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I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS começa na próxima quinta, 01/08, com abertura na Casa do Lago

Dia 01 de agosto acontece a Abertura oficial do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS, a partir das 12h no Espaço Cultural Casa do Lago. O primeiro dia da programação traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.

Confira a programação completa do I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS a seguir ou, se preferir, neste link.

 

Sobre o I Festival Unicamp de Ópera CIDDIC/GGBS

Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.

Sobre Angelo J. Fernandes

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior.

É Professor Livre-Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de ser coordenador do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural.

Doutor em Música, teve entre seus principais mestres Carlos Alberto Pinto Fonseca, Sérgio Magnani, Amin Feres, Eliane Fajioli, Inácio de Nonno, Adriana Kayama, Eduardo Hazan e Lucas Bretas.

Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.

À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Recentemente, sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” como fruto de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o Coro Contemporâneo de Campinas (CCC)

O Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da UNICAMP. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas – por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais – o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas. Concomitantemente, o grupo realiza também, pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI.

A constante pesquisa, aliada à busca e vontade de participar em eventos realizados na região circundante, em importantes festivais e encontros nacionais e internacionais, fizeram com que o grupo, a despeito de sua jovem trajetória, tenha ganhado destaque, sendo conhecido regional e nacionalmente. Além de atingir visibilidade e reconhecimento internacional, devido à participação e premiação em eventos de relevância na cena musical.

Desde sua criação, o grupo vem mantendo, além do alto nível técnico, uma atividade intensa, tendo em seu currículo a realização de vários concertos nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e do Sul de Minas Gerais; a montagem de concertos e óperas em parceria com orquestras e outros coros, assim como, a participação em encontros e festivais.

Do repertório dedicado à música a cappella, destacamos a variedade de estilos que abrangem os compositores como Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Hans Leo Hassler, Francis Poulenc, Anton Bruckner, Hugo Alfven, Javier Busto, Eric Whitacre e os brasileiros Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e arranjos de músicas populares.

Dentre suas produções destacam-se a participação na montagem das óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”, de W. A. Mozart, “Dido e Eneias” de Henry Purcell, e “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Entre as obras sacras, as montagens da Missa “Lord Nelson” de Joseph Haydn, “Réquiem” de Gabriel Fauré, de W. A. Mozart e o “Réquiem Alemão” de Johannes Brahms, “Oratório de Natal” de J. S. Bach, e a “Missa”, de Igor Stravinsky. Também realizou a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, “Sinfonia nº 2”, de Gustav Mahler, “Sinfonia nº 2”, de Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9” de L. Beethoven, “Maracatu do Chico-rei” de Francisco Mignone, e “Choros nº 10”, de H. Villa-Lobos.

Em 2014 e 2015 o Coro Contemporâneo de Campinas participou de toda a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além disso, o grupo se apresentou no VII Festival Internacional de Coros de San Juan (Argentina), no qual realizou vários concertos, apresentando um repertório composto por obras sacras de diversos compositores dos séculos XX e XXI, junto com obras brasileiras nacionalistas das décadas de 20 e 30. Destacamos também, dando continuidade a sua promissora trajetória, que o grupo recebeu o prêmio 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do Estado de São Paulo.


Unicamp recebe I Festival de Ópera CIDDIC/GGBS com palestras, workshop e 2 récitas

Entre os dias 01 de agosto a 13 de setembro acontece o I Festival Unicamp de Ópera, evento gratuito que oferece 10 atividades sobre o universo da ópera. O Festival, que nasce da parceria entre o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) e o GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), visa aproximar o tema junto a servidores da Universidade e comunidade externa, trazendo as complexas nuances dessas apresentações.

Entre as atividades destacam-se palestras, ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), um workshop sobre classificação vocal e 2 récitas distintas: “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell.

A abertura do Festival, que acontece dia 01 de agosto, às 12h, no Espaço Cultural Casa do Lago, traz um pequeno recital de árias de canto com solistas do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), com acompanhamento ao piano, com o Professor Dr. Angelo J. Fernandes, diretor-geral do Festival.

As duas primeiras palestras, 16 e 23 de agosto, visam tratar do universo da ópera por meio de informações sobre a sua concepção, os recursos dramáticos e musicais e as diferentes interpretações na história de sua execução. A primeira, dia 16, o Prof. Dr. Paulo Kühl irá abordar a obra “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. A segunda, dia 23, será a vez da ópera “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, ser discutida pelo Prof. Dr. Marcus Held.

A palestra do dia 02 de setembro será ministrada pela Professora Drª Lenia Waldige Mendes Nogueira e traz como tema principal “A noite do castelo”, primeira ópera do compositor Carlos Gomes. A palestra traz, ainda, um curto recital com árias do compositor. Todas as palestras acontecem no Auditório do GGBS, sempre às 12h30.

Já os ensaios didáticos com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecem nos dias 02 e 30 de agosto na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica, a OSU abre suas portas para demonstrar como funcionam os instrumentos da Sinfônica a partir de exemplos dos números instrumentais de aberturas e óperas.

Fechando o rol de atividades do I Festival Unicamp de Ópera, o Prof. Dr. Angelo J. Fernandes coordena o “Workshop sobre classificação vocal na ópera”, atividade que tem como objetivo demonstrar como as vozes são classificadas nas óperas conforme o papel e as características vocais da pessoa.

Há, também, uma oficina didática para apresentação de instrumentos musicais destinada ao público infantil. A oficina, coordenada pelo violinista e luthier Acauan Normaton, terá como enfoque a apresentação das características físicas e sonoras de instrumentos musicais.

Todas as palestras, ensaios didáticos e o workshop oferecem certificado de participação mediante inscrição via formulário disponibilizado na grade de programação a seguir.

Programação das atividades

(sujeita à alteração)

01/08 – 12h | Abertura oficial e Recital | Casa do Lago

A cerimônia de abertura contará com a apresentação oficial da programação do festival, seguida de um concerto especial e um coquetel de boas-vindas.

02/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre os Instrumentos da Orquestra | Sala Almeida Prado

A Orquestra abre suas portas para demonstrar aos servidores o funcionamento dos instrumentos, com exemplos práticos de números instrumentais de concertos e óperas;

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

09/08 – 09h e 15h | Oficina com Crianças | Auditório do GGBS

Uma atividade lúdica para apresentar às crianças as características físicas e sonoras dos instrumentos musicais.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

16/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Gianni Schicchi” | Auditório do GGBS

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

Uma palestra detalhada sobre a concepção, recursos dramáticos e musicais, e as diferentes interpretações da ópera “Gianni Schicchi”.

23/08 – 12h30 | Palestra sobre a Ópera “Dido e Enéas” | Auditório do GGBS

Exploração do universo da ópera “Dido e Enéas”, abordando sua concepção, recursos dramáticos e musicais, e suas interpretações históricas.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

30/08 – 14h e 15h | Ensaio Didático sobre a Ópera para Servidores e Aposentados | Sala Almeida Prado

A Orquestra apresenta uma introdução à ópera “Gianni Schicchi”, com uma conversa e performance de músicas selecionadas, especialmente para funcionários e aposentados.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

02/09 – 12h30 | Palestra sobre Carlos Gomes e Mostra Musical | Auditório do GGBS

Uma palestra sobre “A Noite do Castelo”, a primeira ópera de Carlos Gomes, seguida de um recital com árias do compositor.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

09/09 – 12h30 | Workshop sobre Classificação Vocal na Ópera

Um workshop que demonstrará como as vozes são classificadas nas óperas, de acordo com o papel e as características vocais.

Faça sua inscrição para esta atividade aqui.

Programação das récitas

05/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Gianni Schicchi” | Teatro Municipal Castro Mendes

Uma performance musical e encenada da ópera “Gianni Schicchi”, realizada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Coral Unicamp Zíper na Boca, o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp;

13/09 – 20h | Apresentação da Ópera “Dido e Enéas” | Auditório da FCM

Encenação musical da ópera “Dido e Enéas”, com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio Unicamp.

 


Falece o professor e músico Geraldo Jorge, um dos ícones da cultura de Campinas

Falece nesta quinta, 18, o professor, pesquisador e músico Geraldo Jorge, um dos mais importantes nomes do cenário cultural de Campinas. Jorge foi um dos fundadores da City Banda, um dos maiores blocos de carnaval de rua da cidade.
 
Geraldo Jorge foi um dos ilustres homenageados na temporada dos 40 anos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, em 2022. No palco, o Quinteto de Sopros OSU, composto por João Lira (flauta), Cleyton Tomazela (clarinete), João Carlos Goehring (oboé), Bruno Demarque (trompa) e Francisco Amstalden (fagote).
 
Além do Quinteto, a apresentação conta com a participação de membros da City Banda, maior bloco de foliões da Região Metropolitana de Campinas (RMC), do qual o professor Geraldo Jorge foi membro fundador. Entre os convidados estão DingDong (percussão), Montone (violão), Ricardo Santos (percussão), Leandro Barsalini (percussão) e Zé Alexandre (contrabaixo).
 
A Orquestra Sinfônica da Unicamp agradece todos os ensinamentos do professor. Descanse em paz, mestre.

Confira, a seguir, o programa do concerto apresentado na homenagem OSU 40 anos.


Orquestra Sinfônica da Unicamp traz solo do violoncelista Kim Bak Dinitzen no 5º EMIn, dia 23


Na próxima terça, 23 de julho, a partir das 20h, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na 5ª edição do EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), no belo espaço do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Sob regência da maestrina da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, a apresentação conta com participação especial solo de Kim Bak Dinitzen, violoncelista.

O 5º Encontro Musical de Indaiatuba é uma realização da AMOJI através do PROAC editais 2023 e conta com o apoio da John Deere, Tuberfil e Plastek. O evento acontece de 20 a 25 de julho, sempre no CIAEI. A entrada franca.

Sobre Kim Bak Dinitzen

https://i0.wp.com/orquestraindaiatuba.com.br/wp-content/uploads/2024/05/kim.jpg?resize=258%2C301&ssl=1Kim Bak Dinitzen nasceu na Dinamarca em 1963. Seus principais professores foram Erling Bløndal Bengtsson em Copenhague e Ralph Kirshbaum em Londres. Ele também participou de masterclasses com Rostropovich, William Pleeth, entre outros. Desde sua estreia em 1986, ele tem sido solista com todas as principais orquestras dinamarquesas e ganhou uma série de prêmios, entre eles o Prêmio Victor Borge e o Prêmio Jacob Gade.

Fora da Dinamarca, Kim foi premiado em vários concursos internacionais. Nos EUA, ele ganhou tanto o Prêmio East & West Artists para a Estreia em Nova York quanto o 1º Prêmio de Violoncelo no Concurso Internacional de Washington. Isso o levou a recitais no Carnegie Hall de Nova York e na Phillips Collection em Washington, D.C. Na Europa, ele conquistou prêmios no Concurso Nórdico de Violoncelo em Turku, Finlândia, e no Concurso Cassado em Florença, Itália. Ele fez sua estreia em recitais no Wigmore Hall de Londres em 1991 e desde então se apresentou nos EUA e na Europa, tanto como solista quanto em recitais, e participou de festivais internacionais em Båstad, Suécia, Prussia Cove, Inglaterra, Hakuba, Japão, Rio de Janeiro e Recife, Brasil.

Kim Bak Dinitzen foi professor por muitos anos no Royal Northern College of Music em Manchester, na Royal Scottish Academy of Music and Drama em Glasgow e na Royal Danish Academy of Music em Copenhague. Atualmente, ele é violoncelista solo na Royal Danish Orchestra e membro da Chamber Orchestra of Europe. Suas gravações incluem as obras completas de Britten para violoncelo, as obras completas para violoncelo e piano de Fauré e sonatas de Brahms, Strauss, Prokofiev e Schnittke.

Sobre o EMIn

O EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba foi inspirado na vontade de realizar em Indaiatuba um evento nos moldes dos tradicionais festivais de música que se dividem entre uma parte pedagógica voltada especialmente para a formação e desenvolvimento de jovens músicos e uma parte artística com apresentações musicais abertas a toda a comunidade. Porém, mais que um simples festival, o EMIn foi pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos da cidade e de todo o Brasil e a comunidade local, representando assim um verdadeiro encontro musical, como define o nome.

Em 2024 o EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba chega a sua 5ª. edição e se coloca como um dos mais importantes festivais voltados para a música clássica do interior do Estado de São Paulo. Neste ano viveremos o maior EMIn desde sua criação com a ampliação da duração do Encontro, dos cursos, professores e apresentações oferecidas para a comunidade.

Confira, a seguir, o programa digital:

Serviço | OSU no 5º EMIn

  • quando: 23 de julho de 2024
  • horário: 20h
  • local: CIAEI | Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba – SP
  • entrada franca

Inscrições abertas para a Oficina de Iniciação ao Canto Coral 2º Semestre de 2024

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Iniciação ao Canto Coral do segundo semestre de 2024. Esta oficina é uma excelente maneira de desenvolver suas habilidades vocais, aprender sobre técnicas de canto coral e fazer parte de uma comunidade musical vibrante.

Detalhes do curso

  • Início: 13 de agosto de 2024;
  • Dia e horário: todas as terças-feiras, das 18h às 19h;
  • Local: Salão Multiuso da Casa do Lago, Unicamp;
  • Término: 12 de novembro de 2024;
  • Vagas: 60.

Sobre a oficina

A Oficina de Iniciação ao Canto Coral é uma atividade de extensão universitária que oferece um primeiro contato com o canto e as possibilidades de expressão vocal do canto coletivo. Reunindo pessoas de diferentes áreas de formação, gêneros e faixas etárias, a oficina é ministrada por Vivian Nogueira, Doutora em Música pelo Instituto de Artes e maestrina do Coral Unicamp Zíper na Boca (CIDDIC/Unicamp) desde 1985. Os objetivos da oficina incluem:

  • introdução aos fundamentos do canto coral;
  • aprendizado de um repertório musical com arranjos adequados ao nível iniciante;
  • enfoque em aspectos básicos de respiração, apoio, articulação e emissão vocal;
  • exercícios e práticas para aprimorar a afinação;
  • experiência prática de cantar em conjunto.

Inscrições

  • Período de inscrição: de 15 de julho até 5 de agosto (fechamento às 12h) ou até que as vagas sejam preenchidas;
  • Link de inscrição: formulário de inscrição;
  • Confirmação: a confirmação de inscrição será enviada por e-mail.

Evento de encerramento

  • Data: 12 de novembro de 2024;
  • Atividade: apresentação dos participantes seguida de um coffee break de encerramento no Salão Multiuso da Casa do Lago.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: coral@unicamp.br.


Sinfônica da Unicamp participa da 49º edição de Congresso Internacional de Viola

Entre os dias 17 a 21 de julho, a Unicamp será a sede do 49º Congresso Internacional de Viola. O evento é promovido pela International Viola Society (IVS), em parceria com a Associação Brasileira de Violistas (Abrav) e o Instituto de Artes da Unicamp. O congresso conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp. As atividades serão realizadas no Instituto de Artes e na Sala Watari.

Este congresso marca a primeira edição da IVS na América do Sul e oferecerá uma programação diversificada, incluindo apresentações, palestras, workshops e masterclasses com artistas de renome, tanto brasileiros quanto internacionais, representando 20 países. O tema principal do evento é “Celebrando a Fusão de Culturas: Um Mundo de Música para Viola”.

De acordo com o Prof. Dr. Emerson de Biaggi, a escolha de Campinas e da Unicamp para sediar o evento deve-se à excelente infraestrutura local. “Optamos por essa região devido à facilidade de acesso, proximidade de aeroportos e pelas ótimas condições físicas e de acolhimento – o fato de termos um hotel dentro do campus foi um fator decisivo”, explica Biaggi.

Na quinta, 18, às 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza uma apresentação sob regência de Cinthia Alireit, integrando a programação do Congresso. O destaque fica por conta da participação especial de Renato Bandel, solista deste concerto.

As palestras em línguas estrangeiras terão tradução oferecida pelos mediadores. A programação completa pode ser consultada na galeria de fotos acima e no site oficial do evento: https://congresso.abrav.art.br/programacao/

Sobre Renato Bandel

Nascido em Piracicaba (SP), Renato Bandel é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de nomes como Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle e Nikolaus Harnoncourt. Bandel participa como professor dos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba e Poços de Caldas, entre outros. Atualmente é gerente artístico do Conservatório de Tatuí.

Sobre o 49º Congresso Internacional de Viola

A Associação Brasileira de Violistas (ABRAV), com apoio do Instituto de Artes da Unicamp e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizará o 49º Congresso Internacional de Viola em Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, de 17 a 21 de julho de 2024. Este é o primeiro Congresso da IVS a ser realizado na América do Sul. Seu objetivo é levar apresentações, palestras, workshops e masterclasses de qualidade para Campinas, com artistas brasileiros e internacionais de 20 países, unidos em torno do tema: “Celebrando a fusão de Culturas: um mundo de música para viola”

O tema é inspirado na “fusion food”, estilo culinário que combina harmoniosamente ingredientes e técnicas de diferentes culturas, desenvolvendo pratos criativos e surpreendentes. Todo evento internacional é marcado pela troca e compartilhamento de conhecimento entre pessoas de diferentes países. A partir dessa interação transformadora, novos e importantes conhecimentos são produzidos. Uma das ideias para convidar artistas convidados internacionais, por exemplo, é que eles tenham ligação com o Brasil e a música brasileira.

Confira, a seguir, a versão digital do programa. Se preferi, clique aqui para baixá-lo em pdf.

Serviço | OSU na 49º edição Congresso Internacional de Viola

  • quando: 18 de julho de 2024
  • onde: Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp
  • gratuito

Lucas Crispim, oboísta da OSU, participa do festival “Summer Academy – Pommersfelden”, na Alemanha

Lucas Crispim, talentoso oboísta com passagem pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), se prepara para uma experiência enriquecedora no festival “Summer Academy – Pommersfelden”, na Alemanha. O evento, que acontecerá de 13 de julho a 12 de agosto, reúne jovens músicos de diversas partes do mundo para um intenso programa de orquestra e música de câmara.

Crispimparticipará do festival graças a uma bolsa integral concedida pelo Mozarteum Brasileiro, que cobre todas as despesas, incluindo passagem, inscrição, alimentação e hospedagem.

A trajetória musical de Lucas começou aos 9 anos, e ele iniciou seus estudos no oboé aos 10 anos em Cubatão. Posteriormente, aperfeiçoou suas habilidades na Escola Municipal de Música de São Paulo e concluiu o Bacharelado em Oboé na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, Lucas é membro da Orquestra Bachiana Filarmônica. Na OSU, seu contratou encerrou no último mês, antes de embarcar rumo à Alemanha.


Quinteto de Sopros OSU se apresenta dia 25 na ADunicamp

Dia 25, terça-feira, às 20h, o Quinteto de Sopros da OSU se apresenta do Auditório da ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), para mais uma edição da Semana de Música de Câmara.

O Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Unicamp é um dos grupos de câmara fixos da Orquestra. Para esse concerto, o Quinteto será formado pelos músicos Rogério Peruchi (flauta), João Carlos Goehring (oboé), Eduardo Freitas (clarinete), Francisco Amstalden (fagote) e Bruno Demarque (trompa).

No repertório, A. Barthe, J. Ibert, H. Tomasi e A. Zemlinsky, além da estreia mundial de Variações sobre um tema de Ronaldo Miranda, de D. Cervo.

O Quinteto tem se apresentado em diversos locais na região de Campinas, como igrejas, teatros e centros culturais, assim como em diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dia 25, terça, será a vez do Auditório da ADunicamp recebê-los.

Serviço | Quinteto de Sopros OSU – Semana de Música de Câmara

  • quando: 25 de junho, terça, às 20h
  • local: Auditório da ADunicamp | Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária
  • gratuito

A seguir, confira o programa digital:


Trocas de experiências entre músicos e compositores marcam mais uma Sessão de Leitura da OSU

Entre os dias 10 e 12 de junho aconteceu mais uma edição da Semana de Leitura da OSU, na Sala Almeida Prado, sede da Sinfônica. As sessões de leitura tiveram início em 2017, em uma parceria entre a OSU e o Instituto de Artes da Unicamp (IA), sob a coordenação da maestrina Cinthia Alireti e o Prof. José Luis Padovani. Naquele ano, a Orquestra abria espaço para os alunos poderem testar seus exercícios de orquestração e suas composições realizadas durantes os curso, sob a orientação do Prof. Padovani.

O projeto se expandiu para fora da Universidade e, atualmente, compositores e compositoras de todo o Brasil podem submeter suas obras via Projeto Performance e, caso sejam contemplados, poderão ter sua obras lidas e experimentadas pela Orquestra, interagir com os músicos para receber feedbacks e realizar ajustes, se necessário, e até registrar momentos do ensaio.

A Sessão de Leitura contou com a participação de dois barítonos convidados, Flávio Carvalho e Leandro Cavini. O primeiro, também revisor e pesquisador, atuou como solista na revisão da edição de Último Retrato, de Dinorá de Carvalho, e na orquestração de Vem vem a noite, também da compositora, com orquestração (reconstrução) de Tadeu Taffarello. Já Leandro Cavini atuou como solista na obra O segredo dos maracujás, de Vitor Alves, e juntamente com o trompista Bruno Demarque, como solista da obra Jardim do Amor, de Almeida Prado, da qual participou na revisão ao lado do pesquisador Tadeu Taffarello.

Além das obras para canto, o repertório desta sessão também incluiu as peças para orquestra sinfônica Per(cor)so B, de Tadeu Taffarello e Nomos do Helder Oliveira e a peça didática Canção da lembrança, para violão e orquestra, do violonista e compositor Leandro Ligocki.

A OSU cumpriu uma de suas missões nesta semana, atuando como laboratório de pesquisa e formação de profissionais da música de concerto. No segundo semestre mais uma Sessão de Leitura será agendada e combinada entre a direção da OSU e os compositores.

A seguir confira alguns depoimentos dos compositores que participaram do evento:

“Foi um momento de troca de conhecimento, respeito e alegria. Recebi sugestões dos músicos da Orquestra e do arquivista, além de ter feito o registro de minha obra. Oportunidade singular! Obrigado a todos que fizeram isso possível.” | Helder Alves de Oliveira (Rio de Janeiro)

“O Projeto Performance acontece há anos e é de extrema importância para novos compositores e para a continuidade da música sinfônica brasileira. É uma oportunidade rara de termos as nossas obras tocadas e gravadas por uma orquestra e maestrina muito experientes e generosos, dando valiosos feedbacks e revisões. Uma verdadeira aula prática de alto nível!” | Leandro Ligocki (Campinas, arquivista da OSU)

“O Projeto Performance 2024 foi uma experiência maravilhosa em que tive o privilégio de participar como compositor. É muito raro termos no Brasil um momento em que uma orquestra pública de nível profissional fica à disposição para compositores testarem suas ideias! Eu especialmente fico muito feliz, pois nunca tive uma peça sinfônica trabalhada. O apoio e ensinamentos da maestrina Cinthia, do arquivista Leandro Ligocki e de todo o corpo de músicos da OSU me deu lições que jamais poderia aprender unicamente na sala de aula.” | Vitor Alves (Campinas, Unicamp)


Maestro e professor Carlos Fiorini traz Liszt e Rimsky-Korsakov para o próximo concerto, dia 07, no IMECC

No próximo dia 7 de junho, sexta-feira, às 12h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e a Orquestra do Departamento de Música da Unicamp se reunirão para apresentar um concerto especial no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp.

Sob regência do maestro e professor Carlos Fiorini o evento promete ser um encontro emocionante de grandes obras da música clássica. No repertório, Os Prelúdios, de Franz Liszt (1811-1886), e Scheherazade, Op.35, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).

Sobre as obras

Os Prelúdios, de Liszt, é o terceiro de uma série de 13 poemas sinfônicos escritos pelo compositor. Este gênero, bastante popular no século XIX, alia a música a outras formas de arte. Em “Os Prelúdios”, Liszt cria uma ambientação sonora rica e temática, que faz alusão ao poema homônimo de Alphonse de Lamartine (1790-1869). A obra é uma exploração profunda e poética de temas como a vida, a natureza e o destino.

Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, é uma suíte sinfônica que leva o nome da personagem central da famosa coleção de histórias do Oriente Médio, As mil e uma noites. Rimsky-Korsakov utiliza quatro movimentos para descrever as aventuras e personagens narrados por Scheherazade. A própria narradora é representada de forma recorrente mediante uma melodia encantadora do violino solo, criando uma atmosfera mágica e envolvente.

Este concerto oferece uma grande oportunidade de vivenciar duas obras-primas da música clássica interpretadas por músicos e estudantes da Unicamp. O evento é gratuito e aberto ao público, permitindo que todos os interessados possam desfrutar de uma tarde de música de alta qualidade.

A seguir confira a versão digital do programa ou, se preferir, baixe o pdf aqui.

Serviço | Os prelúdios de Liszt e Sheherazade de Rimsky-Korsakov

  • Data: Sexta-feira, 7 de junho de 2024
  • Horário: 12h30
  • Local: IMECC, Unicamp
  • Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas