Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para divulgação

Regras para divulgação no informativo semanal

Enviar a descrição resumida da divulgação no corpo do e-mail com as seguintes informações: data, horário, local do evento ou notícia e ao menos um link da internet para que os leitores possam saber a fonte da notícia. Envie somente temas que envolvam música, São aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, noticias e concertos. Enviar a informação em texto simples (sem figuras, tabelas ou anexos) para o e-mail: fwciddic@unicamp.br

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



CONCERTO: CCBB São Paulo apresenta o projeto gratuito – Férias Musicais – em dezembro e janeiro

Em dezembro e janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo realiza o projeto Férias Musicais no CCBB que pretende aproximar movimentos artísticos da periferia com o polo cultural referência na cidade de São Paulo e no Brasil. Entre os músicos estão Coral La Cappella Divina, Associação Vocal Lírico Coraleste. Artistas representantes do rap, como Fábio Brazza, Vulto e Negra Li. Entrada franca.

Grade de programação:

Dezembro

Dias 13, 14, 20 e 21 de dezembro
Duas apresentações diárias, às 13h e às 19h
Coral La Cappella Divina
regência de Sergio Assumpção
Associação Vocal Lírico Coraleste
regência de Marcello Mesquita

Janeiro

Dia 23 e 25 de janeiro, às 19h – Batalhas de Rap

Dia 24 de janeiro, às 19h  Fabio Brazza e Vulto
Local: Teatro

Dia 26 de janeiro, às 19h  Fabio Brazza e Negra Li

Local: Teatro

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo –SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja

Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.

É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

http://www.bemelmans.com.br/

 


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CONCERTO: Flauta Doce em concerto – Obras de 7 séculos

Da idade média ao Jazz de Paul Leenhouts

O flautista e educador musical brasileiro radicado na Alemanha há cinco anos onde cursou dois mestrados e atualmente leciona em escolas de música e apresenta concertos solo e atua à frente de orquestras, Vladimir Soares,  convida o público para as apresentações,  que serão realizadas em Porto Alegre e Interior do RS, neste mês de agosto, antes do retorno à Europa.

O concerto 

Uma viagem ao tempo através da história da flauta doce é o convite que o flautista porto-alegrense, radicado na Alemanha, Vladimir Soares, faz ao público que for assistir ao seu concerto.  O repertório passa por vários períodos da história da música e diferentes gêneros: da estampida anônima da idade média ao Jazz de Paul Leenhouts, composto em 1993. Além de Leenhouts, o Programa do concerto é composto por obras de Van Eyck, Telemann, C. Ph. E. Bach, Bousquet, e Louis Andriessen.

Agenda de concertos e masterclass – Flautista e educador musical Vladimir Soares

Agosto 2018

Dia 17 – 20h – Projeto FUNDARTE 45 anos – Teatro Therezinha Petry Cardona – Montenegro – Entrada franca (retirada de senhas na FUNDARTE) – Capitão Porfírio, 2141-Centro.

Informações: Telefone (51) 36321879

www.fundarte.rs.gov.brwww.facebook.com/Fundarte

Dia 25 – 9h às 12h – 14h às 17h – Masterclass – INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA DOS SÉCULOS XVII E XVIII

Casa da Música Poa – 50,00 (participantes) 20,000 (ouvintes) – estudantes e profissionais da flauta – agenda@casadamusicapoa.com.br

www.casadamusicapoa.com.br

Obs.: a master também será inclusiva. O Vladimir vai receber 15 participantes do Projeto Orquestra Villa-Lobos pela manhã e quatro do Instituto Popular de Arte-Educação-IPDAE, ambos projetos sociais da Lomba do Pinheiro.

Dia 26 – Nobres Recitais Casa da Música Poa – Convidado Especial – Cravista Fernando Rauber – Colaboração espontânea

Rua Gonçalo de Carvalho, 22, Bairro Floresta (atrás do Shopping Total)

Informações

E-mail: casadamusicapoa@hotmail.com

www.casadamusicapoa.com.brwww.facebook.com/CasadaMusicaPoa

Dia 28 – 21h – Sarau Elétrico – Bar Ocidente – canja Av. Osvaldo Aranha, 960,    Bom Fim – (o ingresso para o Sarau é R$ 15,00)

Informações

www.facebook.com/saraueletrico

Dia 29 – 12h30min – Sala de Música – Multipalco – Theatro São Pedro – Entrada franca

Informações

www.theatrosaopedro.com.br –  www.facebook.com/TheatroSaoPedro

Telefone: (51) 3227.5100 e 3227.5300


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CHAMADA: 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical – Chamada de trabalhos

5º Congresso Brasileiro de Iconografia MusicalChamada de trabalhos

A Comissão Organizadora do 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical – Iconografia Musical: transversalidades em construção”, a ser realizado de 22 a 26 de julho de 2019 em Salvador, Bahia, Brasil, convida à submissão online de trabalhos na forma de resumo (entre 300 e 500 palavras).

O prazo de submissão de trabalhos estará aberto de 20 de outubro de 2018 a 10 de maio de 2019.

Os resumos submetidos deverão se inserir em, pelo menos, uma das seguintes linhas temáticas:

Linha 1: Iconografia Musical e suas abordagens (ontológicas, taxonômicas, tipológicas, epistemológicas, teóricas, metodológicas, patrimoniais, processuais e técnicas);
Linha 2: Iconografia Musical: sua criação, produção, circulação, recepção nas tradições culturais e/ou nas culturas tradicionais;
Linha 3: Fronteiras e desafios transversais da iconografia musical na cultura canônica, tradicional, artística e/ou musical;
Linha 4: Fontes visuais relativas à música e sua informação nas tradições culturais e/ou nas culturas tradicionais;
Linha 5: Desafios patrimoniais, museológicos, técnicos, tecnológicos, culturais e éticos em torno da iconografia na cultura geral, artística e/ou musical; e
Linha 6: Transversalidades na iconografia relativa às tradições musicais e/ou às músicas tradicionais.

As propostas (inéditas e inseridas em alguma das linhas acima descritas) devem ser enviadas até 10 de maio de 2019 na forma de resumo (entre 300 e 500 palavras) pelo sistema de submissão online

As propostas podem ser escritas em Espanhol ou Português.

O formulário de submissão online de propostas pode ser encontrado no seguinte link: LINK PARA O OCS

Datas importantes e datas limites

Data limite para submissão : 10 de maio de 2019
Avaliação por pares – 11 de maio a 1º de junho de 2019
Publicação dos Resultados – 2 de junho de 2019
Publicação online do caderno de resumos (pdf) – 30 de junho de 2019
Envio da versão final dos textos aprovados – até 20 de julho de 2019
 

Website do congresso:  http://ridim-br.mus.ufba.br/5cbim2019/

 


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CHAMADA: REVISTA ORFEU – Revista do Programa de Pós-Graduação em Música – CEART|UDESC – DOSSIÊ MÚSICA E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA

DOSSIÊ MÚSICA E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA Desde a década de 1990, com o processo da globalização, a dimensão internacional vem ganhando força na educação superior. O tema é complexo quando associado ao potencial econômico, à responsabilidade do Estado e ao processo de expansão, tanto da pesquisa e do ensino quanto da produção científica da internacionalização universitária. Para este dossiê serão bem-vindos trabalhos que reflitam sobre trocas internacionais na área de música, destacando-se temas como: música na perspectiva intercultural, currículos internacionalizados, pesquisas sobre teorias, metodologias e práticas concebidas em outros países, mobilidade acadêmica, cooperação técnico-científica cultural e políticas públicas educacionais para a área de música. A todos os interessados nesta temática, fica nosso convite para submeter artigos à ORFEU.

Data final para submissão de trabalhos25/03/2019

Link para submissões:

http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors

Caso os autores não estejam cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento.

Link para cadastro

http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/user/register

Em caso de questões ou dúvidas sobre as informações abordadas acima, por favor escrevam para revistaorfeu@gmail.com


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CONCURSO: Concurso Internacional Paulinyi 2019 para jovens violinistas

No intuito de estimular o desenvolvimento violinístico de crianças, Dr Zoltan Paulinyi oferece prêmios para as melhores apresentações em vídeo (pelo Youtube) da sua obra “Variações Marianas”, com cerca de 4 minutos de duração, cuja parte para estudo está gratuitamente disponível junto à editora MusicaNeo apenas durante este período de inscrições:
https://paulinyi.musicaneo.com/sheetmusic/sm-340834_marian_variations_for_solo_violin_and_string_orchestra_full_score_and_solo_part.html

Podem participar candidatos com até 11 anos de idade. Os candidatos devem submeter gravações em vídeo da versão para violino e piano, ou da versão para violino solo e orquestra de cordas. Não há taxa de inscrição; porém, a partitura da versão escolhida deve ser adquirida junto à editora:
Violino e piano: https://paulinyi.musicaneo.com/sheetmusic/sm-309571_marian_variations_for_solo_violin_and_piano.html
Violino solo e orquestra de cordas: https://paulinyi.musicaneo.com/sheetmusic/sm-340833_marian_variations_for_solo_violin_and_string_orchestra_full_score_and_complete_s.html

Data-limite para inscrição: 31 de julho de 2019. Candidatos devem ter 11 anos ou menos nessa data.

Inscrição:

Comprar a partitura licenciada pela editora. Publicar o vídeo pelo YouTube informando o nome completo do candidato, idade, professor com quem estuda, local e data da gravação, título da obra, nome do compositor, editora e o título deste concurso. O vídeo pode ser gravado em estúdio ou em apresentação pública.

Enviar link do vídeo, imagem do documento de identificação com data de nascimento do candidato, e documento de compra da partitura, para Dr Zoltan Paulinyi: Zoltan@Paulinyi.com . É prudente informar também outras formas de contato (e-mails e telefones alternativos). O candidato deverá receber resposta confirmando inscrição.

Prêmios:
Há 2 prêmios:
US$ 30 para a melhor apresentação.
US$ 15 para o vídeo mais popular.

Cada vencedor receberá diploma digitalizado por e-mail. Os prêmios serão anunciados na página oficial deste concurso em 13 de setembro de 2019, em memória de Dr Ernest Paulini, grande benfeitor das artes, o brasileiro-húngaro que mais salvou vidas nos países tropicais com seu incansável trabalho de engenharia química e sanitária junto à OMS.

Os vencedores receberão os prêmios por e-mail. A premiação em dinheiro será entregue via Paypal.

Prêmios adicionais podem ser anunciados durante o período de inscrições.

Avaliação:

Para o primeiro prêmio, o compositor avaliará a qualidade musical da apresentação, cujos critérios de desempate são:

  1. prioridade para a versão orquestral;
  2. idade menor;
  3. qualidade da gravação (áudio e vídeo),
  4. popularidade do vídeo.

O segundo prêmio será avaliado pela popularidade exibida pelo YouTube no momento da avaliação.

Os prêmios podem ser cumulativos ou até compartilhados. A decisão do avaliador é soberana, não cabendo recurso à avaliação.

Informações e inscrições:
Dr Zoltan Paulinyi: Zoltan@Paulinyi.com
http://Paulinyi.com
Zoltan.Paulini@gmail.com

Página oficial deste concurso:
Em português: https://paulinyi.blogspot.com/2018/09/concurso-internacional-paulinyi-para.html
Em inglês: https://paulinyi.blogspot.com/2018/09/paulinyi-international-competition-2019.html
Atualizações deste regulamento permanecem nesta página oficial.


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CONCURSO: VI Concurso de composição da Fundação Franz Liszt – Chamada para inscrições

Aberto a compositores de música de  todos os países, sem  limite de  idade, o concurso selecionará   obras para piano solo, violão solo ou duo com piano que forem enviadas ao endereço e-mail concourscomposition@fondation-franzliszt.org  até 28 de abril de 2019.

Cada compositor poderá  inscrever até  três peças, cuja duração aproximada deve estar entre 2 e 7 minutos cada,  registrando-se no site da FFL através do pagamento da taxa única de 55 € diretamente on-line ou por transferência bancária para La  Banque  Postale  – C.N.  1097686D037  Fondation  Franz  Liszt- BIC  PSSTFRPPTOU IBAN    FR45  2004  1010  1610  9768  6D03  742  ou ainda do  equivalente  em Reais para a conta do Banco do Brasil 39460-2, ag. 6511-0, cpf 75306220800.

Após a data  limite ainda  será possível  enviar obras por  tempo  limitado,  com  taxa de inscrição aumentada de 50%.

O  júri,  formado pelo Conselho da  FFL,  selecionará nove  semifinalistas  e  em  seguida três  obras  que  serão  executadas  no  concerto  de  abertura  da  Festa  del  Paradiso  em Turim – Itália, em setembro de 2019. Todos os nove semifinalistas receberão certificado.

O  júri  poderá  nomear Menções  especiais.  Os  intérpretes  serão  escolhidos  dentre  os músicos convidados para o festival, e a apreciação do público vai decidir qual das três peças finalistas receberá o Prêmio da Fundação Franz Liszt 2019.

As três peças finalistas serão gravadas, suas apresentações filmadas e transmitidas pelo Canal Youtube da FFL; além disso elas serão apresentadas no âmbito de outros eventos que a FFL realiza em vários países.

www.fondation-franzliszt.org


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DIVULGAÇÃO: Teste seletivo para Professor substituto de Música – UFPR

Período das inscrições: 14 a 25 de janeiro de 2019.

Local e horário das inscrições: Departamento de Artes, campus Batel, Rua Cel Dulcídio, 638, das 08:00 às 13:00

Área do conhecimento: Música e tecnologias

Matérias específicas: Editoração, Laboratório de software, Laboratório de síntese, Composição IV, Música eletroacústica e Laboratório de eletroacústica.

Regime de trabalho: 40 horas

Titulação exigida: mestrado em música, graduação em qualquer área.

Tipos de provas: didática e análise de currículo

Programa das provas: (pontos para sorteio)

Uso de softwares de edição de áudio multipistas com seus principais plugins
Teoria e composição de música eletroacústica
Teoria e prática de síntese de áudio
Notação musical por software Finale
Composição de música industrial, da lead sheet à masterização

As provas serão a partir de 4 de fevereiro de 2019.


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