CONCERTO: Música no museu – Sons do Brasil

OUTUBRO 2022

O Instituto Cultural Música no Museu apresenta neste mês de outubro, Sons do Brasil, um panorama da música de diversas regiões do país, isto é, a
nossa diversidade musical além de ressaltar a obra dos nossos compositores brasileiros. Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – os aspectos locais continuam fortemente presentes, e a música entre outras manifestações culturais. Este trabalho inspirou-se na evolução da história brasileira, desde os rituais trazidos da África pelos escravos, mesmo proscritos que vão, gradualmente se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos inicialmente cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, dentro dos teatros e das casas dos brancos, já sob a forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado. Os sons dos negros no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria “Música Popular Brasileira”. Assim, as regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais e que serão mostradas neste programa com as apresentações musicais sendo complementadas por um vídeo ressaltando estas peculiaridades de cada região geográfica brasileira a partir de pesquisa realizada pelo musicólogo Newton Nazareth e com uma palestra introdutória e que inclui, também, a temática cultural/religiosa afro-brasileira,com uma apresentação especial no Museu da República.

E no mês, duas exceções, o Antique Cordova Ensamble, diretor Arturo Arias, de Cordoba, Argentina no dia 12 no CCBB e os 100 anos de Dias Gomes com a Camerata Dias Gomes no dia 19 na ABL.

Esperamos por vocês. Sds, Sérgio da Costa e Silva-Presidente do”Instituto Cultural Música no Museu” – tel.(21) 2233-6711-
www.musicanomuseu.com.br