Blog OSU

Álbum “Teuto Brasileiro” está disponível no Spotify

O álbum “Teuto Brasileiro” já está disponível no Spotify, oferecendo uma coleção de obras contemporâneas para trompete solo e orquestra sinfônica, além de duas peças para grupos de câmara, criadas especialmente para o projeto. As composições são assinadas por Raul do Valle e Denise Garcia, do Brasil, e Gisbert Näther e Frank Petzold, da Alemanha.

As gravações ocorreram entre 17 e 27 de outubro de 2016, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, sob a coordenação do Maestro Prof. Dr. Knut Andreas. As performances foram realizadas pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e pelo Grupo Metallumfonia, com solos de trompete do Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui. O álbum foi lançado em 2018.

O projeto recebeu financiamento da Prefeitura Municipal de Campinas e envolveu professores do Curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp, músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, da Sinfonieorchester Collegium musicum Potsdam e da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim.

Para acessar o trabalho completo no Spotify, clique aqui.

Com informações do IA.


OSU se apresenta na 8ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira, dia 23, no Castro Mendes

O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) está de volta em sua 8ª edição, reafirmando seu compromisso com a promoção da cultura nacional. A programação do evento, que ocorrerá de 22 a 25 de maio, foi divulgada, oferecendo uma experiência abrangente e diversificada para os entusiastas da música.

Destaque para atividades como oficinas, congressos e concertos, que apresentarão o que há de mais atual e relevante na cena musical contemporânea. O evento inclui oficinas terapêuticas, congressos dedicados às obras de João Bosco e Kilza Setti, além de concertos memoráveis, culminando em uma celebração da música brasileira contemporânea.

E no dia 23, às 20h, o Teatro Municipal José de Castro Mendes receberá o esperado Concerto Retrospectiva, sob a regência da maestrina Cinthia Alireti, acompanhada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp. No repertório, obras de Gilberto Mendes, Ernani Aguiar, E. Villani-Cortes, Ronaldo Miranda, ricardo Tacuchian e Edino Krieger.

Confira, a seguir, mais informações sobre a programação 2024:


Sinfônica da Unicamp e CIA Ópera São Paulo apresentam “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini


No dia 09 de maio, às 20h, o Teatro Municipal Castro Mendes recebe a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e a CIA Ópera São Paulo para uma homenagem aos 100 anos de morte de Giacomo Puccini com a Ópera Suor Angélica.

Sob a regência e direção musical de Cinthia Alireti, a peça contará a história comovente de Angélica, uma jovem nobre de Florença enviada a um convento após ter um filho fora do casamento.

O concerto, organizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, traz uma oportunidade imperdível para apreciarmos uma das obras mais tocantes de Puccini.

A entrada é gratuita, e os portões serão abertos 30 minutos antes do início do espetáculo. Não perca essa experiência única! Convide os amigos e a família e até lá 😉

Classificação: 12 anos.

Serviço | Ópera Suor Angelica, de Giacomo Puccini

  • 📅 Data e horário: 09 de maio, às 20h
  • 📍 Local: Teatro Municipal Castro Mendes, Campinas – SP
    Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP
  • 🔴 Classificação: 12 anos

Confira, a seguir, a versão digital do programa. Caso prefira, clique aqui para baixar o programa em formato pdf.


Orquestra Sinfônica da Unicamp recebe o maestro Felipe Oliveira para concerto especial

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) tem o prazer de anunciar mais um concerto de sua temporada 2024, que acontecerá no dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, no Teatro de Arena da Unicamp. O destaque desta apresentação será a participação do maestro Felipe Oliveira como convidado especial.

No programa deste concerto, os espectadores terão a oportunidade de apreciar a suite “Masques et Bergamasques”, do renomado compositor francês Gabriel Fauré, escrita em 1919. Além disso, a OSU apresentará a Sinfonia nº1 de Beethoven, uma obra que marca o início da jornada sinfônica do compositor.

A entrada é gratuita!

Sobre Felipe Oliveira

Maestro Felipe Oliveira.

Felipe Oliveira, frequentou o curso de Regência Coral da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Enquanto dirigia apresentações das Cantatas Corais, exerceu intensa atividade de violino em orquestras. Posteriormente, formou-se Bacharel em Música pela Faculdade Cantareira de São Paulo, estudando violino com a professora Betina Stegmann.

Em 2017, realizou um breve intercâmbio na Europa (Alemanha e Holanda), recebendo aulas de violino do Spalla da Filarmônica de Berlim, Daniel Stabrawa, e do Professor do Conservatório de Amsterdã, Peter Brunt. De 2012 a 2022, trabalhou como Spalla da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM), e de 2018 a 2020, foi violinista convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), realizando importantes obras sob a regência de renomados maestros brasileiros e internacionais. Desde 2009 coordena grupos orquestrais como Diretor Artístico e/ou
Maestro.

Em 2020, assumiu a direção artística e Regência da “Orquestra Jovem de Indaiatuba” e da “Orquestra Filarmônica de Patos de Minas”. Em 2023 foi selecionado para participar do 14o Laboratório de Regência da “Minas Gerais Filarmônica” com o Maestro Fabio Mechetti e do Workshop de regência da Filarmônica de Goiás, com o maestro Neil Thomson.

Confira, a seguir, a versão digital do programa. Caso prefira, clique aqui para baixar o pdf.

Serviço

  • Quando: 25 de abril, às 19h
  • Local: Teatro de Arena da Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária, Campinas – SP
  • Evento gratuito

Maestro argentino Martín Milstein será o regente do próximo concerto da OSU, dia 11

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) tem a honra de apresentar o concerto especial “Consonâncias Sinfônicas Brasil e Argentina”, como parte do festival realizado em colaboração com o Instituto de Artes (IA) e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). Este evento ocorrerá no dia 11 de abril, às 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), em Campinas.

Sob a regência do maestro argentino Martín Fraile Milstein, diretor musical da Orquestra Sinfônica de Rio Negro (Argentina), a OSU apresentará uma seleção de obras de compositores argentinos e brasileiros, incluindo peças de Maurício Charbonnier, Denise Garcia e Astor Piazzolla. Esta noite promete uma experiência musical única, repleta de harmonia e conexões culturais entre os dois países.

Sobre Martín Fraile Milstein, maestro

Martín Fraile Milstein é uma figura proeminente na cena cultural da Argentina, atuando como Secretário de Cultura da província de Río Negro e Diretor Artístico e Musical da Orquestra Filarmônica de Río Negro. Com uma ampla formação em regência e violino, ele se destaca por sua abordagem inovadora na expansão do repertório sinfônico.

Seu trabalho transformador na orquestra resultou em mais de 150 apresentações anuais com um repertório diversificado, além de seu papel como membro do júri em competições internacionais e na promoção de novas composições latino-americanas.

Sobre Maurício Charbonnier, compositor

Compositor argentino, residindo na cidade de Buenos Aires. Suas obras têm sido interpretadas ao redor do mundo, tornando-o um dos compositores emergentes mais apreciados na América Latina e Europa.

Sua estética musical combina uma abordagem neorromântica, que dialoga com a tradição musical europeia, enquanto explora técnicas do século XX, influenciado por mestres de sua região na Argentina e na América do Sul.

Serviço | Concerto “Consonâncias Sinfônicas Brasil e Argentina”

  • Data e horário: 11 de abril de 2024, às 19h30
  • Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
    Endereço: R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas, SP
  • Gratuito

Festival “Consonâncias Sinfônicas Brasil e Argentina” celebra parcerias internacionais na Unicamp

Entre os dias 8 e 12 de abril, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizará o festival “Consonâncias Sinfônicas Brasil e Argentina”, em colaboração com o Instituto de Artes (IA) e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC).

Com o objetivo de promover trocas de experiências musicais e culturais entre os dois países, o evento conta com a participação de dois convidados argentinos, o maestro Martín Fraile Milstein, diretor musical da Orquestra Sinfônica de Rio Negro (Argentina) e o compositor Maurício Charbonnier, fundador da Associação New Music of the Americas e diretor executivo do projeto “Consonância Brasil e Argentina” na Argentina.

A quinta-feira, dia 11 de abril, está reservada para um concerto da OSU dirigido pelo maestro convidado, com obras de Maurício Charbonnier, Denise Garcia e Astor Piazzolla. O concerto está marcado para 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM).

Além do concerto, a programação do festival conta com palestras e masterclasses na área de performance musical, composição e gestão cultural, cujo cronograma será divulgado nas mídias sociais da OSU.

Serviço | Consonâncias Sinfônicas: Brasil e Argentina

  • Festival: entre 8 e 12 de abril
  • Concerto especial: 11 de abril, às 19h30
  • Local: Sala Almeida Prado, Instituto de Artes e Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
  • Participantes especiais: Maestro Martín Fraile Milstein (Orquestra Sinfônica de Rio Negro) e Compositor Maurício Charbonnier (Associação New Music of the Americas)

PROGRAMAÇÃO 

SEG 8/04 14:00 – 17:00 – ensaio com a OSU

Maestro Martín Fraile Milstein, direção 

Sala Almeida Prado
TER 9/04 10:00 – 16:00 – atendimentos individuais para alunos de composição 

Mauricio Charbonnier, compositor

a combinar
14:00 – 17:00 – ensaio com a OSU

Maestro Martín Fraile Milstein, direção 

Sala Almeida Prado
QUA 10/04 10:00 – 12:00 – Masterclass de Regência com os alunos do Prof. Fiorini e a Orquestra Acadêmica do Departamento de Música 

Maestro Martín Fraile Milstein, direção 

Auditório do Departamento de Música (IA)
14:00 – 17:00 – ensaio com a OSU

Maestro Martín Fraile Milstein, direção 

Sala Almeida Prado
QUI 11/04  14:00 – 16:00 – Workshop de Composição 

Mauricio Charbonnier, compositor 

Sala 5 – Departamento de Música (IA)
19h30 – Concerto “Consonâncias Sinfônicas: Brasil e Argentina”. Obras de Maurício Charbonnier, Denise Garcia, Mussorgsky, Elgar e Piazzolla.

Orquestra Sinfônica da Unicamp, Martin Fraile Milstein, regência. 

Auditório da faculdade de Ciências Médicas 
SEX 12/04 10:00 – 11:00 – Panorama do Repertório Sinfônico Argentino
Mauricio Charbonnier e Maestro Martín Fraile Milstein, palestrantes 
Sala Almeida Prado
11:00 – 12:00 – Gestão Cultural na Argentina 

Mauricio Charbonnier e Maestro Martín Fraile Milstein, palestrantes 

Sala Almeida Prado

A Varinha Mágica da Maestrina – um espetáculo didático para todas as idades

Cartaz do concerto: A Varinha Mágica da Maestrina - um espetáculo para todas as idades

Sinfônica da Unicamp realiza espetáculo didático para todas as idades na Sala Almeida Prado

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza nesta quinta-feira, dia 21, às 13h, A Varinha Mágica da Maestrina, como parte do projeto “OSU de portas abertas”. O espetáculo em forma de concerto, traz o público para dentro da Orquestra Sinfônica e seus segredos, de forma lúdica. Realizado dentro da sala de ensaios da orquestra, ilustra, através dos sons dos instrumentos, as histórias que inspiraram o repertório da música clássica.

Idealizado pela regente Cinthia Alireti, A Varinha Mágica da Maestrina conta com obras de Mendelssohn, Smetana, Rimsky-Korsakov e Mussorgsky.

A apresentação é gratuita, com número de assentos limitado. Reservas podem ser feitas pelo Instagram da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

@orquestrasinfonicadaunicamp


Serviço:
A Varinha Mágica da Maestrina – um espetáculo para todas as idades
Qui, 21 mar 2024 – 13h
Local: Sala Almeida Prado, sede da OSU
R. Bernardo Sayão – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-866


Orquestra Sinfônica da Unicamp anuncia Concerto de Boas-vindas para calouros e veteranos

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se prepara para realizar o tradicional Concerto de Boas-Vindas, marcando o início do ano letivo para calouros e veteranos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A apresentação acontecerá no Teatro de Arena da Unicamp, no dia 7 de março, a partir das 19h. Este evento gratuito é aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral.

Sob regência de sua diretora artística, Cinthia Alireti, a OSU irá trazer diversos clássicos populares do repertório sinfônico. Entre eles, as aberturas das óperas A Força do Destino, de Verdi, La Gazza Ladra, de Rossini, Ruslan e Ludmila, de Glinka, a Dança do Fogo, do ballet “El Amor Brujo”, de Manuel de Falla, além dos arranjos sinfônicos de Abduzidos e InteriArte, composições do multi-instrumentista e MC do Coletivo Conduta de Rua, Eliel Maximiano, convidados especiais no concerto. Os créditos dos arranjos são do arquivista da OSU, Leandro Ligocki, e da maestrina Cinthia Alireti.

O Conduta de Rua surgiu em 2017 com a proposta de inovar e unir gêneros como o rap, rock e também poesias de impacto. Contam com mcs de batalha, slam e beatbox. Essa linguagem traz à tona, as vivências e frustrações de seus integrantes e relativos, muitas vezes política e social. Desde então, vem difundindo o rap e a poesia falada nas escolas públicas, universidades, nas batalhas, e em eventos culturais.

Segundo Alireti, “as orquestras sinfônicas possuem capacidade própria de ambiência sonora e psicológica, que se estende através de um repertório vasto, mágico, trazidos de diversas tradições. E estas tradições tiveram origem muitas vezes na espontaneidade das manifestações populares em cada período, do enlace entre músicos, dançarinos, atores, etc. Por isso, me encantei com o trabalho do Eliel e do CdR e enxerguei um potencial interessante na fusão das nossas ambiências com as deles, porque elas traduzem um espaço contemporâneo, onde diferentes vozes da sociedade se lançam e criam raízes em repertórios tão mágicos”.

Serviço | Concerto de Boas-Vindas da Orquestra Sinfônica da Unicamp

  • data: 7 de março, às 19h
  • local: Teatro de Arena, Unicamp, R. Elis Regina, Cidade Universitária, Campinas – SP
  • entrada gratuita

Confira, a seguir, a versão digital do programa.


Orquestra Sinfônica da Unicamp abre inscrições para violino através de Processo Seletivo Público Temporário

Edital nº 06/2024 traz uma vaga de violino para atuar junto ao CIDDIC/OSU. (Ton Torres/CIDDIC)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas para diversas vagas por meio de Processo Seletivo Público Temporário. Entre as oportunidades há uma vaga para violinista, com atuação junto ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), órgão que abraça a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU).

A contratação será sob o Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e por período determinado, com duração máxima de 1 (um) ano, podendo ser prorrogada por igual período, com jornada de 30 horas semanais. A remuneração será de R$ 6.292,57 mensais.

Entre os requisitos então a Graduação completa em Música, em instituição de ensino reconhecida pelo MEC, além do domínio técnico do instrumento violino.

Todos os detalhes, bem como as demais vagas que integram o Processo Seletivo Público Temporário, podem ser consultados na página da DGRH neste link. Se preferir, o edital de abertura, em pdf, pode ser baixado aqui ou acessado diretamente na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos.

Serviço | Processo Seletivo Público Temporário (edital nº 06/2024)

  • 01 vaga para violino
  • inscrições entre 24 a 30 de janeiro de 2024
  • graduação completa em música e domínio técnico do instrumento violino
  • informações e inscrições: página da DGRH

Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas realizam concerto de Natal no auditório da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe o último concerto da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Com participação do Coro Contemporâneo de Campinas e sob a direção do prof. e maestro Angelo J. Fernandez, o concerto ocorrerá no auditório da FCM, às 19h30, marcando um encerramento emocionante para o ano.

Os espectadores terão a oportunidade de vivenciar a magia do Natal ao som das tradicionais canções interpretadas pelo Coro Contemporâneo, acompanhado pela OSU. Destaca-se a apresentação da Cantata BWV. 51 “Jauchzet Gott in allen Landen” (Louvem a Deus em todos os lugares), de Johann Sebastian Bach, com solos da soprano Katherine Vitória e do trompetista Samuel Brisolla.

Este concerto de Natal promete ser uma experiência única, unindo a excelência musical da OSU e do Coro Contemporâneo, proporcionando momentos de celebração e encanto para a comunidade acadêmica e o público. A OSU tem escolhido o auditório da FCM como palco frequente de seus eventos artísticos, consolidando um espaço de cultura e apreciação musical no campus.

Serviço | Concerto de Natal

  • Data: Quinta-feira, 14 de dezembro
  • Horário: 19h30
  • Local: Auditório da FCM, Unicamp | R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas
  • Entrada: Gratuita

Confira, a seguir, o programa digital.