Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



DIVULGAÇÃO: O CIDDIC da UNICAMP lança mais uma edição do Edital Projeto Performance

Projeto Performance 2024

O CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da UNICAMP – lança mais uma edição do Projeto Performance, no qual a Orquestra Sinfônica da Unicamp atua como agentes experimentadores para a pesquisa musical nas áreas de composição, performance instrumental, vocal, cênica, multimeios e educação musical no ano de 2024.

O projeto visa criar parcerias com músicos, pesquisadores e artistas atuantes em outras áreas disciplinares, como performance cênica, arte/tecnologia e vídeo, e em projetos de educação musical, que necessitam da atuação de uma Orquestra Sinfônica para o desenvolvimento de suas pesquisas.

O período de inscrições se estende do dia 1 de dezembro de 2023 a 22 de janeiro de 2024.

Para visualizar o Edital do projeto performance 2024 clique no link abaixo:
Edital Projeto Performance 2024

Para acessar o Formulário do projeto performance 2020 clique no link abaixo:
Formulário – Projeto Performance 2024

No caso de submissão de novas obras, consulte o link abaixo, para auxiliar na revisão de sua edição:
Checklist para submissão de novas obras

Site: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/osu/projeto-performance/


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Música no Museu – Grandes Concertos de Natal

Comemorando 26 anos de atividades ininterruptas, Música no Museu encerra neste mês de dezembro, no Rio de Janeiro, a temporada 2023. Serão 10 concertos enfatizando as músicas natalinas mesclando várias formações desde coros, orquestras mas também cordas, vozes e pianos

E, assim, chega ao expressivo número de 326 concertos no ano inserindo na programação,com êxitos, o I BsbHarpFestival, XVIII RioHarpFestival e o VI SPHarpFestival realizados entre junho e julho incluindo a versão europeia em 10 cidades de 7 paises (Portugal, Espanha,Belgica, França, Italia, Croacia e Austria) e e no Música no Museu Internacional com 10 concertos em cidades de Portugal, (Lisboa,Porto e Sintra) e Austria (Viena) finalizando com o XIII RioWindsFestival- Festival Internacional de Sopros em novembro no Rio de Janeiro, dando, assim, grande expressão internacional ao projeto.

No dia 4 de dezembro às 19hs na Livraria da Travessa Ipanema (Rua Visconde de Pirajá 572 ) lança o livro ¨Música no Museu 25 anos: uma vida¨que retrata a sua história.

Destaque também para o concerto homenageando SERGEI RAKHMANINOV nos 150 anos de seu nascimento assim como as parcerias com a Rádio MEC na divulgação dos seus concertos e a Música no Museu-Oficina de Cantoria + 60, com RioAcappella, durante o ano na Hebraica cujo encerramento 2023 em uma tarde de gala no dia 05 de dezembro na ABL-Academia Brasileira de Letras- mas voltando em 2024.

Por tudo isto e em agradecimento, na Igreja da Ressurreição em Copacabana, a Missa em Ação de Graças no dia 19 de dezembro às 18hs seguindo-se um concerto da Orquestra da ProArte-Terezópolis com as músicas de natal através dos séculos.

E, assim, Música no Museu consolida-se como a maior Série de música clássica do Brasil e já organiza a sua programação 2024 a partir de janeiro.

Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu- 22336711 – www.musicanomuseu.com.br


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Eudóxia de Barros faz duas apresentações gratuitas em São Paulo

Em dezembro, Eudóxia de Barros faz duas apresentações gratuitas em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso e na Sociedade Brasileira de Eubiose.

A grande pianista Eudóxia de Barros finaliza sua intensa agenda de concertos em São Paulo, em duas apresentações gratuitas. Dia 8 de dezembro, sexta-feira, às 19h, no Teatro Sérgio Cardoso e no dia 16 de dezembro, sábado, às 17h, na Sociedade Brasileira de Eubiose. No repertório obras de Arnaldo Rebello, Beethoven, Lecuona, Lina Pesce, Liszt, Lorenzo Fernández, Marcello Tupinambá, Mozart, Nilson Lombardi, Osvaldo Lacerda e Rachmaninoff.

Em 2023, Eudóxia tocou em 25 lugares de São Paulo, Rio de Janeiro, Teresópolis, Campinas, Santo André, Araras, Recife, Cuiabá, Pouso Alegre, Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Campos do Jordão, Belo Horizonte e Florianópolis.

A renomada pianista gravou mais de 30 discos, 2 DVD’s e publicou em 1979 o livro Técnica Pianística. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre sua vida intitulado “Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros”. Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda (caixa com 6 CDs), tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.

Programa:

Mozart – Rondó em Ré Maior, K 485
Beethoven – Sonata opus 27 nº 2 – Sonata ao Luar (Adagio Sostenuto, Allegretto e Presto agitato)
Liszt – Estudo – Capricho nº 8 (Appassionato)
Rachmaninoff – Prelúdio em sol menor opus 23, nº 5
Rachmaninoff – Silotti – Polca Italiana
Ernesto Lecuona – Crisântemo (valsa)
Malagueña
Osvaldo Lacerda – Toada opus 2
Nilson Lombardi – Seis Miniaturas (Com leveza, Com recolhimento, Desalentado, Ritmado e Alegre, Com ternura e Expressivo)
Marcello Tupinambá – Bambuhy
Arnaldo Rebello – Lundu Amazonense
Ernesto Nazareth – Escorregando (tango)
Lina Pesce – Bem te vi atrevido
Lorenzo Fernández – Jongo


Serviço:

Recital de Eudóxia de Barros (piano)
Dia 8 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Teatro Sergio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Ra Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
143 lugares (6 para cadeirantes)
Acessível
Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria a partir de uma hora antes da apresentação).

Dia 16 de dezembro, sábado, às 17h
Sociedade Brasileira de Eubiose
Av. Lacerda Franco, 1059 – Aclimação
201 lugares
Entrada gratuita
Duração: 1h15

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
https://linktr.ee/bemelmans

 


Î Voltar ao topo

CONCERTO: Concerto Natal Solidário OSUSP e OCAM

É com imensa alegria que, para o início das festividades de fim de ano, os convidamos a celebrar o Concerto Natal Solidário OSUSP e OCAM, que arrecadará alimentos e brinquedos para as comunidades do Butantã.

Para o espetáculo, além da participação das duas orquestras, contaremos com a cantora e compositora Juçara Marçal e o cantor e violonista Renato Braz. O concerto terá parceria com a CUFA, a Central Única das Favelas, ONG reconhecida em escala nacional e internacional que tem como objetivo promover atividades culturais tanto no campo artístico, como no esportivo em periferias.


Serviço:
Concerto Natal Solidário OSUSP e OCAM
Data: 09/12.
Horário: 16h00.
Local do evento: Auditório Centro de Difusão Internacional (CDI) USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-020)
Link (programação e ingressos): https://osusp.prceu.usp.br/


Î Voltar ao topo

FESTIVAL: FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura

3ª edição | Teatros Históricos

Festival abre sua terceira edição na quinta-feira, 5, homenageando o Teatro Amazonas com a Amazonas Filarmônica, e, no Domingo, 8, Theatro Municipal de Niteroi recebe Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim

Até março de 2024, festival percorre e celebra icônicos teatros históricos nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Depois de homenagear diferentes monumentos arquitetônicos no estado do Rio de Janeiro (1ª edição) e contemplar importantes palácios e museus Brasil afora (2ª edição), o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, se dedica a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma convergência lúdica entre música e arquitetura em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira. Desta vez, os eventos acontecerão, até março de 2024, nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, e Pernambuco, oferecendo concertos presenciais e virtuais, podcast, websérie, conteúdos interativos, aulas magnas e ações educativas para escolas.

“Um dos principais objetivos do FIMA é estabelecer uma conexão afetiva do público com importantes patrimônios históricos brasileiros. Nesta nova edição do Festival, alguns dos mais importantes teatros históricos brasileiros serão celebrados. Edifícios que ao longo do tempo testemunharam importantes capítulos da trajetória artística do país. Através da música e da arquitetura, seremos transportados a diferentes momentos de nossa história, criando uma experiência multisensorial que unirá passado, presente e futuro. Uma jornada de reconhecimento e apreciação da rica tapeçaria que compõe a identidade cultural brasileira.” afirma Pablo Castellar, Idealizador, Curador e Diretor Artístico do FIMA.

 

A nova temporada se inicia no dia 5 de outubro, quinta-feira, em Manaus, no icônico Teatro Amazonas, com a renomada soprano Daniella Carvalho, sob a batuta do maestro Luiz Fernando Malheiro à frente da Amazonas Filarmônica. Participarão ainda o historiador Allan Diego Carneiro, a restauradora Judeth Costa e o arquiteto Marcos Cereto, que abordarão a história, memória e as riquezas arquitetônicas desse belo teatro.

O Festival chega também em Niterói celebrando uma de suas mais belas arquiteturas. No domingo, dia 8 de outubro, às 17h, os mais de 180 anos do Theatro Municipal de Niterói serão reverenciados com a apresentação de uma geração de jovens músicos, de 15 a 18 anos, que integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, liderada pelo maestro alemão Knut Andreas, tendo ainda a participação de dois musicistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, com comentários da arquiteta Fernanda Couto Teixeira e do historiador Maurício Vasque. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Todas as apresentações do FIMA têm entrada gratuita.

Nos últimos 25 anos, a OSJB estabeleceu intensos contatos internacionais e encontros de jovens de diferentes países e culturas, apresentando-se no Japão, Rússia, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Polônia, Albânia, Irlanda, Namíbia, Itália e França.

Programação

Seguindo no objetivo de construir uma relação afetiva do público com os patrimônios visitados pelo projeto, através de um diálogo cativante e multissensorial,  o FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, irá celebrar também importantes orquestras brasileiras: a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém); a Orquestra Sinfônica do Recife; e a Orquestra Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, além da participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, reverenciando o Theatro Municipal de Niterói.

Além da programação presencial, o FIMA amplia sua presença digital. Os “Concertos Virtuais FIMA” serão exibidos gratuitamente nas redes sociais do festival, em formatos tradicionais e 360º. A websérie “Obras em Nota” antecipará o que será apresentado levando aos espectadores um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras apresentadas em cada local, enquanto o podcast “Diálogos FIMA” trará insights e entrevistas com músicos, palestrantes e convidados especiais.

O FIMA também se dedica à educação musical, oferecendo aulas magnas gratuitas com artistas renomados e o projeto “FIMA na Escola”, uma ação educacional com o objetivo de sensibilizar crianças, estimulando novos caminhos de valorização de suas identidades culturais. Tudo isso para que melhor compreendam a importância do patrimônio histórico de suas comunidades.


Serviço:

Dia 05 de outubro de 2023

Local: Teatro Amazonas
MANAUS
Horário: 20h
Entrada franca, por ordem de chegada e sujeito à lotação do Teatro.
Classificação: livre

Orquestra Amazonas Filarmônica
Maestro: Luiz Fernando Malheiro
Solista: Daniella Carvalho, soprano

Palestrantes: 

Allan Diego Carneiro, historiador
Judeth Costa – restauradora
Marcos Cereto, arquiteto

Programa:

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685 – 1759)
Ária: “Lascia ch’io pianga” da Ópera: “Rinaldo”

CLAUDIO SANTORO (1919 – 1989)
“Acalanto da Rosa”
“Ouve o Silêncio”

CLAUDE DEBUSSY (1862 – 1918)
“Prélude à l’après-midi d’un faune” (Prelúdio para a Tarde de um Fauno)

HECTOR BERLIOZ (1803 – 1869)
“Nuits d’été” (Noites de Verão)

HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959)
“Canção de Amor”

RICHARD WAGNER (1813 – 1883)
“Abertura de Tannhäuser”

PIETRO MASCAGNI (1863 – 1945)
Ária “Voi lo sapete, o mamma” (Você sabe, mãe) da Ópera: “Cavalleria Rusticana”
“Intermezzo”

GIACOMO PUCCINI Giacomo Puccini (1858-1924)
Donde Lieta Usci, ária do 3º ato da ópera La Bohème

AMILCARE PONCHIELLI (1834 – 1886)
Ária: “Danza delle Ore” (Dança das Horas) da Ópera: “La Gioconda”

 

Dia 08 de outubro de 2023

Local: Theatro Municipal de Niterói
Horário:17h
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ
Entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento, limitado a um ingresso por CPF.
Classificação: livre

Orquestra: Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim
Participação de alunos do Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (2 fagotes)
Maestro: Knut Andreas
Solista: Ludwig Huhn, violoncelo
Palestrantes: Fernanda Couto Teixeira, Arquiteta  / Maurício Vasque, historiador.

FELIX MENDELSSOHN

Antígona, Op. 55, MWV M 12 (Abertura)
Duração: 7 minutos

OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ (1897-1948)
“Batuque”
Duração: 5 minutos

MAX BRUCH (1838 – 1920)
“Kol Nidrei”
Solista: Ludwig Huhn, violoncelo
Duração: 11 minutos

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
“Sinfonia No. 5 em Dó menor, Op. 67”
Duração: 33 minutos
____________________________
Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
21-99197-7465 / 21-3439-0145
www.cezannecomunicacao.com.br


Î Voltar ao topo

CALL: Call for jazz artists ! 2024 International JAZZ Competition

OPEN CALL FOR ARTISTS

18 Bucharest International JAZZ Competition 2024 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…

Date: 5 – 13 July 2024
open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities

NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1979 ). The leader can be older than 45.
Prizes: The total amount is 7.000 Euro, cash and concerts
Info: office@jmEvents.ro
Website:
www.jazzcompetition.ro,
www.jmEvents.ro
Facebook: https://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition
Facebook event ( for sharing): https://fb.me/e/Q1JvgGUM

The registration is open.
Deadline: 1st March 2024.

Please find attached the poster, the General Rules and the Application form.
If you need any other details ( photos, videos ) please let us know.

Best regards,
Bogdana Horatiu
Programs Director


Î Voltar ao topo

CHAMADA: 8ª Edição do FMCB em 2024 – Inscrições Abertas

Em sintonia com a magnificência da música, o Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB está programado para ocorrer a cada dois anos!

É com fervor que continuamos a celebrar as trajetórias de dois compositores brilhantes e ativos, em um encontro imperdível com a cultura musical do Brasil.

Este evento emocionante está agendado para maio de 2024, onde dedicaremos tempo e espaço para honrar a vida e obra de Kilza Setti e João Bosco.

Convidamos você, que é pesquisador(a), docente, discente ou profissional da música, para participar da 8ª Edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira.

As inscrições estão abertas para as categorias de Ouvinte, Comunicação Oral e Apresentação Artística, englobando subcategorias como Recital e Recital-Palestra.

O prazo para inscrições se estende até o dia 31 de janeiro de 2024, às 23h59 do horário de Brasília.

Para saber mais detalhes sobre inscrições, formatos de trabalhos e prazos de avaliação, acesse nosso site: INSCRIÇÕES

Não deixe escapar esta oportunidade de se juntar a este momento singular na música brasileira!

Thais Nicolau
Fundadora e Diretora
Artística do FMCB


Î Voltar ao topo

CONCURSO: Concurso para Professor efetivo na área de Música/Canto/Regência Coral

Edital nº 331/2023 – Concurso Público para provimento de 1 cargo de Professor Adjunto, com titulação mínima de Doutor, em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva, para atuar no Curso de Graduação em Música da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana em Foz do Iguaçu, PR.

Inscrições de 10/11/2023 a 05/01/2024.

Valor da inscrição: R$ 215,00

Link: https://documentos.unila.edu.br/concursos/331-2023


Î Voltar ao topo

CONCURSO: Professor efetivo e professor assistente no Departamento de Música da Unesp

Concursos para professor efetivo no Departamento de Música da Unesp – Campus São Paulo. Inscrições até 15/12/2023.
Edital nº 132/2023 – Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de 1 cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP sob o regime jurídico efetivo, na área de conhecimento Música – Eletroacústica, junto ao Departamento de Música do Instituto de Artes – Campus São Paulo.
Inscrições de 16/11/2023 a 15/12/2023
Valor da inscrição: R$ 255,00
Número de vagas: 1
Link: https://inscricoes.unesp.br/concurso/3795

Edital nº 133/2023 – Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de 1 cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RTC sob o regime jurídico efetivo, na área de conhecimento Música – Violão, junto ao Departamento de Música do Instituto de Artes – Campus São Paulo.
Inscrições de 16/11/2023 a 15/12/2023
Valor da inscrição: R$ 255,00
Número de vagas: 1
Link: https://inscricoes.unesp.br/concurso/3796

 


Î Voltar ao topo

DIVULGATION: Graduate assistantships available for the MM at Florida International University

I wanted to let you know that again this year the School of Music at Florida International University is able to offer graduate assistantships for our MM program including the music composition program. If you should have any interested composition students considering an MM for the fall please have them contact me directly garciao@fiu.edu They can also visit our web pages at https://carta.fiu.edu/music/music-composition/ and https://carta.fiu.edu/music/apply/  The TA/GA includes tuition waiver and a stipend that covers a 20 hour/week related job within the School of Music. Applications will be reviewed through February however earlier applications will receive priority.

Please do not hesitate to contact me with the slightest question and/or to pass this on to anyone that might be interested.

Thank you so much for your consideration.

Sincerely,

Orlando

Dr. Orlando Jacinto Garcia
Distinguished University Professor
Program Coordinator for Music Composition
Composer in Residence, FIU School of Music
Founder/Director New Music Miami ISCM Festival
Resident Composer Miami Symphony Orchestra
FIU CARTA – Mana Wynwood
318 NW 23rd Street, Office 104
Miami, FL 33127
Tel: 305-520-5653
Email: garciao@fiu.edu
Web: https://www.orlandojacintogarcia.com/
Web: music.fiu.edu
Web: https://carta.fiu.edu/mana/


Î Voltar ao topo

DIVULGAÇÃO: Audição para Cantores e Cantoras Líricas para Ópera Jelin: inscrições abertas

OBJETIVO:
Contratação como cantor/cantora para a ópera Jelin, de Aldo Brizzi, que será apresentada em Salvador em abril de 2024. Serão definidos dois elencos, um principal e um reserva. As partes principais do segundo elenco também poderão fazer parte de outros papéis no primeiro elenco. As audições são totalmente gratuitas e acontecerão em duas etapas:

Primeira etapa: cada integrante deve enviar link de um vídeo cantando uma ária que melhor o/a representa. Esse link deve ser enviado até 10 de dezembro.

No dia 15 de dezembro (a)s pré-selecionado(a)s receberão partes da ópera Jelin para estudar. A base musical também será enviada junto com a partitura (tanto a redução do piano, quanto a maquete com a simulação digital da orquestra) portanto, não será necessário o pianista acompanhante para a segunda etapa.

Segunda etapa: O(a)s pré-selecionado(a)s irão se apresentar presencialmente para uma comissão em Salvador nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. Para candidatos que não residam em Salvador, essa audição poderá acontecer online.

Obs.: Para a segunda fase das audições, os custos de deslocamento e hospedagem devem ser custeados pelos cantores e cantoras pré-selecionado(a)s.

PARA QUEM SE DESTINA:
Essa chamada é aberta a cantores e cantoras líricas, sem limite de idade ou barreiras geográficas, tendo apenas como requisito básico pronunciar bem a língua portuguesa.

DISPONIBILIDADE:
O(a)s interessado(a)s devem ter disponibilidade para realizarem os ensaios que antecederão as récitas que acontecerão em abril de 2024. As datas exatas serão passadas aos pre-selecionado(a)s para asegunda etapa.

REMUNERAÇÃO:
A proposta financeira para a realização do trabalho será proposta aos pré-selecionado(a)s para a segunda fase das audições, bem como toda a parte contratual que será coordenada pela Com Arte
Produções e Absolutec Cultural.

COMISSÃO:
A comissão julgadora será formada pelos cantores do Núcleo de Ópera da Bahia: Graça Reis, Irma Ferreira, Carlos Eduardo Santos, Carlos Morais, Josehr Santos e pelo diretor musical e  compositor Aldo Brizzi.

NOTA ESTÉTICA SOBRE A ÓPERA JELIN:
O protagonista, Jelin, é um personagem cômico e tem um papel bastante extenso. Dentre alguns dos personagens estão os pastores que se encontram em uma situação cômica cuja história cruza- se com eventos místicos, mágicos e poéticos, tendo como pano de fundo os acontecimentos do ano zero em Belém, onde aparecem os demais personagens.

OS PAPÉIS DISPONÍVEIS PARA ESSA CHAMADA:
Jelin > barítono alto (tipo Gianni Schicchi) – 2° elenco
Maicon > tenor lírico leve (tipo Nemorino com inflexões às vezes de Rinuccio) – 2° elenco
Mané > baixo barítono (cômico com inflexões nostálgicas) – 1° e 2° elenco
Jefferson > barítono alto e engraçado – 1° e 2° elenco
Nomine (representa um menino de onze anos) > soprano – tipo Cherubino (a extensão vai até lá agudo, mas deve ser uma voz bem clara) – 1° e 2° elenco
Sara > soprano lírico spinto – alcance até Ré agudo – 2° elenco
Maria > soprano lírico – 2° elenco
José > barítono clássico com legato e sem muito vibrato – 2° elenco
Anjo solista > soprano (ou contratenor) – quase madrigalista ou vocalidade monteverdiana – 1° e 2° elenco
Grupo de Anjos > soprano e mezzo-soprano (ou contra-tenor) em formação coral a 2 vozes – vocalidade: como o Anjo solista (os Anjos também participam como “Moças da festa”) – 1°elenco
Mago 1 > baixo – 2° elenco
Mago2 > tenor -1 e 2°elenco
Mago 3 > barítono – 1° e 2° elenco
Soldado > tenor (voz quase de musical, cantado quase falado) – 1° elenco

Na ópera, há personagens que representam todas as idades:
Muito jovens: Nomine
Jovens: Sara, Maicon
Meia idade: Jelin, Jefferson Velhos sábios: os magos Jovens sábios: José e Maria Velho rabugento:
Mané Personagens atemporais: Anjos
Portanto as audições são abertas a cantores sem limite de idade.

Mais informações sobre os personagens:
Jelin – muitos ariosos, duetos, trios, concertati, duas árias
Maicon – 3 árias, duetos, trios, concertati e último dueto de amor final
Sara – 3 árias e último dueto de amor final
Mané – 2 árias, vários recitativos, um dueto
Jefferson – 1 ária, vários recitativos, um concertato
Nomines – uma pequena ária, 2 duetos curtos, vários recitativos e concertati
Maria- 3 árias
José – 1 ária, 1 dueto, vários concertati e recitativos
Anjo – uma pequena e importante intervenção
Grupo de Anjos – 2 madrigais a duas vozes e como “Moças da Festa” dois concertati nas árias de Mané e um concertato na ária de Maicon
Mago 1 – 2 ariosi, um dueto 1 concertato 1 quarteto
Mago 2 e 3 – um arioso, 1 concertato, 1 quarteto
Soldado – 3 intervenções extremamente rítmicas

Link para formulário de Inscrição: https://forms.gle/j9JY4HoCn1L64E2P6
Portfolio do compositor Aldo Brizzi: https://papermine.com/booklet/4894557/
Instagram do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP): https://www.instagram.com/nop_nucleodeopera_bahia/


Î Voltar ao topo