Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- CONCERTO: Ministério da Cultura e Drogasil apresentam o projeto Vida em Pauta que levará música clássica aos hospitais
- CONCERTO: MÚSICA NO MUSEU – Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro – MAIO 2023
- CHAMADA: Trabalhos – Dossiê “Edino Krieger e a música contemporânea brasileira”
- CHAMADA: SiMN 2023 – Chamada de Trabalhos
- CHAMADA: Revista MusiMid: Chamada para organização de dossiês
DIVULGAÇÃO: Competição Jovens Talentos OSU/IA 2023
O CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp – e a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) lançam a sexta edição da Competição Jovens Talentos OSU/IA. A competição visa fomentar a atividade profissional de jovens músicos(as) do Instituto de Artes na área de performance instrumental (erudita), composição e regência, através de trabalho colaborativo com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, durante ensaios e concertos.
Poderão se candidatar instrumentistas solistas, regentes e/ou compositores(as) que estejam cursando a graduação em Música no Instituto de Artes da Unicamp.
As inscrições estarão abertas entre 1 de junho a 1 de agosto para todas as categorias.
Edital no link abaixo:
Edital Competição Jovens Talentos 2023
Î Voltar ao topo
CONCERTO: Ministério da Cultura e Drogasil apresentam o projeto Vida em Pauta que levará música clássica aos hospitais
Pesquisas sobre os efeitos da música nos hospitais apontam a diminuição de ansiedade, dor e depressão.
De abril a agosto grandes músicos brasileiros tocarão em hospitais no projeto Vida em Pauta que fará apresentações de música clássica em instituições de saúde, buscando humanizar o ambiente hospitalar. A música, por suas características naturais, pode levar as pessoas a mais tranquilidade e alento, pode chegar como um presente ou um bálsamo nesse momento delicado. Os músicos participantes se apresentarão em duos e trios para fazer os percursos nos hospitais Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público do Estado de São Paulo, Premier Hospital e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. A realização é da Interarte. Vida em Pauta foi contemplado pela Lei Rouanet e teve o patrocínio da Drogasil. “Investir em ações inovadoras, como a música clássica nos hospitais, é estar atento às novas necessidades da sociedade moderna, que se utiliza da arte para se humanizar”, explica Sergio Melardi, idealizador do projeto.
Os músicos que participam do Vida em Pauta são: violinistas, Camila Picasso, Cláudio Micheletti, Denise Fukuda, Gabriel Curalov; Ivan Dantas, Karen Hanai, Márcia Fukuda; viola, Marcos Fukuda; violoncelos, Diego Mesquita, Ricardo Fukuda e Thiago Cordeiro; violão, Luísa da Costa Rezende. Durante a semana os músicos farão percursos nos hospitais, tocando nos espaços de geriatria, pediatria, quimioterapia, hematologia, radioterapia, entre outros.
O projeto vai realizar 8 concertos de música de câmara com a Orquestra Vida em Pauta. As apresentações serão nos hospitais, gratuitos e abertos ao público.
Artistas de alto nível realizarão apresentações com obras eruditas, dentro de um repertório culturalmente acessível, especialmente escolhido para diminuir ansiedades e trazer equilíbrio ao hospitalizado, utilizando instrumentos cuja frequência e timbre sonoro sejam absorvidos de maneira fácil e não invasiva pelos ouvintes.
As interações musicais ocorrerão em parceria com a equipe hospitalar e os músicos serão devidamente preparados para tocar em ambientes de saúde, respeitando todas as normas relativas à permanência no hospital. Todos os envolvidos no projeto encontraram-se com especialistas, médicos, técnicos, para compreender todo o contexto dos hospitais, pacientes e familiares nesse momento delicado, onde tiveram orientações específicas para a interação eficiente com os pacientes e também dinâmicas de reflexão sobre o trabalho que será realizado.
Estudos publicados, como os de William Forde Thompson e Gottfried Schlaug (Scientific America); dos Drs. Chakravarthi Kanduri, Pirre Raijas, Minna Ahvenainen, Anju K. Philips, Liisa Ukkola-Vuoti, Harri Lädesmäki And Irma Järvelä das Universidades de Helsinki e Aalto na Finlandia; dos Drs. Dan Wu, Keith M. Kendrick, Daniel J. Levitin, Chaoyi Li e Dezhong Yao (China/Canada) e de Ricardo Peres da Consonance Music USA, entre outros, demonstram a capacidade da música dos grandes mestres, principalmente a música de Bach e Mozart, de serem indutores de transformações profundas no cérebro auxiliando a recuperação de pacientes, principalmente quando utilizada de maneira contínua e recorrente.
A música clássica é uma das formas de arte mais ricas e profundas que influenciam os seres humanos. Uma simples melodia é capaz de emocionar as pessoas, trazendo sentimentos, emoções, lembranças e prazeres. A arte, dentre os seus diversos significados, consegue aprimorar a comunicação não verbal, pois a marca que o artista deixou em uma obra pode trazer significado para quem a escuta, mesmo que ela tenha sido criada há 300 anos. Investir em práticas musicais em hospitais é uma afirmação pública da existência de uma preocupação com o bem-estar geral, social e cultural.
Pesquisas nacionais sobre os efeitos da música nos hospitais apontam que ações musicais atuam no paciente internado na diminuição do nível de ansiedade, da dor e de sintomas depressivos. Os resultados indicam a importância da música para o ambiente hospitalar e alertam a necessidade de mais investigações sobre as intervenções musicais nos hospitais. (CAMPOS, NAKASU, 2016).
A Drogasil, com 88 anos de existência, percebeu a importância do projeto em levar música aos doentes e familiares se alinhando a filosofia da empresa que é cuidar das pessoas e da saúde mental delas, em um momento tão vulnerável.
Î Voltar ao topo
CONCERTO: MÚSICA NO MUSEU – Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro – MAIO 2023
Dado ao sucesso e atendendo ao pedido dos espaços e do público, ampliamos Música no Museu apresenta ¨Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais¨ para maio 2023 com mais um programa movimentado que passeia pelas músicas, brasileira e internacional ressaltando os seus grandes autores com ênfase na ampla produção musical brasileira. E em São Paulo, também encerrando, teremos outro concerto e no Musica no Museu Internacional voltamos a Sintra e Covilhãs em Portugal e a Viena, na Áustria..
Ficamos muito contentes com a aceitação de nosso programa que teve a chancela do Ministério da Cultura- Lei de Incentivos Fiscais-, patrocínio da Vibra Energia e o apoio do BTG-Pactual e da Universidade Estácio de Sá.
Ao final agradeceremos aos espaços culturais que nos apoiaram, aos músicos que prestigiaram a Série, a mídia, muito generosa, divulgando todos os concertos e ao público carinhoso que lotou todos os mais de 80 eventos que realizamos neste período de 7 meses, de novembro 2022 a maio 2023.
Mas o Música no Museu não para por aí. Teremos voz em Junho preparando para o I BsbHarpFestival (28 de junho a 2 de agosto), o XVIII RioHarpFestival (1 a 31 de julho),e o VII SPHarpFestival (de 12 a 16 de julho);
Esperamos por vocês.
Saudações Musicais, Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu- www.musicanomuseu.com.br
Î Voltar ao topo
FESTIVAL: Gingold Chamber Music Festival Composers Institute
Dear Colleagues and Friends,
I am really humbled to be part of this excellent chamber music festival and the new Composers Institute. The performance faculty is outstanding and from all accounts so are the students. Great opportunities for student composers to hear their music performed at a high level. I am very excited to be part of the excellent composition faculty with multi award winning composers Chinary Ung and Chen Yi. Please feel free to pass on to any students and colleagues that you feel might be interested https://www.jgcmfestival.com/
Chamber Music Institute & Composers Institute
Application Deadline Monday, March 20, 2023
Festival Dates: July 9 – 30, 2023
Dr. Orlando Jacinto Garcia
Professor of Music/Distinguished University Professor
Program Coordinator for Music Composition
Composer in Residence, FIU School of Music
Resident Composer Miami Symphony Orchestra
FIU CARTA – Mana Wynwood
318 NW 23rd Street, Office 104
Miami, FL 33127
Tel: 305-520-5653
Email: garciao@fiu.edu
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Trabalhos – Dossiê “Edino Krieger e a música contemporânea brasileira”
A Musica Theorica (Qualis A2), revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), convida todos e todas a submeterem artigos científicos ao dossiê “Edino Krieger e a música contemporânea brasileira”, que integrará o volume 8.2 e terá como editora convidada a Profa. Dra. Carole Gubernikoff (UNIRIO).
Além de prolífico compositor, Edino Krieger foi um dos grandes entusiastas da nossa música contemporânea, sendo um dos fundadores da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Por meio deste número temático, Musica Theorica busca prestar uma homenagem a este importante compositor brasileiro e fomentar a produção teórico-analítica sobre sua obra e intensa atuação na cena musical brasileira. Encorajamos o envio de trabalhos que explorem, a partir de uma perspectiva teórico-analítica, aspectos relevantes de sua obra, sua relação com Koellreutter e participação no grupo Música Viva, sua atuação como crítico musical, bem como outros assuntos relacionados à sua produção e atuação musical.
Além de submissões para o dossiê, a Musica Theorica recebe, em fluxo contínuo, trabalhos em português, inglês e espanhol sobre Teoria e Análise Musical e suas ramificações em outras áreas do conhecimento musical. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista (http://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/about/submissions) e podem ser realizadas online (preferivelmente) ou, se necessário, por e-mail ao editor (gabrielbianconavia@gmail.com).
O prazo de submissão para o volume 8.2 é 04 de setembro de 2023.
Gabriel Navia
Musica Theorica
https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica
Î Voltar ao topo
CHAMADA: SiMN 2023 – Chamada de Trabalhos
Temos o prazer de anunciar o SiMN 2023 – a 6ª edição do Simpósio Internacional de Música Nova – organizado pelo grupo de pesquisa Núcleo Música Nova da Universidade Estadual do Paraná (Brasil). Para a edição deste ano, o SiMN acontecerá em dois momentos: uma sessão online de 30 de outubro a 01 de novembro (comunicações orais e mesas redondas) e uma sessão presencial (concertos e workshops) de 07 a 10 de novembro, na cidade de Curitiba, Paraná. O SiMN é um evento bienal realizado em Curitiba, Brasil, que visa difundir e refletir sobre a música contemporânea e as práticas da arte sonora.
Temática: “Como a tecnologia tem afetado a linguagem musical no século XXI?”
Chamada Geral: Artigos, Obras (compositores), Recitais (intérpretes), Workshop, CD
https://www.nucleomusicanova.com.br/simn/simn-2023
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Revista MusiMid: Chamada para organização de dossiês
Revista Brasileira de Música e Mídia
Chamada para propostas de Dossiê Temático
A Revista Brasileira de Música e Mídia (Revista MusiMid) (Qualis B4) convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem propostas para a organização de dossiês temáticos, para as edições da revista dos anos de 2023 e 2024.
As propostas serão recebidas até o dia 30 de maio de 2023 no e-mail revistamusimid@gmail.com
Ao todo serão aceitas três propostas, a serem publicadas respectivamente em:
Proposta 1 – Segundo semestre de 2023 (vol. 4, n.º 2)
Proposta 2 – Primeiro semestre de 2024 (vol. 5, n.º 1)
Proposta 3 – Segundo semestre de 2024 (vol. 5, n.º 2)
1. Das propostas
1.1. Os dossiês deverão abordar a relação entre Música e Mídia a partir de suas diferentes abordagens, campos, metodologias e especificidades. Dentre os temas de interesse da Revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos:
– suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética;
– a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas;
– as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras;
– as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas;
– questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música;
– memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero.
(Outras sugestões, favor consultar o comitê pelo endereço da Revista. Maiores informações sobreo escopo temático na apresentação da Revista, em www.revistamusimid.com.br)
1.2. Eventuais outros temas poderão ser avaliados pela comissão editorial no ato de submissão das propostas, mediante a versarem necessariamente a respeito de um dos campos seguintes campo: música/linguagem sonora ou mídia.
1.3. A organização do dossiê ficará a cargo de dois a três pesquisadores/as, com titulação mínima doutorando(a), provenientes de Instituições de Ensino Superior no Brasil ou no exterior.
Parágrafo único: terão preferência, mas não exclusividade, propostas que apresentem parcerias com integrantes de instituições estrangeiras e/ou de diferentes IES.
1.4. Cada dossiê aprovado poderá publicar até 10 (dez) artigos, sendo que em ao menos 1/3 destes o respectivo autor ou a respectiva autora deverá ter titulação de Doutor(a).
1.5. Todas as submissões seguirão as normas de avaliação da revista e só serão publicados os trabalhos com duas avaliações positivas.
2. Conteúdo das propostas dos Dossiês:
2.1 A proposta deve conter:
· Título do Dossiê
· Resumo do tema do dossiê
· Mini currículo dos pesquisadores(as) envolvidos como organizadores(as)
· Possíveis nomes dos autores(as) dos artigos (Previsão), instituições de vinculação e países de residência (lista de propostas, sem comprometimento de submissão e/ou publicação)
· Referências, se houver, mencionando apenas trabalhos citados no texto.
2.2. As propostas serão avaliadas pela Equipe Editorial da Revista MusiMid, mediante consulta conselho consultivo e deliberação pelo conselho editorial, comitê executivo e editora-chefe.
2.3. A avaliação considerará a relevância da temática proposta para o dossiê no campo das relações entre Música e Mídia, bem como sua adequação à política editorial da revista.
3. Das propostas selecionadas
3.1 Ao realizar a submissão e ter seu dossiê aprovado, os/as organizadores/as se comprometem a realizar ampla divulgação do dossiê com o apoio da equipe editorial
3.2 Os artigos deverão ser submetidos aos dossiês exclusivamente pela página da Revista (sistema OJS), sendo que os organizadores deverão atuar diretamente na plataforma contando com suporte da equipe editorial.
3.3. Os/as organizadores/as farão uma análise preliminar da submissão para verificar sua adequação à proposta do dossiê e ao escopo da Revista, mas a avaliação em si de cada artigo caberá aos avaliadores Ad Hoc indicados pelos/as organizadores/as do dossiê e devidamente cadastrados no sistema.
3.4. Os/as organizadores deverão redigir um texto de apresentação acerca do tema proposto.
3.5. Os/as proponentes atuaram única e exclusivamente na organização dos dossiês, ficando as demais seções sob responsabilidade da Equipe Editorial da Revista.
Parágrafo único: os/as organizadores/as de dossiê poderão propor o envio de resenhas, entrevistas e demais seções existentes na política editorial, no entanto qualquer uma destas proposições deverá ocorrer mediante consulta a equipe editorial.
3.6. Os/as organizadores/as deverão, ao final do processo editorial, realizar uma leitura de prova final da edição, verificando as paginações, cabeçalhos e organização do sumário do referido dossiê.
4. Cronograma
Prazo de submissão de propostas: 30 de maio de 2023.
Divulgação das propostas selecionadas: 15 de junho de 2023.
Início das submissões de propostas: a definir com os organizadores selecionados.
5. Considerações finais
5.1. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.
5.2. Integrantes do conselho consultivo e da Equipe Editorial não poderão submeter propostas de dossiês.
Equipe Editorial
Revista Brasileira de Música e Mídia – MusiMid
https://revistamusimid.com.br/
Heloísa de A. Duarte Valente Profª Titular Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UNIP
MusiMid -Centro de Estudos em Música e Mídia/ Revista MusiMid
www.musimid.mus.br/ www.revistamusimid.com.br
Wagner Rodrigues Valente Prof. Livre-Docente em Educação – Unifesp
GHEMAT -Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática
Î Voltar ao topo
DIVULGAÇÃO: Dilermando Reis
English TEXT BELOW
Há cerca de 15 anos, o prof. Alessandro Borges fez uma dissertação de mestrado na UFG que consistia em escrever em partituras todas as músicas de Dilermando Reis que até então ainda não haviam sido publicadas.
Este material, que está em vias de publicação em breve, foi uma fonte para descobrir lados do Dilermando Reis desconhecidos até mesmo dos fãs. Além das belas valsas (muitas delas!), Dilermando também escreveu música inspirada pelo Centro-Oeste, flertando com a viola caipira; homenageando a Espanha; com elementos da Bossa-Nova, e muito mais. Uma de suas composições até poderia ser adaptada para uma versão em trêmolo.
Gravamos 17 destas pérolas, e conto com sua ajuda para poder lançar este material como Dilermando Reis merece. Vou começar nos primeiros dias de junho uma campanha de crowdfunding para poder ter alguma verba de divulgação, pagar os custos de alguns serviços ainda pendentes, e imprimir CDs físicos.
Quem apoiar, além de ser parceiro deste projeto, poderá desfrutar de recompensas. Algumas estarão disponíveis por tempo limitado. Por exemplo, devo oferecer uma recompensa apenas para quem apoiar no primeiro dia.
Caso você queira ser avisado pelo whatsapp deste projeto, entre no grupo de avisos em https://chat.whatsapp.com/Hcz1BwcHbXFFUwyKTl8X9k . Fique tranquilo, neste grupo só eu poderei enviar mensagens, que não serão muitas, e apenas sobre o projeto.
Abraços,
Alvaro Henrique
The message above is about a crowdfunding campaign I’m about to start. Since I can offer regards in Portuguese or for Brazilian inhabitants, they may not interest you. But when this recording with Dilermando Reis’ music gets released at the streaming plataforms, you will be able to listen to it.
Regards,
Alvaro Henrique
Î Voltar ao topo