Orquestra Sinfônica da Unicamp

  • Cartaz concerto em homenagem ao prof. Carlos Fiorini

    Homenagem integra programação especial de aniversário de 40 anos Dando sequência aos encontros gratuitos que integram a programação especial em comemoração aos seus 40 anos, nos próximos dias 05 e 06 de outubro a Orquestra Sinfônica da Unicamp realizará uma homenagem ao maestro e professor Carlos Fiorini. Serão duas apresentações gratuitas com participação da Orquestra do Departamento de Música da Unicamp. Sob regência do próprio Fiorini, na quarta-feira, dia 05, às 19h, a apresentação será realizada no Clube Bonfim, tradicional espaço campineiro. Na sequência, quinta-feira, dia 06, o concerto será realizado no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC), às 12h30. Entre as obras elencadas para o repertório, destaque para “O Lago dos Cisnes”, balé dramático escrito pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876. Outro destaque fica por conta da “Sinfonia n.9”, popularmente conhecida como “Sinfonia do Novo Mundo”, escrita pelo compositor checo Antonín Dvořák em 1893. Os eventos são gratuitos e integram a programação especial da Sinfônica em comemoração aos 40 anos de fundação. Não há ingresso. As entradas serão por ordem de chegada. Fique atento aos dias e horários. A seguir confira o programa completo. Caso prefira, clique aqui para realizar o download. Serviço | Concerto em homenagem ao professor Carlos Fiorini 05 de outubro, quarta-feira, 19h Clube Bonfim R. Bento da Silva Leite, 330 – Jardim Chapadão, Campinas – SP 06 de outubro, quinta-feira, 12h30 Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas, SP Entrada franca.


  • Cartaz segunda edição da Semana da Música de Câmara

    Concertos fazem parte da programação especial de aniversário de 40 anos Nos dias 14, 15, 21 e 22 de setembro a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta a segunda edição da Semana da Música de Câmara, evento especial que contará com três concertos: Quinteto de Sopros, Quinteto de Metais e Quarteto de Cordas. Os encontros gratuitos acontecem integram a programação especial em comemoração aos 40 anos da da Sinfônica. Na quarta-feira, 14, a primeira apresentação fica por conta do Quinteto de Sopros. No programa, a obra “Pedro e o Lobo”, uma versão para quinteto de sopros com narração, peça do compositor russo Serguei Prokofiev. No dia seguinte, quinta, dia 15, será a vez do Quinteto de Metais se apresentar. Já nos dias 21 e 22, quarta e quinta, respectivamente, o Quarteto de Cordas da Sinfônica da Unicamp encerra a segunda edição do evento com “A morte e a donzela”, do compositor austríaco Franz Schubert. Os eventos são gratuitos e integram a programação especial da Sinfônica em comemoração aos 40 anos de fundação. Não há ingresso. As entradas serão por ordem de chegada. Fique atento aos dias e horários. Confira a seguir o programa completo do evento. Caso prefira, clique aqui para fazer o download.   Serviço | Semana da Música de Câmara OSU (2a. edição) Auditório da ADUnicamp 14/09, quarta-feira, 20h | Quinteto de Sopros OSU 15/09, quinta-feira, 20h | Quinteto de Metais OSU 22/09, quarta-feira, 20h, ADUnicamp | Quarteto de Cordas OSU Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas – SP. Paróquia do Divino Salvador (Cambuí) 21/09, quarta-feira, 18h | Quarteto de Cordas OSU Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 126 – Cambuí, Campinas – SP. Evento gratuito.


  • Cartaz concerto memoria da américa latina USP, Unesp, Unicamp

    As Orquestras das três universidades paulistas, Unicamp, Usp e Unesp, tocam pela primeira vez juntas no próximo domingo, 28, às 19h, no Auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina, na capital do Estado. O evento gratuito e aberto ao público tem como tema “A Semana de 22 revisitada”, ação cultural que faz parte do Festival Centenários da Unesp. A apresentação é a primeira ação cultural integrada articulada pelas pró-reitorias de Extensão e Cultura das três universidades: Raul Borges Guimarães, pró-reitor de extensão universitária e cultura da Unesp, Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP e Fernando Antonio Santos Coelho, pró-reitor de extensão e cultura da Unicamp. O concerto é fruto do processo de integração promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). A regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, frisou que um espetáculo como esse, acessível ao grande público, será a oportunidade de mostrar o trabalho árduo que está por trás do dia a dia dos músicos de uma orquestra, profissionais ou não. “É um evento de muita representatividade para as universidades e também para a música brasileira”, afirmou a regente. Serviço | “A Semana de 22 revisitada” Concerto conjunto inédito com a Orquestra Acadêmica da Unesp, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Orquestra Sinfônica da USP Data: 28 de agosto Horário: 19h Local: Auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina, Portão 15 Endereço: Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, próximo ao Metrô e Terminal Barra Funda, São Paulo Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento. Ingressos aqui. Atenção: recomenda-se uso de máscara durante o evento. Baixe o programa completo neste link (arquivo no formato pdf) ou confira logo abaixo.


  • Apresentação celebra o aniversário de 40 anos da Sinfônica A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza na próxima quinta-feira, 18, no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, o concerto comemorativo oficial em celebração aos seus 40 anos de atividades. A apresentação gratuita integra o rol de espectáculos em alusão ao aniversário da Sinfônica, celebrados neste ano de 2022. Com regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, e André Juarez, maestro convidado, a performance musical visa resgatar memórias da própria história da Sinfônica. Uma lista especial de convidados que já passaram pela Orquestra irá se juntar à OSU para homenagear o compositor Raul do Valle, o maestro e arranjador Cyro Pereira (in memoriam) e o maestro Benito Juarez (in memoriam), fundador da Orquestra Sinfônica da Unicamp. No programa, um passeio por estreias e obras popularmente tocadas durante o período em que Benito Juarez esteve à frente da Sinfônica. O repertório conta, ainda, com a apresentação da obra “Céu”, de Acácio Piedade, que foi uma das primeiras obras tocadas pela primeira formação da Orquestra, além da estreia de “Celebração”, do compositor Raul do Valle. O Concerto Oficial OSU 40 anos acontece dia 18 de agosto, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Castro Mendes. A apresentação será gratuita. Há necessidade de retirada antecipada de ingressos 01 (uma) hora antes do espetáculo. Serviço | OSU 40 anos | Concerto oficial de comemoração Data: 18/08 Horário: 20h Local: Teatro Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas/SP, 13035-320 Entrada franca. Confira o programa a seguir ou, se preferir, clique aqui para realizar o download em formato PDF.


  • Dia 04 de agosto, às 19h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o concerto “O barroco e o contemporâneo”, evento gratuito que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. Na apresentação, um passeio por obras do período barroco e contemporâneo, como Entrada de Polímnia, de Jean-Philippe Rameau (cordas e cravo), Chronos III, de Roberto Victorio (cordas e violoncelo solo) e Concerto para violoncelo em lá menor, C.P.E. Bach (cordas, cravo e violoncelo solista). O evento faz parte do rol de atividades comemorativas em alusão aos 40 anos da Orquestra Sinfônica da Unicamp. A participação especial fica por conta do violoncelista William Teixeira, Mestre e Doutor em Música (UNICAMP e USP, respectivamente). Então anote na agenda: dia 04 de agosto, a partir das 19h na Casa do Lago você tem um encontro com a OSU em “O barroco e o contemporâneo”. Entrada gratuita. Serviço | OSU 40 anos | O barroco e o contemporâneo Data: 04/08 Horário: 19h Local: Espaço Cultural Casa do Lago. Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz Entrada franca. Confira o programa completo do encontro.


  • Começa hoje, 20, a terceira edição do Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), evento promovido pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O 3º EMIn conta diversas atividades culturais gratuitas até o dia 24 de julho na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI). No primeiro dia de evento, sob regência do maestro Paulo de Paula, a Sinfônica de Indaiatuba executa Egmont, peça musical de Beethoven, e o Concerto Duplo, composto por Brahms. A apresentação recebe ainda dois solistas convidados: Cláudio Micheletti (violino) e André Micheletti (violoncelo). Logo no dia seguinte, 21, o público poderá conferir o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, que vem com um repertório de obras concebidas por Torelli, Villa-Lobos, Paulinho da Viola e Sondheim, além de músicas autorais. O grupo já coleciona 30 anos de carreira, trilhados com a expertise dos músicos Sérgio Burgani (clarinete), Luca Raele (clarinete), Luis Afonso Montanha (clarinete e clarone), Daniel Oliveira (clarinete e clarone) e Tiago Garcia (clarinete). A Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta no dia 22, com regência da maestrina Cinthia Alireti e participação especial do violoncelista belga Ilia Laporev. As composições selecionadas para a ocasião são a Sinfonia nº3, de Schubert, e Concerto para violoncelo, de Saint-Saëns. Todos os concertos acontecem a partir das 20h. Serviço: 3º EMIn | Encontro Musical de Indaiatuba 20/7 – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba 21/7 – Sujeito a Guincho 22/7 – Orquestra Sinfônica da Unicamp 23/7 – Concerto de Encerramento Local: Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI – endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina As apresentações acontecem sempre às 20h. Entrada gratuita e por ordem de chegada.  


  • Cartaz A Moreninha OSU 40 anos

    Espetáculo faz parte do aniversário de 40 anos da Sinfônica A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o Ópera Estúdio Unicamp apresentam nos dias 13, 14 e 16 a ópera “A Moreninha”, em 2 atos, do compositor Ernst Mahle. A montagem será apresentada, respectivamente, em Limeira (Teatro Vitória), Pirassununga (Centro de Convenções) e Campinas (Teatro Castro Mendes), sempre às 20h. Há necessidade de retirada antecipada de ingressos 01 (uma) hora antes do espetáculo. A ópera “A Moreninha” é de autoria do compositor alemão naturalizado brasileiro, residente na cidade de Piracicaba, Ernst Mahle. Mahle nasceu no ano de 1929, em Stuttgart, Alemanha. Chegou ao Brasil em 1951, naturalizando-se brasileiro em 1962. A Moreninha é inspirada no texto do romance homônimo, de Joaquim Manoel de Macedo e tem o libreto de José Maria Ferreira. Composta em 1980, narra a história de amor entre Carolina e Augusto e teve sua estreia em Bonn, na Alemanha, em 1992. Com direção geral do maestro Angelo Fernandes, direção musical da maestrina Cinthia Alireti e direção cênica de Felipe Venâncio, o espetáculo conta com 18 cantores solistas para cada récita, a participação do Coro Contemporâneo de Campinas e a parceria da Orquestra Sinfônica da Unicamp. A montagem integra as comemorações do aniversário de 40 anos da orquestra. A Orquestra Sinfônica da Unicamp – em parceria com o Laboratório de Acessibilidade (BCCL/Unicamp) e a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas – oferece o recurso de audiodescrição, destinado a tornar as apresentações acessíveis a pessoas com deficiência visual. A reserva para uso desse recurso deve ser feita até dia 10 de julho (domingo), pelo WhatsApp: 19 3521-6506, ou e-mail: osu@unicamp.br, com a produção do evento. Serviço | OSU 40 anos | Ópera “A Moreninha” Limeira (entrada franca) Data: 13/07 Local: Teatro Vitória | Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira/SP, 13480-008 Pirassununga (entrada franca) Data: 14/07 Local: Centro de Convenções Prof. Doutor Fausto Victorelli | Av. Painguás, 2014 – Vila Guimarães, Pirassununga/SP, 13630-161 Campinas (entrada franca) Data: 16/07 Local: Teatro Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas/SP, 13035-320 Todas as apresentações acontecem às 20h.


  • Cartaz concerto homenagem Geraldo Jorge

    Apresentação faz parte do aniversário de 40 anos da Sinfônica Dia 30/06, quinta-feira, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará um concerto em homenagem ao professor Geraldo Jorge, pesquisador e músico com importante passagem pelo OSU. A apresentação será gratuita e acontece no auditório da Associação dos docentes da Unicamp (ADunicamp), às 20h. O concerto faz parte da série de apresentações da Sinfônica da Unicamp em celebração aos seus 40 anos de atividades. Para a homenagem ao professor Geraldo Jorge, o público poderá prestigiar um repertório especial, performado pelo Quinteto de Sopros da OSU. Além do Quinteto, a apresentação conta com a participação de membros da City Banda, maior bloco de foliões da Região Metropolitana de Campinas (RMC), do qual o professor Geraldo Jorge foi membro fundador. Entre os convidados estão DingDong (percussão), Montone (violão), Ricardo Santos (percussão), Leandro Barsalini (percussão) e Zé Alexandre (contrabaixo). A homenagem especial ao professor Geraldo Jorge acontece dia 30 de junho, às 20h, no Auditório da Associação dos docentes da Unicamp (ADunicamp). A entrada é franca. Serviço | OSU 40 anos | Homenagem ao prof. Geraldo Jorge. Data: 30/06 Horário: 20h Local: Auditório da Associação dos docentes da Unicamp (ADunicamp), localizado na Av. Érico Veríssimo, 1479, na Unicamp. Entrada franca. Confira o programa completo.


  • Concerto especial será apresentado em três cidades da RMC A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o Coro Contemporâneo de Campinas (CCC) apresentam entre os dias 8 e 10 de junho o concerto Requiem, uma das principais obras do compositor austríaco Mozart. As apresentações gratuitas ocorrem em Piracicaba, Campinas e Limeira e integram as comemorações aos 40 anos da OSU. Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o concerto especial une a Sinfônica com o Coro Contemporâneo em uma apresentação musical com o objetivo de trazer ao público uma clássica obra da literatura coral sinfônica, uma das últimas composições escritas por Mozart antes de seu falecimento. O texto da obra retrata a tradição da missa dos mortos, onde temas tais como o descanso eterno, o julgamento final e a salvação encontram expressões sonoras. A obra, incompleta devido à morte de Mozart, foi completada posteriormente por amigos e discípulos do compositor, sendo uma composição que ganhou diversos retratos com o tempo. Requiem de Mozart, apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp e do Coro Contemporâneo de Campinas, acontece dia 8 de junho no Teatro Municipal de Piracicaba, dia 9 no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e, por fim, dia 10 em Limeira, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 19h30. Confira o programa completo do concerto. Serviço | OSU 40 anos | Requiem de Mozart Data: 08/06 (Piracicaba), 09/06 (Campinas) e 10/06 (Limeira) Horário: 19h30 em todas as apresentações Locais: Piracicaba (08/06): Teatro Municipal “Dr. Losso Neto” (Av. Independência, 277 – Alto, Piracicaba – SP) Campinas (09/06): Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP) Limeira (10/06): Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção (Largo da Boa Morte, 51 – Centro, Limeira – SP)


  • Apresentação integra série de encontros especiais Em celebração aos seus 40 anos, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta na próxima quinta-feira, 26 de maio, concerto em homenagem aos professores Esdras Rodrigues e Edmundo Hora, e ao compositor José Eduardo Gramani (in memoriam). A apresentação será gratuita e acontece no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) às 19h30. Sob regência de Cinthia Alireti, maestrina da OSU, o concerto integra uma série de apresentações com convidados ilustres. Neste encontro, a Sinfônica recebe o violinista Esdras Rodrigues e o cravista Edmundo Hora, além da participação especial do flautista da OSU, Rogério Peruchi. No programa, a apresentação se destaca pela execução do Concerto Brandeburguês n.5, de J. S. Bach, além do Concerto para violino de C. Guerra-Peixe, uma obra que mistura o folclórico e o clássico e conta com o solo do violinista Esdras Rodrigues e a participação especial de artistas regionais. A apresentação será gratuita e acontece na próxima quinta-feira, 26 de maio, às 19h30 no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Confira o programa completo. Serviço | OSU 40 anos Homenagem a Esdras Rodrigues, Edmundo Hora e José Gramani (in memoriam) Data e horário: quinta-feira, 26 de maio de 2022, às 19h30, Local: Rua Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária “Zeferino Vaz” CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil. Evento gratuito.