Simpósio Internacional
Forma Musical: Teoria, Análise e Performance
ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
29 A 31 DE OUTUBRO DE 2025
Nas últimas décadas, observa-se um renovado interesse da comunidade acadêmico-musical pela análise da forma musical. Trabalhos fundamentais como os de William Caplin (1998) e de Hepokoski & Darcy (2006) desempenharam papel central nesse processo, ao sistematizar aspectos formais, funções estruturais e normatividades estilísticas do classicismo vienense. Por outro lado, trabalhos como os de Janet Schmalfeldt (2010) e Steven Vande Moortele (2017) ampliaram as discussões levantadas, incluindo em suas análises obras do início do século XIX. Diante dos significativos desdobramentos que temos acompanhado desde então, o Simpósio Internacional “Forma Musical: Teoria, Análise e Performance” propõe-se a consolidar como um espaço de diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas abordagens da forma musical, incentivando a comunidade a expandir o escopo da investigação para outros períodos históricos, repertórios, contextos geográficos e estéticos. Será contemplado no evento perspectivas da análise, da performance, da epistemologia e da criação. A programação contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mesas-redondas, recitais e sessões de comunicações (prioritariamente presenciais).
CHAMADA DE TRABALHOS
Convidamos pesquisadores a submeter propostas de comunicação (duração de 15 minutos) até o dia 8 de setembro de 2025, vinculadas a um dos seguintes eixos temáticos ou temas correlatos:
- 1. Análise formal do repertório clássico e seus desdobramentos
- 2. Forma musical no repertório romântico, moderno e/ou contemporâneo
- 3. Abordagens sobre forma musical em tratados históricos
- 4. Forma musical na música brasileira
- 5. Forma musical na música popular
- 6. A forma musical no ensino de música no Brasil
- 7. Diálogos entre análise formal e performance musical
- 8. Fundamentos teóricos da New Formenlehre: discussões epistemológicas
CRONOGRAMA
Prazo para submissão de resumos: | 08/09/2025 |
Notificação de aceite: | 29/09/2025 |
Entrega da versão final dos resumos (para compor caderno de resumos) | 15/10/2025 |
Período de inscrições: | 18/08/2025 a 28/10/2025 |
Realização do evento: | 29 a 31/10/2025 |
Entrega dos artigos completos (para publicação nos anais): | 17/11/2025 |
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO
A proposta deverá conter:
Título do trabalho em português:
Nome(s) do(s) autor(es) e filiação institucional:
E-mail do(s) autor(es)
Texto do resumo em português: 500 a 1000 palavras (excluindo Título, Palavras-chave e Referências Bibliográficas)
Palavras-chave: de 4 a 6, separadas por ponto e vírgula.
Referências bibliográficas: conforme normas da ABNT (NBR 6023/2018).
Arquivo Complementar: Caso necessário, incluir arquivo PDF de até 4 páginas com anexos, exemplos musicais, tabelas ou gráficos seguidos de legenda explicativa.
As propostas devem ser submetidas via formulário disponível em:
https://forms.gle/S2xwW82ggNbnEzuEA
INSCRIÇÕES
As inscrições para ouvintes e participantes que apresentarão trabalhos estarão abertas a partir de 18 de agosto de 2025.
Para se inscrever como ouvinte, preencher apenas e-mail e nome completo no seguinte formulário:
https://forms.gle/S2xwW82ggNbnEzuEA
Os autores que tiverem trabalhos negados serão inscritos automaticamente como ouvintes.
CONTATO
E-mail: simposioformamusical@gmail.com
COMISSÃO CIENTÍFICA
Adriana Lopes da Cunha Moreira (ECA/USP)
Ciro Visconti (UNICAMP)
Helen Gallo (UNESP)
Isis Biazioli de Oliveira (ECA/USP)
Maria Lucia Pascoal (UNICAMP)
Marcos Fernandes Pupo Nogueira (UNESP)
Mario Videira (ECA/USP)
Mauricio De Bonis (UNESP)
Monica Lucas (ECA/USP)
Rodrigo Felicissimo (ECA/USP)
Yara Caznok (UNESP)
ORGANIZAÇÃO
Mário Videira
Vice-diretor da ECA/USP
Ísis Biazioli de Oliveira
Bolsista CAPES de pós-doutorado na ECA/USP