CHAMADA: 7ª Conferência Internacional sobre Tecnologias de Notação e Representação Musical (TENOR)

Caros colegas,

Temos o prazer de anunciar que a 7ª Conferência Internacional sobre Tecnologias de Notação e Representação Musical (TENOR) acontecerá em Marselha de 9 a 11 de Maio de 2022.

Para informações detalhadas, visite o website da Conferência: https://tenor2022.prism.cnrs.fr/

Datas importantes:

Prazo para artigos e composições: 15 de Janeiro
Notificação de aceitação: 1 de Março
Prazo para recepção da versão final : 15 de Abril
Prazo para inscrição de autores: 1 de Abril
Datas da conferência: 9-11 de Maio de 2021

O evento será organizado pelo laboratório interdisciplinar de arte-ciência PRISM-CNRS (Marselha) em colaboração com o Instituto InCIAM, e a Universidade de Aix-Marseille (AMU). Além dos seus colaboradores científicos, a equipe de produção musical do GMEM, bem como o Conservatório de Música de Marselha, participarão na organização da parte artística da conferência, com o apoio da UE (ERC DigiScore). O evento acontecerá em formato híbrido (tanto presencial como remoto).

Os principais temas da TENOR 2022 envolvem as interações entre notação, partitura e tecnologias para música improvisada. A conferência incluirá um programa científico com apresentações orais, palestras, demonstrações/workshops, bem como um programa musical com performances e concertos. A TENOR 2022 está aberta a contribuições de pesquisadores, educadores, membros da indústria, compositores, intérpretes, criadores de software, entre outros.

Tópicos:

As contribuições originais são encorajados nos seguintes tópicos, mas não limitados a estes:

Ambientes computacionais para notação musical
Composição assistida por computador [sessão especial] História e estética da notação: do som ao sinal, do sinal ao som [sessão especial] Comprovisação[sessão especial] Notação distribuída/AR [sessão especial] Princípios de notação mnemónica, explorando a relação entre a memória e a representação
Perspectivas musicológicas sobre tecnologia para notação
A crítica estética e as investigações sociológicos das interações entre as novas tecnologias de notação e performance.
Notação de música electrónica, controladores gestuais e espacialização
Novas interfaces para notação musical
Jogos digitais como notação – gamificação
Notação e representação de dados sonificados
Tecnologias de representação para artes baseadas no tempo (espaço, gesto, movimento)
Sistemas de notação não-visuais (aural/áudio-score, táctil, etc.)
Notação animada (em contextos educativos e semi-improvisados)
Musicologia computacional
Notação em sistemas de performance interativa
Notação e robótica, IA, aprendizagem de máquina
Notação e neurocognição

Novos temas em relação aos principais temas de investigação do PRISM: interdisciplinaridade, imagem/som/música diálogo entre as duas culturas científicas (humanidades versus “ciências exatas):
Narração e discurso em colaborações inter-artes (por exemplo, relação som-imagem, cine-concerto…)
Representação e recuperação de informação musical
Notações antigas e modernas, notações europeias e não europeias.
Arquivos como notação – gravação como partitura (por exemplo, status das gravações audiovisuais em espectáculos musicais improvisados e tradições orais)
Notação e arquivos de som/música: indexação, reutilização, preservação e obsolescência tecnológica.
Performance musical em rede – virtualidade vs presença real

Atenciosamente,

O Comité Organizador do TENOR 2022