CONCERTO: Concertos de Eva – Série Música no Museu apresenta em junho o recital da pianista Miriam Grosman.

No programa clássicos de Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Roberto e Claudio Santoro, Ricardo Tacuchian e Murillo Santos.

No dia 17 de junho (sábado), a Casa Museu Eva Klabin em parceria com o projeto Música no Museu realiza às 17 horas, o recital de Miriam Grosman, pianista de carreira internacional que desenvolve importante trabalho como solista e camerista.
No “Concertos de Eva – série Música no Museu” a pianista apresenta no auditório da Casa Museu clássicos de Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Roberto e Claudio Santoro, Ricardo Tacuchian e Murillo Santos.

Durante o ano de 2023 em parceria com o projeto Música no Museu, a Casa Museu Eva Klabin realiza mensalmente concertos gratuitos de música clássica, com a missão de fomentar a arte e a cultura e torná-la mais acessível ao público em geral. Este será o sexto concerto da série. Já se apresentaram no projeto as consagradas pianistas Clara Sverner e Eudóxia de Barros, os músicos Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres e Fernanda Cruz, sob a direção artística de Maria Helena de Andrade, o Trio Neukomm e o Duo Daniela Spielmann e Sheila Zagury, com a participação de especial de Almir Cortês.

“Esta parceria é um passo importante para a consolidação da Casa Museu Eva Klabin como um centro de referência para os apreciadores de música clássica”, afirma Diogo Maia, museólogo da Casa Museu Eva Klabin.
A programação é gratuita com retirada de ingressos no local uma hora antes do concerto, a partir das 16h. Sujeito à lotação e sem lugar marcado.

FRANCISCO MIGNONE (1897-1986): Improviso Romântico, Lenda Sertaneja no10
ROBERTO SANTORO (1966): Sonata Popular Brasileira, Allegro agreste, Andantino seresteiro, Rondó (Tango brasileiro)
RICARDO TACUCHIAN (1939): Lamento para as crianças que choram
MURILLO SANTOS (1931-2019): Batuque
HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959): As Três Marias, Duas Cirandas, Nesta rua, nesta rua…, Vamos atrás da Serra, Calunga
CLAUDIO SANTORO (1919 – 1989): Toccata

Miriam Grosman
Professora Titular da Escola de Música da UFRJ, é Doctor of Musical Arts, título concedido pela Catholic University of América, em Washington DC, e Mestre em Música pela UFRJ. Desenvolve
atividades relevantes como solista, camerista, docente e palestrante, com apresentações em cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Áustria, Itália, Grécia e Estados Unidos.

Música no Museu
O projeto comemorou em 2022, 25 anos de atividades ininterruptas e tendo recebido o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, se destaca pela realização de concertos gratuitos
em diversas cidades brasileiras. Na sua trajetória, já registra um público superior a 1 milhão de espectadores.
A parceria com a Casa Museu Eva Klabin pretende atrair o público e os amantes da boa música, tornando-se mais um local um de referência para os concertos de música clássica, que irão acontecer durante todo o ano de 2023. Mais informações: www.musicanomuseu.com.br

Casa Museu Eva Klabin
A Casa Museu Eva Klabin abriga a coleção reunida por Eva Klabin, um dos mais importantes acervos de arte clássica dos museus brasileiros, contando com mais de duas mil peças que cobrem um arco de tempo de quase 50 séculos, do Egito Antigo ao Impressionismo. A coleção está em exposição permanente e aberta ao público na casa-museu instalada na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos e abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa. A Casa que abriga o Museu foi uma das primeiras residências da então recém-urbanizada Lagoa Rodrigo de Freitas, e desde a sua abertura ao público, em 1995, tem oferecido uma programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, atividades como concertos e shows, oficinas, cursos, conferências e exposições temporárias.
Mais informações: http://evaklabin.org.br | IG @evaklabinoficial

“Concertos de Eva – série Música no Museu”
Mensal – janeiro a dezembro de 2023 (1 sábado por mês, 17h)
Recital da pianista Miriam Grosman: sábado, 17 de junho, 17 horas
Gratuito. Retirada de ingressos no local, sujeito à lotação e sem lugar marcado.
Início da distribuição: 16h
Lotação: 80 lugares
Classificação: Livre
Local: Auditório – Casa Museu Eva Klabin