Coro Contemporâneo de Campinas e Sinfônica da Unicamp realizam concerto de Páscoa em Campinas e Mogi Mirim

Apresentações irão acontecer em Campinas e Mogi Mirim

O Coro Contemporâneo de Campinas (CCC) e a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizam entre os dias 6 e 8 de abril o concerto de Páscoa “Stabat Mater”, com apresentações em diferentes igrejas de Campinas e Mogi Mirim, com regência do maestro Angelo José Fernandes.

O concerto traz um repertório composto por dois Stabat Mater com texto adequado à Semana Santa, tradicional celebração da Igreja Católica que aborda as dores de Maria, Mãe de Jesus, durante a crucificação e morte de seu Filho. Stabat Mater compõe parte de um canto litúrgico católico que remonta ao século XIII.

O primeiro Stabat Mater é de G. B. Pergolesi para Soprano e Alto solo, coro feminino, orquestra de cordas e órgão. Já o segundo Stabat Mater traz J. J. E. Lobo de Mesquita para quarteto solista, coro misto, orquestra de cordas e órgão.

As apresentações serão gratuitas. Dias 6 e 8 em Campinas, às 19h30 nas Igrejas Santa Isabel e do Carmo, respectivamente, e dia 07 de abril, às 20h, na Matriz de Mogi Mirim.

PROGRAMA

Coro Contemporâneo de Campinas e Orquestra Sinfônica da Unicamp
Stabat Mater
Regência: Angelo J. Fernandes

Primeira parte
G. B. Pergolesi (1710-1736) – Stabat Mater

I. Coro: Stabat Mater dolorosa
II. Aria (Soprano): Cujus animam gementem
III. Coro: O quam tristia et afflicta
IV. Aria (Alto): Quae moerebat et dolebat
V. Dueto e coro: Quis est homo, qui non fleret
VI. Aria (Soprano): Vidit suum dulce natum
VII. Aria (Alto): Eja mater fons amoris
VIII. Coro: Fac, ut ardeat cor meum in amando Christum Deum
IX. Dueto e Coro: Sancta Mater istud agas
X. Aria (Alto): Fac, ut portem Christi mortem
XI. Dueto: Inflammatus et accensus per te
XII. Coro: Quando corpus morietur

Solistas: Marília Carvalho, soprano (dias 06 e 08)
Sarah Migliori, mezzo-soprano (dias 06 e 08)
Rebeca Oliveira, soprano (dia 07)
Rafaela Duria, soprano (dia 07)

Segunda parte
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805) – Stabat Mater
(Sequência de Nossa Senhora das Dores)

I. Stabat Mater (Moderato)
II. Eia Mater (Andante)
III. Amen (Allegro)

Solistas: Rebeca Oliveira, soprano (dias 06 e 08)
Marília Carvalho, soprano (dia 07)
Rafaela Duria, soprano (dias 06 e 08)
Sarah Migliori, mezzo-soprano (dia 07)
Clóvis Português, tenor
Daniel Luiz, barítono

Sobre o maestro Angelo J. Fernandes

Angelo José Fernandes tem se destacado com sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto.

É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual é responsável por uma significativa produção artística e acadêmica. Leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de coordenar o CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Livre Docente na área de Práticas Interpretativas, Doutor e Mestre em Música pela UNICAMP e Especialista em Regência Coral e Bacharel em Piano pela UFMG, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Amin Feres, Eduardo Hazan, Lucas Bretas, Inácio de Nonno, Adriana Kayama e Eliane Fajioli.

Como pesquisador na área da performance musical, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática do canto solista e coral nos diversos períodos históricos e estilos de música composta para voz e sua aplicação na performance atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

Sobre o Coro Contemporâneo de Campinas

O Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 por seu regente e diretor artístico Angelo José Fernandes incentivado por um grupo de alunos dos cursos de Regência, Composição e Canto do Bacharelado em Música da UNICAMP cujo desejo era o de disseminar a música a capella composta originalmente para coro, em especial as obras de compositores modernos e contemporâneos.

Atualmente, formado não somente por alunos dos cursos de graduação, mas também, por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Música, o coro ampliou sua atividade, desenvolvendo um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante tanto na área da performance quanto da musicologia.

O espectro de sua atuação ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico.

Ao longo dos seus 10 anos, o Coro Contemporâneo de Campinas adquiriu grande destaque, sendo hoje conhecido regional e nacionalmente, além de ter atingido certa visibilidade e reconhecimento internacional através de suas participações e premiações em eventos de relevância na cena coral.

Serviço

Stabat Mater | Coro Contemporâneo de Campinas e Orquestra Sinfônica da Unicamp
06 de abril, às 19h30 – Igreja Santa Isabel (Barão Geraldo, Campinas)
07 de abril, às 20h00 – Igreja Matriz São José (Mogi Mirim)
08 de abril, às 19h30 – Basílica Nossa Senhora do Carmo (Campinas)

Evento gratuito.