Coleção CIDDIC/CDMC | Explorando novas fronteiras da performance no piano: um guia introdutório de Denise Garcia

Para jovens pianistas que desejam adentrar nas nuances da performance contemporânea no piano, o livro da renomada professora Denise Hortência Lopes Garcia, Estudos para piano expandido, surge como um guia introdutório valioso. Escrito de forma acessível, o livro oferece uma notação musical minuciosamente detalhada, tornando-o ideal para pianistas que estão iniciando nessa vertente musical.

A obra não apenas fornece descrições pormenorizadas de peças aparentemente simples, mas também explora formas inovadoras de performance. Cada pequena peça é acompanhada por toques práticos e sugestões de materiais diversos, proporcionando ao estudante uma rica paleta de sonoridades para experimentar. Esse guia introdutório aborda de maneira simples, mas abrangente, a lacuna na formação dos estudantes em relação à performance da música para piano do século XX.

Faça o download da obra em PDF clicando aqui.

Sobre a autora

Denise Garcia é compositora paulista, professora doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sobre a Coleção

A Coleção CIDDIC/CDMC, iniciativa ligada ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu em 2021 para atender a uma necessidade crucial: a transformação da vasta produção acadêmica do CIDDIC em livros digitais. O lançamento da coleção foi acompanhado pela criação de um Conselho Editorial e a implementação de um processo de avaliação anônima, conduzida por pares.

A Coleção abrange um leque de materiais, incluindo livros, partituras, periódicos e fonogramas, disponibilizados gratuitamente em plataformas digitais tanto internas quanto externas à UNICAMP. Com um Conselho Editorial e avaliadores especializados, cada conteúdo submetido é criteriosamente analisado para garantir a qualidade e relevância das publicações, promovendo um ambiente de disseminação do conhecimento seguro e confiável.

Para conhecer mais sobre a Coleção, clique aqui.