DIVULGAÇÃO: Lançamento de Documentário: Grupo Música Viva UNESP 2022

Ação extensionista contemplada no Edital PROEC Nº01/2022

Lançamento de Documentário: Grupo Música Viva do Instituto de Artes da UNESP

Música Contemporânea Brasileira em Ensaios, Concerto e Gravação

O Grupo Música Viva tem como objetivos o desenvolvimento artístico e pedagógico dos alunos de instrumento, canto, regência e composição do Instituto de Artes da Unesp, no nível de graduação, através do estudo e performance da música dos séculos XX e XXI. Além disso, uma das principais características do projeto é o seu viés extensionista, promovendo a colaboração entre importantes instituições de música de São Paulo, visando a apresentação da produção artística do grupo para diferentes públicos dentro e fora da universidade.

O grupo foi financiado pelo Edital 01/2022 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNESP. Como parte das atividades realizadas no ano de 2022, o projeto propôs a parceria entre alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP, do Ateliê Contemporâneo da Escola Municipal de Música de São Paulo e da iniciativa MUDA! (grupo de alunos do Instituto de Artes da Unesp que se dedica à pesquisa, criação e performance musical contemporânea), com o objetivo de realizar apresentações artísticas e pedagógicas visando a formação de público e a publicação de material audiovisual.

Durante o segundo semestre de 2022 foram finalizadas as composições musicais e realizados os ensaios e registros audiovisuais do processo de preparação do repertório, que incluiu obras de Alexandre Lunsqui, Maurício De Bonis, Tiago Gati e Willy Corrêa de Oliveira. Em 17 de Novembro o Grupo realizou um recital comentado na Sala Guiomar Novaes, no Complexo Cultural Funarte SP, e neste momento o Grupo faz o lançamento, na plataforma YouTube, de um documentário sobre o processo dos ensaios e da realização do concerto, incluindo a gravação do resultado final, realizada no Instituto de Artes da UNESP em 24 de Novembro. O documentário pode ser acessado pelo link https://youtu.be/HEL8XXMiXUU.

Coordenação do Projeto / Edição e Montagem: Alexandre Lunsqui e Maurício De Bonis (professores do Instituto de Artes da UNESP)

Colaboração: Tiago Gati (professor e coordenador do Ateliê Contemporâneo da Escola Municipal da Música de São Paulo)

Intérpretes (discentes bolsistas da UNESP):  Antonio Carlos Domiciano Junior, Contrabaixo; Gustavo Sperling D’avila, Regência; Isabella Bezerra Guariroba, Piano; Jefferson Bueno da Silva, Clarineta; Renan Maia Silva, Flautas; Vitor Vinícius Alves Coelho, Viola. Participação Especial: Mateus dos Santos de Farias, Trompete (EMMSP).

Registros Audiovisuais (discentes UNESP): Adelmo Henrique Fernandes da Silva, Luiz Antonio Gonçalves Neto, Maria Rosa Ponce Tanganelli, Karen Rodrigues da Rocha.

Masterização de Áudio: Adelmo Henrique Fernandes da Silva.