Nos próximos dias 6 e 7 de junho, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) estará recebendo o violinista de música popular brasileira, Ricardo Herz, para a realização de dois concertos, nos palcos de Campinas (FCM/Unicamp) e Itatiba. Os concertos acompanham bate-papos com os músicos, sobre os ritmos e as idiossincrasias da música instrumental brasileira. Na série OSU e Banda, a Orquestra Sinfônica dá continuidade à sua proposta de diálogos entre a música sinfônica clássica e popular, trazendo a música popular tocada no instrumento mais tradicional da música clássica. “Conheço o Ricardo Herz desde os meus tempos de estudante. Será um enorme prazer realizar esses concertos com esse violinista de altíssimo nível do meio popular, que pesquisou apaixonadamente a música brasileira e se transformou em um artista incomparável”, conta Cinthia Alireti, regente e diretora artística da OSU.
Ricardo Herz traz para o clássico violino a sonoridade característica da rabeca, da sanfona tão presentes em nossa memória da música popular. A Orquestra Sinfônica da Unicamp convida, então, as melodias do choro, os ritmos brasileiros, africanos e o jazz para passearem por seus naipes de instrumentos, tendo como condutor o violino de Herz.
Este projeto é uma ação social patrocinada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS) e voltada prioritariamente para a comunidade de servidores, pesquisadores e docentes da Unicamp.
Ricardo Herz
Ricardo Herz reinventou o violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.
Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação começou aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda em São Paulo. Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz. De volta ao Brasil desde 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos e se apresentando como solista com orquestras de todo o país, como Yamandú Costa, Dominguinhos, Nelson Ayres, Proveta, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Orquestra Municipal de Jundiaí, Grupos de Referência do Projeto Guri, Orquestra Filarmônica de Violas, Orquestra Breusil entre outros. Gravou diversos CDs em duo: com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro, com o gaúcho Samuca do Acordeon e com o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres e ainda no ano de 2018, Ricardo Herz lançou seu álbum em duo com Yamandú Costa. Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular, tendo ministrado diversos cursos em festivais e recentemente lançou o primeiro método online de violino popular brasileiro.
SERVIÇO:
Série OSU e BANDA: A música brasileira instrumental no violino de Ricardo Herz
06 de junho, quinta-feira, 19h
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP)
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campinas, SP.
07 de junho, sexta-feira, 19h
Teatro Ralino Zamboto
Rua Romeu Augusto Rela, 1100, Jardim do Engenho – Itatiba, SP.
Ricardo Herz, violino
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Cinthia Alireti, regência