Aquisição de um instrumento raro – O violinofone e inauguração de exposição temporária são destaques na programação do museu villa-lobos durante a 16ª semana de museu.
Tema: “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”
O MUSEU VILLA-LOBOS anuncia a aquisição de um instrumento musical raro – o violinofone – utilizado por Heitor Villa-Lobos em suas obras sinfônicas Uirapuru e Amazonas. Segundo o compositor francês Olivier Messiaen, “Villa-Lobos foi o maior orquestrador do século XX” e esse pensamento orquestral imaginativo de Villa-Lobos tira partido de instrumentos inusitados e combinações ousadas para criar novos timbres, texturas e massas sonoras. O instrumento, que se encontra em perfeitas condições de uso, será disponibilizado às orquestras que se interessarem em programar tanto o Uirapuru como o Amazonas, por meio de uma política de empréstimo.
Para celebrar esta aquisição o Museu Villa-Lobos inaugurará a exposição temporária “Uirapuru – O Pássaro Encantado da Amazônia” durante a 16ª Semana de Museus, temporada cultural promovida pelo IBRAM em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Segundo a curadora da exposição, a musicóloga Maria Alice Volpe, “os poemas sinfônicos/bailados Uirapuru e Amazonas estão entre as obras mais representativas do paisagismo e indianismo modernistas de Villa-Lobos, cuja linguagem musical expressa a floresta amazônica, monumental e maravilhosa, como uma metáfora do Brasil”.
Quarta-feira: 16/05
15h30 – EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA. Inauguração da exposição “Uirapuru – O Pássaro Encantado da Amazônia”
16h – PALESTRA. Com a musicóloga Maria Alice Volpe
Quinta-feira: 17/05
15h30 – APRESENTAÇÃO DO VIOLINOFONE. Apresentação ao público do instrumento que é a mais recente aquisição do Museu Villa-Lobos, com a participação especial da violinista Carla Rincón e da pianista Catherine Henriques (concerto que finaliza o Circuito Museus)
Local: MUSEU VILLA-LOBOS
Rua Sorocaba, 200 — Botafogo, RJ
Telefones: 2226-9020 / 2226-9818
Mônica Esteves / Bianca Freitas
Ação Educativa do MVL
mvl.educa@museus.gov.br