de Piano Festibaq, em Barranquilla, Colômbia
Mauricy Martin, Coordenador do CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp) é artista convidado do VII Festival Internacional de Piano Festibaq, em Barranquilla, Colômbia. O Festibaq é o único festival de piano de todo o litoral colombiano e é um dos 5 festivais de piano mais importantes da Colômbia e acontecerá entre os dias 22 e 27 de outubro.
Durante o Festival, Mauricy Martin, pianista e professor da Universidade Estadual de Campinas, irá apresentar um recital de piano com obras de Beethoven, Chopin e os compositores brasileiros Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, além de ministrar master classes e servir no júri do concurso de piano do festival.
Grupos de Flautas e Trompetes da ELM se apresentam no CAISM em apoio ao Outubro Rosa
No dia 23 de outubro de 2024, o CAISM (Hospital da Mulher da Unicamp) se vestirá de música em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento contará com duas apresentações especiais, trazendo leveza e acolhimento ao ambiente hospitalar.
Às 8h, o Grupo de Flautas da Escola Livre de Música (ELM) se apresentará, e às 15h será a vez do Grupo de Trompetes. As performances acontecerão no próprio CAISM, localizado na Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
Venha prestigiar este momento musical e apoiar essa causa tão importante!
Serviço | Música no CAISM
- quando: 23 de outubro, às 8h e às 15h
- onde: CAISM | Rua Alexander Fleming, 101, dentro do campus da Unicamp.
- entrada gratuita
OSU abre vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abriu uma vaga para contrabaixista por meio de Processo Seletivo Público.
A remuneração é de R$ 6.607,20 mensais e os candidatos devem ter graduação em música e domínio técnico do instrumento contrabaixo. Há uma vaga disponível, e as inscrições podem ser feitas até dia 22 de outubro de 2024.
Atualização:
Coral Unicamp Zíper na Boca canta sambas, serenatas e rock’n’roll no Teatro Castro Mendes
O Coral Unicamp Zíper na Boca, mantendo sua tradição, estreia seu espetáculo anual no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas. A apresentação acontece no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 20h30, com o tema “Sambas e serenatas: das ruas do Flamengo aos tempos da brilhantina”.
O Coral inova ao reunir em seu repertório chorinhos, sambas e músicas do rei do rock, Elvis Presley. “A proposta é recriar um ambiente cênico-musical com o objetivo de envolver o público de maneira original”, diz a maestrina Vivian Nogueira, regente do Coral desde 1985, quando nasceu o Zíper na Boca.
Repertório
Declarado, em 2024, como Patrimônio Cultural Imaterial do país, o chorinho foi o gênero escolhido para abrir o espetáculo. Com arranjos de Damiano Cozzella, o público poderá ouvir e ver a performance das músicas Corta jaca, Flamengo, Carinhoso e Brejeiro. Na sequência, o público terá a oportunidade de relembrar clássicos do samba, com composições de Martinho da Vila, João da Baiana e Heraldo Devagar, com arranjos de Eduardo D. Carvalho.
As canções interpretadas pelo ícone da cultura pop, Elvis Presley, também poderão ser apreciadas no Teatro Castro Mendes. O Coral relembra baladas que descrevem histórias de amor e de tristezas como Love me Tender e Always on my mind, entre outras, para então finalizar a noite com os rocks que até hoje ainda são apreciados pelas mais diferentes gerações como Suspicious Minds, entre diversos outros sucessos de Elvis.
A preços populares, os ingressos estão disponíveis por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) para venda online ou na bilheteria do Teatro Municipal Castro Mendes. Esta é uma oportunidade única para quem gosta de canto coral e deseja conferir uma apresentação artística bem arrojada.
Serviço
Coral Unicamp Zíper na Boca: Sambas e serenatas: das ruas do Flamengo aos tempos da brilhantina
Direção geral e musical: Vivian Nogueira
Quando: 18 de outubro, às 20h30
Local: Teatro Municipal Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Campinas)
Ingressos: R$ 10,00 (entrada inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)
Link para compra online: clique aqui
Programa:
Choros Clássicos
Arranjos: Damiano Cozzella – Adaptação do texto ao arranjo: Vivian Nogueira
Corta jaca – Machado Careca/ Chiquinha Gonzaga
Flamengo – Bonfiglio de Oliveira
Carinhoso – Pixinguinha
Brejeiro – Catulo da Paixão Cearence/Ernesto Nazareth
Sambas de Martinho da Vila
Martinho da Vila/João da Baiana/Heraldo Devagar
Arranjos: Eduardo D. Carvalho
Canta, canta minha gente
O pequeno burguês
Madalena do Jucu
Devagar, devagarinho
Batuque na cozinha
Casa de bamba
Quem é do mar não enjoa
Ex-Amor
Elvis Presley
Love me Tender – Elvis Presley/Vera Matson – arr: Roger Emerson
Always on my mind – Johnny Christopher, Wayne Thompson, Mark James – arr: André D. Tuffo
Unchained Melody – Hy Zaret/Alex North – arr: Mark A Brymer
Can’t help falling in love – George David Weiss/Hugo Peretti/ Luigi Creatore – arr: Roger Emerson
Suspicious Minds – Mark James – arr: Weverton Silva
Elvis Presley Rocks:
Arranjos: Weverton Silva
Jailhouse Rock – Jerry Leiber / Mike Stoller
Don’t Be Cruel – Elvis Presley /Otis Blackwell
Burning Love – Dennis Linde
Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta concerto “Clássicos da Despedida”, dia 17, na FCM
No dia 17 de outubro de 2024, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará um concerto especial intitulado “Clássicos da Despedida”, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o evento promete uma noite emocionante, trazendo ao público algumas das obras mais icônicas da música clássica.
O repertório inclui a famosa Aria da Suite n.3 em ré maior de J. S. Bach, além da Aria da Suite Antiga de Alberto Nepomuceno, com edição de Guilherme Bernstein. O programa segue com a vibrante Sinfonia n. 1 Kv. 16 de W. A. Mozart, composta quando o prodígio tinha apenas 8 anos de idade, e culmina com a célebre Sinfonia n. 45 em fá menor de Joseph Haydn, popularmente conhecida como “Adeus”, que encerra o concerto com um emocionante final.
Esta apresentação é uma excelente oportunidade para os amantes da música clássica desfrutarem de um repertório cuidadosamente selecionado, em uma noite de despedidas e celebrações sonoras. A entrada é livre por ordem de chegada. Não perca!
A seguir, confira o programa digital da apresentação.
Serviço | Concerto especial “Clássicos da Despedida”
- quando: 17 de outubro de 2024, às 19h30
- onde: Auditório da FCM | R. Albert Sabin (Unicamp)
- entrada: livre
Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 4 “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”
Encerrando a edição 2024 do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, a última mesa, às 15h30, traz novamente em sua composição o Dr. Ricardo Bologna e o Prof. Dr. Guilherme Bernstein, além da mediação do Prof. Dr. Abel Rocha. O tema será “Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão”.
Somam-se ao debate o Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento, e Prof. Dr. Luciano Camargo, professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP, regente do Coro Acadêmico da UNESP, e fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA.
O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.
Mesa 4
Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão
Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.
Prof. Dr. Guilherme Bernstein | Compositor e regente, Professor Doutor de Regência e Diretor Artístico da Orquestra da UNIRIO. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É Diretor Artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto. Como convidado, tem atuado à frente de diversas orquestras, tais como a Sinfônica Nacional – UFF, OSB, OSPA, entre outras.
Maestro Eduardo Pereira | Diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Atuou como coordenador musical do maior cine concerto do mundo, “O Senhor dos Anéis – As duas torres”. Foi curador da série OSB do Brasil. Vencedor dos concursos “Eleazar de Carvalho” ( melhor regente) e Mestre da Cultura Nacional (“Personalidade Cultural do ano de 2023”), entre outros.
Prof. Dr. Luciano Camargo | Regente e professor da área de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau – Alemanha) e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo (UNIOPERA). Foi professor de regência no Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) de 2017 a 2023.
Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.
Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social
- quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
- onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
- Evento: gratuito
- Inscrição: clique aqui para se inscrever
- Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado
Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 3 “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”
A rodada da tarde do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social também reserva importantes personagens do cenário da música brasileira.
A primeira mesa vespertina traz como centro o tema “A carreira do músico nas orquestras sinfônicas”, com destaque para a participação de Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock, e idealizador do Projeto Requinta Brasil.
Também integram a mesa o maestro Wanilton Mahfuz, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera, o Dr. Paulo de Paula, fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, além de ser idealizador e diretor artístico do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), e o Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM e diretor artístico do Percorso Ensemble.
A mesa das 14h será mediado pelo Prof. Dr. Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, e diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.
O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.
Mesa 3
A carreira do músico nas orquestras sinfônicas
Maestro Wanilton Mahfuz | Diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Regente e produtor do coral e Orquestra Chácara Primavera desde 2013 e do Coral e Orquestra IBCC, entre 2001 a 2012. Graduado em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação dos maestros Benito Juarez, Helena Starzynski e Henrique Gregori. Mestrado em Teatro Musical Sacro – FABAT/RIO, sob a orientação do Dr. Nabor Nunes Filho.
Dr. Paulo de Paula | Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Foi responsável pela criação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, da EMOSI – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba. É Doutor, Mestre e Bacharel em Música pela Unicamp.
Eduardo Freitas | Natural de São Paulo, Eduardo Freitas iniciou seus estudos na EMESP,com o Daniel Cornejo,Bacharel em Clarinete pela UNESP tendo como Orientador o Sérgio Burgani. Participou de vários festivais, entre eles, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Oficina de Música de Tatuí, participando também de vários MasterClass com renomados artistas, como François Sauzeau, Olivier Patey, Wenzel Fuchs, Ralph Mano, Ovanir Buosi, Cristiano Alves, Luis Eugênio (Montanha). Trabalhou com diversos grandes Maestros, dentre eles,Abel Rocha, Isaac Karabtchevsky, Lazlo Marosi, Benito Juarez, Dario Sotelo, Felix Hauswirth, Roberto Tibiriçá e Knut Andreas. Foi integrante da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, Banda Sinfônica de Cubatão, Orquestra Sinfônica de Guarulhos, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é Clarinetista da Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Rock Artista Marca Reeds,e idealizador do Projeto Requinta Brasil.
Dr. Ricardo Bologna | Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP e Diretor Artístico do Percorso Ensemble. Como regente convidado, atua à frente das principais orquestras brasileiras, tais como a OSESP, OSB, Filarmônica de Minas, entre outras.
Prof. Dr. Abel Rocha – mediação | Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.
Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social
- quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
- onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
- Evento: gratuito
- Inscrição: clique aqui para se inscrever
- Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado
Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: Mesa 2 “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”
A segunda mesa do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que acontece no dia 10 de outubro, traz como perspectiva o tema “Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira”.
Integram a mesa nomes como Gisely Nascimento, idealizadora e gestora do Projeto COB (Conectando Orquestras Brasileiras), Victor Lessa, produtor cultural, diretor-executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e co-idealizador do Encontro Musical de Indaiatuba, e a maestrina Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam (Festival Camerata).
Além destes, Raquel Rosa, coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp também participa do encontro. A mediação será de Nelson Kunze, gestor cultural e diretor da Revista Concerto.
O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social acontece no dia 10 de outubro, das 09h às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Rua Érico Veríssimo, 500, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link https://bit.ly/forum-gestao.
Mesa 2
Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira
Victor Lessa
Músico violoncelista, atuou como produtor da Oficina de Cordas de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes. É produtor executivo do Encontro musical de Indaiatuba (EMIn), da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, da Orquestra Sinfônica de Americana, da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e da Academia Jovens Músicos de Piracicaba.
Gisely Nascimento
Teve sua iniciação musical em 2002 no Projeto Guri (violino e canto coral). Foi colaboradora de algumas orquestras brasileiras no setor administrativo e operacional. Desenvolveu estudos acadêmicos sobre grupos sinfônicos e desde 2022 é gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras.
Raquel Rosa
Iniciou sua carreira como inspetora na Orquestra Experimental de Repertório, dentro da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Atuou por 6 anos como coordenadora de produção na Orquestra Sinfônica da Bahia, corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em maio de 2024, assumiu a Coordenação de Operações e Eventos da Fundação Osesp. Raquel é especialista em Gestão de Projetos pela USP/Esalq.
Maestra Natália de Sousas Larangeira
Regente e diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e do Festival Camerata (FeCam). Vencedora dos prêmios Jovem Talento 2021 (Revista Concerto), 2º lugar no III Concurso para diretores da Ópera Baugè (França/2019) e 1º lugar no Concurso para assistente de direção da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, onde atuou entre 2020 e 2022.
Nelson Rubens Kunze – mediação
Formado em engenharia e música, realizou cursos de extensão na Escola Superior de Artes de Berlim e na Universidade Técnica de Berlim. É fundador, sócio e diretor da empresa Clássicos Editorial Ltda., que desde 1995 publica a revista CONCERTO – Guia Mensal de Música Clássica e desde 2006 o Site CONCERTO, dos quais é editor e colunista.
Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social
- quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
- onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
- Evento: gratuito
- Inscrição: clique aqui para se inscrever
- Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado