CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural

Com a fusão do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC) e da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), a Unicamp conta agora com o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, o CIDDIC, já em plena atividade. A nova unidade, ligada à Coordenadoria de Centros e Núcleos (COCEN) da Unicamp, tem, desde a interseção, as atividades focadas na música contemporânea, principalmente no repertório produzido por compositores brasileiros dos séculos 20 e 21. A ideia é intensificar tanto a execução quanto a pesquisa de obras desta área.

Além do CDMC, o novo centro incorporou as atividades da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), do Coral Unicamp Zíper na Boca e da Escola Livre de Música (ELM). A nova organização exigiu uma reformulação também no repertório executado pela Orquestra Sinfônica da Universidade, que até então era composto em sua maioria por obras do período clássico. O centro pretende explorar o acervo de 15 mil exemplares do CDMC, que apesar de ser uma filiação da organização francesa de mesmo nome, contém nomes relevantes do repertório brasileiro.