Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- CONCERTO: Música no Museu 2024 – Concertos de Verão
- CONCERTO: Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda
- CONCERTO: Orquestra Sinfônica da USP enaltece Mahle e culturas populares
- DIVULGAÇÃO: Começam as inscrições para curso gratuito de Canto Coral
- DIVULGAÇÃO: Cursos de Musicalização e Coral Infantil estão com vagas abertas em Belo Horizonte e Betim
CONCERTO: Música no Museu 2024 – Concertos de Verão
Patrimonio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
Concertos de Verão
Após o sucesso da temporada 2023 e o lançamento do livro ¨Música no Museu 25 anos, uma vida¨damos sequência na programação de Música no Museu em 2024, iniciando as comemorações de seus 27 anos. A partir de 10 de janeiro e até final de março teremos os Concertos de Verão com um programa misto e dinâmico. Na abertura da temporada, a pianista Fernanda Cruz homenageia os compositores Tchaikowsky e S. Rachmaninoff ainda nas comemorações dos seus 150 anos.
Em fevereiro, Os clássicos do Carnaval e os Clássicos no Carnaval e em março- mês das mulheres-, além da homenagem às mulheres e a Villa-Lobos no seu dia de nascimento, teremos, também, no Palácio Tiradentes a abertura do programa Oficina + 60 em parceria com Rio à Capella na continuidade do programa de retardamento das doenças cognitivas através da música.
Destaque, também, para a Série Musica no Museu no SESC com um concerto a cada mês sempre com uma grande atração.
E a grande novidade é o decreto do Governador do Rio de Janeiro designando a data de 27 de março como sendo Dia da Música no Museu e incluindo no calendário do estado. Isto se junta ao Música no Museu-Patrimonio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Esperamos por voces. Saudaçoes musicais, Sergio da Costa e Silva- Diretor.- www.musicanomuseu.com.br
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CONCERTO: Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda
No dia 23 de março, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira homenageia seu fundador, o compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011), que completaria 97 anos na data. A apresentação será no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. A atual presidente do CMB, a pianista Eudóxia de Barros abre com piano solo, depois toca com o oboísta Gilson Barbosa e com a cantora Denise de Freitas. Grátis!
Osvaldo Lacerda foi um grande compositor brasileiro com um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição. Dividiu experiências com Camargo Guarnieri de quem foi aluno por dez anos. Em 1963 estudou nos Estados Unidos com Vittorio Giannini e Aaron Copland. Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria.
Ganhou vários prêmios: Prêmio “Melhor Revelação como Compositor em 1962” pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro; Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição “Cidade de São Paulo” (pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição de Obras Sinfônicas (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962) e Segundo Prêmio no Concurso de Composição “A Canção Brasileira” (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição e arranjos para Coro Misto a Quatro Vozes (promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em 1967); Primeiro Prêmio no I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-Trompa e Fagote (promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em 1984); prêmios APCA nos anos de 1978, 1997, 1981, 1986 e 2012 e Troféu Guarani pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1997. Em 1984 fundou o Centro de Música Brasileira que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.
Em 2023, Eudóxia de Barros tocou em 25 lugares de São Paulo, Rio de Janeiro, Teresópolis, Campinas, Santo André, Araras, Recife, Cuiabá, Pouso Alegre, Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Campos do Jordão, Belo Horizonte e Florianópolis. A renomada pianista gravou mais de 30 discos, 2 DVD’s e publicou em 1979 o livro Técnica Pianística. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre sua vida intitulado “Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros”. Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda (caixa com 6 CDs), tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.
O repertório que a pianista tocará com Denise de Freitas foi gravado no CD Lembrança de Amor, em 2001, pela Som Puro Records, que as artistas vão autografar ao final.
Programa – Obras de Osvaldo Lacerda
Eudóxia de Barros (piano)
Toada opus 2 (piano solo)
Estudo nº 12 (piano solo)
Com Gilson Barbosa (oboé) e Denise de Freitas (canto)
Variações sobre Carneirinho, Carneirão
Com Denise de Freitas (canto)
Quando entardece – texto de Vicente de Carvalho
Porque – texto de Guilherme de Almeida
Martírio – texto de Junqueira Freire
Conselhos de Amor – texto de diversos autores
Prece – texto de Gregório de Matos
Contrição – texto de Gregório de Matos
A Maldição – texto de Olavo Bilac
Lembrança de amor – texto de Vicente de Carvalho
Ladainha – texto de Cassiano Ricardo
Descrente do amor – texto de diversos autores
Cantiga I – texto de Manoel Bandeira
Desafio – texto folclórico
Serviço:
23 de março, sábado, às 18h
Homenagem a Osvaldo Lacerda
Concerto do Centro de Música Brasileira
Eudóxia de Barros (piano)
Gilson Barbosa (oboé)
Denise de Freitas (canto)
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
130 lugares
Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis!
Fotos https://drive.google.com/drive/folders/1CPiRmTztcO-bGDAqP3M_JpTrAuetBZ03?usp=sharing
Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
https://linktr.ee/bemelmans
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CONCERTO: Orquestra Sinfônica da USP enaltece Mahle e culturas populares
Intercruzando limites entre o erudito e o tradicional, a OSUSP celebra compositor e repertório teuto-brasileiro
O concerto “Celebrando Ernst Mahle e as Culturas Populares” será apresentado dia 23 de março, às 16h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri. O espetáculo homenageará Ernst Mahle, importante compositor e maestro teuto-brasileiro, nascido em 1939, na Alemanha e, para isso, receberá Renato Kimachi, flautista da OSUSP, que apresentará o solo musical.
“Me sinto muito honrado com o convite para atuar como solista neste concerto importantíssimo cujo tema é a música de cunho popular/folclórico de compositores ao redor do mundo. Será um grande prazer interpretar uma obra do compositor Ernst Mahle! Além de sua importância no âmbito musical como compositor, criou a EMP, instituição de ensino de música das mais importantes do Brasil e de onde são egressos vários dos grandes nomes da música do Brasil e atuantes no exterior também.”
Definido pela sua efemeridade entre a vanguarda e o tradicional, Ernst, um apaixonado e naturalizado brasileiro, explora temas e encontros culturais em suas obras, enquanto une nações e sotaques.
Ernst Hans Mahle é compositor, regente e professor. Nascido na Alemanha, Ernst chega ao Brasil aos 22 anos, um jovem músico e aluno de um dos mais destacados mestres, Hans-Joachim Koellreutter. O compositor apaixonou-se rapidamente pelo novo país e instalou-se na cidade de Piracicaba, onde tornou-se um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba e conheceu sua esposa, M. Aparecida Romero Pinto, a “Cidinha”.
As obras selecionadas são mescladas pelas culturas que compõem a vida do compositor e, para tanto, o repertório esbanja a diversidade cultural proveniente do berço germânico de Mahle, ao mesmo tempo que demarca suas influências e paixões pela música brasileira.
PROGRAMA:
Edvard Grieg (1843-1907) – 2 Melodias Nórdicas, op.65 (1895) (11’)
I. I foletonestil [Em estilo folclórico]
II. Kulokk og Stabbelåten [Aboio e Dança do campo]
Ernst Mahle (1929) – Concertino para Flauta – RENATO KIMACHI, flauta
Francesco Geminiani (1687-1762) – Concerto grosso, op.5, No.12, “La follia” (1727)
(12′)
Ernst Mahle (1929) – Suíte nordestina (1976) (15’)
I. Allegro Moderato
II. Andatino
III. Vivo
Béla Bartók (1881-1945) – Danças romenas (1915) (6’)
I. Jocul cu bâtă [Jogo do bastão]
II. Brâul [Dança do xale]
III. Pe loc [Na praça]
IV. Buciumeana [Dança da cidade]
V. Poarga românească [Polca romena]
VI. Mărunțel [Enérgico]
SERVIÇO:
Data: Sábado, 23 de Março de 2024, às 16h.
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (USP) (Rua do Anfiteatro, 109)
Link para reserva de ingressos:
https://appticket.com.br/concerto-osusp-celebrando-ernst-mahle
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FESTIVAL: FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura
3ª edição | Teatros Históricos
Festival abre sua terceira edição na quinta-feira, 5, homenageando o Teatro Amazonas com a Amazonas Filarmônica, e, no Domingo, 8, Theatro Municipal de Niteroi recebe Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim
Até março de 2024, festival percorre e celebra icônicos teatros históricos nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Depois de homenagear diferentes monumentos arquitetônicos no estado do Rio de Janeiro (1ª edição) e contemplar importantes palácios e museus Brasil afora (2ª edição), o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, se dedica a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma convergência lúdica entre música e arquitetura em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira. Desta vez, os eventos acontecerão, até março de 2024, nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, e Pernambuco, oferecendo concertos presenciais e virtuais, podcast, websérie, conteúdos interativos, aulas magnas e ações educativas para escolas.
“Um dos principais objetivos do FIMA é estabelecer uma conexão afetiva do público com importantes patrimônios históricos brasileiros. Nesta nova edição do Festival, alguns dos mais importantes teatros históricos brasileiros serão celebrados. Edifícios que ao longo do tempo testemunharam importantes capítulos da trajetória artística do país. Através da música e da arquitetura, seremos transportados a diferentes momentos de nossa história, criando uma experiência multisensorial que unirá passado, presente e futuro. Uma jornada de reconhecimento e apreciação da rica tapeçaria que compõe a identidade cultural brasileira.” afirma Pablo Castellar, Idealizador, Curador e Diretor Artístico do FIMA.
A nova temporada se inicia no dia 5 de outubro, quinta-feira, em Manaus, no icônico Teatro Amazonas, com a renomada soprano Daniella Carvalho, sob a batuta do maestro Luiz Fernando Malheiro à frente da Amazonas Filarmônica. Participarão ainda o historiador Allan Diego Carneiro, a restauradora Judeth Costa e o arquiteto Marcos Cereto, que abordarão a história, memória e as riquezas arquitetônicas desse belo teatro.
O Festival chega também em Niterói celebrando uma de suas mais belas arquiteturas. No domingo, dia 8 de outubro, às 17h, os mais de 180 anos do Theatro Municipal de Niterói serão reverenciados com a apresentação de uma geração de jovens músicos, de 15 a 18 anos, que integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, liderada pelo maestro alemão Knut Andreas, tendo ainda a participação de dois musicistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, com comentários da arquiteta Fernanda Couto Teixeira e do historiador Maurício Vasque. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Todas as apresentações do FIMA têm entrada gratuita.
Nos últimos 25 anos, a OSJB estabeleceu intensos contatos internacionais e encontros de jovens de diferentes países e culturas, apresentando-se no Japão, Rússia, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Polônia, Albânia, Irlanda, Namíbia, Itália e França.
Programação
Seguindo no objetivo de construir uma relação afetiva do público com os patrimônios visitados pelo projeto, através de um diálogo cativante e multissensorial, o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, irá celebrar também importantes orquestras brasileiras: a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém); a Orquestra Sinfônica do Recife; e a Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, além da participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, reverenciando o Theatro Municipal de Niterói.
Além da programação presencial, o FIMA amplia sua presença digital. Os “Concertos Virtuais FIMA” serão exibidos gratuitamente nas redes sociais do festival, em formatos tradicionais e 360º. A websérie “Obras em Nota” antecipará o que será apresentado levando aos espectadores um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras apresentadas em cada local, enquanto o podcast “Diálogos FIMA” trará insights e entrevistas com músicos, palestrantes e convidados especiais.
O FIMA também se dedica à educação musical, oferecendo aulas magnas gratuitas com artistas renomados e o projeto “FIMA na Escola”, uma ação educacional com o objetivo de sensibilizar crianças, estimulando novos caminhos de valorização de suas identidades culturais. Tudo isso para que melhor compreendam a importância do patrimônio histórico de suas comunidades.
Serviço:
Dia 05 de outubro de 2023
Local: Teatro Amazonas
MANAUS
Horário: 20h
Entrada franca, por ordem de chegada e sujeito à lotação do Teatro.
Classificação: livre
Orquestra Amazonas Filarmônica
Maestro: Luiz Fernando Malheiro
Solista: Daniella Carvalho, soprano
Palestrantes:
Allan Diego Carneiro, historiador
Judeth Costa – restauradora
Marcos Cereto, arquiteto
Programa:
GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685 – 1759)
Ária: “Lascia ch’io pianga” da Ópera: “Rinaldo”
CLAUDIO SANTORO (1919 – 1989)
“Acalanto da Rosa”
“Ouve o Silêncio”
CLAUDE DEBUSSY (1862 – 1918)
“Prélude à l’après-midi d’un faune” (Prelúdio para a Tarde de um Fauno)
HECTOR BERLIOZ (1803 – 1869)
“Nuits d’été” (Noites de Verão)
HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959)
“Canção de Amor”
RICHARD WAGNER (1813 – 1883)
“Abertura de Tannhäuser”
PIETRO MASCAGNI (1863 – 1945)
Ária “Voi lo sapete, o mamma” (Você sabe, mãe) da Ópera: “Cavalleria Rusticana”
“Intermezzo”
GIACOMO PUCCINI Giacomo Puccini (1858-1924)
Donde Lieta Usci, ária do 3º ato da ópera La Bohème
AMILCARE PONCHIELLI (1834 – 1886)
Ária: “Danza delle Ore” (Dança das Horas) da Ópera: “La Gioconda”
Dia 08 de outubro de 2023
Local: Theatro Municipal de Niterói
Horário:17h
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ
Entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento, limitado a um ingresso por CPF.
Classificação: livre
Orquestra: Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim
Participação de alunos do Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (2 fagotes)
Maestro: Knut Andreas
Solista: Ludwig Huhn, violoncelo
Palestrantes: Fernanda Couto Teixeira, Arquiteta / Maurício Vasque, historiador.
FELIX MENDELSSOHN
Antígona, Op. 55, MWV M 12 (Abertura)
Duração: 7 minutos
OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ (1897-1948)
“Batuque”
Duração: 5 minutos
MAX BRUCH (1838 – 1920)
“Kol Nidrei”
Solista: Ludwig Huhn, violoncelo
Duração: 11 minutos
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
“Sinfonia No. 5 em Dó menor, Op. 67”
Duração: 33 minutos
____________________________
Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
21-99197-7465 / 21-3439-0145
www.cezannecomunicacao.com.br
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CHAMADA: Dossiê “150 anos de Arnold Schoenberg” (revista Musica Theorica)
A Musica Theorica (Qualis A2), revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), convida todos e todas a submeterem artigos científicos ao dossiê “150 anos de Arnold Schoenberg”, que integrará o volume 9.2 (2024).
Arnold Schoenberg (1874–1951) foi um dos mais importantes compositores do século XX. Sua obra é das mais significativas e inovadoras da história da música ocidental. A revista Musica Theorica, por meio desta chamada, visa homenagear este importante compositor austríaco e fomentar a produção teórico-analítica sobre sua obra.
Encorajamos o envio de trabalhos que explorem, a partir de uma perspectiva teórico-analítica, as composições de Schoenberg e de seu círculo de discípulos, sua influência no cenário musical nacional e internacional, e sua obra teórico-analítica.
As submissões passam por avaliações por pares de pesquisadores integrantes do Conselho Editorial ou do Corpo de Revisores ad hoc, que arbitrarão a conveniência, ou não, de sua aceitação. A Musica Theorica aceita submissões em português, espanhol e inglês, e o processo desde o recebimento até a decisão final leva, geralmente, dois meses. A publicação do volume 9.2 está prevista para dezembro de 2024.
Além de submissões para o dossiê, a Musica Theorica recebe, em fluxo contínuo, trabalhos em português, inglês e espanhol sobre teoria e análise musical e suas ramificações em outras áreas do conhecimento musical. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista (http://revistamusicatheorica.
O prazo de submissão para o volume 9.2 é 31 de agosto de 2024.
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DIVULGAÇÃO: Começam as inscrições para curso gratuito de Canto Coral
Edital prevê bolsas incentivo de até R$ 1.000 para monitores estudantes de canto ou cantores experientes e é aberto ao público em geral
A Sociedade Artística Brasileira (SABRA) está com inscrições abertas para seu curso de Coral Adulto. Para participar é preciso ter 18 anos ou mais e comprovar residência em Minas Gerais. O edital prevê 50 vagas para trainee (para cantores amadores), oito vagas para surdos com conhecimento de Libras e oito vagas para monitoria, destinadas a estudantes de canto ou cantores experientes. Essa modalidade prevê bolsa de até R$ 1.000. As inscrições estão abertas de 01 a 29 de março. O edital está disponível em www.sabra.org.br/site/editais.
As vagas ofertadas são para as seguintes modalidades: soprano, contralto, tenor, baixo e surdos com conhecimento de Libras. Além da ficha de inscrição, o candidato deverá enviar um vídeo, de até três minutos, cantando uma canção à capela. A música é de livre escolha. O curso de Coral Adulto inclui aulas de Naipe, Técnica Vocal e Prática de Conjunto com Correpetição, com duração de quatro horas/aula semanais, a serem realizadas em dias de semana, no período noturno em Belo Horizonte e vespertino em Betim e Contagem. Também está prevista a realização de uma hora/aula semanal para atividades como ensaios e apresentações.
Segundo o maestro Márcio Miranda Pontes, Presidente da SABRA, “As atividades do curso Coral Adulto apresenta a novidade da inclusão de pessoas surdas e PcDs em geral no fazer musical. Os integrantes surdos e PcDs terão um espaço para explorar sua musicalidade e criatividade contando com a integração com cantores ouvintes que interagem nos ensaios e apresentações.”
As aulas ocorrerão de abril a dezembro e o conteúdo será ofertado de modo presencial, em Belo Horizonte, Betim e Contagem.
O resultado será divulgado no sítio da SABRA na Internet no dia 31 de março.
Serviço: Curso de Coral Adulto (em Belo Horizonte, Betim e Contagem)
Inscrições: de 01 a 29 de março
Residentes em Minas Gerais, acima de 18 anos
58 vagas, sendo:
· 50 (quarenta e duas) vagas para trainee (para cantores amadores);
· 8 (oito) vagas para surdos com conhecimento de Libras
· 8 (oito) vagas para monitoria, destinadas a estudantes de canto ou cantores experientes. Essa modalidade prevê bolsa de até R$ 1.000
Edital disponível em www.sabra.org.br/site/editais
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DIVULGAÇÃO: Cursos de Musicalização e Coral Infantil estão com vagas abertas em Belo Horizonte e Betim
Aulas são gratuitas e voltadas a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I
A Sociedade Artística Brasileira (SABRA) está selecionando estudantes para o Curso de Musicalização Infantil. São 900 vagas para Musicalização Infantil em Betim e 100 vagas para Coral Infantil em Belo Horizonte. Podem participar estudantes regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental I. As inscrições vão até 29 de março. O edital está disponível em www.sabra.org.br/site/editais. Os cursos de Musicalização e Coral Infantil incluem aulas teóricas e práticas de Música, Canto e instrumentos musicais, além de estimular a capacidade comunicativa e a convivência social dos participantes. Com duração de um ano, o curso é presencial, com aulas na sede da Escola de Música SABRA ou em Instituições parceiras. Os cursos possuem orientação pedagógica inclusiva em toda a grade curricular com o objetivo de atender de maneira eficiente e eficaz a pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e mentais.
Ao final do primeiro ano de curso, os estudantes passarão por novo processo seletivo e poderão continuar os estudos em turmas avançadas. Todas as informações estão disponíveis nos editais dos Cursos de Musicalização e Coral Infantil. Os resultados serão divulgados no dia 31 de março, em www.sabra.org.br.
Serviço: Cursos de Musicalização e Coral Infantil
Inscrições: até 29 de março
Para estudantes do 2º ano do Fundamental I
900 vagas para Musicalização Infantil em Betim
100 vagas para Coral Infantil em Belo Horizonte
Editais disponíveis em www.sabra.org.br/site/editais
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