CHAMADA: Trabalhos para o Simpósio Internacional “Forma Musical: Teoria, Análise e Performance”

Simpósio Internacional
Forma Musical: Teoria, Análise e Performance

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

29 A 31 DE OUTUBRO DE 2025

Nas últimas décadas, observa-se um renovado interesse da comunidade acadêmico-musical pela análise da forma musical. Trabalhos fundamentais como os de William Caplin (1998) e de Hepokoski & Darcy (2006) desempenharam papel central nesse processo, ao sistematizar aspectos formais, funções estruturais e normatividades estilísticas do classicismo vienense. Por outro lado, trabalhos como os de Janet Schmalfeldt (2010) e Steven Vande Moortele  (2017) ampliaram as discussões levantadas, incluindo em suas análises obras do início do século XIX. Diante dos significativos desdobramentos que temos acompanhado desde então, o Simpósio Internacional “Forma Musical: Teoria, Análise e Performance” propõe-se a consolidar como um espaço de diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas abordagens da forma musical, incentivando a comunidade a expandir o escopo da investigação para outros períodos históricos, repertórios, contextos geográficos e estéticos. Será contemplado no evento perspectivas da análise, da performance, da epistemologia e da criação. A programação contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mesas-redondas, recitais e sessões de comunicações (prioritariamente presenciais).

CHAMADA DE TRABALHOS

Convidamos pesquisadores a submeter propostas de comunicação (duração de 15 minutos) até o dia 8 de setembro de 2025, vinculadas a um dos seguintes eixos temáticos ou temas correlatos:

  • 1.        Análise formal do repertório clássico e seus desdobramentos
  • 2.        Forma musical no repertório romântico, moderno e/ou contemporâneo
  • 3.        Abordagens sobre forma musical em tratados históricos
  • 4.        Forma musical na música brasileira
  • 5.        Forma musical na música popular
  • 6.        A forma musical no ensino de música no Brasil
  • 7.        Diálogos entre análise formal e performance musical
  • 8.        Fundamentos teóricos da New Formenlehre: discussões epistemológicas

CRONOGRAMA

Prazo para submissão de resumos:08/09/2025
Notificação de aceite:29/09/2025
Entrega da versão final dos resumos (para compor caderno de resumos)15/10/2025
Período de inscrições:18/08/2025 a 28/10/2025
Realização do evento:29 a 31/10/2025
Entrega dos artigos completos (para publicação nos anais):17/11/2025

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

A proposta deverá conter:

Título do trabalho em português:

Nome(s) do(s) autor(es) e filiação institucional:

E-mail do(s) autor(es)

Texto do resumo em português: 500 a 1000 palavras (excluindo Título, Palavras-chave e Referências Bibliográficas)

Palavras-chave: de 4 a 6, separadas por ponto e vírgula.

Referências bibliográficas: conforme normas da ABNT (NBR 6023/2018).

Arquivo Complementar: Caso necessário, incluir arquivo PDF de até 4 páginas com anexos, exemplos musicais, tabelas ou gráficos seguidos de legenda explicativa.

As propostas devem ser submetidas via formulário disponível em:

https://forms.gle/S2xwW82ggNbnEzuEA

INSCRIÇÕES

As inscrições para ouvintes e participantes que apresentarão trabalhos estarão abertas a partir de 18 de agosto de 2025.

Para se inscrever como ouvinte, preencher apenas e-mail e nome completo no seguinte formulário:

https://forms.gle/S2xwW82ggNbnEzuEA

Os autores que tiverem trabalhos negados serão inscritos automaticamente como ouvintes.

CONTATO

E-mail: simposioformamusical@gmail.com

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adriana Lopes da Cunha Moreira (ECA/USP)

Ciro Visconti (UNICAMP)

Helen Gallo (UNESP)

Isis Biazioli de Oliveira (ECA/USP)
Maria Lucia Pascoal (UNICAMP)

Marcos Fernandes Pupo Nogueira (UNESP)

Mario Videira (ECA/USP)

Mauricio De Bonis (UNESP)

Monica Lucas (ECA/USP)
Rodrigo Felicissimo (ECA/USP)
Yara Caznok (UNESP)

ORGANIZAÇÃO

Mário Videira

Vice-diretor da ECA/USP

Ísis Biazioli de Oliveira

Bolsista CAPES de pós-doutorado na ECA/USP

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