CONCERTO: Orquestra sinfônica da USP comemora o dia das mulheres celebrando Chiquinha Gonzaga

Para o espetáculo, a Orquestra convida Maria Teresa Madeira, premiada pianista e conhecedora do acervo de Chiquinha como solista.

O Concerto “A Música de Chiquinha Gonzaga” será apresentado dia 9 de março, apenas um dia após o Dia das Mulheres, às 16h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri. O espetáculo homenageia Chiquinha Gonzaga (1848-1935), que influenciou profundamente a formação da música popular brasileira, enfrentando barreiras de gênero para se consolidar como compositora, regente e pianista na cena artística carioca no final do século XIX.
A compositora impactou imensamente a produção musical do período, sendo a pioneira na criação das famosas “marchinhas” de Carnaval, com sua clássica “Ó abre alas”.
Além disso, a artista foi a primeira maestra brasileira, consolidando-se como figura clássica na composição teatral. Mas seu impacto não abrangeu apenas o meio musical, como também o meio político, sendo uma grande representante da luta abolicionista e da libertação feminina.
Para a homenagem, a OSUSP receberá como solista a pianista Maria Teresa Madeira.
Com três álbuns gravados dedicados inteiramente à obra de Chiquinha Gonzaga, Maria Teresa desenvolve diversos projetos de divulgação e ensino da vida e obra da compositora.
A pianista atualmente atua como professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e como solista já coordenou diversas orquestras dentro e fora do Brasil. Maria também foi a responsável por gravar todas as peças de piano para a série “ChiquinhaGonzaga” da TV Globo.

“Chiquinha Gonzaga para mim é um divisor de águas na música brasileira e também na minha história. Através de sua obra pude compreender a força da música brasileira de diversas formas. Chiquinha era uma melodista fantástica e sabia explorar os gêneros musicais sem preconceito, compondo com liberdade e criatividade. Viveu e compôs plenamente. Sorte a minha ter tido a oportunidade de me aprofundar em sua obra.”

A pianista será acompanhada por uma pequena orquestra, composta por musicistas da OSUSP. O grupo executará músicas em arranjos instrumentais da própria Chiquinha Gonzaga, com repertório que representa a riqueza de gêneros musicais explorados pela compositora. As obras escolhidas transitam da valsa, como em Cananéia, passando por músicas célebres como “Lua branca”. Além disso, ouviremos alguns de seus tangos brasileiros, gavotas, habaneras e obras originalmente escritas para peças de teatro, como o Prelúdio de “A Corte na Roça”.

PROGRAMA:

Francisca Gonzaga (1847 – 1935)
Piano e orquestra
Prelúdio de “A Corte na Roça”
Cananéia
Coco velho
Satan
Sonhando
Sada
Corta-jaca (quarteto)
Tupã

Só orquestra:
Não insistas, rapariga!

Solo:
Atraente
Lua Branca (arr: Maria Teresa Madeira)
Abre Alsa (arranjo meu)
Viva o Carnaval!

Piano e percussão:
Faceiro
Em Guarda!
Mulher- Homem
Cordão Carnavalesco

SERVIÇO:
Data: Sábado, 09 de Março de 2024, às 16h.
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (USP) (Rua do Anfiteatro, 109)
Link para reserva de ingressos: