Um concerto que resgata a história musical de Minas Gerais
No dia 31 de agosto de 2025, o Coral Unimed-BH, em parceria com o Ministério da Cultura, a Faculdade de Sabará e com patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, se apresenta no Centro Cultural de Jaboticatubas em um concerto especial que marca a entrega oficial do acervo de manuscritos do Mestre Félix – compositor, regente e figura central na cultura musical mineira do século XIX.
O evento celebra a conclusão de um projeto de digitalização, catalogação e difusão de suas obras, incluindo a disponibilização online de partituras e documentos históricos. O repertório do concerto contempla obras do repertório coral ocidental, com destaque para a execução do “Padre Nosso”, uma das composições sacras mais emblemáticas de Mestre Félix.
A trajetória do Mestre Félix: do violino infantil ao legado imortal
Nascido em Sabará (1834) e radicado em Jaboticatubas, Antônio Félix de Souza Maia iniciou seus estudos musicais ainda criança com o Mestre José João. Aos 12 anos, já se apresentava como violinista em saraus locais. Sua vocação o levou ao Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro, onde se formou com o título de Mestre em Música, após indicação do renomado paleontólogo Peter Wilhelm Lund ao Imperador Dom Pedro II.
De volta a Minas Gerais, tornou-se professor no Colégio de Macaúbas (primeiro colégio feminino da província), onde conheceu sua esposa, Emília Marques Affonso, filha de uma das famílias mais influentes da região. Em Jaboticatubas, fundou uma orquestra, um coral e uma banda musical (1873), formados por familiares e talentos locais, como seus filhos Pedro, Májulo, Juvenal e Macário, além de integrantes da comunidade. Sua obra é citada pelo musicólogo Francisco Curt Lange como parte essencial do patrimônio musical mineiro.
O acervo: 150 anos de história preservada
O precioso acervo do Mestre Félix foi custodiado por gerações de sua família, desde seu filho Pedro Pedralho até sua bisneta Núzia Souza Maia, que o doou à Faculdade de Sabará em 2020. Entre 2019 e 2020, a bisneta Marli Nogueira Starling Maia Guerra e seu esposo, Dr. Mário de Lima Guerra, realizaram a primeira digitalização das 2.915 páginas de manuscritos (incluindo 108 peças musicais e 78 documentos históricos), mesmo durante a pandemia.
Em 2023, o maestro e musicólogo Márcio Miranda Guerra Pontes liderou a catalogação definitiva e a disponibilização online do acervo no site Tesouros Musicais Brasileiros (http://tmb.sabra.org.br/), projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e que contou com o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH.
“Este concerto não apenas homenageia um gênio musical, mas devolve sua obra à comunidade, onde sempre pertenceu” – destaca o maestro Márcio Pontes.
Não perca essa celebração da cultura e da história musical de Minas Gerais!
Serviço:
Data: 31 de agosto de 2025
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Valério Dias Duarte – Jaboticatubas (MG)
Evento: Solenidade de entrega do acervo de manuscritos musicais de Antônio Félix de Souza Maia (1834-1914) à comunidade
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações para a imprensa:
contato@sabra.org.br | (31) 98447-5395
Redes sociais: @sabrabrasil