Semana da Escola Livre de Música ocorre entre 04 e 07 de dezembro e conta com diversas participações especiais
Entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, acontece nova edição da Semana da ELM, evento gratuito organizado pela Escola Livre de Música (ELM) e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC). O encontro promete envolver o público em experiências sonoras únicas, apresentando o resultado das práticas pedagógicas coletivas aplicadas aos quase 150 alunos matriculados na ELM, além de diversas participações especiais.
A Semana da Escola Livre de Música da Unicamp acontece sempre aos finais de semestre com o principal objetivo de apresentar à comunidade o resultado de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela ELM no último período, através das apresentações de todos os grupos estáveis da Escola. Durante o semestre, os alunos desenvolvem a prática coletiva por meio de exercícios específicos e repertórios adequados para cada grupo. Neste contexto, eles aperfeiçoam suas habilidades em seus respectivos instrumentos e também potencializam as interações e integrações sociais no ambiente coletivo, finalidade esta essencial para a evolução do ser humano enquanto agente da sociedade atual.
A Semana da ELM tem início dia 04/12 com a Banda Sinfônica, sob coordenação e regência de Fernando Hehl, com abertura do Grupo de Trompetes 2 da Escola. A recém-formada Banda Sinfônica da Unicamp, composta por 60 músicos de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas, alunos de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp e músicos profissionais, apresentará um repertório diversificado, transitando por peças sinfônicas originais, temas cinematográficos e música brasileira.
Na terça, dia 05/12, a apresentação especial fica por conta do Concerto Carmen, com participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), Coral Unicamp Zíper na Boca e Ópera Estúdio. A regência é da maestrina Cinthia Alireti, a direção do Coro Contemporâneo e do Ópera Estúdio é de Angelo Fernandes e a direção do Coral Zíper na Boca é de Vivian Nogueira. O concerto tem a direção cênica de Felipe Venâncio. Quase 100 artistas, dentre eles professores da ELM, apresentam, em formato de concerto, excertos de uma das mais aclamadas óperas de todos os tempos: Carmen de Bizet.
Já na quarta-feira, 06/12, sob regência e coordenação do professor Israel Calixto, a Big Band ELM se apresenta com abertura especial do Grupo de Trompetes 1 da ELM. Por fim, dia 07/12, quinta, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a semana. A coordenação e regência fica a cargo de Miguel Clemente. No repertório, música clássica, brasileira e popular.
A Semana da ELM acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp. A entrada é gratuita.
Serviço | Semana da ELM
- Quando: de 4 a 7 de dezembro, sempre às 19h
- Local: Teatro de Arena, na Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária
- Evento gratuito.
Concerto especial com a Orquestra Sinfônica da Unicamp anuncia o início do período do Natal em Limeira
Concerto tem participação especial do coro Collegium Vocale Campinas
Dia 16 de novembro, quinta-feira, às 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza mais um concerto da Temporada 2023. Dessa vez a apresentação acontece na Igreja Nossa senhora da Boa Morte, em Limeira.
Sob a direção da maestrina Cinthia Alireti, o grupo executa duas Serenatas para orquestra de cordas, uma escrita pelo compositor brasileiro Alberto Nepomuceno e a outra pelo inglês Edward Elgar, um dos pilares do repertório clássico para esta formação. Encerrando a apresentação a Orquestra executa “Glória de Vivaldi”, que contará com a participação especial do coro Collegium Vocale Campinas, preparado pelo maestro titular Akira Kawamoto.
Ainda que o compositor italiano Antonio Vivaldi tenha escrito três versões do hino Gloria in Excelsis Deo, apenas uma delas se tornou incrivelmente popular, ficando conhecida simplesmente como “Gloria de Vivaldi”. A peça foi escrita por volta de 1715, enquanto Vivaldi trabalhava no Ospedale della Pietà, um orfanato para meninas no coração de Veneza. O “Gloria” conta também com os solos das sopranos Marília Carvalho e Bianca Fabiano, além da mezzo Regina Silva.
A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Serviço | “Gloria de Vivaldi”
Orquestra Sinfônica da Unicamp e Collegium Vocale Campinas
- Dia: 16 de novembro, quinta-feira
- Horário: 20h
- Local: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Largo da Boa Morte, número 51, centro de Limeira
Orquestra Sinfônica da Unicamp e Instituto de Artes promovem nova edição da competição “Jovens Talentos”
No dia 26 de outubro, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) em colaboração com o Instituto de Artes da Unicamp (IA) realizará a tradicional competição “Jovens Talentos”. Desde 2015, a OSU tem se dedicado a essa competição, que visa proporcionar oportunidades únicas para jovens músicos, compositores e regentes da graduação em música da Unicamp, permitindo-lhes trabalhar com uma orquestra sinfônica profissional.
Neste ano, uma renomada banca de jurados, composta por professores do IA e músicos da OSU, selecionou três talentosos estudantes para se apresentarem como solistas, cada um executando uma obra de sua escolha. Entre os solistas estão o contrabaixista Jhonatan Souza França, o violoncelista Davi Gabriel e a pianista Júlia C. de Souza Citrino. Na área de regência, o jovem talento Alexandro Longobardi terá a oportunidade de dividir o palco com o professor de regência Carlos Fiorini. Além disso, a obra “Veleiro Kestrel”, composta pelo aluno de composição Pedro Pascoali, será apresentada pela primeira vez com a OSU.
Além de Veleiro Kestrel, o programa ainda conta com a Sinfonia n.104 de Haydn e o primeiro movimento do Concerto para piano n.5 de J. S. Bach, do Concerto para Contrabaixo n. 2 de C. Dittersdorf e do conhecido Concerto para Violoncelo de Dvorak.
Os concertos são abertos ao público e gratuitos. O evento no dia 26 de outubro, às 12h30, acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, localizado no campus da Unicamp.
Serviço | Competição “Jovens Talentos OSU/IA”
- Data: 26 de outubro, às 12h30
- Local: Espaço Cultural Casa do Lago | Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária
- Entrada: gratuita
Quinteto da OSU participa do Festival Mais Cultura 2023 da UFMS
O Festival Mais Cultura 2023, que acontecerá de 25 a 29 de setembro, em Campo, trará uma programação rica em palestras, oficinas e workshops nas áreas de Artes Plásticas, Música, Teatro, Dança e Arquitetura. Um dos destaques desse evento gratuito e aberto ao público é a participação especial do Quinteto da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), que celebra uma parceria entre as duas universidades.
O Quinteto, composto pelos músicos Éverton Amorim (violino), Eduardo Semencio (violino), Elinar Albuquerque (Viola convidado), Daniel Lessa (violoncelo) e Eduardo Freitas (clarinete), apresentará um repertório especial, destacando o Quinteto para Clarinete e Cordas em Si menor de Brahms.
Confira o Cronograma do Quinteto da OSU – Unicamp:
Dia 25/09 – Segunda-feira
– 20h – Recital no Teatro Glauce Rocha
Dia 26/09 – Terça-feira
– 10h20: Apresentação nas Pró-Reitorias da UFMS
– 20h30: Masterclasses para alunos do curso de licenciatura e estudantes em geral.
A participação do Quinteto da OSU promete será bastante enriquecedora para o público. O festival celebra a cultura e oferece a oportunidade de apreciar as diversas formas de arte.
Para mais informações sobre o Festival Mais Cultura 2023 e suas atrações, acesse o site maiscultura.ufms.br.
OSU traz Tchaikovski e Bach em seu próximo concerto todo dedicado a cordas
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) tem o prazer de anunciar mais um concerto emocionante de sua Temporada Oficial 2023, que acontecerá no dia 21 de setembro, quinta-feira. Este concerto especial será dedicado exclusivamente a obras para cordas e contará com a participação do renomado professor de violino do Departamento de Música da Unicamp, Adonhiran Reis, na direção artística e como solista.
O programa deste concerto incluirá duas peças notáveis. A primeira, “A Serenata para cordas” de Tchaikovski, é uma das obras mais emblemáticas para essa formação e promete envolver o público em uma atmosfera de melodia e beleza. Em seguida, a Orquestra executará o “Concerto em Lá menor” de Johann Sebastian Bach, revelando a genialidade do gênio da música clássica.
O concerto também contará com a participação talentosa de alunos de cordas do Instituto de Artes da Unicamp, enriquecendo ainda mais a experiência musical.
A apresentação terá início às 19h30 e será realizada no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, localizada na Rua Albert Sabin, s/ nº, na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”.
A entrada para este concerto é gratuita e será por ordem de chegada, proporcionando a todos a oportunidade de desfrutar de uma noite de música clássica de alta qualidade. Convidamos a comunidade a trazer amigos e familiares para compartilhar essa experiência musical única.
Serviço | Concerto Oficial OSU 2023
Data: 21 de setembro, às 19h30
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp | Rua Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Evento gratuito
Orquestra Sinfônica da Unicamp realiza concerto especial em homenagem à compositora Dinorá de Carvalho

O encerramento do Festival Dinorá de Carvalho está marcado para o dia 31 de agosto, quinta-feira, homenageando a renomada compositora brasileira do século XX. O destaque da noite será o concerto especial apresentado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), juntamente com convidados especiais.
O repertório incluirá algumas de suas peças mais emblemáticas, como a “Fantasia para piano e orquestra”,”Noite de São Paulo”, “Manhã Radiosa” e as “Sete Canções”, que representam a diversidade e riqueza de sua produção musical. O concerto é uma oportunidade para o público conhecer o legado que Dinorá deixou na música brasileira.
O concerto contará com a participação especial de Sylvia Maltese no piano, além das sopranos Marilia Carvalho, Katherine Vitória e Rafaela Duria, da mezzosoprano Karine Franklin, e dos barítonos Leandro Cavini e Daniel Luiz.
Sob regência da maestrina da OSU, Cinthia Alireti, a apresentação ocorre às 20h no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, e contará com ingressos populares: 5 reais para a inteira e 2,50 a meia entrada. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo link www.bit.ly/dinora-osu
Quase 400 pessoas recebem a Orquestra Sinfônica Unicamp em noite única na FCM
O Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi palco de uma noite memorável na última noite, 17, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) sob a regência do maestro alemão Knut Andreas. Com um público de quase 400 pessoas, a atmosfera vibrante e cheia de expectativas preencheu o espaço, culminando em uma apresentação que será lembrada por muito tempo.
Uma das peças mais aguardadas da noite foi o solo do clarinetista Eduardo Freitas. Sua interpretação do “Concerto para Clarinete em Lá Maior, K. 622” de Mozart foi sublime, revelando sua maestria técnica e emocional. A plateia se encontrou envolvida em uma jornada musical através dos movimentos fluidos e cativantes da peça, com Freitas demonstrando virtuosismo e uma conexão genuína com sua arte.
Maria Silva, estudante, compartilhou suas impressões ao afirmar que “foi uma experiência incrível! A energia da orquestra combinada com a paixão do maestro e a destreza do solista realmente nos transportou para outro mundo.”
Confira, a seguir, algumas imagens do encontro desta noite.
Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: qui, 17 agosto 2023
Local: Auditório da FCM, Unicamp
Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta a 5ª Sinfonia de Beethoven no auditório da FCM
Com a regência do maestro convidado Knut Andreas a orquestra executa obras de Beethoven, Mozart e Gilberto Mendes
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza mais um concerto da temporada oficial de 2023, nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, às 19h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
O concerto, dirigido pelo maestro Knut Andreas, apresenta dois gigantes da música orquestral: Beethoven, com a famosa 5ª sinfonia, e Mozart, com o Concerto para Clarinete em A maior, que contará com a participação do solista Eduardo Freitas.
Considerado como o primeiro concerto escrito para clarinete por um grande compositor, o Concerto em lá maior KV 622, de Mozart, foi, na verdade, escrito para o corno de bassetto, porém a sua interpretação é raramente executada no instrumento original. A obra, estreada sete semanas antes da morte do compositor, no Teatro de Praga em 16 de outubro de 1791, se tornou parte fundamental do repertório dos clarinetistas.
Já a Sinfonia n. 5 em dó menor, op. 67, de L. van Beethoven, com suas famosas notas repetidas no início, lhe renderam uma grande popularidade. A sinfonia do destino, como também é conhecida, é talvez a obra mais conhecida do repertório sinfônico. A “Quinta de Beethoven” é um marco na história da música e na produção do compositor, por exibir o refinamento formal do estilo clássico e o drama e intensidade do romantismo alemão.
Ao lado dessas duas obras populares do repertório clássico, o “Ponteio” de Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016) se destaca por ser a primeira obra sinfônica do compositor. Escrita em 1955, esta peça exibe a leveza e aconchego do estilo nacionalista brasileiro, em oposição às conhecidas obras de estilo experimental de Gilberto.
Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Concerto Oficial – temporada 2023
Dia 17 de agosto às 19h30 no Auditório da Faculdade de ciências médicas (FCM) – R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Unicamp, Campinas
Entrada gratuita e por ordem de chegada.
Felipe Gadioli é o regente convidado da Sinfônica da Unicamp para o concerto de boas-vindas no Teatro de Arena
Dia 03 de agosto, às 19h, no Teatro de Arena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta mais um concerto da sua Temporada 2023. O programa contará com a presença do regente convidado Felipe Gadioli, maestro que irá conduzir a Orquestra apresentando uma seleção com grandes obras do repertório sinfônico.
De Rossini, a OSU executa a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, uma das mais conhecidas do compositor italiano. Na sequência, o primeiro movimento de Scheherazade, obra cheia de cores e exotismo de Rimsky-Korsakov inspirada pelas famosas histórias das Mil e Uma Noites.
Em seguida a Orquestra performa O Moldavia, de Bedřich Smetana, obra que retrata poeticamente o rio Moldava, importante símbolo da República Tcheca, com toda a sua majestade e esplendor. Para encerrar, a Vitória de Wellington de Ludwig van Beethoven, uma composição triunfante que celebra a vitória do Duque de Wellington sobre as tropas de Napoleão na Batalha de Vitoria, ocorrida em 1813.
O Teatro de Arena fica no ciclo básico da Unicamp próximo à rua Elis Regina na Cidade Universitária. A entrada é gratuita.
Serviço:
Concerto Gratuito da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU)
Data: 03 de agosto de 2023, às 19h
Local: Teatro de Arena, Unicamp
Quarteto de Cordas e Clarinete se apresentam nesta quinta, 29, na ADunicamp
Dia 29 de junho, quinta-feira às 19h30 no auditório da ADunicamp, a Orquestra Sinfônica da Unicamp promove um concerto especial de música de Câmara. O Quinteto formados pelos músicos da OSU Éverton Amorim (violino), Eduardo Semencio (violino), Elinar Albuquerque (Viola convidado), Daniel Lessa (violoncelo) e Eduardo Freitas (clarinete) apresentam um repertório mais intimista de um dos maiores compositores da música orquestral.
No programa, o Quinteto para Clarinete e Cordas em Si menor de Brahms.
O auditório da ADunicamp fica Av. Érico Veríssimo, 1479, na Unicamp.
A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Convide os amigos e a família e até lá.
CONFIRA O PROGRAMA DIGITAL ABAIXO!!!