Coordenadoria

Coordenador

Prof. Dr. Mauricy Matos Martin

Foto de Mauricy Matos Martin Coordenador do CIDDICMaurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) há 39 anos, se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Itália, Sérvia, Polônia, Hungria, Argentina e Paraguai. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini, Cinthia Alireti e Lutero Rodrigues.
Educador dedicado, Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação nacional e internacional como professor e julgador em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University, Universith of North Dakota; no Paraguai na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic na Sérvia. Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa escola de música na Jacob’s School of Music da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura.
Mauricy Martin também é Diretor Artístico do Backa Palanka Internacional Piano Festival na Sérvia e curador da série de concertos da Sala Watari em Campinas.


Coordenador Associado

Prof. Dr. Angelo José Fernandes

Professor Doutor Angelo José Fernandes

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista colaborador, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto, Ópera Studio, Música de câmara, Técnica Vocal e Fisiologia da Voz.

Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG. Entre seus principais professores e orientadores destacam-se Carlos Alberto Pinto Fonseca, Iara Fricke Matte e Lincoln Andrade (Regência Coral), Eduardo Hazan, Lucas Bretas e Helly Drumond (Piano e Música de Câmara), Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Adriana Giarola Kayama, Eliane Fajioli e Amin Feres (Canto e Técnica Vocal), além de vários outros.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado intensamente ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual. Tem trabalhado também com o resgate e análise musical da obra afro-brasileira para canto e piano e para coro a capella do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

Na área da performance musical, integra o quinteto vocal Mestres Cantores de São Paulo formado pelos professores cantores Adriana Giarola Kayama, Martha Herr, Josani Keunecke, Lenine Santos, Angelo Fernandes e Ricardo Ballestero, e tem realizado diversos recitais como camerista, tanto como cantor quanto como pianista, apresentando um repertório diversificado com ênfase na canção brasileira de câmara.

É diretor artístico do Ópera Studio do Instituto de Artes da UNICAMP, grupo formado por jovens cantores universitários, com o qual tem montado e apresentado várias óperas e concertos de cenas de óperas no meio universitário com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP. Seu trabalho de maior reconhecimento, entretanto, é sua atuação à frente de dois grupos corais dos quais é regente, diretor artístico e preparador vocal: o Coro Contemporâneo de Campinas e o Madrigal Musicanto de Itajubá. Com esses grupos já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também no exterior, sempre levando um repertório de alto nível técnico e artístico. Além de já ter apresentado um vasto repertório de música a capella que inclui diversos estilos da Renascença à Música Contemporânea, esses coros têm se destacado por sua participação em montagens de obras de caráter sinfônico com orquestras da cidade de Campinas e da região.


Histórico de coordenadores do CIDDIC