CONCERTO: Concerto Noturno com a Orquestra Sinfônica de Betim

Novo evento da “Série de Concertos Noturnos”, acontece dia 29/08, às 19h00, no Salão de Eventos do Clube Atlético Rodoviário.

O Clube Atlético Rodoviário e a Sociedade Artística Brasileira SABRA apresentam o novo evento da série de concertos noturnos com a Orquestra Sinfônica de Betim. No próximo dia 29/08 o Salão de Eventos do CAR será palco de mais um evento da série sempre às 19h00. Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, a série musical é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O concerto de agosto da série apresentará obras de Telemann, Mozart, Elgar e Carlos Gomes. “Será marcante não apenas pelo talento dos integrantes do conjunto e pelo conteúdo das obras, como também, pela atuação do jovem músico solista Ciro Santos”, afirma o maestro Márcio Miranda Pontes, que rege os concertos da série.

Orquestra Juvenil
O gran finale da noite contará com a participação da Orquestra Juvenil da Escola de Música SABRA. Formada por alunos dos cursos de Musicalização Infantil e Básico de Música, o grupo irá interpretar, junto com a Orquestra Sinfônica de Betim, um Pot Pourri de músicas tradicionais e eruditas.
Os concertos são dedicados aos sócios do Clube Atlético Rodoviário e abertos gratuitamente à comunidade betinense.

O Solista
Natural de Belo Horizonte – MG, Ciro Santos iniciou seus estudos de Viola no projeto “Orquestra Jovem de Contagem”, sob orientação dos professores Carlos Aleixo e Iberê Carvalho. No mesmo projeto, participou de turnês nos Estados Unidos e no Japão. É Bacharel em Viola, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, tendo pertencido à classe dos professores Sofia von Atzigen, Alexandre Gloor e Luciano Gatelli. Participou de masterclasses com Graig Munn, Rochars Young, Anna Krim, João Carlos Ferreira, Götz Hartmann, Mikhail Bugaev, Luciano Pontes, Daphne Gerling, Jairos Chavez, Hella Frank, Yure Gandelsman e Tomoko Akasaki. Como músico camerista, recebeu orientações dos professores Paulo Sérgio Malheiros, Rogério Molinari, Mirta Herrera e Tiago Ellwanger.
Participou ativamente de inúmeras edições da Semana de Música de Câmara, da Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte. Em 2018, foi premiado no concurso “Jovens Solistas”, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente, passou no mestrado da Hochschule für Musik de Karlsruhe na classe do professor Johannes Lüthy, e começa seus estudos em outubro desse 2023.

Da Sinfônica de Betim para o Mundo
Ciro Santos é o terceiro participante do Curso Orquestra Sinfônica de Betim que, em 2023, segue para o exterior para aperfeiçoamento nos estudos. Antes dele, Andre Castilho Dourado Freire, Violoncelista, foi para a Alemanha e Deverson Santos de Souza, Violoncelista, foi para o Canadá. Assim como eles, diversos ex-participantes encontram-se em posição de trabalho profissional como, por exemplo nosso oboísta Giovanni Luis dos Santos Martins que está contratado pela Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro e do contrabaixista André Dias Ferreira contratado pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira no Distrito Federal.

Serviço:
Concerto com a Orquestra Sinfônica de Betim
Local: Salão de Eventos do Clube Atlético Rodoviário
Endereço: Praça Geni Nair, 40 – Centro, Betim
Dia: 29 de agosto de 2023
Horário: 19:00 horas
Entrada franca, limitada à lotação do espaço

Site: https://www.sabra.org.br/site/