Blog ELM

Big Band ELM se apresenta nesta quarta, 19, no Pátio da Pediatria do HC Unicamp

Nesta quarta, 19 de junho, às 20h, a Big Band se apresentará no Pátio da Pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), pelo projeto HC Extensionando, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

Sob coordenação e regência de Israel de Souza Calixto, professor de trompete da Escola Livre de Música (ELM), o evento levará às crianças e ao público um repertório eclético que marcou época no cenário das Big Bands na segunda metade do século passado. Entre as obras estão o Tema da Pantera Cor de Rosa, a 5ª. Sinfonia de Beethoven, Oye Cómo Va, de Tito Puentes, entre outras.

Compartilhe essa iniciativa! Não fique de fora. Entrada franca!

Serviço | Big Band no projeto HC Extensionando

  • quando: 19 de junho, às 20h
  • onde: R. Vital Brasil, 251 | Cidade Universitária, Campinas – SP
  • entrada franca

Banda Sinfônica da Unicamp recebe Medalha Carlos Gomes em solenidade na Câmara Municipal de Campinas

A Banda Sinfônica da Unicamp – ELM/CIDDIC será agraciada com a prestigiada Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, a maior honraria cultural concedida pela Prefeitura Municipal de Campinas. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 11 de junho, às 20 horas, durante uma sessão plenária da Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

A Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes é entregue anualmente no dia 14 de julho, em comemoração ao aniversário de Campinas. A condecoração é destinada a cidadãos ou entidades que se destacam em atividades artísticas na cidade de Campinas ou que contribuem significativamente para enaltecer a figura e obra do maestro Carlos Gomes, tanto no município quanto fora dele.

Para o coordenador da Escola Livre de Música, Fernando Hehl, o significado dessa honraria é muito importante para a ELM, “sobretudo porque a Escola passou por uma reestruturação recente em seus grupos. A Banda Sinfônica tem menos de dois anos e, em tão pouco tempo, conseguir receber tal reconhecimento é importantíssimo tanto para a Escola, quanto para os instrutores e alunos.

Hehl comenta ainda que “a honraria traz especial importância para a Unicamp, onde se resgata um período de ouro para a Universidade sob a ótica cultural, resgatando a tradição da Universidade com esse tipo de formação, iniciado com a Unibanda na década de 90, uma das mais importantes instituições pedagógicos de ensino de banda sinfônica do Brasil”. “A medalha resgata o prestígio e orgulho para a Universidade”, destaca.

A Banda Sinfônica da Unicamp, corpo artístico vinculado ao CIDDIC/COCEN, será homenageada por sua contribuição exemplar ao cenário artístico e cultural da cidade. A honraria é reconhecida tanto pelo Governo Municipal de Campinas quanto pelo Governo do Estado de São Paulo.

A entrega da Medalha será acompanhada de uma apresentação especial da Banda Sinfônica no dia 11 de junho, às 20h, durante uma sessão plenária da Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Convidamos todos a prestigiar este evento, que será um marco na valorização da cultura e da arte em Campinas.

Confira, a seguir, o programa digital.

Serviço | Banda Sinfônica da ELM recebe Medalha Carlos Gomes

  • Quando: 11 de junho de 2024, às 20h
  • Local: Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara
  • Haverá apresentação especial da Banda Sinfônica durante a solenidade

 

 


Big Band ELM participa da 168ª Edição do Espaço Cultural IPJG, na Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara

Sábado, 1º de junho, a partir das 18h30, a Big Band da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM) se apresenta com entrada gratuita na Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, em Campinas.

Sob regência do coordenador e maestro Israel Calixto, a Big Band realiza participação na 168ª edição do Espaço Cultural IPJG. A entrada é franca. Compartilhe essa iniciativa e não fique de fora!

Confira, a seguir, a versão digital do programa.

Serviço | Big Band ELM na 168ª Edição do Espaço Cultural IPJG

  • quando: 01/06/2024
  • horário: 18h30
  • local: Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara | Rua Barbosa da Cunha, 562, Campinas
  • Entrada franca


Orquestra de Saxofones da ELM realiza apresentação no HC da Unicamp

Nesta quinta, 23 de maio, às 20h, a Orquestra de Saxofones da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM), estará no pátio da pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). A participação acontece pelo projeto HC Extensionando.

Sob coordenação e regência do músico e pesquisador Miguel Clemente, o evento traz um repertório riquíssimo para todo o público, crianças, acompanhantes e funcionários.

A entrada franca! Compartilhe essa iniciativa e não fique de fora!

Clique aqui para baixar a versão digital do programa ou, se preferir, confira a seguir.

Serviço | Orquestra de Saxofones no HC da Unicamp

  • quando: 23/05/2024
  • horário: 20h
  • local: Pátio da Pediatria do HC da Unicamp
  • Entrada franca


Anote na agenda: vem aí a III Semana da Escola Livre de Música!

Anote na agenda: vem aí a III Semana da Escola Livre de Música!

Entre os dias 01 e 04 de julho a ELM realiza a terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, evento gratuito que acontece no Teatro de Arena da Unicamp. As apresentações contam com concertos especiais onde são apresentadas todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 200 alunos atualmente matriculados.

A Semana da Escola Livre de Música acontece do dia 01/07 até 04/07, sempre no Teatro de Arena, na Unicamp. O evento é gratuito e aberto ao público.

Acompanhe nossas redes que divulgamos em breve a programação.


Lista de Aprovados – Escola Livre de Música – 2024

 

A Escola Livre de Música – CIDDIC/Unicamp torna pública a Lista de Aprovados referente ao processo seletivo para ingresso de 2024, segundo Edital de Ingresso – 2024. Os candidatos aprovados irão receber um comunicado via e-mail e Whatsapp para regularizar e efetivar a sua matrícula.

 

Lista de Aprovados – ELM 2024

 

Maiores informações: 19 3521-7673

elmciddic@gmail.com

 


Escola Livre de Música abre inscrições para cursos de música em 2024

A Escola Livre de Música (ELM) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de música para o ano de 2024. São oferecidos cursos em 12 instrumentos, reintroduzindo disciplinas como clarinete, percussão, violino, violão e canto. Além disso, a Escola disponibiliza cinco grupos musicais estáveis, incluindo a Banda Sinfônica da Unicamp, Big Band ELM, Orquestra de Saxofones, Grupo de Trompetes e Coral de Trombones, bem como disciplinas teóricas, como Teoria Musical, História da Música e Rítmica.

O supervisor da ELM, Fernando Hehl, destaca o avanço na grade disciplinar para 2024 colocando que a Escola dará um grande salto em sua grade disciplinar. “Agregamos mais profissionais ao nosso corpo docente, propiciando a oferta de disciplinas que há tempos estavam fora de nosso currículo, como clarinete, percussão, violino e violão. Assim, aumentamos nossa responsabilidade pedagógica de proporcionar uma experiência única no aprendizado da música para todo cidadão da sociedade em geral, comenta o supervisor.”

As inscrições estão abertas de 1º a 23 de fevereiro de 2024, mediante preenchimento do formulário disponível no Edital de ingresso 2024. O cronograma inclui a análise dos vídeos enviados para disciplinas práticas de 26 de fevereiro a 1º de março, a divulgação da lista de aprovados em 4 de março, a matrícula de 4 a 8 de março e o início das aulas em 11 de março.

A ELM convida interessados a aprender, estudar, aperfeiçoar, interagir e praticar música, oferecendo uma ampla variedade de cursos e disciplinas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade.

Serviço

  • Período de inscrições: 1º a 23 de fevereiro de 2024
  • Edital 2024: clique aqui
  • Formulário de inscrição: clique aqui
  • Mais informações pelo (19) 3521 7673 ou elmciddic@gmail.com

Cronograma geral

Inscrições 1º a 23/FEV
Análise dos vídeos enviados (disciplinas práticas) 26/FEV a 1º/MAR
Lista de Aprovados 04/MAR
Matrícula 04 a 08/MAR
Início das aulas 11/MAR

Semana da Escola Livre de Música ocorre entre 04 e 07 de dezembro e conta com diversas participações especiais

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, acontece nova edição da Semana da ELM, evento gratuito organizado pela Escola Livre de Música (ELM) e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC). O encontro promete envolver o público em experiências sonoras únicas, apresentando o resultado das práticas pedagógicas coletivas aplicadas aos quase 150 alunos matriculados na ELM, além de diversas participações especiais.

A Semana da Escola Livre de Música da Unicamp acontece sempre aos finais de semestre com o principal objetivo de apresentar à comunidade o resultado de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela ELM no último período, através das apresentações de todos os grupos estáveis da Escola. Durante o semestre, os alunos desenvolvem a prática coletiva por meio de exercícios específicos e repertórios adequados para cada grupo. Neste contexto, eles aperfeiçoam suas habilidades em seus respectivos instrumentos e também potencializam as interações e integrações sociais no ambiente coletivo, finalidade esta essencial para a evolução do ser humano enquanto agente da sociedade atual.

A Semana da ELM tem início dia 04/12 com a Banda Sinfônica, sob coordenação e regência de Fernando Hehl, com abertura do Grupo de Trompetes 2 da Escola. A recém-formada Banda Sinfônica da Unicamp, composta por 60 músicos de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas, alunos de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp e músicos profissionais, apresentará um repertório diversificado, transitando por peças sinfônicas originais, temas cinematográficos e música brasileira.

Na terça, dia 05/12, a apresentação especial fica por conta do Concerto Carmen, com participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), Coral Unicamp Zíper na Boca e Ópera Estúdio. A regência é da maestrina Cinthia Alireti, a direção do Coro Contemporâneo e do Ópera Estúdio é de Angelo Fernandes e a direção do Coral Zíper na Boca é de Vivian Nogueira. O concerto tem a direção cênica de Felipe Venâncio. Quase 100 artistas, dentre eles professores da ELM, apresentam, em formato de concerto, excertos de uma das mais aclamadas óperas de todos os tempos: Carmen de Bizet.

Já na quarta-feira, 06/12, sob regência e coordenação do professor Israel Calixto, a Big Band ELM se apresenta com abertura especial do Grupo de Trompetes 1 da ELM. Por fim, dia 07/12, quinta, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a semana. A coordenação e regência fica a cargo de Miguel Clemente. No repertório, música clássica, brasileira e popular.

A Semana da ELM acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp. A entrada é gratuita.

Serviço | Semana da ELM

  • Quando: de 4 a 7 de dezembro, sempre às 19h
  • Local: Teatro de Arena, na Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária
  • Evento gratuito.

Confira, a seguir, o programa digital.