Blog Coral Zíper na boca

Coral Zíper na Boca abre projeto “Arte e Integração” no Instituto de Química, terça, dia 18


Na próxima terça, dia 18, às 15h, o Coral Unicamp Zíper na Boca se apresenta no hall do Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A apresentação abre o projeto Arte e Integração e logo na abertura traz homenagem ao Dia do Químico.

A performance, sob regência de Vivian Nogueira, acontece no hall do bloco D do Instituto. A realização é do IQ, com apoio do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais).

Confira, a seguir, o repertório da apresentação.

O Pato
Paulo Soledade/Toquinho/Vinícius
arr: Weverton Silva

Aquarela
Toquinho
arr: Fernando Morino

Carinhoso
Pixinguinha
Arr.: Damiano Cozzella

Sambas da Vila
Martinho da Vila
Arr. Eduardo Carvalho

Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa-
arr: Esmeralda Ruzanowsky

Torresmo à Milanesa
Adoniran Barbosa/Carlinhos Vergueiro
arr: Fernando Morino

Samba do Arnesto
Adoniran Barbosa
arr: Weverton Silva


Zíper na Boca realiza apresentação comemorativa ao Dia da Enfermagem no Cotuca, dia 20

Na próxima segunda-feira, 20 de maio, o Coral Unicamp Zíper na Boca participa do evento “Enfermagem: a Arte do Cuidar”, programação comemorativa ao Dia da Enfermagem promovida pelo Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA).

A apresentação do Zíper na Boca ocorre às 13h30, no Salão Nobre do Cotuca.

Serviço

  • Coral Unicamp Zíper na Boca | Enfermagem: a Arte do Cuidar
  • Quando: 20/05/2024 às 13h30
  • Local: Salão Nobre do Cotuca
  • Gratuito

Semana da Escola Livre de Música ocorre entre 04 e 07 de dezembro e conta com diversas participações especiais

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, acontece nova edição da Semana da ELM, evento gratuito organizado pela Escola Livre de Música (ELM) e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC). O encontro promete envolver o público em experiências sonoras únicas, apresentando o resultado das práticas pedagógicas coletivas aplicadas aos quase 150 alunos matriculados na ELM, além de diversas participações especiais.

A Semana da Escola Livre de Música da Unicamp acontece sempre aos finais de semestre com o principal objetivo de apresentar à comunidade o resultado de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela ELM no último período, através das apresentações de todos os grupos estáveis da Escola. Durante o semestre, os alunos desenvolvem a prática coletiva por meio de exercícios específicos e repertórios adequados para cada grupo. Neste contexto, eles aperfeiçoam suas habilidades em seus respectivos instrumentos e também potencializam as interações e integrações sociais no ambiente coletivo, finalidade esta essencial para a evolução do ser humano enquanto agente da sociedade atual.

A Semana da ELM tem início dia 04/12 com a Banda Sinfônica, sob coordenação e regência de Fernando Hehl, com abertura do Grupo de Trompetes 2 da Escola. A recém-formada Banda Sinfônica da Unicamp, composta por 60 músicos de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas, alunos de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp e músicos profissionais, apresentará um repertório diversificado, transitando por peças sinfônicas originais, temas cinematográficos e música brasileira.

Na terça, dia 05/12, a apresentação especial fica por conta do Concerto Carmen, com participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), do Coro Contemporâneo de Campinas (CCC), Coral Unicamp Zíper na Boca e Ópera Estúdio. A regência é da maestrina Cinthia Alireti, a direção do Coro Contemporâneo e do Ópera Estúdio é de Angelo Fernandes e a direção do Coral Zíper na Boca é de Vivian Nogueira. O concerto tem a direção cênica de Felipe Venâncio. Quase 100 artistas, dentre eles professores da ELM, apresentam, em formato de concerto, excertos de uma das mais aclamadas óperas de todos os tempos: Carmen de Bizet.

Já na quarta-feira, 06/12, sob regência e coordenação do professor Israel Calixto, a Big Band ELM se apresenta com abertura especial do Grupo de Trompetes 1 da ELM. Por fim, dia 07/12, quinta, a Orquestra de Saxofones da ELM encerra a semana. A coordenação e regência fica a cargo de Miguel Clemente. No repertório, música clássica, brasileira e popular.

A Semana da ELM acontece entre os dias 4 e 7 de dezembro, sempre às 19h, no Teatro de Arena, na Unicamp. A entrada é gratuita.

Serviço | Semana da ELM

  • Quando: de 4 a 7 de dezembro, sempre às 19h
  • Local: Teatro de Arena, na Unicamp | R. Elis Regina – Cidade Universitária
  • Evento gratuito.

Confira, a seguir, o programa digital.


Coral Unicamp Zíper na Boca leva “Uma Aquarela no Samba” à Argentina; encontro binacional acontece em novembro

No próximo dia 17 de novembro, às 20 horas, será realizado o “Encontro Binacional de Coros Universitários”, promovido pelo Coral Unicamp Zíper na Boca, do Brasil, e pelo Coral da Universidade Nacional do Rio Negro (UNRN), da Argentina. O evento tem como objetivo principal fomentar o intercâmbio cultural entre os dois coros, fortalecendo os laços entre as organizações universitárias. O encontro é organizado pela Secretaria da UNRN.

Durante a pandemia, o Coral buscou novas formas de interação virtual, participando de mais de 30 festivais online. Foi nesse contexto que estabeleceram o primeiro contato com o Coral da Universidad Nacional de Río Negro (UNRN), da Argentina. O maestro Aníbal Garcia, regente do coral argentino, convidou o Coral Unicamp Zíper na Boca para um intercâmbio entre os coros, que culminou neste Encontro Binacional.

A regente do Coral Unicamp Zíper na Boca, Vivian Nogueira, comenta sobre a iniciativa: “O período de pandemia gerou muitos obstáculos à atividade coral, mas possibilitou uma grande interação virtual entre os coros, por meio da realização de festivais internacionais. Em 2023, ao retomarmos a proposta de parceria, constatamos que a Universidad Nacional de Río Negro e a Universidade Estadual de Campinas já possuíam um amplo convênio, o que facilitou a concretização do intercâmbio dos coros”, destaca a regente.

O evento conta com o apoio da Subsecretaria de Cultura do Município de Viedma, cidade onde o Coral Unicamp Zíper na Boca permanecerá durante o período de 15 a 19 de novembro, realizando diversas atividades com os grupos corais locais.

A apresentação conjunta promete ser um espetáculo único, enriquecido pela diversidade cultural e musical de ambas as instituições. A entrada é gratuita e acontece no Centro Cultural Municipal de Viedma.


Coral Unicamp Zíper na Boca realiza apresentação no Domingo no Lago com “Uma Aquarela no Samba”

No próximo domingo, 12, a partir das 11h15, o Coral Unicamp Zíper na Boca participa de nova edição do “Domingo no Lago” com a apresentação “Uma Aquarela no Samba”. O evento gratuito acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp.

“Uma Aquarela no Samba” convida a plateia para uma imersão nostálgica na infância, entrelaçando memórias leves e cores vibrantes em um repertório envolvente. O espetáculo reúne canções marcantes da parceria Toquinho/Vinícius e sambas eternos de Adoniran Barbosa. Sob a batuta de Vivian Nogueira, o Coral Unicamp Zíper na Boca oferece uma interpretação singular dessas músicas. Com arranjos especialmente adaptados para o grupo, a performance une teatro e música de forma cativante.

Nas palavras de Nogueira, essa fusão resulta em uma experiência inédita. “Tal como dizia Adoniran Barbosa, ‘dá licença de contar’ sobre essa experiência singular de reunir em um único espetáculo dois universos sonoros tão distintos e igualmente encantadores: as canções poéticas e lúdicas de Toquinho e Vinicius e o autêntico samba paulista de Adoniran”, comenta a regente.

Serviço | Domingo no Lago – Uma Aquarela no Samba

  • Coral Unicamp Zíper na Boca
  • Quando: 12 de novembro de 2023, às 11h15
  • Local: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Campinas – SP
  • Evento gratuito


Zíper na Boca realiza abertura do X Encontro de SICs das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil

X Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil

Nesta quarta, dia 8 de novembro, às 13h15, o Coral Unicamp Zíper na Boca realiza a abertura do “X Encontro de Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil”, evento que acontece no Auditório da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp.

O encontro  ocorre, de forma gratuita, entre os dias 8 e 10 de novembro. A inscrição pode ser realizada por meio da página do evento. O Auditório da Educorp fica na Rua Saturnino de Brito, nº 323, Cidade Universitária.

Sobre o evento

O X Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil é um evento anual, realizado desde 2014, cujo tema central é a transparência pública, portanto, voltado aos profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com a Lei de Acesso à Informação (LAI), abrangendo distintas categorias: gestores de SICs, autoridades de monitoramento, ouvidores, auditores, arquivistas, entre outros.

São debatidos temas relevantes e de grande importância para as instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil, especialmente no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e agora também com os desafios advindos do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Importa destacar que este é um evento muito especial, pois serão comemorados 10 (dez) anos de realização ininterruptos! Além disso, neste ano de 2023, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da UNICAMP completará 10 (dez) anos de instalação e de funcionamento, e a Universidade foi a primeira instituição a sediar o evento! Também é importante destacar que a LAI completou recentemente 10 (dez) anos de vigência!

Serviço | Abertura do “X Encontro de Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil”

  • Coral Unicamp Zíper na Boca
  • Quando: 8 de novembro de 2023, às 13h15
  • Local: Auditório da Educorp | Rua Saturnino de Brito, nº 323, Cidade Universitária, Campinas, SP
  • Inscrições: por meio deste link


XVIII Festival Unicamp de Corais encanta a cena musical de Limeira

No coração de Limeira, no Teatro Vitória, o palco está pronto para receber o XVIII Festival Unicamp de Corais no dia 28 de outubro, às 20 horas, em um evento que promete uma experiência musical única.

Organizado pela regente Vivian Nogueira, da Unicamp, o Festival reúne cinco corais da região, cada um com seu repertório eclético e diversificado. Os Corais Unicamp Zíper na Boca, Cia. Canto Vivo, Madrigal In Casa, Grupo Coro e Osso e Grupo Vocal “Trato no Tom” oferecerão ao público um espetáculo envolvente.

A importância do evento para a cena musical de Limeira não pode ser subestimada. “Graças ao importante apoio da Secretaria Municipal de Limeira, o Festival Unicamp de Corais é realizado pela 2ª vez consecutiva no Teatro Vitória e traz gratuitamente ao público uma mostra coral de qualidade, compreendendo estilos musicais e propostas artísticas diferentes, algumas, inclusive, unindo polifonia e atuação cênica”, comenta a regente.

A música ganha uma nova dimensão quando várias vozes se unem em harmonia. Aqui, as vozes se unirão para interpretar um repertório que abrange uma variedade de compositores e gêneros, incluindo Adoniran Barbosa, Lamartine Babo, Elomar, Milton Nascimento, Emicida, Caetano Veloso, Lulu Santos, entre outros.

O XVIII Festival Unicamp de Corais promete uma noite mágica de música e harmonia. A entrada é gratuita.

Serviço | XVIII Festival Unicamp de Corais

  • Data: 28 de outubro (sábado), às 20h
  • Local: Teatro Vitória | Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira
  • Entrada: gratuita.


“Uma Aquarela no Samba”: Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta espetáculo musical no Teatro Castro Mendes

O Coral Unicamp Zíper na Boca está pronto para encantar o público com seu mais recente espetáculo coral cênico, “Uma Aquarela no Samba”. A apresentação que acontece dia 29 de outubro, domingo, às 19h, será realizada no prestigioso Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas.

“Uma Aquarela no Samba” transportará os espectadores para uma viagem nostálgica à infância, onde cores vivas e memórias leves se entrelaçam por meio de um repertório vibrante. O espetáculo reúne canções icônicas da parceria Toquinho/Vinícius e sambas atemporais de Adoniran Barbosa, verdadeiras joias musicais que abordam de maneira bem-humorada e descontraída temas como desigualdade social e a efervescente vida boêmia da São Paulo dos anos 1950 e 60.

Sob a regência de Vivian Nogueira, o Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta uma interpretação única dessas músicas, com arranjos musicais especialmente elaborados para o grupo, combinando música e teatro de forma envolvente.

Segundo Nogueira, a combinação resulta em uma experiência inédita. “Como diria Adoniran Barbosa, ‘dá licença de contar’ sobre esta experiência inédita de reunir num único espetáculo dois universos sonoros tão diferentes e igualmente encantadores como as poéticas e lúdicas canções de Toquinho e Vinicius e o genuíno samba paulista de Adoniran”, comenta a regente.

A regente e diretora do espetáculo ressalta, ainda, que todo o processo de montagem de “Uma Aquarela no Samba” recebeu “importante apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proac/Unicamp) e da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas”, destaca.

Os ingressos estão disponíveis por 10 reais (entrada inteira) e 5 reais (meia entrada) através do portal do Teatro. Esta é uma oportunidade imperdível para os amantes da música brasileira e todos os que desejam reviver a atmosfera única dos anos dourados.

Serviço | “Uma Aquarela no Samba”

  • Quando: 29 de outubro, às 19h
  • Local: Teatro Municipal Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62, Campinas
  • Ingressos: 10 reais (entrada inteira) e 5 reais (meia entrada)
  • Link de compra: https://bit.ly/ziper-aquarela