Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



DIVULGAÇÃO: Evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação” celebra os 35 anos do CDMC

Entre os dias 05 e 07 de novembro o CDMC realiza o evento “Interlocuções entre Música e Ciência da Informação”, celebração ao marco significativo de seus 35 anos. O evento, mais do que uma simples comemoração, abre um diálogo prospectivo sobre os vínculos cada vez mais profundos entre essas duas disciplinas.

Durante três dias, pesquisadores de Música e Ciência da Informação se reunirão para explorar as inúmeras maneiras pelas quais esses campos se interligam e se enriquecem mutuamente. As discussões abordarão os desafios contemporâneos da gestão da informação musical em um mundo cada vez mais globalizado e digital.

Este evento não apenas celebra a trajetória do CDMC, mas também visa inspirar novas ideias e parcerias que moldarão o futuro da pesquisa musical e da Ciência da Informação. Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

Sobre o CDMC

O Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) é responsável por armazenar, disseminar e promover um acervo especializado em música erudita contemporânea, além de promover pesquisas para expandir o conhecimento na área.

Inaugurado em 1° de setembro de 1989,  o CDMC é fruto do “Projeto Brasil-França”, parceria firmada entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Ministério de Negócios Estrangeiros e a Associação Francesa de Ação Artística (AFAA). O intuito foi criar uma filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC França).

Programação

05/11 | 10h às 13h | Mesa de abertura

A importância da organização de acervos musicais para o desenvolvimento do ensino e da ciência

A organização de acervos musicais desempenha um papel fundamental na preservação da história musical, na garantia de acesso à Informação, na disponibilização de material para estudo e ensino, na promoção cultural, entre outros. Tratado na interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, que se debruça ao estudo da informação desde sua gênese à geração do conhecimento, pode revelar novos insights sobre o ensino e a pesquisa musical.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Denise Garcia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Daniela de Oliveira Correia – Instituto Baccarelli
  • Profa. Dra. Eliana Monteiro – Universidade de São Paulo (USP)


14h às 16h | Apresentação de trabalhos

Sessão 1 – Pesquisa musical em acervos de arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus

06/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de catalogação bibliográfica de partituras

14h às 16h | Apresentação de trabalhos

Sessão 2 – Organização e gestão da informação musical

 

07/11 | 9h30 às 13h | Minicurso

Fundamentos de conservação preventiva em acervos musicais

Castorina Brandão


14h às 16h | Mesa de encerramento

Tratamento e estudo de fontes para a compreensão das práticas musicais: processos, ferramentas e produtos

A organização de acervos envolve processos, ferramentas e produtos que são fundamentais para garantir a preservação, acessibilidade e utilidade dos materiais musicais. No domínio da Música, o tratamento documental deve prever as particularidades da área e dos seus usuários, a fim de garantir a gestão estratégica da informação musical.

Palestrantes

  • Marina Macambyra – Universidade de São Paulo (USP)
  • Prof. Dr. Fernando Lacerda – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Profa. Dra. Mariangela Fujita – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Jéssica Tolare – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Î Voltar ao topo

FESTIVAL: XIX Festival Unicamp de Corais

Nos dias 28 e 29 de setembro o Teatro Vitória, em Limeira, recebe o XIX Festival Unicamp de Corais.

O Festival contará com nove grupos de canto:

Dia 28 às 20h:

Coral Unicamp Zíper na Boca
Regente: Vivian Nogueira

Coral do TRT 15 Campinas
Regente: Nelson Silva

Coral Municipal de Santos
Regente: Naílse Machado

Coral Viva Vozes de Louveira
Regente: Luís Anselmi

Grupo Mosaico – São Paulo
Regente: Luís Anselmi

Dia 29 às 18h:

Coral Unicamp Zíper na Boca
Regente: Vivian Nogueira

Villa Coral
Coral Municipal de Cosmópolis
Regente: Marco Santana

Madrigal Vivace de Jundiaí
Regente: Vastí Atique

Coral da USP São Carlos
Regente: Sérgio Alberto de Oliveira

Coro do Conservatório de Tatuí
Regente: Marcos Baldini

A entrada é gratuita.

O teatro Vitória fica localizado na Praça Toledo de Barros, S/N, no centro de Limeira.

https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/xix-festival-unicamp-de-corais/


Î Voltar ao topo

FESTIVAL: Unicamp recebe I Festival de Ópera CIDDIC/GGBS com palestras, workshop e 2 récitas

Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.

Entre as atividades destacam-se palestras, ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), um workshop sobre classificação vocal e 2 récitas distintas: “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell.

A abertura do Festival, que acontece dia 01 de agosto, às 12h, no Espaço Cultural Casa do Lago, traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano, com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.

As duas primeiras palestras, 16 e 23 de agosto, visam tratar do universo da ópera por meio de informações sobre a sua concepção, os recursos dramáticos e musicais e as diferentes interpretações na história de sua execução. A primeira, dia 16, o Prof. Dr. Paulo Kühl irá abordar a obra “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. A segunda, dia 23, será a vez da ópera “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, ser discutida pelo Prof. Dr. Marcus Held.

A palestra do dia 02 de setembro será ministrada pela Professora Drª Lenita Waldige Mendes Nogueira e traz como tema principal “A noite do castelo”, primeira ópera do compositor Carlos Gomes. A palestra traz, ainda, um curto recital com árias do compositor. Todas as palestras acontecem no Auditório do GGBS, sempre às 12h30.

Já os ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecem nos dias 02 e 30 de agosto na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica, a OSU abre suas portas para demonstrar como funcionam os instrumentos da Sinfônica a partir de exemplos dos números instrumentais de aberturas e óperas.

Fechando o rol de atividades do I Festival Unicamp de Ópera, o Prof. Dr. Angelo J. Fernandes coordena o “Workshop sobre classificação vocal na ópera”, atividade que tem como objetivo demonstrar como as vozes são classificadas nas óperas conforme o papel e as características vocais da pessoa.

Há, também, uma oficina didática para apresentação de instrumentos musicais destinada ao público infantil. A oficina, coordenada pelo violinista e luthier Acauan Normaton, terá como enfoque a apresentação das características físicas e sonoras de instrumentos musicais.

Todas as palestras, ensaios didáticos e o workshop oferecem certificado de participação mediante inscrição via formulário disponibilizado na grade de programação a seguir.

Programação das atividades

(sujeita à alteração)

01/08 – 12h | Abertura oficial e Recital | Casa do Lago

A cerimônia de abertura contará com a apresentação oficial da programação do festival, seguida de um concerto especial e um coquetel de boas-vindas.

02/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre os Instrumentos da Orquestra | Sala Almeida Prado

A Orquestra abre suas portas para demonstrar aos servidores o funcionamento dos instrumentos, com exemplos práticos de números instrumentais de concertos e óperas;

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

09/08 – 09h e 15h | Oficina com Crianças | Auditório do GGBS

Uma atividade lúdica para apresentar às crianças as características físicas e sonoras dos instrumentos musicais.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

16/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Gianni Schicchi” | Auditório do GGBS

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

Uma palestra detalhada sobre a concepção, recursos dramáticos e musicais, e as diferentes interpretações da ópera “Gianni Schicchi”.

23/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Dido e Enéas” | Auditório do GGBS

Exploração do universo da ópera “Dido e Enéas”, abordando sua concepção, recursos dramáticos e musicais, e suas interpretações históricas.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

30/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre a Ópera para Servidores e Aposentados | Sala Almeida Prado

A Orquestra apresenta uma introdução à ópera “Gianni Schicchi”, com uma conversa e performance de músicas selecionadas, especialmente para funcionários e aposentados.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

02/09 – 12h30 | Palestra sobre Carlos Gomes e Mostra Musical | Auditório do GGBS

Uma palestra sobre “A Noite do Castelo”, a primeira ópera de Carlos Gomes, seguida de um recital com árias do compositor.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

09/09 – 12h30 | Workshop sobre Classificação Vocal na Ópera

Um workshop que demonstrará como as vozes são classificadas nas óperas, de acordo com o papel e as características vocais.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

Programação das récitas

05/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Gianni Schicchi” | Teatro Municipal Castro Mendes

Uma performance musical e encenada da ópera “Gianni Schicchi”, realizada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas;

13/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Dido e Enéas” | Auditório da FCM

Encenação musical da ópera “Dido e Enéas”, com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp.

Site: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/festival-opera-ciddic-ggbs/


Î Voltar ao topo

FESTIVAL: XIX RioHarpFestival Estendido

Inserido no calendário mundial da harpa, a alta demanda de harpistas em 2024, além de julho, estendeu o XIX RioHarpFestival também para 1 a 30 de setembro, e, assim, o Rio de Janeiro continua a ser a capital mundial das harpas.

Nesta segunda etapa a participação de cerca de 80 músicos distribuídos por várias orquestras e harpistas de 8 países: Rússia, Croácia, França, Argentina, Áustria, Peru, Venezuela, Japão além de importantes brasileiros, uma pianista cubana, e grupos especiais interpretando músicas árabes, indianas e africanas ao som de suas respectivas harpas.

Serão 43 concertos, sendo 34 no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, 4 no Arte Sesc Marquês de Abrantes, no Flamengo; 1 na Biblioteca Nacional, 2 no Museu da justiça e 1 no CC justiça Federal, 1 no Palácio São Clemente – Consulado de Portugal, todos com entrada gratuita, mas sujeito a lotação dos espaços.

o RioHarpFestival também amplia-se, em outubro, na sua versão europeia realizando 10 concertos em cidades de 8 países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, Itália, Alemanha e Áustria) e, assim, tornando-se o maior festival de harpa do mundo.

O evento que há 19 anos enfatiza a harpa está inserido no projeto Música no Museu iniciado em 1997, com 27 anos de atividades ininterruptas de janeiro a dezembro de cada ano, atinge o Brasil de norte a sul, além de sua vertente internacional desde 2006.

Saudações musicais Sergio da Costa e Silva – Diretor do XIX RioHarpFestival.

www.rioharpfestival.com.brwww.musicanomuseu.com.br


Î Voltar ao topo

CONCURSO: Concurso para professor/a no Departamento de Música da Unesp

Edital nº 126/2024 – Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Assistente em RTC, efetivo, na área de conhecimento Música/Linguagem Musical (CANTO) junto ao Departamento de Música do Instituto de Artes do Campus São Paulo.

Inscrições de 09/09/2024 até 08/10/2024 às 17:00 horas.

Informações no link:

https://inscricoes.unesp.br/concurso/4429


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Edital de Transferência Interna, Externa e Portador de Diploma – Bacharelado em Música

Estão sendo ofertadas 23 vagas em diversas habilitações do curso de música, destinadas aos alunos da própria UNESP e a discentes matriculados ou egressos de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, públicas ou particulares, para ingresso no ano letivo de 2025.

Vagas:

– 23 vagas, distribuídas nas habilitações de Canto, Composição, Regência, Instrumento Cordas (Violino, Viola, Contrabaixo, Violoncelo), Teclado (Piano, Órgão), Percussão e Violão:

Habilitação em Canto – 03 vagas
Habilitação em Composição – 05 vagas
Habilitação em Regência – 05 vagas
Habilitação em Instrumento – Cordas (Violino, Viola, Contrabaixo, Violoncelo) – 03 vagas
Habilitação em Instrumento – Teclado (Piano, Orgão) – 03 vagas
Habilitação em Instrumento – Percussão Integral – 01 vagas
Habilitação em Instrumento – Violão – 03 vagas

Períodos de Inscrição:

Transferência de Interna: 09h00 do dia 10/08/2024 às 16h00 do dia 16/08/2024;
Transferência Externa: 09h00 do dia 09/09/2024 às 16h00 do dia 13/09/2024;
Portador de Diploma: 09h00 do dia 21/10/2024 até às 17h00 do dia 25/10/2024.

Demais informações do processo seletivo estão disponíveis no Edital n°01/2024 – STG-IA/UNESP e na página de Transferências e Portador de Diploma em www.ia.unesp.br.

Demais informações sobre o curso de Bacharelado em Música estão disponíveis na página de Graduação em Música em www.ia.unesp.br.


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Curso: A Mulher na Música Clássica

A Mulher na Música Clássica

“Durante a maior parte da história, Anônimo era uma mulher”, escreveu Virginia Woolf. A frase encapsula a realidade de tantas compositoras e intérpretes que ficaram à sombra de seus colegas homens ao longo dos séculos. No cenário atual, essa desigualdade persiste. Para se ter uma ideia, na temporada 2023/24 da Berliner Philharmoniker, das 124 obras programadas, apenas quatro foram compostas por mulheres, representando menos de 3% do total.

Em setembro ofereço meu mais novo curso, “A Mulher na Música Clássica”, que abrange compositoras, intérpretes, musicólogas e poetas e até fabricantes de instrumentos, desde as trovadoras medievais e mulheres enclausuradas até as figuras contemporâneas. Vamos desvendar as histórias por trás de suas obras e contribuições, muitas vezes negligenciadas, que ajudaram a moldar o universo da música clássica. Os encontros são sempre on-line e ao vivo, ficando gravados por uma semana e são dedicados tanto a leigos quanto a estudantes de música.

Sobre mim: Organista e cravista com mais de 30 anos de experiência. Fui responsável pelos órgãos do Circuito de Órgãos Históricos de Minas Gerais e aperfeiçoei meus estudos na Alemanha e na França.


Curso: A mulher na música clássica
Datas: 12 de setembro a 24 de outubro
Dia e horário: Quintas-feiras, às 19h45

Elisa Freixo
WPP – 32 9 8812 8505


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: XII Simpósio acadêmico de violão da EMBAP

Estão abertas as submissões para Resumos e Propostas Artísticas para o XII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. O evento será realizado em Curitiba – PR entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024, na sede do Campus de Curitiba I (EMBAP) da UNESPAR.

A chamada está dividida em duas categorias: científica, com submissão de resumo que envolve a comunicação no evento e a posterior/opcional publicação do artigo completo; e artística, para apresentação de recital no evento. Segue anexo a chamada completa.

Período para submissão dos resumos e propostas artísticas: 28/08 a 30/09


SUBMISSÃO DE RESUMOS

Da Chamada

1. O XII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap abre inscrição para submissões de resumos.
Os trabalhos submetidos nessa modalidade devem ter como temática aspectos relacionados à
performance, história, literatura ou pedagogia do violão.
2. Os resumos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
3. Os resumos devem ser encaminhados para o e-mail simposiodeviolaodaembap@gmail.com
entre os dias 28/08 e 30/09/2024.
4. Todos/as os/as autores/as que tiverem seus trabalhos aprovados, e que desejarem publicá-los
nos anais do evento, deverão submeter uma versão na íntegra em formato de artigo, até a
data limite indicada nesta chamada. A avaliação do artigo ocorrerá no sistema duplo cego por,
pelo menos, dois pareceristas. Tais artigos, cujas normas a serem observadas serão
disponibilizadas quando da divulgação da lista de resumos aceitos, serão publicados nos anais
do simpósio (ISSN 2317-4862)
5. Os autores serão informados sobre data, horário, tempo disponível e demais diretrizes para
apresentação da comunicação. Além disso, terão garantida, de forma gratuita, participação
ativa nas masterclasses e em todas as demais atividades do evento, de acordo com informações
complementares que serão divulgadas posteriormente.
6. Os resumos deverão:
▪ ser originais e inéditos;
▪ possuir entre 400 e 600 palavras, sem quaisquer citações; declarando assunto, objetivos, métodos, resultados, contribuições, conclusões do trabalho e suas referências;
▪ ser apresentados em formato .doc ou .docx, em tamanho A4, seguindo o template
disponibilizado em Anexo;
▪ conter entre 3 e 5 palavras-chave separadas por ponto.
▪ Constar nome, vinculação e endereço eletrônico dos autores mesmo na etapa de submissão
7. As submissões que não atenderem a esse padrão serão desconsideradas.


PROPOSTAS PARA REALIZAÇÃO DE RECITAIS

Da Chamada

1. O XII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap abre inscrição para submissões de propostas
artísticas. A chamada está aberta para recitais solo, duos, trios e/ou grupos mistos que
contenham pelo menos um violão, alaúde, ou instrumento similar.
2. As propostas selecionadas farão parte da programação oficial do Simpósio.
3. Não há taxa de inscrição da proposta.
4. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail simposiodeviolaodaembap@gmail.com
entre os dias 28/08 e 30/09/2024. Os selecionados deverão confirmar via e-mail sua
participação, de acordo com o calendário estipulado abaixo.
5. Serão selecionadas 4 (quatro) propostas.
6. As propostas deverão ter duração prevista de 30 minutos de música.
7. Uma vez selecionados, os proponentes deverão arcar com todas as despesas de custeio e
manutenção dos instrumentos musicais utilizados.
8. Não serão disponibilizadas verbas para viagens, hospedagem ou qualquer outro custo que os
artistas venham a ter. Entretanto, a produção do evento oferecerá cartas-convite aos artistas
participantes, de modo que obtenham auxílios em suas instituições de origem.
9. As submissões deverão conter:
9.1. Formulário em formato PDF (anexo neste documento);
9.2. Uma gravação de no mínimo 10 minutos de obras do repertório proposto, em formato
de vídeo no Youtube (o link do youtube deverá ser colado em um campo específico
do formulário citado acima).
10. As submissões que não atenderem a esse padrão serão desconsideradas.
11. As propostas selecionadas farão parte da programação oficial do Simpósio, com sua execução
nos concertos, que ocorrerão em diversos horários durante o evento.

Site: https://embap.curitiba1.unespar.edu.br/menu-pesquisa/menu-pesquisa/publicacoes/simposio-academico-de-violao


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: 20º Encontro Internacional de Música e Mídia

Fly me to the Moon! Dos independentes aos algoritmos.

20º Encontro Internacional de Música e Mídia 11 a 13 de setembro, 2024.

“Fly me to the Moon!” –

Este verso faz parte de um dos standards do jazz de inícios da década de 1960. Bem antes de Neil Armstrong pisar na Lua, em 1969, as canções, o cinema e todo um imaginário cultural surgido em torno da ideia da expansão dos limites terrenos em direção ao incógnito ambiente lunar prenunciou o acontecimento com doses generosas de imaginação… Em torno da Lua se desenvolveu uma rica simbologia milenar e, de um modo geral, parece uma constante a ideia de instabilidade que a envolve, mas também a de renovação e mudança. Além disso, a Lua também irradia a luz que “brilha” em meio à escuridão da noite, muitas vezes sendo a única fonte de claridade em alguns lugares; suas fases e faces também inspiram o romance de seres enamorados. Há mesmo um extenso cancioneiro popular em cuja temática aparece a Lua.

Evocamos o astro como nosso ponto de partida para o 20º Encontro Internacional de Música e Mídia. Em sua força simbólica, lança sua luz dando vida a tantas analogias. E o lunático? Qualificativo que se refere a pessoas instáveis, em seu humor ou atitudes, não raro patológicas. Mas lunático também estende um facho de iluminação sobre a postura de idealista, utópico.

Em 2005 iniciavam-se, meio que por acidente, os Encontros MusiMid. Passados vinte anos, é tempo de reavaliar algumas mudanças importantes ocorridas no período. Da cibercultura à cultura das redes e ao estabelecimento de plataformas midiáticas; das produções denominadas independentes até a criação e terceirização de trabalhos técnicos por meio da inteligência artificial, a ação de pessoas idealistas – “lunáticas” – foi essencial e ao mesmo tempo capaz de elaborar ações estratégicas para seguirem adiante com a sua arte face a este novo panorama: são os outsiders, fora do mainstream ditado pelos modismos, opositores também da intelligentsia…

A fim de discutir esses temas e seus desdobramentos, o MusiMid convidou especialistas nos campos interdisciplinares da música, tanto na área acadêmica, como na artística e profissionais do mercado. Nosso anfitrião será o Clube do Choro, localizado no Centro Velho de Santos (SP), que acolherá o evento entre os dias 11 e 13 de setembro, de forma presencial, especialmente no ano em que o Choro se eleva como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O 20º Encontro Internacional de Música e Mídia convida você a participar das atividades. Mais informações e inscrições na página: www.doity.com.br/20encontromusimid


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: IV Encontro de Cognição e Artes Musicais

A Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm o prazer de convidar pesquisadores/as, docentes, discentes de pós-graduação e graduação, a participarem do IV ENCAM – Encontro de Cognição e Artes Musicais.

O congresso acontecerá em formato híbrido entre os dias 10 e 13 de setembro de 2024, com sedes em Salvador, São Paulo e Curitiba.

Norteado pelo tema “Criatividade, conectividade, expertise: desafios da cognição musical no século XXI”, a programação do evento contará com conferências, mesas redondas e sessões de comunicações orais e artísticas.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da ABCM até o dia 10/09.

Para informações sobre o evento e acesso à programação, visitem: https://abcogmus.com/encam-4/

 


Î Voltar ao topo