José Augusto Mannis

Foto de José Augusto Mannis

José Augusto Mannis foi o idealizador da criação de uma filial do CDMC-França no Brasil e o primeiro coordenador do CDMC-Brasil, permanecendo no cargo de 1989 a 2006. É compositor, intérprete de música eletroacústica, sound designer, educador e pesquisador musical. Graduado em composição de música eletroacústica e pesquisa musical pelo Conservatoire National Superieur de Musique et Danse de Paris no ano de 1983, mestre em Música pela Université Paris 8 no ano de 1988 e doutor em música pela Unicamp em 2008. Foi o idealizador da criação de uma filial do CDMC-França no Brasil e o primeiro coordenador do CDMC-Brasil, permanecendo no cargo de 1989 a 2006.

Idealizou e organizou o Guia da Música Contemporânea Brasileira “MUSICON” e o “Manual para entrada de dados no padrão AACR2 e formato MARC-21” que serve para a catalogação de partituras musicais e com o qual foram feitas as primeiras catalogações de partituras musicais da UNICAMP. O diferencial deste manual é a inclusão da formação musical (instrumentação) nos campos “500” e “697”.

Foi o responsável pelo projeto “Acervo de música brasileira da UNICAMP: digitalização e disponibilização na biblioteca digital” que obteve apoio do PROGRAMA PETROBRÁS CULTURAL 2004.

Atualmente é docente do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.