OSU 40 anos | homenagem ao professor Paulo Justi

Orquestra Sinfônica da Unicamp, 40 anos que se passaram num piscar de olhos. Quantas mudanças desde então! Muitos personagens fizeram parte dessa importante história dentre eles, nosso homenageado de hoje, o professor Paulo Justi.

Mas quem foi o Paulo? Me permitam a rápida, mas necessária explanação: dentre outros cargos, foi docente do Departamento de Música, fagotista da OSMC e Coordenador do NIDIC, núcleo germinal da OSU. Em 1998, ao assumir o cargo de coordenador do NIDIC, promoveu uma grande transformação nos dois grandes ramos do núcleo, a saber, Orquestra Sinfônica e Projeto Unibanda. Sob sua coordenação muitos projetos novos, tanto pedagógicos musicais, quanto artísticos foram criados, gerando um “boom” de cultura que em pouco tempo extravasaria os muros da Universidade e atingiria todo o âmbito da macro região metropolitana de Campinas. Essa era a função do novo NIDIC, promover e difundir a cultura e o ensino musical de maneira gratuita e de qualidade. E assim foi feito! Com a adesão e participação sempre democrática dos integrantes da orquestra nos diversos projetos, espalhou-se cultura de maneira ampla, geral e irrestrita! Nunca se tinha produzido tanto! Agora, cada integrante da orquestra da Unicamp era um potencial fomentador cultural. Foram tantos grupos musicais, bandas e orquestras formadas, que deixo aqui aos curiosos a tarefa de pesquisar. Ademais, houve também uma reaproximação importante do núcleo com o departamento de música da Unicamp.

Agora a orquestra também serviria de laboratório de ensino e pesquisa não apenas aos alunos regentes, mas também aos compositores e instrumentistas do curso de música. Os docentes do departamento foram convidados a participar da nova fase, e o professor Eduardo Ostergren, nosso também homenageado de hoje, prontamente aceitou ao chamado, iniciando assim felizes e longos anos de parceira com a OSU.

Mas, infelizmente, nada dura para sempre e há exatos 12 anos, Paulo precocemente nos deixou. Mas será que nos deixou realmente? Talvez não!

Seu legado invisível pode ser encontrado por toda a parte da OSU, estando presente nas estantes para partituras de madeira que ele mesmo ajudou a construir, nos diversos grupos até hoje existentes, e também nos ex-alunos, muitos hoje profissionais renomados, que passaram pelas salas do NIDIC e do Departamento de Música. Sua maneira de ser e de agir, deixou sua marca. Alguém sempre tem um bom “causo” do Paulo para contar.

O homem foi, mas a história fica e, se prestarmos atenção, é capaz de ainda podermos ouvir sua gargalhada fácil e sua fala sincera e bonachona por aí.

Obrigada por tudo Paulo, foi um privilégio ter você conosco!

Katia Kato

Homenagem enviada por Katia Kato, doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas onde desenvolveu a pesquisa “A Missa em Si menor de Johann Sebastian Bach: a Poética e o Trágico.”

Pela mesma instituição concluiu no ano de 2007 o mestrado com a dissertação “O Oboé e a Representação da Confiança nas Árias das Cantatas Sacras de J.S. Bach”.É bacharel em Música, com habilitação em oboé, também pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como professora convidada de História da Música Brasileira e Apreciação Musical na Graduação do curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Atuou também durante dezesseis anos como oboísta da Orquestra Sinfônica da Unicamp, além de dar aulas de Oboé, Apreciação Musical e História da Música no projeto Unibanda (Nidic/Unicamp).De 2011 a 2017 atuou no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Nazarena do Brasil, sendo responsável pelas matérias de História da Música, História da Música Brasileira, Estética da Música Ocidental.