CONCERTO: Centro de Música Brasileira homenageia Osvaldo Lacerda

No dia 23 de março, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira homenageia seu fundador, o compositor Osvaldo Lacerda (1927-2011), que completaria 97 anos na data. A apresentação será no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. A atual presidente do CMB, a pianista Eudóxia de Barros abre com piano solo, depois toca com o oboísta Gilson Barbosa e com a cantora Denise de Freitas. Grátis!

Osvaldo Lacerda foi um grande compositor brasileiro com um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição. Dividiu experiências com Camargo Guarnieri de quem foi aluno por dez anos. Em 1963 estudou nos Estados Unidos com Vittorio Giannini e Aaron Copland. Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria.

Ganhou vários prêmios: Prêmio “Melhor Revelação como Compositor em 1962” pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro; Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição “Cidade de São Paulo” (pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição de Obras Sinfônicas (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962) e Segundo Prêmio no Concurso de Composição “A Canção Brasileira” (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição e arranjos para Coro Misto a Quatro Vozes (promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em 1967); Primeiro Prêmio no I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-Trompa e Fagote (promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em 1984); prêmios APCA nos anos de 1978, 1997, 1981, 1986 e 2012 e Troféu Guarani pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1997. Em 1984 fundou o Centro de Música Brasileira que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.

Em 2023, Eudóxia de Barros tocou em 25 lugares de São Paulo, Rio de Janeiro, Teresópolis, Campinas, Santo André, Araras, Recife, Cuiabá, Pouso Alegre, Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Campos do Jordão, Belo Horizonte e Florianópolis. A renomada pianista gravou mais de 30 discos, 2 DVD’s e publicou em 1979 o livro Técnica Pianística. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre sua vida intitulado “Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros”. Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda (caixa com 6 CDs), tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.

O repertório que a pianista tocará com Denise de Freitas foi gravado no CD Lembrança de Amor, em 2001, pela Som Puro Records, que as artistas vão autografar ao final.

Programa – Obras de Osvaldo Lacerda
Eudóxia de Barros (piano)
Toada opus 2 (piano solo)
Estudo nº 12 (piano solo)