CONCERTO: Concertos Didáticos Unimed-BH – Teatro Municipal recebe a Orquestra Sinfônica de Betim – 200 anos de Independência do Brasil

Teatro Municipal recebe a Orquestra Sinfônica de Betim, dia 29/09 às 15:30h e às 19:30h – 200 anos da Independência do Brasil

O primeiro evento será um concerto didático às 15:30 horas como uma ação educativa para alunos das escolas públicas de Betim. Nele, através de um bate papo com o maestro procura-se obter uma aproximação do público com os elementos básicos do conhecimento musical. Não apenas da cultura erudita mas também da popular.
A proposta é que a música promova a potencialização das capacidades múltiplas das crianças. Ou seja, potencialize transformações sociais em suas várias dimensões (cultural, educacional, social, ética, entre outras). A parceria com a Secretaria Municipal de Educação SEMED e a Secretaria Municipal de Arte e Cultura de Betim garantem o envolvimento e a participação de alunos da rede pública municipal e da comunidade betinense.
O repertório do concerto didático é composto por obras de diversos períodos da História da Música incluindo, naturalmente, a Música Brasileira.

Já o segundo concerto, da série noturna, acontece às 19:30 horas como uma comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. No repertório obras de D. Pedro I, Stamitz e Beethoven.

O repertório

O programa começa com a Abertura para a Independência do Brasil, de autoria de D. Pedro I, que foi composta por volta de 1822 e será tocada para comemorar os 200 anos do feito memorável. Imperador do Brasil e Rei de Portugal, D. Pedro de Alcântara teve formação musical bastante esmerada. Entre seus professores estão Marcos Portugal e Sigismund Neukomm. Tocava clarineta, fagote e violoncelo. É o autor do Hino da Independência, entre diversas outras obras.
Na sequência, será apresentado o “Concerto para viola e orquestra” de Stamitz, que foi composto, sem dúvida, para uso do próprio compositor como uma peça para mostrar seu virtuosismo no instrumento, através do uso abundante de acordes, notas de pedal, harmônicos e até mesmo um pizzicato com a mão esquerda.
A seguir teremos a “Sinfonia nº 5” de Beethoven, também conhecida como Sinfonia do Destino. Trata-se de uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita Europeia, sendo a mais executadas nos tempos atuais e considerada como um “monumento” da criação artística.
Finalizando a noite, teremos a participação da Orquestra de Juvenil da Escola de Música SABRA junto com a Orquestra Sinfônica de Betim. No repertório pequenas peças de Dvorak.

O solista

Gabriel Teodoro de Andrade iniciou seus estudos aos 12 anos no Centro de Musicalização Infantil da UFMG com as professoras Brunea Reis e Joice Coutinho. Em 2018 estudou no Sesi Minas com o professor Moisés Guimarães. Em 2019 ingressou na graduação na classe do Prof. Dr. Carlos Aleixo e hoje, integra a classe do Prof. Dr. Jessé Máximo. Teve máster classes com grandes violistas como Horácio Schaefer, Hella Frank, Ingrid Zur. Integrou também a orquestra do CMI, orquestra Jovem do SESI Minas, Orquestra Multiplayer, Academia da Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Sinfônica de Betim, da qual é membro desde 2019 e atual chefe do naipe das violas.

A regência da Orquestra Sinfônica de Betim está à cargo do maestro Márcio Miranda Pontes.

Serviço: Concertos com a Orquestra Sinfônica de Betim
Dia: 29 de setembro de 2022, quinta-feira
Horários: 15h30 e 19h30
Local: Teatro Municipal Newton Franco Amaral – Betim – MG