CONCERTO: Semana da ELM – Escola Livre de Música da Unicamp

A Semana da ELM – Escola Livre de Música da Unicamp/CIDDIC está de volta depois de um período de 5 anos. Entre os dias 26 e 29 de junho os grupos musicais da ELM farão concertos especiais para o público em geral, apresentando todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 150 alunos que atualmente estão matriculados na ELM.
Pela primeira vez este evento acontecerá no Teatro de Arena da Unicamp, sempre às 19 horas, proporcionando um maior conforto aos alunos e a plateia como um todo.
Esta Semana da ELM, especificamente, contará com uma parceria muito especial. Ela fará parte da programação cultural de dois importantes congressos que estarão acontecendo neste período na Unicamp: o Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Estaduais Paulistas: “Juntas Pensando o Futuro” – 26 e 27 de junho; e o VI Congresso de Extensão da AUGM: “Democratização e Extensão universitária” – 27 a 30 de junho. A parceria acontece entre a ProEC – Pró-reitoria de Extensão e Cultura e a Escola Livre de Música/ CIDDIC, aumentando a visibilidade da Semana da ELM e trazendo qualidade musical à programação cultural dos congressos envolvidos.
A programação da Semana da ELM se inicia com o concerto da recém formada Banda Sinfônica da Unicamp. Sob a coordenação de Fernando Hehl, o grupo é formado por 60 músicos, entre amadores de todas as idades, de 12 a 70 anos, que fazem parte de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas, também alunos de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp e músicos que já atuam profissionalmente. O repertório é variado, permeando desde peças sinfônicas originais para bandas, temas de filmes e música brasileira.

Na terça-feira, o Grupo de Trompetes, com seus 15 alunos e também bolsistas do Departamento de Música da Unicamp, mostra toda a versatilidade e poder sonoro deste instrumento tão comum nas mais diversas formações musicais, do erudito ao popular.

Na quarta-feira, a Big Band ELM abre a programação cultural do VI Congresso de Extensão da AUGM: “Democratização e Extensão universitária”, um congresso internacional de grande importância para a Extensão Universitária na América do Sul. Sob a regência e coordenação do prof. Israel Calixto, o grupo de formação com variados instrumentos como clarinete, saxofones, trombones, trompetes, guitarra, baixo, piano, bateria, percussão, etc, traz um repertório popular viajando pelo jazz norte-americano, a salsa latina e a música brasileira.

E na quinta-feira, fechando a programação da Semana da ELM, a Orquestra de Saxofones da ELM, sob a coordenação de Miguel Clemente Rubio, sobe ao palco para mostrar o resultado de anos de pesquisa científica de seu doutorado, que utiliza o grupo de saxofones para desenvolvê-la através de arranjos próprios e específicos para esta formação. No repertório, música clássica, brasileira e popular.

Site: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/semana-da-elm-escola-livre-de-musica-da-unicamp/