Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:

  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia

Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos.
*Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos).

Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras.

Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l



CONCERTO: Coro Contemporâneo de Campinas (CCC) irá participar do II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ

De 16 a 18 de agosto, a Escola de Música da UFRJ será o local do II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, com o tema “Desenvolvimento coral através do repertório”. O evento reunirá especialistas e entusiastas do canto coral de todo o Brasil.

Durante os três dias de congresso, o objetivo principal é oferecer oportunidades de formação e aprimoramento para profissionais do canto coral brasileiro. O evento também visa ampliar o conhecimento sobre o repertório coral e promover reflexões sobre pedagogia e performance artística de alta qualidade.

A programação inclui conferências, mesas-redondas, práticas musicais, leituras de repertório, apresentações de trabalhos, grupos de discussão e concertos com coros dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Esse evento proporcionará um valioso intercâmbio musical entre os participantes.

O último grupo a se apresentar no II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ será o Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), que tem como regente o Prof. Dr. Angelo José Fernandes. A apresentação acontece dia 18 de agosto, às 16h, no Salão Leopoldo Miguez da EM-UFRJ.

Serviço | CCC no II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ

  • quando: 18 de agosto, às 16h
  • onde: Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ | R. do Passeio, 98 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Site: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/coro-contemporaneo-de-campinas-ccc-ira-participar-do-ii-congresso-de-pedagogia-e-performance-coral-da-ufrj/


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FESTIVAL: XIX RioHarpFestival

Em julho, o Rio de Janeiro é a capital mundial das Harpas.

A Africa será a grande homenageada na abertura e no encerramento.

Considerado o maior festival de harpas do mundo e único no Brasil, o XIX RioHarpFestival 2024 recebe músicos de 20 países em vários espaços do Rio e tem versões em São Paulo, Brasilia e em cidades de 8 países europeus na sua vertente europeia.

A África será homenageada com a harpista Kobie de Plessis da África do Sul na abertura e no encerramento com ¨Vozes da África¨ e as harpas africanas Kora e Kamale N´Goni (do oeste africano de 12 cordas) além de percussão da mesma região.

Com entrada franca, a programação vai da harpa tradicional ao koto japonês e harpas africanas,árabes e indianas, passando por fusões entre músicos de diferentes continentes e crianças e adolescentes das comunidades cariocas, que dividem o palco com harpistas todos grandes expoentes contemporâneos do instrumento

Com quase duas décadas de tradição, o XIX Rio Harp Festival insere-se no consagrado projeto Música no Museu, e possuiu, sem dúvida, o maior elenco de atrações de um festival internacional de harpas.

A programação completa também está nos sites https://rioharpfestival.com.br. e www.musicanomuseu.com.br

Esperamos por vocês.

Saudações musicais, Sergio da Costa e Silva- Diretor do XIX RioHarpFestival- Música no Museu.


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CHAMADA: Dossiê “150 anos de Arnold Schoenberg” (revista Musica Theorica)

A Musica Theorica (Qualis A2), revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), convida todos e todas a submeterem artigos científicos ao dossiê “150 anos de Arnold Schoenberg”, que integrará o volume 9.2 (2024).

Arnold Schoenberg (1874–1951) foi um dos mais importantes compositores do século XX. Sua obra é das mais significativas e inovadoras da história da música ocidental. A revista Musica Theorica, por meio desta chamada, visa homenagear este importante compositor austríaco e fomentar a produção teórico-analítica sobre sua obra.

Encorajamos o envio de trabalhos que explorem, a partir de uma perspectiva teórico-analítica, as composições de Schoenberg e de seu círculo de discípulos, sua influência no cenário musical nacional e internacional, e sua obra teórico-analítica.

As submissões passam por avaliações por pares de pesquisadores integrantes do Conselho Editorial ou do Corpo de Revisores ad hoc, que arbitrarão a conveniência, ou não, de sua aceitação. A Musica Theorica aceita submissões em português, espanhol e inglês, e o processo desde o recebimento até a decisão final leva, geralmente, dois meses. A publicação do volume 9.2 está prevista para dezembro de 2024.

Além de submissões para o dossiê, a Musica Theorica recebe, em fluxo contínuo, trabalhos em português, inglês e espanhol sobre teoria e análise musical e suas ramificações em outras áreas do conhecimento musical. As submissões devem seguir as diretrizes estabelecidas na página da revista (http://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/about/submissions) e podem ser realizadas online (preferivelmente) ou, se necessário, por e-mail ao editor (gabrielbianconavia@gmail.com).

O prazo de submissão para o volume 9.2 é 31 de agosto de 2024.


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CHAMADA: Revista Vórtex – Dossiê “New Sound Ecologies”

Todo o processo de submissão e avaliação de artigos na Revista Vórtex ocorre em publicação contínua.

Abaixo estão listadas as chamadas específicas para os dossiês temáticos:

vol.12 | 2024
– Dossiê Temático (submissões entre 01/06/2024 a 01/08/2024) | v.12, 2024 | New Sound Ecologies. Editores convidados: Dr. William Teixeira – Federal University of Mato Grosso do Sul (Brazil), Dr. Jacek Smolicki – University of Uppsala (Sweden).

IMPORTANTE

Antes de preparar seu trabalho, visite a página de “Submissão” para acessar todas as normas da revista, assim como para baixar os templates em Word DOCX.

https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/call

 


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DIVULGAÇÃO: 20º Encontro Internacional de Música e Mídia

Fly me to the Moon! Dos independentes aos algoritmos.

20º Encontro Internacional de Música e Mídia 11 a 13 de setembro, 2024.

“Fly me to the Moon!” –

Este verso faz parte de um dos standards do jazz de inícios da década de 1960. Bem antes de Neil Armstrong pisar na Lua, em 1969, as canções, o cinema e todo um imaginário cultural surgido em torno da ideia da expansão dos limites terrenos em direção ao incógnito ambiente lunar prenunciou o acontecimento com doses generosas de imaginação… Em torno da Lua se desenvolveu uma rica simbologia milenar e, de um modo geral, parece uma constante a ideia de instabilidade que a envolve, mas também a de renovação e mudança. Além disso, a Lua também irradia a luz que “brilha” em meio à escuridão da noite, muitas vezes sendo a única fonte de claridade em alguns lugares; suas fases e faces também inspiram o romance de seres enamorados. Há mesmo um extenso cancioneiro popular em cuja temática aparece a Lua.

Evocamos o astro como nosso ponto de partida para o 20º Encontro Internacional de Música e Mídia. Em sua força simbólica, lança sua luz dando vida a tantas analogias. E o lunático? Qualificativo que se refere a pessoas instáveis, em seu humor ou atitudes, não raro patológicas. Mas lunático também estende um facho de iluminação sobre a postura de idealista, utópico.

Em 2005 iniciavam-se, meio que por acidente, os Encontros MusiMid. Passados vinte anos, é tempo de reavaliar algumas mudanças importantes ocorridas no período. Da cibercultura à cultura das redes e ao estabelecimento de plataformas midiáticas; das produções denominadas independentes até a criação e terceirização de trabalhos técnicos por meio da inteligência artificial, a ação de pessoas idealistas – “lunáticas” – foi essencial e ao mesmo tempo capaz de elaborar ações estratégicas para seguirem adiante com a sua arte face a este novo panorama: são os outsiders, fora do mainstream ditado pelos modismos, opositores também da intelligentsia…

A fim de discutir esses temas e seus desdobramentos, o MusiMid convidou especialistas nos campos interdisciplinares da música, tanto na área acadêmica, como na artística e profissionais do mercado. Nosso anfitrião será o Clube do Choro, localizado no Centro Velho de Santos (SP), que acolherá o evento entre os dias 11 e 13 de setembro, de forma presencial, especialmente no ano em que o Choro se eleva como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O 20º Encontro Internacional de Música e Mídia convida você a participar das atividades. Mais informações e inscrições na página: www.doity.com.br/20encontromusimid


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