CONCERTO: Coral Unicamp Zíper na Boca leva “Uma Aquarela no Samba” à Argentina

No próximo dia 17 de novembro, às 20 horas, será realizado o “Encontro Binacional de Coros Universitários”, promovido pelo Coral Unicamp Zíper na Boca, do Brasil, e pelo Coral da Universidade Nacional do Rio Negro (UNRN), da Argentina. O evento tem como objetivo principal fomentar o intercâmbio cultural entre os dois coros, fortalecendo os laços entre as organizações universitárias. O encontro é organizado pela Secretaria da UNRN.

Durante a pandemia, o Coral buscou novas formas de interação virtual, participando de mais de 30 festivais online. Foi nesse contexto que estabeleceram o primeiro contato com o Coral da Universidad Nacional de Río Negro (UNRN), da Argentina. O maestro Aníbal Garcia, regente do coral argentino, convidou o Coral Unicamp Zíper na Boca para um intercâmbio entre os coros, que culminou neste Encontro Binacional.

A regente do Coral Unicamp Zíper na Boca, Vivian Nogueira, comenta sobre a iniciativa: “O período de pandemia gerou muitos obstáculos à atividade coral, mas possibilitou uma grande interação virtual entre os coros, por meio da realização de festivais internacionais. Em 2023, ao retomarmos a proposta de parceria, constatamos que a Universidad Nacional de Río Negro e a Universidade Estadual de Campinas já possuíam um amplo convênio, o que facilitou a concretização do intercâmbio dos coros”, destaca a regente.

O evento conta com o apoio da Subsecretaria de Cultura do Município de Viedma, cidade onde o Coral Unicamp Zíper na Boca permanecerá durante o período de 15 a 19 de novembro, realizando diversas atividades com os grupos corais locais.

A apresentação conjunta promete ser um espetáculo único, enriquecido pela diversidade cultural e musical de ambas as instituições. A entrada é gratuita e acontece no Centro Cultural Municipal de Viedma.

Site: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/ziper-ciddic-argentina/