Coleção CIDDIC/CDMC | Redescobrindo Dinorá de Carvalho em edição crítica de “Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu”

Dinorá de Carvalho (1895-1980) foi uma grande compositora e pianista que está sendo ‘redescoberta’ e que, como muitas outras compositoras relevantes em sua época foram ignoradas ou raramente são abordadas nos livros e materiais adotados nas academias e conservatórios musicais.

O projeto do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC) para editar e publicar a obra completa de Dinorá de Carvalho é uma iniciativa de grande importância para a documentação e preservação da música brasileira do século XX, sendo a presente publicação mais uma etapa na concretização desse projeto.

Esta edição crítica de Sonata n.1 – Quedas de Iguaçu (1974) é uma etapa crucial desse projeto, resolvendo divergências e ambiguidades na partitura. Após uma extensa pesquisa em diversas fontes, apresentamos não apenas uma revisão precisa, mas também uma breve biografia, análise da obra e informações sobre as decisões editoriais. Esperamos que essa iniciativa estimule novas performances e aprofunde o entendimento do legado musical de Dinorá de Carvalho.

Sobre Dinorá de Carvalho

Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) foi uma destacada musicista brasileira dedicada ao estudo, composição e promoção da música nacional. Desde a infância, demonstrou um excepcional talento musical, iniciando seus estudos de piano e compondo peças para o instrumento aos quatorze anos. Ao longo de sua trajetória, recebeu reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente, com suas composições sendo executadas por renomados músicos e maestros. Pioneira, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Música e a fundar uma orquestra exclusivamente feminina. Com uma produção musical diversificada, abrangendo diversos gêneros e instrumentos, sempre enfatizando a riqueza da música brasileira, Dinorá deixou um legado significativo, compreendendo cerca de quatrocentas obras que contribuíram de forma importante para a cena musical do país. (fonte: UFRGS).

Faça o download da obra aqui.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.