Blog OSU

Projeto “OSU para todos” abre a temporada 2023 da Sinfônica da Unicamp

As apresentações visam levar música e alegria a quem mais precisa

A partir do dia 13 de fevereiro a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nova edição do projeto “OSU para todos”, atividade beneficente que dá início à programação de 2023 da Sinfônica.

O projeto, que acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro, tem como objetivo levar pequenos concertos musicais a diferentes locais, como instituições para crianças com deficiência, lar para idosos e hospitais, tornando a música ferramenta de emoções e sentimentos positivos a quem mais precisa.

Durante esses dias, pequenos grupos de instrumentistas da OSU se apresentarão a públicos diversos com um repertório igualmente variado, compartilhando amor, música e conversas informais.

A seguir confira a programação completa:

13/02

09h – Hospital Sobrapar

14h00 – Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti)

14/02

14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

14h – Espaço Ludens

15h – Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti)

15/02

09h – Hospital Sobrapar

09h – Hospital Boldrini

14h – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

16/02

14h – Clínica Ludens

 

Endereços:

Caism/Unicamp (Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti)

Alexander Fleming, 101 – Cidade Universitária, Campinas

APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

Endereço: R. Francisco Bueno Lacerda, 120 – Parque Itália, Campinas

Espaço Ludens (Unidade II)

Rua José Lins do Rego, 560 – Alto Taquaral, Campinas

Hospital Sobrapar

Av. Adolfo Lutz, 100 – Cidade Universitária, Campinas

Hospital Boldrini (Centro de Radioterapia)

Márcia Mendes, 619 – Cidade Universitária, Campinas – SP


Bolsistas SAE Unicamp: OSU oferece vagas para assistente de produção e instrumentista de cordas

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abre oportunidades para bolsistas SAE Unicamp com vagas para assistente de produção e instrumentista de cordas, com atuação direta com a Sinfônica.

Para se candidatar, os alunos interessados devem enviar  currículo para o e-mail osu@unicamp.br com assunto “Bolsa SAE Unicamp OSU 2023“. O processo de seleção levará em conta análise do currículo e entrevista. O aluno bolsista deve estar em dia com seu cadastro junto ao SAE Unicamp.

É desejável que o interessado tenha conhecimento e/ou familiaridade com a prática das atividades ofertadas.


Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas levaram a magia do Natal para Mogi Mirim e Campinas

Entre os dias 15 e 16 de dezembro a OSU e o Coro Contemporâneo de Campinas apresentaram o “Concerto de Natal”, última performance do ano da Sinfônica e que trouxe como homenageado o professor e maestro Angelo J. Fernandes, coordenador do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp, Unidade na qual a OSU é filiada.

No programa, trechos da grande Missa em Dó menor de Mozart, além de clássicos natalinos como Noite Azul, O Holy Night e White Christmas. A apresentações gratuitas aconteceram dias 15 e 16 de dezembro, em Mogi Mirim (Igreja Matriz São José) e na Unicamp (Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), respectivamente.

A seguir confira um pouco de como foi a primeira noite do especial.

Em seguida, algumas imagens da segunda noite de concerto. Imagens do primeiro dia você encontra neste link, do Nelson Theodoro Jr.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: sex, 16 dez 2022
Local: FCM, Unicamp, Campinas, SP

Confira também o programa digital do concerto. Para fazer o download, clique aqui.


Vaga para oboé: inscrições para o processo seletivo público temporário terminam dia 16/12, sexta-feira

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) por meio do Centro de Integração, Documentação, e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC) está com uma vaga aberta em processo seletivo público temporário para músico intérprete instrumentista (oboé).

Neste link você confere todas as informações sobre o edital de abertura bem como sua retificação. As inscrições vão até o dia 16 de dezembro de 2022.

Concurso 019/2022 — OBOÉ
Inscrições: 09/12/2022 a 16/12/2022
Informações completas na página da DGRH.

Crédito da imagem: AV RAW via Pexels.

 


Concurso público: Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abre vagas para viola e violino

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) está com inscrições abertas para dois processos seletivos (concursos públicos) para o preenchimento de vagas para violista e violinista. As inscrições ocorrem de 08 de dezembro e vão até o dia 19 de janeiro de 2023.

A seguir confira algumas informações sobre as oportunidades. Mais informações nos respectivos editais.

Concurso 158/2022 — VIOLA
Inscrições: 08/12/2022 a 19/01/2023
Graduação completa em Música em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Edital de Abertura de Concurso
Edital de Abertura de Concurso – Retificação

Concurso 159/2022 — VIOLINO
Inscrições: 08/12/2022 a 19/01/2023
Graduação completa em Música em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Edital de Abertura de Concurso
Edital de Abertura de Concurso – Retificação

Crédito da imagem: Scott Graham via Unsplash.


“Noite de terror” é o tema do próximo concerto da Sinfônica da Unicamp, dia 22 de novembro

Apresentação gratuita integra os 40 anos de atividades da Sinfônica

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta dia 22, terça-feira, o concerto temático “Noite do terror”, performance que une temas populares do horror a obras sinfônicas inspiradas ou que conectam-se a histórias de terror. A apresentação visa celebrar o Dia do Músico de modo inusitado e inovador.

Sob regência da maestrina da OSU, Cinthia Alireti, e com participação especial de Leandro Cavini, barítono, a apresentação gratuita ocorre no Teatro de Arena da Unicamp, a partir das 19h, e tem como objetivo expor ao público um passeio lúdico com toques de teatro, tendo como pano de fundo temas do horror popular.

A ideia do concerto, segundo Alireti, “é apresentar, neste Dia do Músico, um concerto informal, descontraído, com inspiração em temas assustadores, para mostrar as capacidades sonoras e expressivas da orquestra sinfônica”, comenta a maestrina.

No repertório, destaque para obras de Bach, Brahms, Saint-Saëns, Mozart, entre outros. O concerto temático faz parte de um rol de apresentações especiais em comemoração aos 40 anos de atividades da Sinfônica, completados neste ano.

Serviço | Noite de terror

22 de novembro, terça-feira, 19h

Local: Teatro de Arena da Unicamp

Rua Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859

Entrada franca. Não há retirada de ingressos. Acesso ao concerto por ordem de chegada.


Encontro de Música Contemporânea: OSU realiza concerto em homenagem à Denise Garcia e Fernando Hashimoto

Nesta quinta, 10, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresentou o “Encontro de Música Contemporânea 2022”, concerto gratuito que aconteceu no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), e que homenageou os professores Denise Garcia e Fernando Hashimoto, dois importantes nomes com passagens pelo Sinfônica.

Sob regência da maestrina Cinthia Alireti, a apresentação desta noite estreiou a obra “Outros quadros”, do compositor brasileiro Paulo C. Chagas, com solo do percussionista Hashimoto, um dos homenageados. O concerto na FCM contou também com a performance da obra “Hino de Pendências”, paródia da compositor Denise Garcia, outra homenageada da noite.

No repertório, destaque para a obra “Jardim do Amor e da Paixão”, de Almeida Prado, com adaptação para voz, trompa e cordas de Tadeu Taffarello e Leandro Cavini, com solo do próprio Cavini e do trompista da OSU, Bruno Demarque.

A seguir, confira algumas imagens do concerto. Para conhecer um pouco mais sobre os homenageados e conferir o programa, clique aqui.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: qui, 10 nov 2022
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)


“Encontro de Música Contemporânea 2022” traz homenagem aos profs. Denise Garcia e Fernando Hashimoto

Na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o “Encontro de Música Contemporânea 2022”, concerto especial que traz homenagem à professora Denise Garcia e ao professor Fernando Hashimoto.

Na apresentação, destaque para a estreia da obra “Outros quadros”, do compositor brasileiro Paulo C. Chagas, com solo do percussionista Hashimoto. A obra inédita foi especialmente elaborada para o encontro.

A composição, segundo Chagas, “inspira-se em elementos pictóricos e procedimentos estilísticos dos quadros de Paul Klee (1879-1940), como as qualidades expressivas, sequências e transparências das cores, o entrelaçamento de estruturas lineares horizontais e verticais, o espelhamento de imagens e motivos que formam grandes complexos, o papel estrutural do ritmo e das progressões rítmicas, e o entrelaçamento de simetrias e camadas múltiplas”, destaca.

O concerto conta, ainda, com a participação solo de Leandro Cavini (barítono) e Bruno Demarque (trompa). A apresentação integra o rol de atividades especiais em alusão aos 40 anos de atividades da Sinfônica.

Anote: dia 10 de novembro, a partir das 19h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Entrada franca!

Sobre os homenageados

Denise Garcia é compositora paulista, professora de composição do Departamento de Música da Unicamp. Suas obras sinfônicas têm sido apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra de Sopros de Tatuí, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de Santo André.

Fernando Hashimoto também é professor da Unicamp (percussão). É reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro de percussão, com estreias e primeiras gravações de dezenas de obras de compositores do país, muitas dessas comissionadas ou dedicadas a ele. Entre elas, destacam-se 18 concertos para percussão e orquestra.

A seguir, confira o programa digital do Encontro. Caso prefira, faça o download aqui.

Serviço | Encontro de Música Contemporânea 2022

10 de novembro, quinta, 19h30
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)
R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP

Entrada franca. Não há retirada de ingressos. Acesso ao concerto por ordem de chegada.


Ópera “As Bodas de Fígaro”: série de apresentações no Sesc Campinas é encerrada casa cheia

Neste sábado, 29, o Sesc Campinas foi palco da última apresentação da ópera “As Bodas de Fígaro”, do compositor austríaco Mozart. O espetáculo gratuito foi contou com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Ópera Estúdio Unicamp e Ocupação Lírica de Teatro Itinerante.

Com uma significativa trégua na chuva, a tarde ensolarada de sábado possibilitou encerrar a série de três apresentações com lotação máxima. Cada espaço da arena montada foi tomado por olhos e lentes a postos para memorizar e capturar todos os momentos.

A seguir, confira algumas imagens do último dia de apresentação de “As Bodas de Fígaro”. Imagens do primeiro dia você encontra aqui, e aqui do segundo dia. Aproveite e conheça um pouco mais dos diretores e elenco, além de conferir o programa de concerto na versão digital.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: sáb, 29 out 2022
Local: Sesc Campinas, Campinas, SP


Ópera “As Bodas de Fígaro”: confira como foi a segunda noite de apresentação no Sesc Campinas

Apesar da forte chuva tomando parte considerável da noite desta sexta-feira, 28, um expressivo público acompanhou a segunda récita da ópera “As Bodas de Fígaro”, opera buffa com apresentação gratuita no Sesc Campinas que traz performance da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Ópera Estúdio Unicamp e Ocupação Lírica de Teatro Itinerante.

Com direção artística do maestro Angelo Fernandes, direção musical da maestrina da OSU, Cinthia Alireti e direção cênica de Felipe Venâncio, “As Bodas de Fígaro” é uma opera buffa em quatro atos composta em cerca de 6 semanas com estreia no Burgtheater de Viena, em 1º de maio de 1786. A obra leva como base o libreto de Lorenzo da Ponte, inspirado na peça Le mariage de Figaro, do francês Pierre-Augustin Caron Beaumarchais.

A seguir, confira algumas imagens do segundo dia de apresentação. Para conferir a primeira noite do espetáculo, clique aqui. Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre os diretores e sobre o elenco.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: sex, 28 out 2022
Local: Sesc Campinas, Campinas, SP