CONCERTO: A orquestra em ritmo brasileiro: uma investigação do processo criativo na prática  interpretativa musical, com sugestões interpretativas para a composição e arranjo  autoral “Variações de Baião e Maracatu” de Geremias Tiófilo

No dia 05 de agosto, a partir de 12h30, Geremias Tiófilo realizará a apresentação oral e prática laboratorial sobre sua investigação artística junto a uma orquestra sinfônica, um trio de baião e um solista, com vistas a observar o processo criativo dessa prática musical, buscando uma performance coerente e a bom termo de  execução, trazendo estratégias e sugestões interpretativas, para em seguida, a vivência e a experiência prática, que resultará em um recital de defesa com a Orquestra Sinfônica da  Unicamp, um trio de baião e um solista.

Com a finalidade de obter uma performance coerente e a bom termo de execução entre uma orquestra sinfônica, um trio de baião (acordeão, triângulo e zabumba) e um solista (sax soprano/pífano), este trabalho se propõe a investigar artisticamente a composição e arranjo autoral: Variações de Baião e Maracatu. Mais do que nos resultados, o foco desta investigação se dá na construção do processo criativo da prática interpretativa musical e suas vicissitudes, a fim de produzir conhecimento através de uma experiência prática musical. Para tanto, ambientados a partir da preparação de um repertório com obras estritamente brasileiras, abriu-se um ciclo de oito encontros musicais com a referida formação, contendo: cinco ensaios divididos entre uma dinâmica de música corporal, palestras e oficinas práticas ministradas por especialistas aos naipes de percussão, cordas e sopros.

Como produto final este processo criativo resultou-se em dois concertos ao vivo. Neste período, buscou-se discutir questões interpretativas musicais, com ênfase a assuntos correlacionados à sincronia rítmica e às acentuações do fraseado melódico, explorando elementos contingentes para além da partitura, como a cognição musical, a iconografia, a oralidade, a corporeidade, o timbre, a extemporaneidade, e o swing. Para isso, na investigação da composição estudada, “Variações de Baião e Maracatu”, objeto central de pesquisa, deliberou-se estrategicamente experiências performáticas em duas formações musicais diferentes, que foram gravadas em áudio e vídeo de forma laboratorial e ao vivo.

A primeira, com o trio de baião e o sax soprano/pífano executando a redução do arranjo orquestral; a segunda, adicionado a este grupo, a orquestra sinfônica. Sobretudo, aportado por uma prévia revisão bibliográfica específica, a pesquisa contou também com entrevistas, palestras, oficinas, além de análises colaborativas dos participantes, abarcando de modo integrado as observações do autor desta tese, alinhando teoria e prática sob uma abordagem autoetnográfica. As intercorrências durante o processo criativo se deram escritas em um diário reflexivo, que foram verificadas também em registros de áudio e vídeo, para além do antes e durante compor ainda, uma avaliação posterior sobre os resultados artísticos de todo processo criativo performático.

Como fruto dessa investigação artística, gerou-se a partir desse material uma espécie de guia prático com estratégias e sugestões interpretativas, destinado a outros grupos sinfônicos que se interessem pelo assunto, contribuindo então para o desenvolvimento no exercício profissional dos músicos envolvidos, trazendo assim para esta investigação artística, produção de conhecimento na área da prática interpretativa musical.

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