I Festival Unicamp de Ópera: Teatro Castro Mendes recebe a ópera “Gianni Schicchi” dia 05/09
No dia 05 de setembro, às 20h, o Teatro Municipal Castro Mendes recebe a ópera “Gianni Schicchi”, encenada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Ópera Estúdio Unicamp, e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas. A performance faz parte da programação do I Festival Unicamp de Ópera, evento que celebra a arte lírica com atividades gratuitas e abertas ao público.
“Gianni Schicchi” é uma ópera cômica de um ato, composta por Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano. Baseada em um episódio da Divina Comédia de Dante Alighieri, a história se passa em Florença, no século XIII, e gira em torno de uma família de aristocratas que, após a morte de um parente rico, busca o auxílio de Gianni Schicchi para falsificar um testamento. Com humor afiado e uma trama engenhosa, a obra cativa o público com reviravoltas e a famosa ária “O mio babbino caro”.
Os ingressos para a apresentação serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 19h, por ordem de chegada. Chegue cedo para garantir seu lugar e não perder essa oportunidade.
O I Festival Unicamp de Ópera começou dia 01 de agosto e vai até 13 de setembro, oferecendo uma série de 10 atividades voltadas ao universo operístico. Organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), o festival busca aproximar o fascinante mundo da ópera de servidores da universidade e da comunidade em geral, explorando as complexas nuances desse gênero artístico.
Prepare-se para uma noite inesquecível com “Gianni Schicchi” e aproveite para se envolver com uma das formas de arte mais completas e emocionantes do mundo.
Serviço | Ópera Gianni Schicchi
- quando: 05 de setembro de 2024, às 20h
- onde: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas
- entrada gratuita: retirada de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Teatro
Confira, a seguir, a versão digital da apesentação:
Unicamp recebe I Festival de Ópera CIDDIC/GGBS com palestras, workshop e 2 récitas
Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.
Entre as atividades destacam-se palestras, ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), um workshop sobre classificação vocal e 2 récitas distintas: “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell.
A abertura do Festival, que acontece dia 01 de agosto, às 12h, no Espaço Cultural Casa do Lago, traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano, com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.
As duas primeiras palestras, 16 e 23 de agosto, visam tratar do universo da ópera por meio de informações sobre a sua concepção, os recursos dramáticos e musicais e as diferentes interpretações na história de sua execução. A primeira, dia 16, o Prof. Dr. Paulo Kühl irá abordar a obra “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. A segunda, dia 23, será a vez da ópera “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, ser discutida pelo Prof. Dr. Marcus Held.
A palestra do dia 02 de setembro será ministrada pela Professora Drª Lenita Waldige Mendes Nogueira e traz como tema principal “A noite do castelo”, primeira ópera do compositor Carlos Gomes. A palestra traz, ainda, um curto recital com árias do compositor. Todas as palestras acontecem no Auditório do GGBS, sempre às 12h30.
Já os ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecem nos dias 02 e 30 de agosto na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica, a OSU abre suas portas para demonstrar como funcionam os instrumentos da Sinfônica a partir de exemplos dos números instrumentais de aberturas e óperas.
Fechando o rol de atividades do I Festival Unicamp de Ópera, o Prof. Dr. Angelo J. Fernandes coordena o “Workshop sobre classificação vocal na ópera”, atividade que tem como objetivo demonstrar como as vozes são classificadas nas óperas conforme o papel e as características vocais da pessoa.
Há, também, uma oficina didática para apresentação de instrumentos musicais destinada ao público infantil. A oficina, coordenada pelo violinista e luthier Acauan Normaton, terá como enfoque a apresentação das características físicas e sonoras de instrumentos musicais.
Todas as palestras, ensaios didáticos e o workshop oferecem certificado de participação mediante inscrição via formulário disponibilizado na grade de programação a seguir.
Programação das atividades
(sujeita à alteração)
01/08 – 12h | Abertura oficial e Recital | Casa do Lago
A cerimônia de abertura contará com a apresentação oficial da programação do festival, seguida de um concerto especial e um coquetel de boas-vindas.
02/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre os Instrumentos da Orquestra | Sala Almeida Prado
A Orquestra abre suas portas para demonstrar aos servidores o funcionamento dos instrumentos, com exemplos práticos de números instrumentais de concertos e óperas;
Faça sua inscrição para esta atividade aqui.
09/08 – 09h e 15h | Oficina com Crianças | Auditório do GGBS
Uma atividade lúdica para apresentar às crianças as características físicas e sonoras dos instrumentos musicais.
Faça sua inscrição para esta atividade aqui.
16/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Gianni Schicchi” | Auditório do GGBS
Faça sua inscrição para esta atividade aqui.
Uma palestra detalhada sobre a concepção, recursos dramáticos e musicais, e as diferentes interpretações da ópera “Gianni Schicchi”.
23/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Dido e Enéas” | Auditório do GGBS
Exploração do universo da ópera “Dido e Enéas”, abordando sua concepção, recursos dramáticos e musicais, e suas interpretações históricas.
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30/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre a Ópera para Servidores e Aposentados | Sala Almeida Prado
A Orquestra apresenta uma introdução à ópera “Gianni Schicchi”, com uma conversa e performance de músicas selecionadas, especialmente para funcionários e aposentados.
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02/09 – 12h30 | Palestra sobre Carlos Gomes e Mostra Musical | Auditório do GGBS
Uma palestra sobre “A Noite do Castelo”, a primeira ópera de Carlos Gomes, seguida de um recital com árias do compositor.
Faça sua inscrição para esta atividade aqui.
09/09 – 12h30 | Workshop sobre Classificação Vocal na Ópera
Um workshop que demonstrará como as vozes são classificadas nas óperas, de acordo com o papel e as características vocais.
Faça sua inscrição para esta atividade aqui.
Programação das récitas
05/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Gianni Schicchi” | Teatro Municipal Castro Mendes
Uma performance musical e encenada da ópera “Gianni Schicchi”, realizada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Ópera Estúdio Unicamp e solistas do Coro Contemporâneo de Campinas;
13/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Dido e Enéas” | Auditório da FCM
Encenação musical da ópera “Dido e Enéas”, com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp.
Orquestra Sinfônica da Unicamp participa do São Paulo Contemporary Composers Festival 2024
Na próxima quinta, dia 15, a partir das 17h30, a OSU participa do São Paulo Contemporary Composers Festival com um concerto especial no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM).
No programa, John Kosch (Parallax), Amanda Fandos (Echoes of Gaia), Henrique Coe (Variations on Iste Confessor), Ying Gao (Pompeii), Lewis Chung (Metropolis Aperture), Dietrich Hitt (Morphine) e Stephen White (Skyscape).
O São Paulo Contemporary Composers Festival é um encontro internacional que proporciona uma experiência única na vida de compositores, maestros e instrumentistas especializados nas práticas da música contemporânea.
O evento acontece de 9 a 18 de agosto nas cidades de Tatuí, São Paulo e Campinas. O evento visa aproximar compositores emergentes (de peças para câmaras e orquestras) de músicos referência em suas áreas. Mais informações do Festival em https://www.spccfestival.com.
Cine DCult apresenta documentário sobre Léa Freire nesta quinta, 08, no gramado do Centro de Convenções
Nesta quinta-feira, 8 de agosto de 2024, a partir das 19h, o gramado do Centro de Convenções será palco do Cine DCult para exibição especial do premiado documentário “A Música Natureza de Léa Freire”, de Lucas Weglinski.
Confira aqui o trailer oficial do documentário. A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) tem participação na produção.
Sobre o filme
O documentário de Lucas Weglinski mergulha na vida e na obra da renomada compositora brasileira Léa Freire. Com uma carreira marcada pela luta contra o machismo e a misoginia no universo da música instrumental e orquestral, Léa é frequentemente comparada a gigantes como Villa-Lobos, Tom Jobim e Hermeto Pascoal. Tendo iniciado sua formação em uma renomada escola de música de São Paulo, Léa aprimorou-se na vibrante cena musical paulistana, onde enfrentou e superou os preconceitos de um meio predominantemente masculino.
A trajetória de Léa Freire
Léa Freire é uma instrumentista excepcional, improvisadora de jazz, arranjadora e compositora. Sua música transcende as barreiras entre o erudito e o popular, criando uma sonoridade única, ao mesmo tempo brasileira e universal. Em “A Música Natureza”, ícones da música brasileira, lendas do jazz e talentos da nova geração compartilham histórias sobre a influência e a genialidade de Léa. O documentário revela as delícias, dificuldades e desafios de ser uma mulher na música, destacando a luta de Léa por espaço e reconhecimento em um cenário adverso.
Serviço | A Música Natureza de Léa Freire
- quando: 8 de agosto de 2024, às 19h
- onde: gramado do Centro de Convenções, Unicamp | Av. Érico Veríssimo, 500
- o que levar: não esqueça de levar sua cadeira para curtir a sessão com conforto
- evento gratuito e aberto ao público
Não perca! Venha se emocionar com a história inspiradora de Léa Freire e sua contribuição inestimável para a música brasileira. Este é um evento cultural que promete enriquecer sua noite e proporcionar uma experiência única. Compareça e celebre a música, a arte e a resiliência de Léa Freire conosco!
I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS começa na próxima quinta, 01/08, com abertura na Casa do Lago
Dia 01 de agosto acontece a Abertura oficial do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS, a partir das 12h no Espaço Cultural Casa do Lago. O primeiro dia da programação traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.
Confira a programação completa do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS a seguir ou, se preferir, neste link.
A seguir, confira o programa digital para a Abetura oficial.
Sobre o I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS
Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.
Sobre Angelo J. Fernandes
Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.
É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de ser coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.
Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.
Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.
À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Sobre o Coro Contemporâneo de Campinas (CCC)
O Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da UNICAMP. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas – por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais – o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas. Concomitantemente, o grupo realiza também, pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI.
A constante pesquisa, aliada à busca e vontade de participar em eventos realizados na região circundante, em importantes festivais e encontros nacionais e internacionais, fizeram com que o grupo, a despeito de sua jovem trajetória, tenha ganhado destaque, sendo conhecido regional e nacionalmente. Além de atingir visibilidade e reconhecimento internacional, devido à participação e premiação em eventos de relevância na cena musical.
Desde sua criação, o grupo vem mantendo, além do alto nível técnico, uma atividade intensa, tendo em seu currículo a realização de vários concertos nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e do Sul de Minas Gerais; a montagem de concertos e óperas em parceria com orquestras e outros coros, assim como, a participação em encontros e festivais.
Do repertório dedicado à música a cappella, destacamos a variedade de estilos que abrangem os compositores como Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Hans Leo Hassler, Francis Poulenc, Anton Bruckner, Hugo Alfven, Javier Busto, Eric Whitacre e os brasileiros Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e arranjos de músicas populares.
Dentre suas produções destacam-se a participação na montagem das óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”, de W. A. Mozart, “Dido e Eneias” de Henry Purcell, e “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Entre as obras sacras, as montagens da Missa “Lord Nelson” de Joseph Haydn, “Réquiem” de Gabriel Fauré, de W. A. Mozart e o “Réquiem Alemão” de Johannes Brahms, “Oratório de Natal” de J. S. Bach, e a “Missa”, de Igor Stravinsky. Também realizou a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, “Sinfonia nº 2”, de Gustav Mahler, “Sinfonia nº 2”, de Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9” de L. Beethoven, “Maracatu do Chico-rei” de Francisco Mignone, e “Choros nº 10”, de H. Villa-Lobos.
Em 2014 e 2015 o Coro Contemporâneo de Campinas participou de toda a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além disso, o grupo se apresentou no VII Festival Internacional de Coros de San Juan (Argentina), no qual realizou vários concertos, apresentando um repertório composto por obras sacras de diversos compositores dos séculos XX e XXI, junto com obras brasileiras nacionalistas das décadas de 20 e 30. Destacamos também, dando continuidade a sua promissora trajetória, que o grupo recebeu o prêmio 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do Estado de São Paulo.
Falece o professor e músico Geraldo Jorge, um dos ícones da cultura de Campinas
Confira, a seguir, o programa do concerto apresentado na homenagem OSU 40 anos.
Orquestra Sinfônica da Unicamp traz solo do violoncelista Kim Bak Dinitzen no 5º EMIn, dia 23
Na próxima terça, 23 de julho, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na 5ª edição do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), no belo espaço do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).
Sob regência da maestrina da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, a apresentação conta com participação especial solo de Kim Bak Dinitzen, violoncelista.
O 5º Encontro Musical de Indaiatuba é uma realização da AMOJI através do PROAC editais 2023 e conta com o apoio da John Deere, Tuberfil e Plastek. O evento acontece de 20 a 25 de julho, sempre no CIAEI. A entrada franca.
Sobre Kim Bak Dinitzen
Kim Bak Dinitzen nasceu na Dinamarca em 1963. Seus principais professores foram Erling Bløndal Bengtsson em Copenhague e Ralph Kirshbaum em Londres. Ele também participou de masterclasses com Rostropovich, William Pleeth, entre outros. Desde sua estreia em 1986, ele tem sido solista com todas as principais orquestras dinamarquesas e ganhou uma série de prêmios, entre eles o Prêmio Victor Borge e o Prêmio Jacob Gade.
Fora da Dinamarca, Kim foi premiado em vários concursos internacionais. Nos EUA, ele ganhou tanto o Prêmio East & West Artists para a Estreia em Nova York quanto o 1º Prêmio de Violoncelo no Concurso Internacional de Washington. Isso o levou a recitais no Carnegie Hall de Nova York e na Phillips Collection em Washington, D.C. Na Europa, ele conquistou prêmios no Concurso Nórdico de Violoncelo em Turku, Finlândia, e no Concurso Cassado em Florença, Itália. Ele fez sua estreia em recitais no Wigmore Hall de Londres em 1991 e desde então se apresentou nos EUA e na Europa, tanto como solista quanto em recitais, e participou de festivais internacionais em Båstad, Suécia, Prussia Cove, Inglaterra, Hakuba, Japão, Rio de Janeiro e Recife, Brasil.
Kim Bak Dinitzen foi professor por muitos anos no Royal Northern College of Music em Manchester, na Royal Scottish Academy of Music and Drama em Glasgow e na Royal Danish Academy of Music em Copenhague. Atualmente, ele é violoncelista solo na Royal Danish Orchestra e membro da Chamber Orchestra of Europe. Suas gravações incluem as obras completas de Britten para violoncelo, as obras completas para violoncelo e piano de Fauré e sonatas de Brahms, Strauss, Prokofiev e Schnittke.
Sobre o EMIn
O EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba foi inspirado na vontade de realizar em Indaiatuba um evento nos moldes dos tradicionais festivais de música que se dividem entre uma parte pedagógica voltada especialmente para a formação e desenvolvimento de jovens músicos e uma parte artística com apresentações musicais abertas a toda a comunidade. Porém, mais que um simples festival, o EMIn foi pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos da cidade e de todo o Brasil e a comunidade local, representando assim um verdadeiro encontro musical, como define o nome.
Em 2024 o EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba chega a sua 5ª. edição e se coloca como um dos mais importantes festivais voltados para a música clássica do interior do Estado de São Paulo. Neste ano viveremos o maior EMIn desde sua criação com a ampliação da duração do Encontro, dos cursos, professores e apresentações oferecidas para a comunidade.
Confira, a seguir, o programa digital:
Serviço | OSU no 5º EMIn
- quando: 23 de julho de 2024
- horário: 20h
- local: CIAEI | Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba – SP
- entrada franca
Sinfônica da Unicamp participa da 49º edição de Congresso Internacional de Viola
Entre os dias 17 a 21 de julho, a Unicamp será a sede do 49º Congresso Internacional de Viola. O evento é promovido pela International Viola Society (IVS), em parceria com a Associação Brasileira de Violistas (Abrav) e o Instituto de Artes da Unicamp. O congresso conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp. As atividades serão realizadas no Instituto de Artes e na Sala Watari.
Este congresso marca a primeira edição da IVS na América do Sul e oferecerá uma programação diversificada, incluindo apresentações, palestras, workshops e masterclasses com artistas de renome, tanto brasileiros quanto internacionais, representando 20 países. O tema principal do evento é “Celebrando a Fusão de Culturas: Um Mundo de Música para Viola”.
De acordo com o Prof. Dr. Emerson de Biaggi, a escolha de Campinas e da Unicamp para sediar o evento deve-se à excelente infraestrutura local. “Optamos por essa região devido à facilidade de acesso, proximidade de aeroportos e pelas ótimas condições físicas e de acolhimento – o fato de termos um hotel dentro do campus foi um fator decisivo”, explica Biaggi.
Na quinta, 18, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza uma apresentação sob regência de Cinthia Alireit, integrando a programação do Congresso. O destaque fica por conta da participação especial de Renato Bandel, solista deste concerto.
As palestras em línguas estrangeiras terão tradução oferecida pelos mediadores. A programação completa pode ser consultada na galeria de fotos acima e no site oficial do evento: https://congresso.abrav.art.br/programacao/
Sobre Renato Bandel
Nascido em Piracicaba (SP), Renato Bandel é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de nomes como Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle e Nikolaus Harnoncourt. Bandel participa como professor dos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba e Poços de Caldas, entre outros. Atualmente é gerente artístico do Conservatório de Tatuí.
Sobre o 49º Congresso Internacional de Viola
Sinfônica da Unicamp realiza concerto de Boas Vindas nesta terça, 06, no Teatro de Arena
Na próxima terça, 06 de agosto, às 12h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta seu tradicional Concerto de Boas Vindas aos alunos da Unicamp, calouros e veteranos. O concerto tem regência de Cinthia Alireti, maestrina da Sinfônica.
A apresentação para o segundo semestre traz diversos temas da cultura pop, como desenhos animados, séries de TV e games. Completa o repertório aberturas de óperas como O Morcego, Don Giovanni, A flauta mágica e As bodas de fígaro, peças de Mozart.
O Concerto de Boas Vindas acontece terça, dia 06, a partir das 12h30 no Teatro de Arena. A apresentação é gratuita e aberta ao público.
Compareçam! 🙂
Serviço | Concerto de Boas Vindas OSU
- quando: 06 de agosto, às 12h30
- onde: Teatro de Arena, Unicamp
- evento gratuito.
Lucas Crispim, oboísta da OSU, participa do festival “Summer Academy – Pommersfelden”, na Alemanha
Lucas Crispim, talentoso oboísta com passagem pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), se prepara para uma experiência enriquecedora no festival “Summer Academy – Pommersfelden”, na Alemanha. O evento, que acontecerá de 13 de julho a 12 de agosto, reúne jovens músicos de diversas partes do mundo para um intenso programa de orquestra e música de câmara.
Crispimparticipará do festival graças a uma bolsa integral concedida pelo Mozarteum Brasileiro, que cobre todas as despesas, incluindo passagem, inscrição, alimentação e hospedagem.
A trajetória musical de Lucas começou aos 9 anos, e ele iniciou seus estudos no oboé aos 10 anos em Cubatão. Posteriormente, aperfeiçoou suas habilidades na Escola Municipal de Música de São Paulo e concluiu o Bacharelado em Oboé na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, Lucas é membro da Orquestra Bachiana Filarmônica. Na OSU, seu contratou encerrou no último mês, antes de embarcar rumo à Alemanha.