BANDA SINFÔNICA DA UNICAMP SE APRESENTA NA PROGRAMAÇÃO DO MÊS CARLOS GOMES NO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL CASTRO MENDES EM CAMPINAS, NESTA SEXTA, ÀS 20H

A Banda Sinfônica da Unicamp tem a honra e a alegria em integrar pela segunda vez consecutiva a programação oficial do Mês Carlos Gomes, realizado pela Prefeitura de Campinas através da Secretaria de Cultura e Turismo. O concerto será na próxima sexta-feira, 19 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Evento gratuito.

Com cerca de setenta músicos e musicistas no palco, celebrando e homenageando um dos maiores nomes da música clássica no Brasil e figura emblemática para a cidade de Campinas, Antônio Carlos Gomes, a Banda Sinfônica da Unicamp fará uma jornada pela obra do compositor e o fascínio pelas Artes.

Sob regência e coordenação de Fernando Hehl, a Banda apresentará clássicos do homenageado, como a Protofonia “Il Guarany” e Quem Sabe?!, e também transitará em obras como Harlequin, com solo de eufônio de Lucas Fernando da Silva, Bohemian Rhapsody, de Freddy Mercury, e devido ao grande sucesso com casa cheia no 33º Maio Musical em Indaiatuba, preparou também para essa noite, a impactante suíte “A Divina Comédia”, com seus quatro movimentos — Inferno, Purgatório, Ascenção e Paraíso, baseada na obra de Dante Alighieri, com narração de André Segolin.

“Para a Banda Sinfônica da Unicamp, Escola Livre de Música e Universidade Estadual de Campinas, é uma grande honra e responsabilidade participar da programação em homenagem a Carlos Gomes, a mais célebre figura artística de Campinas e um dos nomes mais importantes da música clássica do país e das Américas. O orgulho é ainda maior por saber que a trajetória musical de Carlos Gomes começou justamente em bandas de música como a nossa, incentivado por seu pai, Maneco, no século XIX. Por isso, a participação neste evento reforça o compromisso da banda em preservar, defender e valorizar o legado desse ícone da música operística, nosso grande maestro campineiro, estimulando a apreciação da música erudita de toda comunidade de Campinas e região”, afirma Fernando Hehl, regente e coordenador da Banda Sinfônica e também supervisor da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM).

Será uma noite emocionante, repleta de música, celebração, enaltecendo o legado de Antônio Carlos Gomes e destacando o talento dos alunos e alunas da ELM. Carlos Gomes deixou um legado inestimável para a cultura brasileira e internacional, sendo o primeiro compositor do continente americano a ter uma ópera apresentada no tradicional Teatro alla Scala de Milão. Seu talento e dedicação à arte continuam a inspirar gerações, e seu vínculo com Campinas reforça a importância de valorizar e preservar a memória cultural da cidade.

A Banda Sinfônica da Unicamp convida toda a comunidade da Grande Campinas para fazer parte dessa homenagem com eles. A cultura campineira pulsa mais forte quando celebramos juntos nossas raízes e grandes nomes como Carlos Gomes.

A Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica da Unicamp – ELM foi instituída em 2022 com o principal objetivo de promover a prática coletiva para os alunos de instrumentos de sopro e percussão da ELM. Além disso, busca reintegrar essa estrutura musical ao conjunto de grupos permanentes da Unicamp, após um hiato de 13 anos, retomando a tradição da Universidade na formação musical para instrumentos de sopro e percussão.

Os alunos da ELM participam de aulas específicas de seus instrumentos, tanto em práticas individuais quanto em pequenos grupos do mesmo instrumento. Com o intuito de proporcionar a prática em conjunto, abrangendo diferentes naipes de instrumentos, surgiu o projeto da Banda Sinfônica, que inclui flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba e percussão.

A Banda Sinfônica da Unicamp conta com a colaboração de alunos bolsistas graduandos em música pela Unicamp, que auxiliam no projeto organizando a sala, instruindo individualmente cada aluno durante os ensaios e também tocando seus instrumentos junto com o grupo. Dessa forma, os alunos da ELM sempre contam com o suporte de alguém com maior conhecimento musical, que trabalha em parceria com os professores da ELM.

A prática coletiva de repertório estritamente escrito e/ou arranjado para esta formação estimula o desenvolvimento coletivo dos alunos, destacando-se trabalhos específicos de conceitos técnicos como afinação, articulação, equilíbrio, sonoridade, etc. Além do desenvolvimento técnico abrangente, a integração e interação são ferramentas importantes para o progresso global dos integrantes.

Atualmente, é amplamente reconhecido que a música desempenha um papel crucial na humanização da educação e da sociedade. A Banda Sinfônica da Unicamp coloca essas ferramentas como foco principal de seus ensaios e apresentações. Além de proporcionar ao público um repertório de qualidade, expondo todas as características e particularidades dessa sonoridade única, o grupo busca criar um contexto humanizador para seus integrantes, estimulando-os a crescer como sujeitos ativos e transformadores da sociedade como um todo.

Medalha Carlos Gomes

Em 2024 a Banda Sinfônica da Unicamp (ELM/CIDDIC) foi agraciada com a prestigiada Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, a maior honraria cultural concedida pela Prefeitura Municipal de Campinas.

A Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes é entregue anualmente no dia 14 de julho, em comemoração ao aniversário de Campinas. A condecoração é destinada a cidadãos ou entidades que se destacam em atividades artísticas na cidade de Campinas ou que contribuem significativamente para enaltecer a figura e obra do maestro Carlos Gomes, tanto no município quanto fora dele.

Para o coordenador da Escola Livre de Música, Fernando Hehl, o significado dessa honraria é muito importante para a ELM, “sobretudo porque a Escola passou por uma reestruturação recente em seus grupos. A Banda Sinfônica tem menos de dois anos e, em tão pouco tempo, conseguir receber tal reconhecimento é importantíssimo tanto para a Escola, quanto para os instrutores e alunos.

Hehl comenta ainda que “a honraria traz especial importância para a Unicamp, onde se resgata um período de ouro para a Universidade sob a ótica cultural, resgatando a tradição da Universidade com esse tipo de formação, iniciado com a Unibanda na década de 90, uma das mais importantes instituições pedagógicos de ensino de banda sinfônica do Brasil”. “A medalha resgata o prestígio e orgulho para a Universidade”, destaca.

A Banda Sinfônica da Unicamp, corpo artístico vinculado ao CIDDIC/COCEN, foi homenageada por sua contribuição exemplar ao cenário artístico e cultural da cidade. A honraria é reconhecida tanto pelo Governo Municipal de Campinas quanto pelo Governo do Estado de São Paulo.

A entrega da Medalha foi acompanhada de uma apresentação especial da Banda Sinfônica durante sessão plenária da Câmara Municipal de Campinas, no dia 11 de junho, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Fotos: André Segolin – ELM CIDDIC (UNICAMP)

Serviço:

🎶 Concerto da Banda Sinfônica da Escola Livre de Música
📍 Teatro Municipal Castro MendesRua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP. 13035-320

📅 19 de setembro
20h
🎟Entrada gratuita (ingressos disponíveis 1h antes do evento na portaria do Teatro)

Rolar para cima
Ir para o conteúdo