Blog ELM

Escola Livre de Música lança edital com vagas remanescentes para 2024

A Escola Livre de Música (ELM) torna público o edital para vagas remanescentes para o ano de 2024. As inscrições vão de 15 a 26 de julho.

É indispensável a leitura do edital para esclarecimento de quaisquer dúvidas e acesso a todas as informações. Todas as informações e documentos estão disponíveis neste link.

Há vagas para diversas disciplinas. É indispensável a leitura do edital para esclarecimento de quaisquer dúvidas e acesso a todas as informações. No edital estão disponíveis o link e o QRCode para acessar o formulário de inscrição. Para cada disciplina é necessário o preenchimento de um novo formulário de inscrição.


Orquestra de Saxofones encerra 3ª edição da Semana da Escola Livre de Música

Hoje, quinta-feira, dia 04 de julho, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, com apresentação no Teatro de Arena, na Unicamp.

Sob regência de seu coordenador, Miguel Clemente, o concerto apresenta os estudos dos alunos integrantes ao longo dos últimos meses. Participem e prestigiem!

Confira, a seguir, o programa digital:

Sobre a Orquestra de Saxofones

A Orquestra de Saxofones da ELM é composta de alunos/as de saxofone da Escola Livre de Música. Tal formação camerística faz parte dos grupos estáveis que realizam concertos no campus, apresentando à comunidade o resultado de seus trabalhos. O repertório é variado, composto de peças heterogêneas desde o caráter renascentista, barroco, passando até pela música popular brasileira. Em suma, os arranjos são adaptados para tal formação (competências, habilidades, sonoridade do grupo) fomentando uma proposta pedagógica integrativa, colaborativa e humanista.

O material didático utilizado pela orquestra é próprio e foi criado pelo Prof. Dr. Manuel Falleiros, coordenador do grupo que antecedeu o atual, Prof. Ms. Miguel Clemente. Atualmente o grupo conta com a participação de 14 componentes, de competências heterogêneas. O grupo utiliza normalmente o instrumental assíduo dentro do quarteto clássico de saxofones onde participam saxofone soprano, alto, tenor e barítono. O grupo, de forma regular, interpreta peças em três vozes de saxofone alto, duas vozes de saxofone tenor e uma de saxofone barítono.

Desde 2018 o presente grupo faz parte de uma pesquisa de doutorado embasada no fomento da expertise musical com base no uso de atividades criativas, tese desenvolvida pelo instrutor do grupo Miguel Clemente.

Sobre Miguel Clemente

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP, Miguel Clemente é pesquisador doutorando, improvisador, performance, professor, saxofonista e psicopedagogo. Desenvolve pesquisa em Improvisação, Criatividade Musical, Performance sob a orientação do Prof. Dr. José Fornari e o Prof. Dr. Manuel Falleiros.

Mestre em Música- Unicamp (2018), Graduado em Magisterio Educación Musical -Universidad de Jaén (Espanha, 2011) e Psicopedagogía – Universidad de Jaén e Universidade de Lisboa (2014). Estudou saxofone no Conservatório Profissional de Jaén e realizou cursos com renomados professores como Arno Bornkamp, Nobuya Sugawa, Claude Delangle, Juan Casas, Marcos López. Desde 2017 é professor responsável pela aula de saxofone da Escola Livre de Música da Unicamp (CIDDIC).

Atuou como saxofone solista na Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas e saxofone barítono na Orquestra Rock (tem compartilhado palco com artistas como Dinho Ouro Preto, Paralamas, Jota Quest, Melim, Skank, Frejat, dentre outros.


Big Band se apresenta hoje no Teatro de Arena pela 3ª Semana da ELM

Sob coordenação de Israel Calixto, nesta quarta, 03, a Big Band ELM se apresenta no Teatro de Arena, na Unicamp, a partir das 19h. O concerto integra a programação da terceira edição da Semana da Escola Livre de Música, tradicional evento de performance pedagógica onde são apresentados os trabalhos dos alunos de diferentes grupos.

A 3ª Semana da ELM acontece até o dia 04/07 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.

Confira, a seguir, o programa digital:

Sobre a Big Band ELM

Funcionando como um dos cursos oferecidos pela ELM, a Big Band oferece a oportunidade de um ambiente de prática musical orientada. O curso é oferecido abertamente para docentes, servidores, alunos e para a comunidade externa de Campinas e região. O objetivo do curso é de reunir instrumentistas de diversos níveis, idades e diferentes instrumentos para fazer música explorando suas potencialidades em uma prática inclusiva.

O curso representa uma importante referência para outros grupos mais tradicionais da região, pois a prática orientada leva em conta o cuidado e a preocupação com o desenvolvimento musical do aluno ao invés de ser apenas um simples grupo de repertório no qual o participantes se sente estagnado no processo de aprendizagem.

O curso é ministrado pelo professor Israel Calixto. Formado em Pedagogia pela Unasp, iniciou seus estudos em trompete com José Calixto e em música na Banda da Guarda Mirim de Campinas com José Macário. Estudou trompete com Clóvis Beltrami (Unibanda), Manuel Ernesto.

Sobre Israel Calixto

Israel de Souza Calixto é formado em Pedagogia pela Unasp, com as habilitações para professor de série iniciais e fundamental I, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Possui pós-graduação pela Universidade Estadual de Campinas.

Cofundador do Projeto ELM Unibanda (1991). Músico e técnico em midialogia, atua no apoio aos alunos do mestrado e doutorado nos laboratório e projetos de Música do Instituto de Artes (IA). Orientador de bolsistas (SAE) dos cursos de graduação, licenciatura em música, bacharelado em música, humanas e dança (supervisão e orientação pedagógica). Músico em atividades na Unicamp, freelancer em gravações musicais e eventos no Brasil.

Professor de trompete e prática de Grupo na Escola Livre de Música (ELM). Iniciou no trompete com José Calixto (pai), e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas, com o Tenente José Sobrinho Macário. Estudou com Clóvis Beltrami e Manuel Ernesto (Unibanda/Unicamp).

Participou de masterclass com Daniel Havens (USA), Nailson Simões (UniRio), Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módolo. Cursou Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo.


Segundo dia da Semana da Escola Livre de Música traz os grupos de câmara da ELM


Nesta terça acontece o segundo dia da Semana da Escola Livre de Música. A noite de hoje fica por conta dos grupos de câmara da ELM: classe de percussão, classe de violino e grupos de trompetes I e II.

Na primeira apresentação, sob coordenação de Fernanda Vieira, os alunos da classe de percussão mostrarão um pouco do que aprenderam por meio de um repertório de música brasileira. O segundo grupo a se apresentar, sob coordenação de Eduardo Semencio, os alunos da classe de violinos irão apresentar o que foi estudado nos últimos 4 meses apenas. A maioria não teve contato prévio com o instrumento. Por fim, os grupos de trompete I e II se apresentam, sob coordenação e regência de Israel Calixto.

A 3ª Semana da ELM acontece até o dia 04/07 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.

Confira, a seguir, o programa digital do evento.

Sobre a classe de percussão

O curso oferece conteúdo prático e técnico de nível iniciante, através da prática dos instrumentos de percussão sinfônica, como caixa-clara, tímpanos e teclados de percussão. Nesta apresentação os alunos mostrarão um pouco do que aprenderam através de um repertório de música brasileira.

Sobre Fernanda Vieira

Fernanda Vieira é percussionista da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Coordenadora do Projeto Música em Movimento e professora da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM).

Vieira iniciou seus estudos de percussão na Banda Filarmônica Cardeal Leme em 1994, onde agora retorna como professora e Coordenadora Pedagógica. Graduou-se em Música Erudita pela Unicamp, onde estudou com Fernando Hashimoto.

Também foi aluna de Elizabeth Del Grande (OSESP) e concluiu mestrado pela Unicamp em 2012. Se apresentou como solista à frente de orquestras do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e com grupos de câmera em festivais nacionais e internacionais (EUA e Europa).

Sobre a classe de violinos

A classe coletiva dos violinos fará sua primeira nesta terça-feira. A maioria dos alunos teve seu primeiro contato com o instrumento em março deste ano. O trabalho que será apresentado mostra o que foi trabalhado nesses 4 meses. Além de postura, os alunos iniciaram com leitura de partitura, vivenciaram práticas que incentivam o trabalho em grupo e conheceram vários detalhes de como é o dia a dia de um músico em orquestra.

Sobre Eduardo Semencio

Mestre em Violino Performance pela University of Western Ontario (CANADÁ), Eduardo Semencio atualmente é violinista na Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) desde 2012, Spalla da Orquestra Rock de Campinas (desde 2015), atua como Professor de Violino Credenciado na graduação da Unicamp, além de ser professor da Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp.

Semencio é colaborador Financeiro/Administrativo do Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Integrou a Orquestra Amazonas Filarmônica (2007-2011) e a Orquestra de Câmara do Amazonas. Foi chefe de naipe da Orquestra Barroca do Amazonas e chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de São José de Campos.

Participou também da Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB-RJ, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra do Estado de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra Sinfônica de Rio Claro entre outras. Atuou em concertos e recitas de óperas com orquestras no Canadá, Alemanha, Uruguay, além de participar de duas edições do Villa-Lobos International Chamber Music Festival (EUA).

Sobre os grupos de trompetes

O curso de trompete tem o objetivo oferecer ao aluno um conteúdo pratico e técnico com o instrumento através da prática diária do instrumento e leitura do conteúdo aplicado em aula. Estas técnicas são adquiridas pelo aluno através de estudos orientados pelo professor com o uso de métodos adequados para o ensino de acordo com o desempenho de cada aluno.

Os estudos são feitos a partir de métodos de ensino e seguem um planejamento que visa dar ao aluno uma base sólida de conceitos sobre o instrumento, ao mesmo tempo fornecer um aprendizado criativo e com qualidade. O resultado esperado do estudo do curso de trompete é o de formar alunos o mais preparado possível para a execução musical em seus diversos estilos, preparando para atividades afins no meio musical. Curso ministrado pelo professor Israel Calixto.

Sobre Israel Calixto

Israel de Souza Calixto é formado em Pedagogia pela Unasp, com as habilitações para professor de série iniciais e fundamental I, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Possui pós-graduação pela Universidade Estadual de Campinas.

Cofundador do Projeto ELM Unibanda (1991). Músico e técnico em midialogia, atua no apoio aos alunos do mestrado e doutorado nos laboratório e projetos de Música do Instituto de Artes (IA). Orientador de bolsistas (SAE) dos cursos de graduação, licenciatura em música, bacharelado em música, humanas e dança (supervisão e orientação pedagógica). Músico em atividades na Unicamp, freelancer em gravações musicais e eventos no Brasil.

Professor de trompete e prática de Grupo na Escola Livre de Música (ELM). Iniciou no trompete com José Calixto (pai), e música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas, com o Tenente José Sobrinho Macário. Estudou com Clóvis Beltrami e Manuel Ernesto (Unibanda/Unicamp).

Participou de masterclass com Daniel Havens (USA), Nailson Simões (UniRio), Edgar dos Santos, Fred Mills (Canadá), Steven Trinkle (USA), Malte Burba (Alemanha), Glauber Santiago (UFSCar), Charles Schulueter (USA), Aylton Escobar e Parcival Módolo. Cursou Extensão para Regente de Bandas no projeto Pró-Banda do Governo do Estado de São Paulo.


Com solo do trombonista Felipe Brito, Banda Sinfônica da Unicamp abre 3ª Semana da ELM

Hoje, 01/07, começa mais uma edição da Semana da Escola Livre de Música. Em sua terceira etapa, o evento conta com a abertura da Banda Sinfônica da Unicamp, sob regência do coordenador da ELM, Fernando Hehl.

Destaque para a participação especial do trombonista Felipe Brito, professor assistente de trombone da Southeast Missouri State University, Estados Unidos. A performance de Brito fica por conta da obra T-bone, Concerto para Trombone e Banda, de Johan De Meij.

A 3ª Semana da ELM acontece de 01 a 04/04 no Teatro de Arena, sempre às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos.

Sobre Felipe Brito

Movido por uma profunda crença na conexão genuína feita através da música, Felipe Brito compartilha essa poderosa interação com públicos e estudantes de todas as idades e origens. É professor Assistente de Trombone e Diretor de Jazz na Southeast Missouri State University. Também é Diretor de Desenvolvimento do Amistad Caribbean Arts Camp em Cleveland, Ohio. Trabalha regularmente como músico orquestral, de jazz, comercial, de estúdio e solo em Cape Girardeau, St. Louis, Memphis, Nashville, Chicago, Austin e São Paulo (Brasil). Felipe se apresenta regularmente com a Paducah Symphony e a Memphis Jazz Orchestra.

Como músico orquestral, Brito trabalhou como trombonista principal da Orquestra do Teatro de Ópera de Cleveland, Sinfônica de San Marcos e trombone substituto da Orquestra Sinfônica de Canton e Filarmônica de Erie. Ele está na sublista da Austin Symphony, Brazos Valley Symphony Orchestra, Cleveland Pops Orchestra, Firelands Symphony, Mansfield Symphony, Youngstown Symphony e Akron Symphony.

Felipe Brito colaborou com diversos artistas e bandas nacionais e internacionais, incluindo Branford Marsalis, Robin Eubanks, Raul de Souza, Joe Lovano, Andre Hayward, Jorge Santana, Bobby Sanabria, Nils Landgren, Eddie Montalvo, Bob DeBoo, Tito Rojas, Jiggs Whigham, Anthony McGill, Jackie Warren, Steven Mead, Jeff Hellmer, John Mills, Phil DeGreg, Michael Davis, Paul Deemer, Ernie Krivda, Kenny Davis, Jamey Haddad, Gabriel Santiago, Adriano Santos, Vinícius Dorin, Raphael Ferreira, Fabio Augustinis, João Lenhari, Daniel D’Alcântara, Rubinho Antunes, Rafael Piccolotto de Lima, Altair Martins, Paulo Braga, Zé da Velha, Silvério Pontes, Vittor Santos, Cleveland Jazz Heritage Orchestra, Uli Costa, Ieda Cruz, Quarteto de Cordas Vocais e Sandália de Prata.

Como educador, trabalhou no Temple College, Texas A&M University-Central Texas, IDEA Montopolis College Prep, Austin Soundwaves, The Roberto Ocasio Latin Jazz Camp, Open Tone Music, Anglo Itu, ASSATEMEC e Projeto Guri. Possui graduação com bolsa integral da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Indiana University, Cleveland Institute of Music e The University of Texas em Austin.

Confira, a seguir, o programa digital do evento.


ELM realiza a terceira 3ª edição da Semana da Escola Livre de Música na Unicamp


Big Band ELM se apresenta nesta quarta, 19, no Pátio da Pediatria do HC Unicamp

Nesta quarta, 19 de junho, às 20h, a Big Band se apresentará no Pátio da Pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), pelo projeto HC Extensionando, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

Sob coordenação e regência de Israel de Souza Calixto, professor de trompete da Escola Livre de Música (ELM), o evento levará às crianças e ao público um repertório eclético que marcou época no cenário das Big Bands na segunda metade do século passado. Entre as obras estão o Tema da Pantera Cor de Rosa, a 5ª. Sinfonia de Beethoven, Oye Cómo Va, de Tito Puentes, entre outras.

Compartilhe essa iniciativa! Não fique de fora. Entrada franca!

Serviço | Big Band no projeto HC Extensionando

  • quando: 19 de junho, às 20h
  • onde: R. Vital Brasil, 251 | Cidade Universitária, Campinas – SP
  • entrada franca

Banda Sinfônica da Unicamp recebe Medalha Carlos Gomes em solenidade na Câmara Municipal de Campinas

A Banda Sinfônica da Unicamp – ELM/CIDDIC será agraciada com a prestigiada Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, a maior honraria cultural concedida pela Prefeitura Municipal de Campinas. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 11 de junho, às 20 horas, durante uma sessão plenária da Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

A Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes é entregue anualmente no dia 14 de julho, em comemoração ao aniversário de Campinas. A condecoração é destinada a cidadãos ou entidades que se destacam em atividades artísticas na cidade de Campinas ou que contribuem significativamente para enaltecer a figura e obra do maestro Carlos Gomes, tanto no município quanto fora dele.

Para o coordenador da Escola Livre de Música, Fernando Hehl, o significado dessa honraria é muito importante para a ELM, “sobretudo porque a Escola passou por uma reestruturação recente em seus grupos. A Banda Sinfônica tem menos de dois anos e, em tão pouco tempo, conseguir receber tal reconhecimento é importantíssimo tanto para a Escola, quanto para os instrutores e alunos.

Hehl comenta ainda que “a honraria traz especial importância para a Unicamp, onde se resgata um período de ouro para a Universidade sob a ótica cultural, resgatando a tradição da Universidade com esse tipo de formação, iniciado com a Unibanda na década de 90, uma das mais importantes instituições pedagógicos de ensino de banda sinfônica do Brasil”. “A medalha resgata o prestígio e orgulho para a Universidade”, destaca.

A Banda Sinfônica da Unicamp, corpo artístico vinculado ao CIDDIC/COCEN, será homenageada por sua contribuição exemplar ao cenário artístico e cultural da cidade. A honraria é reconhecida tanto pelo Governo Municipal de Campinas quanto pelo Governo do Estado de São Paulo.

A entrega da Medalha será acompanhada de uma apresentação especial da Banda Sinfônica no dia 11 de junho, às 20h, durante uma sessão plenária da Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Convidamos todos a prestigiar este evento, que será um marco na valorização da cultura e da arte em Campinas.

Confira, a seguir, o programa digital.

Serviço | Banda Sinfônica da ELM recebe Medalha Carlos Gomes

  • Quando: 11 de junho de 2024, às 20h
  • Local: Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara
  • Haverá apresentação especial da Banda Sinfônica durante a solenidade

 

 


Big Band ELM participa da 168ª Edição do Espaço Cultural IPJG, na Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara

Sábado, 1º de junho, a partir das 18h30, a Big Band da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM) se apresenta com entrada gratuita na Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, em Campinas.

Sob regência do coordenador e maestro Israel Calixto, a Big Band realiza participação na 168ª edição do Espaço Cultural IPJG. A entrada é franca. Compartilhe essa iniciativa e não fique de fora!

Confira, a seguir, a versão digital do programa.

Serviço | Big Band ELM na 168ª Edição do Espaço Cultural IPJG

  • quando: 01/06/2024
  • horário: 18h30
  • local: Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara | Rua Barbosa da Cunha, 562, Campinas
  • Entrada franca


Orquestra de Saxofones da ELM realiza apresentação no HC da Unicamp

Nesta quinta, 23 de maio, às 20h, a Orquestra de Saxofones da Escola Livre de Música da Unicamp (ELM), estará no pátio da pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). A participação acontece pelo projeto HC Extensionando.

Sob coordenação e regência do músico e pesquisador Miguel Clemente, o evento traz um repertório riquíssimo para todo o público, crianças, acompanhantes e funcionários.

A entrada franca! Compartilhe essa iniciativa e não fique de fora!

Clique aqui para baixar a versão digital do programa ou, se preferir, confira a seguir.

Serviço | Orquestra de Saxofones no HC da Unicamp

  • quando: 23/05/2024
  • horário: 20h
  • local: Pátio da Pediatria do HC da Unicamp
  • Entrada franca