O Coral Unicamp Zíper na Boca

Foto do Coral Unicamp Zíper na Boca na montagem 100% Brasil de 2019

Formado em setembro de 1985 com a proposta de reiniciar as atividades do então extinto Coral Unicamp, o grupo é constituído por alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes das diversas áreas da Unicamp e pessoas da comunidade externa. Vinculado ao Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) desde 1990, participa ativamente de festivais de coros, tendo se apresentado em 11 estados. Foi premiado em 03 edições do Mapa Cultural Paulista e representou o Brasil no XXVI Festival Internacional de Coros de Galvez (AR). Dentre as montagens coral cênicas do grupo destacam-se: Os Saltimbancos (2005), ABBA Forever: The Mamma Mia Songs (2010), Queen Rhapsody (2011), Canta Brasil (2012), Love is all you need: A Tribute to the Beatles (2013), Swingin’with the Saints (2014), Retrospectiva 30 anos (2015), Amanhã há de ser outro dia (2016), Luz, Música, Ação (2017), Luz, Música, Zíper em Ação (2018), 100% Brasil (2019) e as 15 edições anuais do Festival Unicamp de Corais (2005 a 2019). Em 2011, recebeu a Medalha Carlos Gomes da Câmara Municipal de Campinas, pelos relevantes serviços prestados no campo artístico e musical da cidade. Em 2015 realizou o Concerto de Encerramento do 46º Festival de Inverno de Campos do Jordão no Auditório Cláudio Santoro, em parceria com a Orquestra Filarmônica Jovem de Campos do Jordão. De 2016 a 2019, os destaques são as participações nas óperas produzidas pelo CIDDIC, sob direção do Prof. Dr. Ângelo Fernandes: “L’elisir d’amore”, de G. Donizetti (2016), “A Flauta Mágica”, de Mozart (2017), “La Traviata”, de G. Verdi (2018), “O Morcego”, de J. Strauss e as participações nas duas edições do Festival Internacional de Corais de Chapecó/SC (2016 e 2017) e no XIII Festival Nacional de Corais de Colorado/PR (2018).

Ficha Técnica:

Direção Artística e Regência: Vivian Nogueira
Direção Cênica: Allan Kawabata
Preparação Vocal: Heitor Coelho
Instrumentistas: Fernando Cayres Morino (pianista), Osvaldo Baltazar, Vânia Monteiro, Artur Nogueira, Talita Cunha, Cláudia dos Santos, J. Eduardo da Silva, Silvia Gomes (percussionistas), Lucas Eduardo Machado (guitarrista) e participação especial de Clara Rodriguez (sanfoneira)
Figurino/cenografia: Célia Carvalho
Apoio Técnico: Renata Monteiro (adm); André Sukonis/Lucas Eduardo Machado/Weverton Silva/Álefe Porto (bolsistas SAE)