Blog OSU

OSU e Orquestra do Depto. de Música da Unicamp se unem para série de concertos especiais

Maestro e Professor Carlos Fiorini é o convidado dos próximos concertos nos dias 25 e 26 de maio no IMECC, na Unicamp, e na Igreja Adventista Central, em Campinas

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza nova série de concertos especiais em conjunto com a Orquestra do Departamento de Música da Unicamp, sob a regência do maestro convidado Carlos Fiorini e solo de Emerson de Biaggi, viola.

Ao todo serão mais de 80 músicos tocando nas duas apresentações. A primeira apresentação ocorre no dia 25 de maio, às 20 horas, na Igreja Adventista Central em Campinas, e a segunda, no dia 26 de maio, às 12h30, no saguão do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp).

As obras escolhidas pelo maestro Fiorini visam trazer ao público diversas versões sonoras de uma orquestra robusta, com quase o dobro de músicos da OSU: Duas fanfarras de “O martírio de São Sebastião” de Debussy, o Adagietto da Sinfonia n. 5, de Mahler, a Abertura de “Rienzi” de Wagner e o monumental Haroldo na Itália, de Berlioz, com solos do violista e professor Emerson de Biaggi.

A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Confira o programa digital deste concerto logo abaixo ou, se preferir, clique aqui para baixá-lo em PDF.

Serviço | Orquestra Sinfônica da Unicamp

25 de maio, às 20h
Igreja Adventista
Endereço: R. Joaquim Novaes, 42 – Cambuí, Campinas

26 de maio, às 12h30
Saguão do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp)
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651

Concerto gratuito


Fernando Barreto conduz Sinfônica da Unicamp em mais uma bela noite no Teatro de Arena

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizou uma apresentação na noite de ontem, dia 11 de maio, às 19 horas, no Teatro de Arena da Unicamp. Com entrada franca, o concerto contou com a participação especial do saxofonista Jonathas Cordeiro e foi regido pelo maestro convidado Fernando Barreto.

Para Cleber Romero, integrante do público presente no Arena, “é sempre uma honra acompanhar uma orquestra tão renomada e com uma trajetória tão rica”. “A música é capaz de unir as pessoas e eventos como esse, fundamentais para a promoção da cultura na nossa sociedade”, complementa.

Para aqueles que perderam o concerto ou desejam conferir novamente o programa, a versão digital está disponível para consulta. Certifique-se de acompanhar a programação da OSU para não perder as próximas apresentações.

A seguir confira algumas imagens do encontro.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: qui, 11 maio 2023
Local: Teatro de Arena, Unicamp


OSU lança nova edição do programa “Competição Jovens Talentos OSU/IA)”

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp) lançam nova edição da Competição Jovens Talentos OSU/IA.

Através de trabalho colaborativo com a Orquestra Sinfônica da Unicamp durante ensaios e concertos, a competição, em sua sexta edição, visa fomentar a atividade profissional de jovens músicos do Instituto de Artes da Unicamp (IA) na área de performance instrumental (erudita), composição e regência.

Poderão se candidatar instrumentistas solistas, regentes e/ou compositores que estejam cursando a graduação em Música no Instituto de Artes da Unicamp.

As inscrições estarão abertas entre 1 de junho a 1 de agosto para todas as categorias.

Todos os detalhes podem ser conferidor no edital na página oficial do programa.


OSU apresenta concerto gratuito no Teatro de Arena com regência de Fernando Barreto

Apresentação ainda conta com Jonathas Cordeiro no saxofone

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresentará no dia 11 de maio, às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp. Com entrada gratuita, o concerto terá a participação especial de Jonathas Cordeiro no saxofone e será regido pelo regente convidado Fernando Barreto.

Com mais de 40 anos de história, a OSU tem como objetivo promover a cultura musical na região e formar novos músicos e público. Aproveite esta chance imperdível de desfrutar de um concerto de altíssimo nível, com entrada franca.

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Certifique-se de marcar em sua agenda o concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp no dia 11 de maio, às 19 horas, no Teatro de Arena da Unicamp.

Confira a seguir a versão digital do programa.

Serviço:
Orquestra Sinfônica da Unicamp
11 de maio, às 19h
Teatro de Arena, Unicamp
R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859


Orquestra Sinfônica da Unicamp realiza concerto emocionante em homenagem a Dorival Caymmi


Os amantes da música erudita e popular tiveram a oportunidade de prestigiar uma apresentação única da Orquestra Sinfônica da Unicamp, regida pela maestrina Cinthia Alireti, com a participação dos alunos de canto popular do Instituto de Artes da Unicamp, orientados pela professora Dra. Regina Machado.

O concerto, que aconteceu ontem, dia 27 de abril, no Teatro de Arena da Unicamp, foi um sucesso absoluto, encantando a plateia presente. A homenagem prestada ao renomado cantor e compositor brasileiro Dorival Caymmi emocionou a todos, desde os jovens músicos do Instituto de Artes da Unicamp até os espectadores mais experientes.

“Eu nunca tinha visto uma apresentação tão bela. A orquestra, a maestrina, os alunos de canto e a homenagem ao Dorival Caymmi foram simplesmente incríveis”, afirmou Maria, uma espectadora de 50 anos, moradora de Campinas e aposentada.

A união da música erudita com a popular é sempre um momento especial, e a Orquestra Sinfônica da Unicamp conseguiu trazer essa mistura de forma única. O público presente foi presenteado com uma apresentação repleta de emoção, técnica e muito talento.

Para quem perdeu esse espetáculo inesquecível, fica a expectativa de novas apresentações da Orquestra Sinfônica da Unicamp e dos alunos de canto popular do Instituto de Artes da Unicamp. Certamente, será uma experiência musical que ficará gravada na memória de todos que tiverem a oportunidade de prestigiar.

Confira aqui algumas imagens do emocionante encontro.

Fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: qui, 27 abril 2023
Local: Teatro de Arena, Unicamp


Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta tributo ao compositor Dorival Caymmi

Apresentação contará com alunos de voz do Instituto de Artes da Unicamp

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresentará um concerto gratuito em homenagem ao renomado compositor e cantor brasileiro Dorival Caymmi. O evento será realizado no Teatro de Arena, na Unicamp, nesta quinta-feira, 27 de abril, às 19 horas.

O concerto contará com a participação dos alunos da modalidade de voz popular da graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp (IA), sob a direção artística da maestrina da OSU, Cinthia Alireti, e a orientação artística da professora Dra. Regina Machado. Os arranjos são de Emanuel Massaro.

Para quem é apaixonado por música clássica e popular, essa é uma oportunidade única de apreciar uma seleção de obras do compositor brasileiro internacionalmente reconhecido. Não perca!

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Certifique-se de marcar em sua agenda o concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp no dia 27 de abril, às 19 horas, no Teatro de Arena da Unicamp.

Confira o programa digital a seguir ou, se preferir, baixe a versão em pdf neste link.

Serviço:

Orquestra Sinfônica da Unicamp | Tributo à Dorival Caymmi
27 de abril, às 19h
Teatro de Arena, Unicamp
R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859

Concerto gratuito


Maestro Anderson Alves será o regente da próxima apresentação da OSU; conheça mais sobre o regente

No dia 20 de abril, às 19h30, a Sinfônica da Unicamp se apresentará no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), sob a regência do maestro Anderson Alves.

Na apresentação,a OSU apresentará três importantes obras clássicas que prometem emocionar o público. A primeira delas é a “Fantasia para Orquestra Sinfônica”, composta pelo próprio Anderson Alves. Em seguida, a Orquestra apresentará “Concerto para flautim e cordas”, do renomado compositor brasileiro Osvaldo Lacerda. A obra conta com a participação especial do solista Rogério Peruchi, flautista da OSU.

Por fim, a Sinfônica apresentará a “Sinfonia No.8” do compositor tcheco Antonín Dvořák. A obra é uma das mais conhecidas do repertório clássico e apresenta uma sonoridade vibrante e intensa, com melodias marcantes e uma orquestração grandiosa.

Sobre o maestro Anderson Alves

Nascido no Rio de Janeiro, Anderson Alves é maestro, pianista e compositor, iniciando sua carreira de regente à frente de diferentes grupos vocais e instrumentais, com os quais criou espetáculos, escreveu composições, realizou gravações e tournées internacionais.

Tem regido como convidado importantes conjuntos sinfônicos no Brasil e no exterior, dentre eles a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra da Costa Atlântica, em Portugal, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmónica Juvenil de La Ciudad de Mexico, Orquestra Sinfônica Nacional UFF, dentre outras.

Possui curso superior de regência realizado na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, em Portugal. Estudou regência e fez masterclass com Isaac Karabtchevsky, Kirk Trevor, Luis Clemente (Portugal), Collin Metters (Portugal), Ricardo Rocha e Fabio Mechetti.

Anderson Alves é maestro e diretor musical do Coro de Câmara Carioca, regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, e maestro da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Acesse a página oficial do maestro clicando aqui. A seguir, conheça um pouco mais sobre o trabalho do regente em um vídeo do maestro Anderson Alves em M.Falla – El Sombrero de Tres Picos, apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa em concerto realizado no THEATRO Municipal do Rio de Janeiro.

Crédito das imagens: divulgação


Sinfônica da Unicamp apresenta concerto com regência do maestro Anderson Alves

Apresentação contará com importantes obras clássicas

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se prepara para mais uma apresentação. No dia 20 de abril, às 19h30, a Sinfônica se apresentará no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), em um evento que promete encantar o público com um repertório variado.

Sob a regência do maestro Anderson Alves, a OSU apresentará três importantes obras clássicas que prometem emocionar o público. A primeira delas é a “Fantasia para Orquestra Sinfônica”, composta pelo próprio Anderson Alves. Em seguida, a Orquestra apresentará “Concerto para flautim e cordas”, do renomado compositor brasileiro Osvaldo Lacerda. A obra conta com a participação especial do solista Rogério Peruchi, flautista da OSU.

Por fim, a Sinfônica apresentará a “Sinfonia No.8” do compositor tcheco Antonín Dvořák. A obra é uma das mais conhecidas do repertório clássico e apresenta uma sonoridade vibrante e intensa, com melodias marcantes e uma orquestração grandiosa.

Para Anderson Alves, regente convidado do concerto, a apresentação será uma oportunidade única para o público apreciar a qualidade técnica e artística da OSU. “Estamos muito animados para essa apresentação. Preparamos um repertório variado e emocionante, que certamente irá agradar ao público e mostrar todo o nosso talento e dedicação à música”.

O concerto é gratuito e aberto a todos, com entrada por ordem de chegada a partir da abertura do Auditório ao público, a partir das 19h.

A seguir confira a versão digital do programa ou, se preferir, baixe o pdf aqui.

Serviço:

Orquestra Sinfônica da Unicamp | Concerto Oficial
20 de abril, às 19h30
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM)
R. Albert Sabin, Cidade Universitária, Campinas

Concerto Gratuito


Temporada 2023 da Orquestra Sinfônica da Unicamp promove integração entre música e artes visuais

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) anunciou a temporada 2023 com uma proposta inovadora: integrar estudantes de diferentes áreas da universidade em suas produções musicais. A maestrina da OSU, Cinthia Alireti, destacou o objetivo de estabelecer um longo relacionamento com os estudantes da Unicamp, permitindo que eles possam participar integralmente da temporada, seja como bolsistas instrumentistas, produção ou arquivo.

Arte utilizada no último concerto. Design: Amanda Franciscon

Segundo a maestrina, a integração desses jovens músicos tem contagiado a orquestra com uma energia muito positiva, já que eles buscam se profissionalizar ao lado de músicos tão experientes. “Os programas e cartazes também ganham novos aspectos, pois agora contam com estudantes das artes visuais que dão novas perspectivas à música clássica e sua divulgação”, complementa Alireti.

Entre os estudantes de artes visuais envolvidos na produção artística da temporada está Lavínia Machado, que explica como utiliza o conceito de sinestesia para absorver as particularidades de cada apresentação musical e transformá-las em elementos visuais. “A ideia é ter uma peça artística e que também seja usada como material de exposição dos concertos”, explica a estudante.

Para Lavínia, a oportunidade de levar os conhecimentos do curso de artes visuais a outras áreas é uma chance de explorar novos territórios e integrar diferentes setores da Unicamp. “É uma oportunidade de integrar diferentes setores da Unicamp e produzir peças artísticas para uma orquestra Sinfônica”, finaliza.

Amanda Franciscon, outra estudante de artes visuais integrante do projeto, também aprova a iniciativa. “Estamos no mesmo prédio, estudantes de artes e música, porém nem sempre há uma troca ou um relacionamento tão próximo. Por isso acho a dinâmica do projeto muito positiva para melhorar essa relação”, comenta.

Franciscon destaca que muitos estudantes acabaram por conhecer os trabalhos da Sinfônica depois que a viram produzindo uma das peças (que ilustra este post). “A ponte que está sendo estabelecida possibilita que estudantes que até acompanham o universo da música passem agora a integrar ao contexto da Orquestra”, destaca a estudante. Amanda comenta que, para a peça, ela fez uso dos estudos que já fazia sobre texturas e gestos, aliando isso ao tema da apresentação que seria realizada. “Tive liberdade para criar, conforme conversas com a equipe da Orquestra. Para a produção da ilustração, lancei mão do trompete, que além do gesto e da música, há a questão do círculo, das formas geométricas dos instrumentos”, complementa.

Com essa proposta de integração entre música e artes visuais, a Temporada 2023 da OSU na Unicamp promete trazer novas experiências e perspectivas aos amantes da música clássica e das artes visuais.

Para acessar o portfólio da estudante Lavínia Machado, clique aqui. O portfólio da Amanda Franciscon pode ser acessado clicando aqui.

 

 


Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta gratuitamente nos campi de Piracicaba e Campinas

Apresentações acontecem em campi da Unicamp e terão como solista convidado o trompetista e professor Paulo Ronqui

A Orquestra Sinfônica da Unicamp tem o prazer de anunciar seus próximos concertos, que ocorrerão em Piracicaba e Campinas nos dias 29 e 30 de março, respectivamente. Sob a regência da maestrina Cinthia Alireti, a Orquestra apresentará um programa com clássicos do repertório sinfônico, com a participação do trompetista Paulo Ronqui, também professor do Instituto de Artes da Unicamp.

Os concertos são gratuitos e abertos ao público. O primeiro acontecerá no dia 29 de março, às 16h, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), em Piracicaba. No dia seguinte, 30/03, a Sinfônica se apresentará no Teatro de Arena, na Unicamp, em Campinas, às 19h.

O repertório inclui a Abertura Concertante do compositor brasileiro Camargo Guarnieri, o Concerto para Trompete de Johann Baptist Georg Neruda e a Sinfonia nº 4 “italiana” de Felix Mendelssohn, um dos mais importantes compositores do romantismo alemão.

Segundo a maestrina, “a Sinfonia n.4, de Mendelssohn, conhecida como Italiana é um exemplo de como alguns ritmos se internacionalizaram e se popularizaram na Europa do séc. XIX, influenciando diversos compositores de música clássica. O último movimento da Sinfonia é um típico e fervoroso saltarello italiano, que faz o público querer dançar nas cadeiras. A Abertura Concertante, de Guarnieri, por sua vez, é também baseada em ritmos populares brasileiros mas escrita em uma linguagem mais rebuscada; ambas as peças ilustram a riqueza rítmica da música sinfônica”.

Ao longo dos anos, a OSU vem expandindo seu repertório e número de músicos, consolidando-se como uma das principais formações orquestrais do país.
Serviço:

Serviço | Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp

29 de março, às 16h
Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Salão Nobre
Av. Limeira, 901 – Areião, Piracicaba – SP

30 de março, às 19h
Teatro de Arena, Unicamp, Campinas
R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859

Concerto gratuito

A seguir confira a versão digital do programa. Caso prefira, faça o download no formato PDF clicando aqui.