Sinfônica da Unicamp traz Villa-Lobos e Mozart para seu repertório do próximo concerto

Evento gratuito contará com o quarteto de cordas e clarinete

A Orquestra Sinfônica da Unicamp realiza dia 28 de abril, quinta-feira, o segundo concerto da Semana de Música de Câmara. Neste encontro a OSU traz em seu repertório obras de Heitor Villa-Lobos e W. A. Mozart.

A primeira peça, de Villa-Lobos, aborda a reescrita, em 1946, do original produzido pelo compositor e maestro em 1915, originalmente sob o título Suíte de Quartetos de Corda: Suíte Graciosa e dedicado ao Quarteto de Friburgo. A reescrita adicionou três novos movimentos e foi renomeada para Quarteto de Cordas nº 1, com sua primeira apresentação pública no ano de sua revisão, apresentada pelo Quarteto Iacovino.

Já a segunda obra retrata o único quinteto de clarinete completo do compositor austríaco Mozart, uma de suas mais antigas e conhecidas peças. Também chamada de Quinteto Stadler, a peça foi escrita em 1789 para o clarinetista Anton Stadler, com sua estreia em dezembro do mesmo ano.

A apresentação gratuita será na Associação dos Docentes da Unicamp (ADUnicamp) e contará com o quarteto de cordas e o clarinetista da OSU. O concerto faz parte da programação especial dos 40 anos da OSU.

Serviço

Semana da Música de Câmara | Concerto Cordas (quarteto de cordas e clarinetista)
Data e horário: quinta-feira, 28 de abril de 2022, às 20h
Local: Associação dos Docentes da Unicamp ADUnicamp (ADUnicamp) – Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas – SP.

Evento gratuito.

PROGRAMA
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Quarteto de cordas e clarinete

Quarteto de cordas nº 1
Villa-Lobos, H. (1887-1959)

“Cantilena” (Andante)
“Brincadeira” (Allegretto scherzando)
“Canto lírico” (Moderato)
“Cançoneta” (Andantino quasi allegretto)
“Melancolia” (Lento)
“Saltando como um Saci” (Allegro)

Quinteto para clarineta e quarteto de cordas, K. 581 em Lá maior
Mozart, W. A. (1756-1791)

1. Allegro
2. Larghetto
3. Menuetto – Trio O – Trio II
4. Allegretto con variazioni