Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



CONCERTO: OSU e Orquestra do Departamento de Música da Unicamp realizam concerto em homenagem ao prof. Carlos Fiorini

Homenagem integra programação especial de aniversário de 40 anos

Dando sequência aos encontros gratuitos que integram a programação especial em comemoração aos seus 40 anos, nos próximos dias 05 e 06 de outubro a Orquestra Sinfônica da Unicamp realizará uma homenagem ao maestro e professor Carlos Fiorini. Serão duas apresentações gratuitas com participação da Orquestra do Departamento de Música da Unicamp.

Sob regência do próprio Fiorini, na quarta-feira, dia 05, às 19h, a apresentação será realizada no Clube Bonfim, tradicional espaço campineiro. Na sequência, quinta-feira, dia 06, o concerto será realizado no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC), às 12h30.

Entre as obras elencadas para o repertório, destaque para “O Lago dos Cisnes”, balé dramático escrito pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876. Outro destaque fica por conta da “Sinfonia n.9”, popularmente conhecida como “Sinfonia do Novo Mundo”, escrita pelo compositor checo Antonín Dvořák em 1893.

Os eventos são gratuitos e integram a programação especial da Sinfônica em comemoração aos 40 anos de fundação. Não há ingresso. As entradas serão por ordem de chegada. Fique atento aos dias e horários.

Serviço | Concerto em homenagem ao professor Carlos Fiorini

05 de outubro, quarta-feira, 19h
Clube Bonfim
R. Bento da Silva Leite, 330 – Jardim Chapadão, Campinas – SP

06 de outubro, quinta-feira, 12h30
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC)
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas, SP

Entrada franca.

https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/osu-fiorini/


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Estreia de Concerto triplo de Bach em Brasilia

Estreia brasileira do Concerto Triplo de Bach em ré menor para 3 violinos solistas.

A Orquestra KOPA apresenta o Concerto Triplo de Bach BWV 1063 em Brasília no dia 24 de outubro. Trata-se da estreia brasileira da versão reconstituída desta obra para 3 violinos solistas, pelo Dr. Zoltan Paulinyi, professor privado de violino e composição, que é diretor e solista junto com seu filho João Marcos Simon Paulini (10 anos) e a Professora Karla Oliveto. No programa, constam também 2 peças contemporâneas de Paulinyi com os solistas Pedro Simon Paulini (7 anos) e Frederico Simon Paulini (4), além do concerto de Vivaldi RV580. Direção musical de Dr. Zoltan Paulinyi.

A Orquestra KOPA foi fundada pelos dois professores Zoltan Paulinyi e Karla Oliveto para reunir colegas professores e os melhores alunos de Brasília. Todos os instrumentistas e cantores podem se inscrever para participar dos próximos eventos.

Compositores podem se inscrever para o curso que selecionará obras para o ano que vem.
Inscrições com Zoltan@Paulinyi.com


SERVIÇO: Estreia brasileira do Concerto Triplo de Bach bwv1063 para 3 violinos solistas
DATA: 24 de outubro de 2022, segunda-feira, 19:30.
LOCAL: Auditório Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília
PROGRAMA: Onitonal e Coral Singelo de Z.Paulinyi (solista: Frederico Simon Paulini, 4 anos e Pedro Simon Paulini, 7 anos), Concerto de A.Vivaldi rv580, Estreia brasileira da reconstrução do Concerto de J.S.Bach bwv1063 (solistas: João Marcos Simon Paulini, 10 anos com Professora Karla Oliveto e Dr. Zoltan Paulinyi).
Direção Musical: Dr. Zoltan Paulinyi. Direção administrativa: Professora Karla Oliveto.
Entrada GRATUITA.


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Mini Óperas para crianças de Jorge Antunes no Rio de Janeiro

Na Série “Ópera na Sala”, a Sala Cecília Meireles apresentará no Dia da Criança, 12 de outubro, duas mini óperas para crianças de Jorge Antunes: O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul. Cada uma das óperas tem duração de 30 minutos. Elas são apresentadas uma após a outra, com cenários mutantes. O elenco que integra o “Grupo Antunes de Ópera de Câmara” viaja de Brasília ao Rio, especialmente para apresentar o espetáculo.

As duas mini óperas, compostas em 1994 e 1995, foram estreadas em Brasília em 1996. O grande sucesso resultou em apoio do Fundo de Cultura do DF para a gravação de um CD, ainda hoje disponível nas lojas, com a participação de nomes históricos do canto lírico brasileiro, já falecidos, como o baixo Zuinglio Faustini e o tenor Radovir dos Santos. Em 2002 foi a vez das crianças holandesas conhecerem O Rei de uma Nota Só: essa mini ópera foi apresentada na cidade de Zwole, com elenco local e cantada em holandês.

O sucesso do espetáculo atraiu a atenção do cineasta Carlos Del Pino, que em 2013 realizou um longa metragem com as duas mini óperas de Antunes.

Em 2017 O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul voltaram aos palcos de Brasília com um novo elenco, em récitas nos teatros do Sesc e no auditório da ADUnB, na Universidade de Brasília. Esse mesmo elenco vem agora ao Rio de Janeiro para, segundo o maestro Jorge Antunes, “divertir e conscientizar ecologicamente o público infanto-juvenil na faixa etária dos 9 aos 99 anos”.

O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul têm libreto e música do próprio compositor, sendo que a segunda é baseada em ideia original de Cristóvam Buarque, repassada oralmente a Antunes em 1995. A história se passa numa escola particular que tem um bosque ao fundo. O diretor quer acabar com o bosque, para construir um estacionamento. As crianças se rebelam, pois no bosque vive a borboleta azul. Depois de passeatas no recreio, o diretor revela, aos estudantes, que a borboleta azul não existe: é uma lenda. Ao final as crianças continuam os protestos com nova passeata no pátio da escola: elas alegam que se acabarem com o bosque, acabarão com a “lenda da borboleta azul”.

O Rei de uma Nota Só conta a história de um Rei mau, que só promulga leis ruins para o povo. O Utopiano Invisível (mímico) enfeitiça o Rei, que passa a falar e cantar em recto tono, com uma única nota. O Príncipe descobre o feitiço e convence o Rei a mudar as Leis, beneficiando o povo.

O quarteto vocal, um mímico e um ator são acompanhados por um conjunto de câmara, sob a regência do maestro Jorge Lisbôa Antunes.


SERVIÇO

DUAS MINI-ÓPERAS PARA CRIANÇAS

de Jorge Antunes

O Rei de Uma Nota Só

A Borboleta Azul

Elenco:

Regente: maestro Jorge Lisbôa Antunes
Direção cênica: Carlos Del Pino
Direção musical: Jorge Antunes
Figurinos: Mariuga Antunes
Cenários Jorge Antunes
Gandhia Brandão, soprano;
Marcos Sfredo, tenor;
Carol Araújo, mezzo soprano;
Hugo Lemos, baixo;
Miquéias Paz, mímico;
Magno de Assis, ator
Violino- Marcus Antunes
Violoncelo- Norma Parrot
Piano- Mariuga Lisbôa Antunes
Percussão- Rodrigo Foti
Difusão eletrônica: Jorge Antunes

Sala Cecília Meireles
12 de outubro de 2022, 16h


Î Voltar ao topo

CALL: Call for jazz artists ! 2023 International JAZZ Competition

OPEN CALL FOR ARTISTS

17 Bucharest International JAZZ Competition 2023 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…

Date: 7 – 15 July 2023
open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities

NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1978 ). The leader can be older than 45.
Prizes: The total amount is 7.000 Euro, cash and concerts
Info: office@jmEvents.ro
Website: www.jazzcompetition.ro, www.jmEvents.ro
Facebook: https://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition
Facebook event (for sharing): https://fb.me/e/2wNjxP7xZ

The registration is open.
Deadline: 1st March 2023.

Please find attached the poster, the General Rules and the Application form.
If you need any other details ( photos, videos ) please let us know.


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Gustavo Tavares abre a nova temporada digital da Sociedade Londrina de Violoncelistas (LCS OnLine)

O violoncelista e compositor brasileiro, Gustavo Tavares, abriu a nova temporada digital da Sociedade Londrina de Violoncelistas (LCS OnLine), no domingo, dia 25 de setembro, às 13:00 hs (17:00 hs no horário londrino), em um evento apresentando o vídeo “Musical Roots: Gustavo Tavares returns to Natal” (Raízes Musicais: Gustavo Tavares retorna a Natal), seguido de uma conversa com o músico.
O vídeo foi feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante a visita de Gustavo Tavares a Natal como homenageado da “Mostra do Violoncelo 2022”, e apresentou, entre outras coisas, várias músicas de seu pai Tullio Tavares, e de seus tios Carlos e Mario Tavares, além de composições próprias. O evento foi gratuito.

 


Î Voltar ao topo