Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



DIVULGAÇÃO: OSU apresenta a “Temporada Maestras” para o calendário de 2025

A Temporada Maestras, organizada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), traz para o público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a oportunidade de conhecer o trabalho de três mulheres regentes de destaque no cenário nacional e internacional, ao lado de concertos dirigidos pela regente titular e diretora artística da OSU, Cinthia Alireti.

A proposta de compartilhar a temporada com mais maestras no palco é da própria Cinthia Alireti. “Vejo nesta temporada uma chance de valorizar o trabalho de três profissionais que admiro profundamente, aprendendo com elas e observando a diversidade de lideranças que trazem, cada uma com suas personalidades e competências únicas”, comenta Alireti.

Esta temporada inédita inverte os processos tradicionais de programação, dando protagonismo à figura feminina no podium. Além de serem regentes de renome, as três convidadas também se destacam por outros talentos artísticos: Cibelle Donza é celebrada tanto pelas suas composições no Brasil quanto no exterior; Priscila Bomfim se destaca por seu trabalho como correpetidora e especialista em ópera; e Alba Bomfim, além de violoncelista, tem sido uma referência internacional em representatividade e protagonismo.

Fique atento à nossa programação.


Cibelle Donza

Maestra Titular e Diretora Artística da Orquestra Filarmônica da Amazônia (Orquestra FILMA), Cibelle Donza é uma das grandes líderes da música clássica brasileira. Ela já regeu importantes orquestras, como a Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sinfônica do Espírito Santo, Filarmônica de Minas Gerais e a Ithaca College Symphony Orchestra, entre outras.

Como compositora, foi premiada com a residência artística no Habib Sharifi Fellowship em 2024, em Paris, e recebeu o Prêmio Funarte de Composição em 2023, na categoria Orquestra Sinfônica. Suas obras sinfônicas já foram interpretadas por orquestras renomadas, consolidando seu talento e presença na música mundial.

Alba Bomfim

A maestra Alba Bomfim é um dos grandes nomes da nova geração de regentes brasileiros, reconhecida por seu ecletismo e excelência na direção de orquestras. Doutora em Regência de Orquestra pela Universidade de Aveiro (PT), é professora associada na Universidade Federal do Piauí e já conquistou o prêmio “Eleazar de Carvalho” para jovens regentes (2009).

Com uma carreira internacional de sucesso, Alba regeu orquestras como BBC Concert Orchestra, The Dallas Opera e Orquestra Filarmonia das Beiras, além de diversas orquestras brasileiras. Sua trajetória inclui parcerias com importantes solistas e compositores, além de sua atuação como jurada em concursos e regente convidada em festivais de música.

Com um trabalho marcado pela conexão com a orquestra e o público, Alba continua a se destacar no cenário da música clássica brasile

Priscila Bomfim

Priscila Bomfim é uma talentosa pianista e regente de ópera brasileira, reconhecida por sua atuação nas maiores orquestras do país. Com uma carreira em ascensão, Priscila se destaca como a primeira mulher a reger uma ópera na temporada oficial do Theatro Municipal do RJ e, em 2025, será a primeira mulher a reger óperas na temporada do Theatro Municipal de SP.

Atualmente, é maestra assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e regente da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por meninas da rede pública de ensino. Seu trabalho, que abrange tanto repertórios consagrados quanto novas obras, já a levou a importantes palcos do Brasil.

Com uma sólida formação acadêmica e influências de renomados maestros internacionais, Priscila tem se consolidado como uma das principais figuras da música clássica no Brasil

Cinthia Alireti

Regente titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), destaca-se por produções de óperas, promoção da interpretação histórica e difusão de obras contemporâneas. Atua como regente convidada em eventos no Brasil e exterior.


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Escola Livre de Música da Unicamp – ELM/CIDDIC torna público o resultado final do Processo Seletivo 2025

A Escola Livre de Música da Unicamp – CIDDIC torna público o resultado final do Processo Seletivo 2025. Segundo consta no cronograma do Edital de Ingresso – 2025, a Lista de Aprovados deverá ser divulgada dia 05 de Março de 2025. Ainda segundo o cronograma, logo após a divulgação da Lista de Aprovados, nos próximos dias, os alunos serão contatados pela secretaria da ELM para regularização da matrícula. Após a regularização da matrícula através do recolhimento da taxa anual, os alunos alinharão junto aos professores os horários de suas respectivas aulas e/ou ensaios.

IMPORTANTE 1: Devido ao alto número de aprovações, os dias de matrícula podem ser estendidos e o início das aulas adiado a depender da demanda da disciplina. Qualquer dúvida entrar em contato com a secretaria da Escola Livre de Música através do telefone (19) 3521 7673.

IMPORTANTE 2: As disciplinas Flauta e Tuba terão seus respectivos resultados divulgados posteriormente.

LISTA DE APROVADOS

Informações: (19) 3521 7673

elm@unicamp.br


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Música no Museu abre sua temporada 2025

Música no Museu

Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro.
Ordem do Mérito Cultural- Ordem do Mérito Cultural Carioca
Golfinho de Ouro- Latin American Quality Awards

Concertos de Verão – Janeiro/Fevereiro/Março 2025

Iniciamos a temporada 2025 e as comemorações dos 28 anos de Música no Museu com um programa bem eclético: Janeiro enfatizando jovens talentos, fevereiro Os Clássicos do Carnaval e os Clássicos no Carnaval e Março, o mês das Mulheres e 27, o dia da Música no Museu e também Música no Museu Internacional em Lisboa e Sintra com a pianista Fernanda Canaud.

Isto depois de realizar em 2024 mais de 230 concertos incluindo Lisboa e Sintra, cidades de Portugal inserindo na programação,com êxitos, o XIX RioHarpFestival e o VI SPHarpFestival entre julho e outubro e sua versão europeia em 10 cidades de Portugal, Espanha, França,Croácia, Itália, Austria e Alemanha, e finalizando com o XIV RioWindsFestival- Festival Internacional de Sopros em novembro no Rio de Janeiro. E, assim, grande expressão internacional ao projeto.

E começando os preparativos para os 20 anos do RioHarpFestival- XX RioHarpFestival-mantendo a tradição do mês de julho com novidades e a manutenção em outras cidades do Brasil e também a versão europeia em cidades de 8 países e a versão africana, África do Sul.

E, assim, Música no Museu consolida-se como a maior Série de música clássica do Brasil.

Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu- 22336711 – www.musicanomuseu.com.br


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Abertura da Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira com o Duo Vibrapiano no Mackenzie Higienópolis

No dia 29 de março, sábado, às 18h, acontece a abertura da Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira com o Duo Vibrapiano no Mackenzie Higienópolis. Grátis!

O Centro de Música Brasileira acaba de completar 40 anos, sempre valorizando a música erudita brasileira. Em 2025 realizará 8 concertos no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. O CMB foi fundado em 1984 pelo compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011) e a atual presidente é a pianista Eudóxia de Barros.

O Duo Vibrapiano é formado por Gustavo Surian no vibrafone e Mariana Rodrigues ao piano. O grupo interpretará obras de 9 compositores: Carmo Bartoloni, Daniel Grajew, Gustavo Surian, Jacob do Bandolim, Mariana Rodrigues, Osvaldo Lacerda, Ricardo Tacuchian, Villa-Lobos e Villani-Côrtes.

Gustavo Surian é integrante do Trio da Tica com quem foi finalista do festival CCBC Jazz Fest 2018; do grupo “Os Cafumangos”, ganhador de dois prêmios no Festival Marolo de Ouro 2019 e é integrante da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e doutorando em música pela Unesp.

Mariana Rodrigues é detentora de vários prêmios Jovens Solistas OCAM – Orquestra de Câmara da USP, regência e direção artística Gil Jardim; 1° Lugar no concurso Nascente, com obras de Marcos Luís Duarte; 1° lugar Concurso Maria Tereza Madeira, Prêmio de Melhor Pianista Acompanhador no II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para flauta, realizado pelo Centro de Música Brasileira.

Programa

Edmundo Villani-Côrtes: Concerto para Vibrafone e Orquestra (Desafio, Intermezzo e Tocatta)

Ricardo Tacuchian: Transparências para Vibrafone e Piano (Moderato, Transparente e Allegro)

Osvaldo Lacerda – Suíte para Xilofone e Piano (adaptação para vibrafone) – Arrasta pé

Carmo Bartoloni – Valsa para vibrafone e piano

Villa-Lobos – Ária (Cantilena) das Bachianas nº 5 (arranjo de Nei Rosauro)

Mariana Rodrigues – Anunciação 2020 e Bons Tempos 2018

Daniel Grajew – Sete Vidas e Calm

Jacob do Bandolim – Doce de coco e Pixinguinha – 1×0

Gustavo Surian – Meandro 3:40 e Raiz


Serviço:

29 de março, sábado, às 18h

Duo Vibrapiano – Gustavo Surian (vibrafone) e Mariana Rodrigues (piano)

Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
130 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!

Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel

 


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Concertos no mês de março da pianista Maria Teresa Madeira

Portugal

dia 13 – 21:30h “SARAU BRASILEIRO” MARIA TERESA MADEIRA, piano . Local: Macaréu Associação Cultural (Rua João das Regras 151, Porto, PT)
Piano solo. No programa obras de Henrique Alves de Mesquita, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Carolina Cardoso de Menezes e Pixinguinha. Informações: https://www.facebook.com/p/Macar%C3%A9u-Associa%C3%A7%C3%A3o-Cultural-100064618155274/?locale=pt_BR

dia 14- 21h “CHIQUINHA GONZAGA- 90 anos de saudades” na CASA COMUM Participação: Rodrigo Alzuguir (Praça Gomes Teixeira, Porto, PT).
Concerto comentado de piano solo e participação especial do cantor e ator Rodrigo Alzuguir com obras de Chiquinha Gonzaga.

dia 15- 17h Roda de Choro do Macaréu com o Clube do Choro do Porto. Participação especial Maria Teresa Madeira, piano Local: Macaréu Associação Cultural (Rua João das Regras 151, Porto, PT). Informações: https://www.facebook.com/p/Macar%C3%A9u-Associa%C3%A7%C3%A3o-Cultural-100064618155274/?locale=pt_BR

dia 18 – 14:30h “ALMA CARIOCA: Compositores Brasileiros ao Piano” MARIA TERESA MADEIRA, piano Local : no Auditório DeCA Universidade de Aveiro, PT. Entrada franca. Informações: https://www.up.pt/casacomum/eventos/chiquinha-gonzaga-90-anos-de-saudades-concerto-de-maria-teresa-madeira-com-rodrigo-alzuguir/

Brasil

dia 23 – 11h- HOMENAGEM A CHIQUINHA GONZAGA/ MARIA TERESA MADEIRA, piano. Centro da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro, RJ) Informações: https://centrodamusicacarioca.blogspot.com/


Î Voltar ao topo

CHAMADA: Revista Musica Theorica (A2) está com a chamada aberta para o v. 10.1

A revista Musica Theorica (A2) está com a chamada aberta para o v. 10.1 até 20 de abril. A MT aceita trabalhos em português, espanhol e inglês sobre teoria e análise musical, área central da revista, e suas ramificações em outras áreas do conhecimento. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista (http://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/about/submissions) e podem ser realizadas online (preferivelmente) ou, se necessário, por e-mail ao editor (gabrielbianconavia@gmail.com).

Aproveito para convidar todos a visitarem a página da revista (https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/) e conhecerem nosso último número (v. 9.2), publicado no fim de 2024, que inclui o dossiê “Schoenberg 150 anos”. Segue abaixo o sumário da publicação com links para os artigos.


Î Voltar ao topo

CONCURSO: Docente efetiva/o de piano complementar no Depto. de Música da Unesp

Inscrições do dia 24/03/2025 até dia 24/04/2025 (horário de Brasília).
Edital no link:
https://inscricoes.unesp.br/concurso/inscricao-proxima


Î Voltar ao topo

CONCURSO: USP – professor efetivo de Composição

Informamos que foi realizada a publicação do Edital do concurso público de títulos e provas visando o provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3.1 em em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) junto ao Departamento de Música, conforme detalhado logo mais abaixo.

Principais informações:
CMU – Departamento de Música.
Área de conhecimento: “Composição”.
Período de inscrições: 27/01/2025 até às 16h00 do dia 27/03/2025.
O Edital na íntegra pode ser acessado através do link de inscrições abaixo: Edital nº 03-2025-ECA. (Buscar por: Inscrições abertas / professor Doutor / Escola de comunicação e artes)
As inscrições devem ser feitas pelo interessado diretamente no link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Partitura bilíngue da Ópera Ordem das Virtudes de S. Hildegard Bingen: estreia em maio no Brasil

A partitura da ópera ORDO VIRTUTUM de S. Hildegard de Bingen foi publicada em versão bilíngue latim/português de Dr. Zoltan Paulinyi pela Editora Clube de Autores. https://clubedeautores.com.br/livro/ordo-virtutum-ordem-das-virtudes-partitura-bilingue-em-latim-e-portugues-espiral

Estreia será em maio de 2025, em Brasília Asa Norte, com Schola Cantorum de Brasília e Orquestra KOPA sob direção de Paulinyi. Compositores interessados em aderir ao corpo discente para orquestrar a ópera, favor inscreverem-se diretamente com Zoltan Paulinyi (61)986534811 Zoltan@Paulinyi.com


Î Voltar ao topo

DIVULGACIÓN: Congreso Argentino de Musicologia 2025

La Asociación Argentina de Musicología, el Instituto Nacional de Musicología “Carlos Vega” y la Escuela de Música de la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario anuncian la realización del Congreso Argentino de Musicología 2025 (XXVI Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología y XXII Jornadas Argentinas de Musicología del Instituto Nacional de Musicología “Carlos Vega”), que tendrá lugar en la ciudad de Rosario (Sta. Fe, Argentina), entre los días 26 a 30 de agosto de 2025 de manera presencial. Se invita a investigadores/as musicales a participar con trabajos sobre temas de su interés relacionados con alguna de las siguientes áreas temáticas:

    • Circulación de los discursos musicales y consumos culturales
    • Culturas musicales, territorios y construcción identitaria
    • Estudios en música popular
    • Gestualidad, corporeidad e interpretación musical
    • Historia e historiografía musical
    • Iconografía y organología musical
    • Investigación artística en música
    • Investigaciones en pedagogía musical
    • Música, archivos y patrimonio
    • Músicas, tecnologías y producción fonográfica
    • Música y género
    • Semiótica de la música, narratividad y estudios sobre significación musical
    • Teoría, análisis y estética musical

Presentación de propuestas

Se aceptarán tres tipos de propuestas: ponencia, ponencia de investigadores en formación y mesa temática. Se podrá participar en dos modalidades, como máximo: 1. Sesión de ponencias (individuales o en coautoría) y 2. Mesa temática. La fecha límite para la entrega de todas las propuestas es el 03 de marzo de 2025 y deberán enviarse por correo electrónico a congresoargentinomusicologia@gmail.com.

Descargar la Primera Circular


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: SABRA abre inscrições para o Curso de Orquestra Jovem 2025

Betim, 10 de março de 2025 – A Sociedade Artística Brasileira (SABRA) anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Orquestra Jovem 2025, parte do projeto “Música Inclusiva”, aprovado pelo Ministério da Cultura e que conta com o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. O curso, que é totalmente gratuito, tem como objetivo promover a inclusão social por meio da música, oferecendo formação orquestral para adolescentes e  jovens de até 24 anos. As vagas são priorizadas para candidatos(as) residentes em Betim ou Contagem.

Sobre o Curso de Orquestra Jovem
O curso será realizado de março a dezembro de 2025, com atividades presenciais nas sedes da Escola de Música SABRA em Betim e Contagem. As disciplinas incluem Prática de Orquestra Jovem e Prática de Música de Câmara, ministradas por profissionais e monitores qualificados. O curso possui uma orientação pedagógica inclusiva, voltada para atender pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e mentais.

Inscrições e Seleção
As inscrições estarão abertas de 10 a 28 de março de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site da SABRA (https://forms.gle/AWzHgtS4S7NAR5CZ6). Os candidatos devem enviar, até o dia 28 de março, um vídeo com a execução de trechos musicais específicos para cada instrumento, além de documentos como carteira de identidade e CPF. No caso de menores de 18 anos, os documentos dos pais ou responsáveis legais também devem ser enviados.
A seleção será realizada por uma banca examinadora composta por profissionais da área musical, que avaliarão os candidatos com base em critérios como correção estilística, postura e segurança na execução musical, e aptidão técnica. O resultado será divulgado no site da SABRA no dia 31 de março de 2025.

Vagas e Bolsas de Incentivo
Serão oferecidas 44 vagas no total, sendo 42 para instrumentistas e 2 para assistentes de produção. As vagas são distribuídas por instrumentos, incluindo violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. Todos os selecionados receberão uma bolsa de incentivo, com valores variando de acordo com a posição na orquestra, podendo chegar a R$ 600,00 para o(a) Spalla.
A bolsa mensal é composta por um valor parcial, além de bônus por pontualidade, assiduidade e participação em apresentações públicas. O valor inclui também uma ajuda de custo para transporte e comunicação.

Sobre a Escola de Música SABRA:
A Sociedade Artística Brasileira SABRA, realizadora do Coral Unimed-BH, é uma instituição sem fins lucrativos que oferece ensino musical de qualidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e PcDs, independentemente de sua classe social ou origem. Desde sua fundação em 2013, a escola tem como missão democratizar o acesso à música e promover a formação de cidadãos conscientes e críticos. Para tanto, oferece uma gama completa de cursos para todas as idades, desde a musicalização infantil até orquestras sinfônicas e grupos instrumentais de câmara. A escola também promove concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas, levando a música de qualidade para toda a comunidade.
As atividades da SABRA são financiadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A Instituição também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Contagem (Secretarias Municipais de Cultura e Educação), da Associação Eldorado de Apoio à Vida de Contagem, das Secretarias Municipais de Educação de Belo Horizonte, Nova Lima e Raposos, da Associação dos Deficientes Físicos de Betim e da Apae Betim.

Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.


Inclusão social e formação orquestral para adolescentes e jovens.

Serviço:
Evento: Inscrições para o curso Orquestra Jovem
Periodo: 10 a 28 de março de 2025.
Como?:  Preenchimento do formulario on line https://forms.gle/AWzHgtS4S7NAR5CZ6
Mais informações:
Escola de Música SABRA
Site: https://www.sabra.org.br/site/editais/
E-mail: secretaria@sabra.org.br
Classificação: Livre


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: SABRA abre inscrições para cursos gratuitos de Música e Coral Infantil em 2025

Betim, 10 de março de 2025 – A Escola de Música SABRA, em parceria com o Ministério da Cultura, e o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, anuncia a abertura de inscrições para o projeto “Música Inclusiva”, que oferece cursos gratuitos de Musicalização, Coral Infantil, Básico e Intermediário de Música. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 de março de 2025, com vagas disponíveis para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Sobre os Cursos:
Os cursos, que têm como objetivo promover a convivência e o fortalecimento de vínculos, além de desenvolver aptidões artístico-musicais, serão realizados de março a novembro de 2025. As atividades serão presenciais e ocorrerão em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima e Raposos. A grade curricular é inclusiva, atendendo pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e mentais.

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online através do formulário disponível no site da SABRA (https://forms.gle/cL3HyQsWB2tHyat47). Os candidatos devem enviar, até o dia 28 de março de 2025, cópias legíveis dos documentos de identidade e CPF para o e-mail secretaria@sabra.org.br. Inscrições após essa data, caso todas as vagas sejam preenchidas, os nomes excedentes serão incluídos em uma lista de espera para vagas que surgirem ao longo do ano letivo.

Vagas e Critérios de Seleção:
Serão oferecidas 1.400 vagas para crianças matriculadas no Ensino Fundamental, preferencialmente em escolas públicas, e 800 vagas para os cursos básico e intermediário de música. A seleção priorizará candidatos em situação de vulnerabilidade social mas estão abertas para toda a comunidade e obedecerá a ordem cronológica de inscrição. O resultado será divulgado no site da SABRA no dia 31 de março de 2025.

Atividades e Apresentações:
Além das aulas semanais, os alunos participarão de atividades extras, como apresentações públicas, ensaios gerais e gravações. A agenda anual de apresentações será divulgada no site da SABRA em 14 de abril de 2025 e atualizada mensalmente.

Sobre a Escola de Música SABRA:
A Sociedade Artística Brasileira SABRA, realizadora do Coral Unimed-BH, é uma instituição sem fins lucrativos que oferece ensino musical de qualidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e PcDs, independentemente de sua classe social ou origem. Desde sua fundação em 2013, a escola tem como missão democratizar o acesso à música e promover a formação de cidadãos conscientes e críticos. Para tanto, oferece uma gama completa de cursos para todas as idades, desde a musicalização infantil até orquestras sinfônicas e grupos instrumentais de câmara. A escola também promove concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas, levando a música de qualidade para toda a comunidade.
As atividades da SABRA são financiadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A Instituição também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Contagem (Secretarias Municipais de Cultura e Educação), da Associação Eldorado de Apoio à Vida de Contagem, das Secretarias Municipais de Educação de Belo Horizonte, Nova Lima e Raposos, da Associação dos Deficientes Físicos de Betim e da Apae Betim.

Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.


Cursos gratuitos de Música em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima e Raposos.

Serviço:
Evento: Cursos gratuitos de Musicalização, Coral Infantil, Básico e Intermediário de Música
Periodo: a partir de 10 de março de 2025.
Como?:  Preenchimento do formulário on line https://forms.gle/cL3HyQsWB2tHyat47
Mais informações:
Escola de Música SABRA
Site: https://www.sabra.org.br/site/editais/
E-mail: secretaria@sabra.org.br
Classificação: Livre


Î Voltar ao topo