Orquestra Sinfônica da Unicamp

  • Cartaz OSU para todos

    As apresentações visam levar música e alegria a quem mais precisa A partir do dia 13 de fevereiro a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nova edição do projeto “OSU para todos”, atividade beneficente que dá início à programação de 2023 da Sinfônica. O projeto, que acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro, tem como objetivo levar pequenos concertos musicais a diferentes locais, como instituições para crianças com deficiência, lar para idosos e hospitais, tornando a música ferramenta de emoções e sentimentos positivos a quem mais precisa. Durante esses dias, pequenos grupos de instrumentistas da OSU se apresentarão a públicos diversos com um repertório igualmente variado, compartilhando amor, música e conversas informais. A seguir confira a programação completa: 13/02 09h – Hospital Sobrapar 14h00 – Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti) 14/02 14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) 14h – Espaço Ludens 15h – Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti) 15/02 09h – Hospital Sobrapar 09h – Hospital Boldrini 14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) 16/02 14h – Clínica Ludens   Endereços: Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti) Alexander Fleming, 101 – Cidade Universitária, Campinas APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Endereço: R. Francisco Bueno Lacerda, 120 – Parque Itália, Campinas Espaço Ludens (Unidade II) Rua José Lins do Rego, 560 – Alto Taquaral, Campinas Hospital Sobrapar Av. Adolfo Lutz, 100 – Cidade Universitária, Campinas Hospital Boldrini (Centro de Radioterapia) Márcia Mendes, 619 – Cidade Universitária, Campinas – SP


  • Foto do concerto de natal com a Orquestra sinfônica da Unicamp e o coro contemporâneo de Campinas

    Entre os dias 15 e 16 de dezembro a OSU e o Coro Contemporâneo de Campinas apresentaram o “Concerto de Natal”, última performance do ano da Sinfônica e que trouxe como homenageado o professor e maestro Angelo J. Fernandes, coordenador do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp, Unidade na qual a OSU é filiada. No programa, trechos da grande Missa em Dó menor de Mozart, além de clássicos natalinos como Noite Azul, O Holy Night e White Christmas. A apresentações gratuitas aconteceram dias 15 e 16 de dezembro, em Mogi Mirim (Igreja Matriz São José) e na Unicamp (Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), respectivamente. A seguir confira um pouco de como foi a primeira noite do especial. Em seguida, algumas imagens da segunda noite de concerto. Imagens do primeiro dia você encontra neste link, do Nelson Theodoro Jr. Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp Data: sex, 16 dez 2022 Local: FCM, Unicamp, Campinas, SP Confira também o programa digital do concerto. Para fazer o download, clique aqui.


  • Cartaz concerto noite do terror com a OSU

    Apresentação gratuita integra os 40 anos de atividades da Sinfônica A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta dia 22, terça-feira, o concerto temático “Noite do terror”, performance que une temas populares do horror a obras sinfônicas inspiradas ou que conectam-se a histórias de terror. A apresentação visa celebrar o Dia do Músico de modo inusitado e inovador. Sob regência da maestrina da OSU, Cinthia Alireti, e com participação especial de Leandro Cavini, barítono, a apresentação gratuita ocorre no Teatro de Arena da Unicamp, a partir das 19h, e tem como objetivo expor ao público um passeio lúdico com toques de teatro, tendo como pano de fundo temas do horror popular. A ideia do concerto, segundo Alireti, “é apresentar, neste Dia do Músico, um concerto informal, descontraído, com inspiração em temas assustadores, para mostrar as capacidades sonoras e expressivas da orquestra sinfônica”, comenta a maestrina. No repertório, destaque para obras de Bach, Brahms, Saint-Saëns, Mozart, entre outros. O concerto temático faz parte de um rol de apresentações especiais em comemoração aos 40 anos de atividades da Sinfônica, completados neste ano. Serviço | Noite de terror 22 de novembro, terça-feira, 19h Local: Teatro de Arena da Unicamp Rua Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859 Entrada franca. Não há retirada de ingressos. Acesso ao concerto por ordem de chegada.


  • Na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o “Encontro de Música Contemporânea 2022”, concerto especial que traz homenagem à professora Denise Garcia e ao professor Fernando Hashimoto. Na apresentação, destaque para a estreia da obra “Outros quadros”, do compositor brasileiro Paulo C. Chagas, com solo do percussionista Hashimoto. A obra inédita foi especialmente elaborada para o encontro. A composição, segundo Chagas, “inspira-se em elementos pictóricos e procedimentos estilísticos dos quadros de Paul Klee (1879-1940), como as qualidades expressivas, sequências e transparências das cores, o entrelaçamento de estruturas lineares horizontais e verticais, o espelhamento de imagens e motivos que formam grandes complexos, o papel estrutural do ritmo e das progressões rítmicas, e o entrelaçamento de simetrias e camadas múltiplas”, destaca. O concerto conta, ainda, com a participação solo de Leandro Cavini (barítono) e Bruno Demarque (trompa). A apresentação integra o rol de atividades especiais em alusão aos 40 anos de atividades da Sinfônica. Anote: dia 10 de novembro, a partir das 19h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Entrada franca! Sobre os homenageados Denise Garcia é compositora paulista, professora de composição do Departamento de Música da Unicamp. Suas obras sinfônicas têm sido apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra de Sopros de Tatuí, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de Santo André. Fernando Hashimoto também é professor da Unicamp (percussão). É reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro de percussão, com estreias e primeiras gravações de dezenas de obras de compositores do país, muitas dessas comissionadas ou dedicadas a ele. Entre elas, destacam-se 18 concertos para percussão e orquestra. A seguir, confira o programa digital do Encontro. Caso prefira, faça o download aqui. Serviço | Encontro de Música Contemporânea 2022 10 de novembro, quinta, 19h30 Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP Entrada franca. Não há retirada de ingressos. Acesso ao concerto por ordem de chegada.


  • Cartaz da ópera as bodas de fígaro

    Apresentação gratuita integra os 40 anos de atividades da Sinfônica Entre os dias 27 e 29 de outubro a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta a ópera clássica “As Bodas de Fígaro”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação será gratuita e acontece no Sesc Campinas, com participação do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC) e do coletivo Ocupação Lírica de Teatro Itinerante. Com direção artística do maestro Angelo Fernandes, direção musical da maestrina da OSU, Cinthia Alireti e direção cênica de Felipe Venâncio, “As Bodas de Fígaro” é uma opera buffa em quatro atos composta em cerca de 6 semanas com estreia no Burgtheater de Viena, em 1º de maio de 1786. A obra leva como base o libreto de Lorenzo da Ponte, inspirado na peça Le mariage de Figaro, do francês Pierre-Augustin Caron Beaumarchais. Cinthia Alireti destaca que “a obra se distingue por seu curioso contexto internacional, tendo o texto inicial nascido nas mãos do escritor francês Beaumarchais, sendo transformado em libreto pelo italiano Lorenzo da Ponte e musicado por Mozart, um compositor austríaco”. A maestrina ressalta, ainda, que não se deve esquecer “de que a trama se passa em Sevilha, na Espanha, e está sendo trazida para Campinas, no Brasil”. Segundo Angelo Fernandes, Mozart “foi um compositor cosmopolita e prolífico, desenvolvendo sua atividade em vários dos mais importantes centros musicais da Europa, criando obras em praticamente todos os gêneros utilizados na época e destacando-se em todos por sua genialidade e excelência”, comenta. Segundo o maestro, é, “dentre os compositores não brasileiros, o mais presente na atividade da Classe de Canto e do Ópera Estúdio da UNICAMP”. A ópera “As Bodas de Fígaro” será apresentada nos dias 27 e 28 de outubro, às 19h30, e no dia 29 às 16h30, no Sesc Campinas. A entrada é gratuita e com ingressos limitados retirados com antecedência de duas horas na Central de Atendimento do Galpão. A apresentação integra a programação especial da Sinfônica em comemoração aos 40 anos de fundação. Conheça mais sobre os diretores Angelo J. Fernandes, Cinthia Alireti e Felipe Venâncio. Conheça também o elenco que integra os solistas. A seguir, confira a versão digital do programa da ópera “As Bodas de Fígaro” ou, se preferir, clique aqui para baixar o programa. Serviço | As Bodas de Fígaro 27 e 28 de outubro, quinta e sexta, 19h30 29 de outubro, sábado, 16h30 Local: Galpão Multiuso do Sesc Campinas Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP, 13070-741 Entrada franca.


  • Cartaz concerto em homenagem ao prof. Carlos Fiorini

    Homenagem integra programação especial de aniversário de 40 anos Dando sequência aos encontros gratuitos que integram a programação especial em comemoração aos seus 40 anos, nos próximos dias 05 e 06 de outubro a Orquestra Sinfônica da Unicamp realizará uma homenagem ao maestro e professor Carlos Fiorini. Serão duas apresentações gratuitas com participação da Orquestra do Departamento de Música da Unicamp. Sob regência do próprio Fiorini, na quarta-feira, dia 05, às 19h, a apresentação será realizada no Clube Bonfim, tradicional espaço campineiro. Na sequência, quinta-feira, dia 06, o concerto será realizado no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC), às 12h30. Entre as obras elencadas para o repertório, destaque para “O Lago dos Cisnes”, balé dramático escrito pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876. Outro destaque fica por conta da “Sinfonia n.9”, popularmente conhecida como “Sinfonia do Novo Mundo”, escrita pelo compositor checo Antonín Dvořák em 1893. Os eventos são gratuitos e integram a programação especial da Sinfônica em comemoração aos 40 anos de fundação. Não há ingresso. As entradas serão por ordem de chegada. Fique atento aos dias e horários. A seguir confira o programa completo. Caso prefira, clique aqui para realizar o download. Serviço | Concerto em homenagem ao professor Carlos Fiorini 05 de outubro, quarta-feira, 19h Clube Bonfim R. Bento da Silva Leite, 330 – Jardim Chapadão, Campinas – SP 06 de outubro, quinta-feira, 12h30 Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas, SP Entrada franca.


  • Cartaz segunda edição da Semana da Música de Câmara

    Concertos fazem parte da programação especial de aniversário de 40 anos Nos dias 14, 15, 21 e 22 de setembro a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta a segunda edição da Semana da Música de Câmara, evento especial que contará com três concertos: Quinteto de Sopros, Quinteto de Metais e Quarteto de Cordas. Os encontros gratuitos acontecem integram a programação especial em comemoração aos 40 anos da da Sinfônica. Na quarta-feira, 14, a primeira apresentação fica por conta do Quinteto de Sopros. No programa, a obra “Pedro e o Lobo”, uma versão para quinteto de sopros com narração, peça do compositor russo Serguei Prokofiev. No dia seguinte, quinta, dia 15, será a vez do Quinteto de Metais se apresentar. Já nos dias 21 e 22, quarta e quinta, respectivamente, o Quarteto de Cordas da Sinfônica da Unicamp encerra a segunda edição do evento com “A morte e a donzela”, do compositor austríaco Franz Schubert. Os eventos são gratuitos e integram a programação especial da Sinfônica em comemoração aos 40 anos de fundação. Não há ingresso. As entradas serão por ordem de chegada. Fique atento aos dias e horários. Confira a seguir o programa completo do evento. Caso prefira, clique aqui para fazer o download.   Serviço | Semana da Música de Câmara OSU (2a. edição) Auditório da ADUnicamp 14/09, quarta-feira, 20h | Quinteto de Sopros OSU 15/09, quinta-feira, 20h | Quinteto de Metais OSU 22/09, quarta-feira, 20h, ADUnicamp | Quarteto de Cordas OSU Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas – SP. Paróquia do Divino Salvador (Cambuí) 21/09, quarta-feira, 18h | Quarteto de Cordas OSU Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 126 – Cambuí, Campinas – SP. Evento gratuito.


  • Cartaz concerto memoria da américa latina USP, Unesp, Unicamp

    As Orquestras das três universidades paulistas, Unicamp, Usp e Unesp, tocam pela primeira vez juntas no próximo domingo, 28, às 19h, no Auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina, na capital do Estado. O evento gratuito e aberto ao público tem como tema “A Semana de 22 revisitada”, ação cultural que faz parte do Festival Centenários da Unesp. A apresentação é a primeira ação cultural integrada articulada pelas pró-reitorias de Extensão e Cultura das três universidades: Raul Borges Guimarães, pró-reitor de extensão universitária e cultura da Unesp, Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP e Fernando Antonio Santos Coelho, pró-reitor de extensão e cultura da Unicamp. O concerto é fruto do processo de integração promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). A regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, frisou que um espetáculo como esse, acessível ao grande público, será a oportunidade de mostrar o trabalho árduo que está por trás do dia a dia dos músicos de uma orquestra, profissionais ou não. “É um evento de muita representatividade para as universidades e também para a música brasileira”, afirmou a regente. Serviço | “A Semana de 22 revisitada” Concerto conjunto inédito com a Orquestra Acadêmica da Unesp, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Orquestra Sinfônica da USP Data: 28 de agosto Horário: 19h Local: Auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina, Portão 15 Endereço: Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, próximo ao Metrô e Terminal Barra Funda, São Paulo Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento. Ingressos aqui. Atenção: recomenda-se uso de máscara durante o evento. Baixe o programa completo neste link (arquivo no formato pdf) ou confira logo abaixo.


  • Apresentação celebra o aniversário de 40 anos da Sinfônica A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza na próxima quinta-feira, 18, no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, o concerto comemorativo oficial em celebração aos seus 40 anos de atividades. A apresentação gratuita integra o rol de espectáculos em alusão ao aniversário da Sinfônica, celebrados neste ano de 2022. Com regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, e André Juarez, maestro convidado, a performance musical visa resgatar memórias da própria história da Sinfônica. Uma lista especial de convidados que já passaram pela Orquestra irá se juntar à OSU para homenagear o compositor Raul do Valle, o maestro e arranjador Cyro Pereira (in memoriam) e o maestro Benito Juarez (in memoriam), fundador da Orquestra Sinfônica da Unicamp. No programa, um passeio por estreias e obras popularmente tocadas durante o período em que Benito Juarez esteve à frente da Sinfônica. O repertório conta, ainda, com a apresentação da obra “Céu”, de Acácio Piedade, que foi uma das primeiras obras tocadas pela primeira formação da Orquestra, além da estreia de “Celebração”, do compositor Raul do Valle. O Concerto Oficial OSU 40 anos acontece dia 18 de agosto, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Castro Mendes. A apresentação será gratuita. Há necessidade de retirada antecipada de ingressos 01 (uma) hora antes do espetáculo. Serviço | OSU 40 anos | Concerto oficial de comemoração Data: 18/08 Horário: 20h Local: Teatro Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas/SP, 13035-320 Entrada franca. Confira o programa a seguir ou, se preferir, clique aqui para realizar o download em formato PDF.


  • Dia 04 de agosto, às 19h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o concerto “O barroco e o contemporâneo”, evento gratuito que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. Na apresentação, um passeio por obras do período barroco e contemporâneo, como Entrada de Polímnia, de Jean-Philippe Rameau (cordas e cravo), Chronos III, de Roberto Victorio (cordas e violoncelo solo) e Concerto para violoncelo em lá menor, C.P.E. Bach (cordas, cravo e violoncelo solista). O evento faz parte do rol de atividades comemorativas em alusão aos 40 anos da Orquestra Sinfônica da Unicamp. A participação especial fica por conta do violoncelista William Teixeira, Mestre e Doutor em Música (UNICAMP e USP, respectivamente). Então anote na agenda: dia 04 de agosto, a partir das 19h na Casa do Lago você tem um encontro com a OSU em “O barroco e o contemporâneo”. Entrada gratuita. Serviço | OSU 40 anos | O barroco e o contemporâneo Data: 04/08 Horário: 19h Local: Espaço Cultural Casa do Lago. Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz Entrada franca. Confira o programa completo do encontro.