As propostas selecionadas para serem apresentadas durante o evento “Propostas selecionadas – Dinorá 130: Seminários de pesquisas acadêmicas em andamento sobre Dinorá de Carvalho em homenagem aos 130 anos de seu nascimento” são as descritas abaixo. O evento ocorrerá de maneira híbrida nos dias 9 e 16/9/2025.
1 – Filipe dos Santos Alexandrino (doutorando Unicamp)
Título da proposta: Edição Crítica e Estudo Performativo de Contrastes (1969) de Dinorá de Carvalho
Resumo: Este trabalho surgiu do interesse do artista-pesquisador por processos editoriais durante sua graduação, aliado à experiência como intérprete. A pesquisa propõe um método mais integrado de edição musical, em que edição, interpretação e performance sejam compreendidas como partes de um mesmo processo artístico. Partindo das ideias de Figueiredo (2014), a edição crítica busca registrar a intenção do compositor a partir das fontes disponíveis. Grier (1996) acrescenta que editar é análogo à performance, pois ambos envolvem decisões críticas semelhantes diante da notação musical, com base no conhecimento da obra e no gosto estético. A partitura, nesse contexto, não representa a obra de forma autônoma, sendo necessária a atuação do intérprete para sua realização. Ingarden (apud Grier, 1996) reforça essa ideia ao considerar que a obra musical resulta de uma intenção colaborativa entre compositor e performer, mediada pelo texto musical. Zumthor (2007) amplia essa noção ao destacar a dimensão performativa da arte sonora, cuja poética muitas vezes antecede o texto escrito. A proposta consiste na elaboração de uma edição crítica voltada para a performance da obra Contrastes (1969), de Dinorá de Carvalho, compreendendo o texto musical em diálogo com seus aspectos interpretativos e contextuais. O objetivo é demonstrar como o trabalho editorial, aliado à pesquisa artística, pode aprofundar a compreensão da obra e ressaltar o papel ativo do intérprete nesse processo. A pesquisa também contribui para o resgate da fase “atonal” de Dinorá de Carvalho, promovendo o retorno de Contrastes ao repertório de concerto.
2 – Larissa Macedo da Silva (mestranda Unesp)
Título da proposta: Maestra Dinorá de Carvalho e a trajetória da Orquestra Feminina de São Paulo
Resumo: Esta pesquisa apresenta o levantamento e a análise de informações sobre a atuação de Dinorá de Carvalho (1895–1980) como regente e sobre a trajetória da Orquestra Feminina de São Paulo, a partir de recortes de jornais e programas de concerto preservados nos álbuns do acervo Dinorá de Carvalho, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Fundada e dirigida por Dinorá na década de 1930, a orquestra foi a primeira da América do Sul composta exclusivamente por mulheres, representando um marco na inserção feminina na música de concerto. O estudo examina aspectos da formação do grupo, incluindo a composição dos naipes e a identificação nominal de diversas musicistas; as dificuldades enfrentadas, como a ausência de apoio institucional, a escassez de instrumentistas em determinados naipes e a falta de sede para ensaios; e os sucessos logrados, evidenciados pela recepção positiva da crítica, pelas apresentações em diferentes cidades brasileiras e pelo reconhecimento conquistado em espaços prestigiados, como o Theatro Municipal de São Paulo. A análise dos materiais do MIS-SP, composta por cerca de 44 documentos entre recortes, programas e fotografias, permite reconstruir parte significativa da história da orquestra e da atuação de Dinorá como maestra, aspecto frequentemente ofuscado pela sua carreira como compositora e pianista. Ao iluminar esta experiência pioneira a partir de fontes primárias, a pesquisa contribui para a ampliação da memória musical brasileira e para o reconhecimento do protagonismo feminino historicamente invisibilizado na regência e na prática orquestral.
3 – Caio Csizmar Soares Lourenço (Iniciação Científica Unicamp)
Título da proposta: Jogos no parque infantil Dom Pedro II, de Dinorá de Carvalho: edição musical
Resumo: Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) foi uma pianista e compositora brasileira de grande importância no século XX. Sua obra, embora ainda pouco difundida, encompassa décadas de produções na música de concerto. Atualmente, suas partituras encontram-se fragmentadas em diversos acervos no Brasil, muitas não catalogadas em seu catálogo oficial lançado pelo Ministério de Relações Exteriores em 1977. Uma destas obras é a versão orquestral de Jogos no Parque Infantil Dom Pedro II, que encontra-se na Coleção Dinorá de Carvalho da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) na Unicamp, sob número de catálogo DC008. Esta fonte documental exibe, em diferentes níveis de completude e conservação, os diversos manuscritos orquestrais da obra, tendo sido esta publicada somente em sua versão para piano solo pela editora Irmãos Vitale em 1940. Desta maneira, o projeto tem como objetivos efetuar a edição crítica desta obra, submeter à apreciação da Coleção CIDDIC/CDMC uma proposta de publicação para a edição criada e trazer uma melhor compreensão da produção musical da compositora Dinorá de Carvalho. O resultado final esperado é que este projeto possibilite a ampliação do repertório orquestral nacional, além da literatura acadêmica sobre o mesmo, e auxilie na difusão da obra da compositora no século XXI.
4 – André Guimarães Rodrigo (doutorando Unicamp)
Resumo: A pesquisa sobre a Missa De Profundis para coro, orquestra e solistas, da compositora mineira Dinorá de Carvalho contempla o estudo sobre as fontes disponíveis no CDMC/Unicamp e a busca por novas fontes que possam resultar na recuperação da partitura de uma obra que está prestes a completar 50 anos sem ser executada. O intuito da pesquisa é, através da recuperação do texto musical e da elaboração de uma edição crítica de sua partitura, discutir as questões interpretativas e os aspectos relacionados à sua execução sob o ponto de vista do regente que vai prepará-la para performance.