Quinteto de Sopros realiza abertura da 2a. edição da “Semana da Música de Câmara”

Nesta quarta, 14, O Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) deu início à segunda edição da “Semana da Música de Câmara.” A apresentação gratuita ocorreu no Auditório da AdDnicamp e integra o rol de atividades em comemoração aos 40 anos da Sinfônica.

No repertório, a intenção do Quinteto era oferecer ao público “um programa divertido e que aliasse obras do século XX e compositores brasileiros”, comenta Eduardo Freitas, clarinetista da OSU. Na abertura uma obra divertida do compositor brasileiro Amaral Vieira, Picollo Divertimento. Na sequência, uma peça de Darius Milhaud inspirada em danças da idade média, porém com uma “roupagem do século XX, onde ele usa a politonalidade e explora os timbres de cada instrumento”, comenta Freitas.

Em seguida o Quinteto de Sopros apresentou outra peça de um compositor brasileiro,Instantâneos Folclóricos, Raphael Batista, uma obra que brinca com os instrumentos de uma maneira lúdica, apresentando um grande desafio técnico aos músicos.

Por fim, o destaque da noite ficou por conta da peça “Pedro e o Lobo”, de Sergey Prokofiev, importante obra do repertório sinfônico que contou com a narração de Elaine Vilela Rezende, dando um toque especial à noite de apresentação. No contexto da peça cada instrumento representa um personagem da história. Para tanto, os músicos fizeram uso de chapéus represetando um gato, uma pata e até mesmo um lobo.

O Quinteto de Sopros OSU foi formado por Rogério Peruchi (flauta), João Carlos Goehring (oboé), Eduardo Freitas (clarinete), Bruno Lopes Demarque (trompa) e Francisco Amstalden (fagote).

A seguir confira algumas imagens desse concerto especial.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: qua, 14 set 2022
Local: ADUnicamp, Unicamp, SP