DIVULGAÇÃO: Prêmio para Jorge Antunes: nova ópera

O maestro Jorge Antunes, que acaba de voltar da Europa após concertos na Polônia e na França, recebeu notícia importante: foi agraciado com o Prêmio Icatu de Artes 2020. O prêmio consiste de um bolsa financeira e uma residência-artística na Cité Internationale des Arts, em Paris.

Assim, Antunes estará de volta a Paris em janeiro do próximo ano para, na cidade-luz, ser compositor-residente até dezembro de 2020. Nesse período ele estará compondo uma nova ópera: “Leopoldina”. Seu libretista é o poeta carioca Gerson Valle: o mesmo libretista da ópera Olga.

A nova ópera de Jorge Antunes, segundo o compositor, terá o mesmo formato da ópera Olga, com três atos e duração de cerca de duas horas e meia. A linguagem musical será eclética, incluindo, além da grande orquestra sinfônica, solistas e coro, novos recursos eletrônicos.

O libreto de Gerson Valle enaltecerá a figura histórica da Imperatriz Leopoldina, grande mentora da Independência do Brasil. A estreia mundial da ópera acontecerá em 2022 nas comemorações do Bicentenário da Independência. Alguns diretores e maestros de teatros de ópera do Brasil e do exterior já manifestaram interesse em programar o espetáculo.