Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



CONCURSO: Abertas as Inscrições para a Escola Livre de Música da Unicamp – ELM CIDDIC

ELM – Escola Livre de Música da Unicamp, órgão de ação educativa, desenvolvido pelo CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural COCEN/UNICAMP, informa que estão abertas inscrições para o processo seletivo para os Cursos de Música da ELM, ano 2023. O cronograma de inscrições, audições e matrículas, as disciplinas ofertadas, os requisitos e pré-requisitos, e todas as informações necessárias estão disponíveis no Edital 2023 (em anexo). Este ano a ELM oferece cursos de 7 instrumentos (flauta, oboé, fagote, saxofone, trompete, trombone e tuba), além de 5 grupos musicais estáveis (Banda Sinfônica da Unicamp, Big Band ELM, Orquestra de Saxofones, Grupo de Trompetes e Coral de Trombones) e disciplinas teóricas (Teoria Musical e História da Música). Além disso, em parceria inédita, a ELM oferece inscrições para a Orquestra Comunitária da Unicamp.

As inscrições vão de 1º de fevereiro a 24 de fevereiro de 2023 através do preenchimento do formulário com link e QRCode disponibilizados no Edital.

Venha aprender, estudar, aperfeiçoar,  interagir e praticar com a Escola Livre de Música!

Edital 2023

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/EBkefJ54Znas2wKw5

CRONOGRAMA GERAL:

Inscrição

01 a 24/FEV

Audições para matérias práticas

27/FEV a 03/MAR

Lista de Aprovados

06/MAR

Matrícula

06 a 10/MAR

Início das aulas

13/MAR

Serviço: Escola Livre de Música da Unicamp – ELM/CIDDIC
Informações: elmciddic@gmail.com
(19) 3521- 7673

https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/abertas-as-inscricoes-para-a-escola-livre-de-musica-elm-ciddic-ano-2023/


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CONCERTO: Projeto “OSU para todos” abre a temporada 2023 da Sinfônica da Unicamp

As apresentações visam levar música e alegria a quem mais precisa

A partir do dia 13 de fevereiro a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nova edição do projeto “OSU para todos”, atividade beneficente que dá início à programação de 2023 da Sinfônica.

O projeto, que acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro, tem como objetivo levar pequenos concertos musicais a diferentes locais, como instituições para crianças com deficiência, lar para idosos e hospitais, tornando a música ferramenta de emoções e sentimentos positivos a quem mais precisa.

Durante esses dias, pequenos grupos de instrumentistas da OSU se apresentarão a públicos diversos com um repertório igualmente variado, compartilhando amor, música e conversas informais.

A seguir confira a programação completa:

13/02
09h – Hospital Sobrapar
14h00 – Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti)

14/02
14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
14h – Espaço Ludens
15h – Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti)

15/02
09h – Hospital Sobrapar
09h – Hospital Boldrini
14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

16/02
14h – Clínica Ludens

Endereços:

Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti)
Alexander Fleming, 101 – Cidade Universitária, Campinas

APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
Endereço: R. Francisco Bueno Lacerda, 120 – Parque Itália, Campinas

Espaço Ludens (Unidade II)
Rua José Lins do Rego, 560 – Alto Taquaral, Campinas

Hospital Sobrapar
Av. Adolfo Lutz, 100 – Cidade Universitária, Campinas

Hospital Boldrini (Centro de Radioterapia)
Márcia Mendes, 619 – Cidade Universitária, Campinas – SP

https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/osu-para-todos/


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DIVULGAÇÃO: Bolsistas SAE Unicamp: OSU oferece vagas para assistente de produção e instrumentista de cordas

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abre oportunidades para bolsistas SAE Unicamp com vagas para assistente de produção e instrumentista de cordas, com atuação direta com a Sinfônica.

Para se candidatar, os alunos interessados devem enviar  currículo para o e-mail osu@unicamp.br com assunto “Bolsa SAE Unicamp OSU 2023“. O processo de seleção levará em conta análise do currículo e entrevista. O aluno bolsista deve estar em dia com seu cadastro junto ao SAE Unicamp.

É desejável que o interessado tenha conhecimento e/ou familiaridade com a prática das atividades ofertadas.

https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/bolsa-sae-unicamp/


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CONCERTO: MÚSICA NO MUSEU apresenta: Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais

JANEIRO 2023

Na sequencia das comemorações dos  seus 25 anos em 2022, Música no Museu inicia a sua temporada 2023 prosseguindo a programação enfatizando Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais ressaltando as grandes obras da música clássica brasileira e internacional.
Mas a grande novidade da Série é a integração da Casa Museu Eva Klabin sob a denominação de Música no Museu Especial com concertos mensais também gratuitos começando em janeiro com a grande  pianista Clara Sverner.

https://www.musicanomuseu.com.br/


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FESTIVAL: Gingold Chamber Music Festival Composers Institute

Dear Colleagues and Friends,

I am really humbled to be part of this excellent chamber music festival and the new Composers Institute. The performance faculty is outstanding and from all accounts so are the students. Great opportunities for student composers to hear their music performed at a high level. I am very excited to be part of the excellent composition faculty with multi award winning composers Chinary Ung and Chen Yi. Please feel free to pass on to any students and colleagues that you feel might be interested https://www.jgcmfestival.com/

Chamber Music Institute & Composers Institute
Application Deadline Monday, March 20, 2023
Festival Dates: July 9 – 30, 2023

Dr. Orlando Jacinto Garcia
Professor of Music/Distinguished University Professor
Program Coordinator for Music Composition
Composer in Residence, FIU School of Music
Resident Composer Miami Symphony Orchestra
FIU CARTA – Mana Wynwood
318 NW 23rd Street, Office 104
Miami, FL 33127
Tel: 305-520-5653
Email: garciao@fiu.edu


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CALL: Call for jazz artists ! 2023 International JAZZ Competition

OPEN CALL FOR ARTISTS

17 Bucharest International JAZZ Competition 2023 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…

Date: 7 – 15 July 2023
open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities

NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1978 ). The leader can be older than 45.
Prizes: The total amount is 7.000 Euro, cash and concerts
Info: office@jmEvents.ro
Website: www.jazzcompetition.ro, www.jmEvents.ro
Facebook: https://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition
Facebook event (for sharing): https://fb.me/e/2wNjxP7xZ

The registration is open.
Deadline: 1st March 2023.

Please find attached the poster, the General Rules and the Application form.
If you need any other details ( photos, videos ) please let us know.


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DIVULGAÇÃO: Introdução à Música Contemporânea – novas tendências, novas técnicas e novos sons

A música contemporânea é, para um número significativo de pessoas, algo desconhecido e distante. No entanto, os esforços dos intérpretes são reconhecidos no sentido de oferecer um repertório que, além de ser cada vez mais ousado e atual, represente também as muitas possibilidades de leitura do mundo da atualidade.

Dirigido a leigos e estudantes de música, realizado pela plataforma ZOOM, este curso oferece uma introdução às estéticas dos séculos XX e XXI em três aulas durante o mês de Fevereiro.

Sua continuidade irá propor a apresentação e análise de obras apresentadas pelas séries brasileiras regulares de concerto durante o ano.

dias 13, 14 e 15 de Fevereiro

2ª versão do curso dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, sempre às 19h30

informações – efreixo@terra.com.br


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DIVULGAÇÃO: Yuka Shimizu e Georgia Szpilman resgatam 200 anos de memória da música Brasileira em dois vídeos

Yuka Shimizu e Georgia Szpilman resgatam 200 anos de memória da música e músicos do Brasil em dois vídeos no YouTube

Além do concerto realizado em outubro, musicistas lançam vídeo documentário com participações da pianista Maria Josephina Mignone, do compositor João Guilherme Ripper e do pesquisador de música brasileira Luiz Antônio Almeida

Contemplado com o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ2, o espetáculo “200 anos de Memória da Música e Músicos do Brasil”, apresentado em outubro pela soprano Georgia Szpilman e a pianista Yuka Shimizu no Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca), já está disponível no YouTube desde o último dia 29 de janeiro. O concerto didático, resultado da pesquisa de ambas as musicistas, transporta o público para épocas distintas, abordando a diversidade sonora da música erudita, a história das composições e seus autores, sempre com uma pitada de fatos e casos interessantes que marcaram esses 200 anos.

Simultaneamente, um segundo vídeo também se encontra disponível no YouTube, com cerca de 40 minutos. Conduzido por Georgia Szpilman e Yuka Shimizo, a produção retrata locais que remetem a história dos 200 anos da Independência, da música brasileira e de seus mais representativos compositores, como Museu Villa Lobos, Paço Imperial e Theatro Municipal. Incluindo bastidores da produção e fragmentos do concerto, o documentário conta com a participação de importantes nomes do meio musical como a pianista Maria Josephina Mignone, o compositor João Guilherme Ripper e o pesquisador de música brasileira Luiz Antônio Almeida. Ambos os vídeos contarão com recurso de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência auditiva.

GEORGIA SZPILMAN – CANTO

“Equilíbrio entre qualidade vocal e desenvoltura teatral”

Luiz Paulo Horta – Crítico musical de “O Globo”.

Destaca-se pela versatilidade e pela vasta experiência tem atuado como solista em grandes produções como: Turandot (Liú), As Bodas de Fígaro (Condessa), Il Triptico, Electra, Fosca (papel título), Viúva Alegre (Valentina), Cavaleria Rusticana (Lola), Carmen (Mercedes), La Traviata (Flora).

Na área de música erudita contemporânea, trabalha com a compositora Jocy de Oliveira. Participou do Festival Internacional de Mulheres Compositoras Apresentou-se na 1aAudição de Composições Brasileiras e esteve nos espetáculos da série Palavras Brasileiras – Momentos da História do Brasil em Música. Participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes. Na Alemanha, apresentou-se com árias de Wagner, Lieds e canções de Villa-Lobos. É corista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou o elenco de musicais de sucesso, como Sinatra Olhos Azuis e West Side Story

YUKA SHIMIZU – PIANO

Natural de Saitama no Japão Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi em Tokyo Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 com a orientação da Professora Maria Teresa Soares.

Premiada em vários concursos de piano no Brasil e editais de fomento.

Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros no Brasil e no Japão. Lançou os CDs de piano solo “Ernesto Nazareth ~Embalada pela brisa do Rio~”, e “Piano Brasil” e , como integra do grupo T’Rio “Trios Brasileiros” e Duo Burajiru “Tacuchian e a Viola”. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional -UFF, e Orquestra de Barra Mansa -RJ, e Orquestra Camerata de Sesi -ES.

Realizou o recital de encerramento na embaixada do Brasil em Tóquio no evento de “Comemoração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos”, A História de Chiyuki Murakata e da Associação Villa-Lobos do Japão”.

Os vídeos estão disponíveis nos links

https://www.youtube.com/@YukaShimizu

https://www.youtube.com/@georgiaszpilman8298

EQUPE TÉCNICA

Dharma Arte e Entretenimento – Realização
Ventania Cultural – Produção
Rafael Lima de Almeida Monteiro – Direção Geral
Condomínio Multimídia – Filmagem e Edição
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa
Gabriela Siqueira – Mídias Socias
Sérgio Alberto – Fotografia
Ana Luiza Videira – Editoração de Material Gráfico
Francisca de Assis – Assessoria Contábil
Milton Drager – Afinador do Piano
Legendagem – Open Senses


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DIVULGATION: Graduate Assistantships available for the MM at FIU

I wanted to let you know that again this year the School of Music at Florida International University is able to offer graduate assistantships for our MM program including the music composition program. If you should have any interested composition students considering an MM for the fall please have them contact me directly garciao@fiu.edu They can also visit our web pages at https://carta.fiu.edu/music/music-composition/ and https://carta.fiu.edu/music/apply/ The TA/GA includes tuition waiver and a stipend that covers a 20 hour/week related job within the School of Music. Applications will be reviewed through March 1 however earlier applications will receive priority.

Please do not hesitate to contact me with the slightest question and/or to pass this on to anyone that might be interested.

Dr. Orlando Jacinto Garcia

Email: garciao@fiu.edu
Web: https://www.orlandojacintogarcia.com/
Web: music.fiu.edu
Web: https://carta.fiu.edu/mana/


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DIVULGAÇÃO: Lançamento do livro: Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas

Este livro mergulha fundo na história dos trabalhadores músicos amazonenses. Propõe-se investigar as transformações históricas produzidas por estes músicos no processo de sua integração dependente e monopolística ao capital global. A música amazonense desenvolveu-se através das transformações nas formas de produção e reprodução da vida material, processos de imigração vertiginosos e por meio de novas relações de produção, distribuição, troca e consumo de música.

Gradativamente novos estilos, e padrões de instrumentação alinhados com a indústria capitalista da música foram se estabelecendo. Na década de 80, quando ocorreu o fenômeno de produção discográfica da música amazonense, os trabalhadores músicos migrantes já viviam em Manaus vivenciando a música popular urbana assim como sua influência sobre o meio rural.

A experiência de vida dos músicos amazonenses é de grande importância na construção deste conhecimento histórico pois revela a transformação da região, que foi de uma situação de ruralidade pré-industrial a uma formação urbano-industrial dependente, moderna e globalizada. Os músicos dessa geração viveram essa transição, pois nasceram em cidades do interior do Amazonas e construíram suas vidas na capital Manaus, sem abandonar os vínculos com suas cidades natais. Os saberes, costumes e práticas culturais das populações rurais em fluxo migratório a Manaus passaram por transformações próprias do processo de desenvolvimento integrativo da região ao capitalismo monopolista. É no sentido da valorização desta construção que sustentamos esta investigação.

A imigração é um determinante importante nesta investigação pois revela um intercâmbio musical significativo entre a geração de músicos que tocavam na cidade e nos interiores. Neste texto é possível observar a trajetória histórica dos músicos migrantes que chegaram no Amazonas assim como daqueles que saíram do Estado em função de sua inserção na produção fonográfica.

A condição de migrantes destes músicos permite pensar sua música como um processo em movimento dialético dentro da expansão capitalista da região e não apenas como uma tradição cultural fechada. Tal circulação musical, ocorre no mercado musical formado entre as apresentações realizadas na capital Manaus a partir dos anos 50, dentro dos clubes, hotéis, boates e lupanares, e as cidades dos interiores no contexto das festas de santo e outras ocasiões festivas. O papel da indústria, da rádio e do comércio local também são considerados elementos fundamentais no conjunto geral da luta de classes vivenciada por esta parcela da classe trabalhadora.

O conjunto factual levantado nos últimos anos levou a produção do livro Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes do Amazonas. Através de uma historiografia marxista da música nosso caminho metodológico sinaliza um novo conjunto de determinações significativas, enriquecendo definitivamente as investigações já realizadas até este momento.

Bernardo Mesquita
É professor de História da Música Brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Acesse o livro em: https://drive.google.com/file/d/1vk_yxI0exqsnpCJTxd-yedHfhCJecnJ2/view


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