DIVULGAÇÃO: Música no Museu on-line, live une os países através da Música

A pandemia do Covid-19 levou-nos ao caos mundial. Assim precisamos nos adaptar a esta nova fase da vida, na quarentena ou estado de emergência, trocando a rua pelas nossas casas, vivendo novos tempos, obrigando-nos a mudar os nossos hábitos e costumes.

Música no Museu, que na sua história teve e tem o privilégio de realizar concertos em cidades de países de todos os continentes além de feitos grandiosos como a participação em 2015 dos 725 anos da Universidade de Coimbra e agora em 2020 programado para os seus 730 anos e junto com a Universidade de Salamanca ter realizado concertos nas 2 das mais antigas universidades do mundo, além de um concerto memorável no Carnegie Hall em Nova Iorque lotado com o programa “Clássicos brasileiros, de Villa-Lobos a Tom Jobim” , e nas comemorações dos Vinte e Cinco anos das relações comerciais entre Brasil e Vietnã, entre tantos outros.

Seu criador e Diretor, Sérgio da Costa e Silva, sempre atento às mudanças no mundo e inspirado em outras iniciativas em Portugal mesmo onde, aliás, há 12 anos realiza 3 a 4 concertos anuais , janeiro, março,junho e setembro em vários espaços de norte a sul do país, resolveu inovar: do Música no Museu Internacional tradicional evoluiu para a sua versão virtual. Denominando-a Musica no Museu Internacional in concert, está oferecendo às Embaixadas do Brasil e seus centros culturais de Portugal e de países da lingua portuguesa, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissao, Moçambique e São Tome e Principe, na África e Timor Leste, na Asia mas também se estendendo a Espanha na Casa do Brasil, um programa com conce rtos de 11 de seu longo e importante elenco de músicistas em concertos através do YouTube. Além disto, ao mailling de 150.000 nomes coletados nestes 23 anos do projeto e os sites e maillings dos espaços onde realiza Música no Museu nestes mais de 12 anos ininterruptos. Queremos atingir a uma audiência de 1 milhão de pessoas, aliás a mesma obtida desde a criação do projeto em 1997 até os dias de hoje.

Está assim, dando continuidade ao seu objetivo de difundir a musica e o musico brasileiro em todo o mundo trocando, neste momento de incertezas, os concertos presenciais pelos virtuais. E o critério, nesta seleção foi recrutar entre mais de 2.500 music os que fazem parte de sua história, aqueles que, em momentos diversos, estiveram nos concertos realizados em cidades de todos os continentes. Dai surgiu o Música no Museu Internacional in Concert.

ELENCO DE MÚSICOS:

1- Arthur Moreira Lima, piano.
2- Duo Madri de Violões- Adriana Ballesté e Mara Lucia.
3- Fernanda Canaud, piano.
4-João Carlos Assis Brasil, piano.
5-José Carlos Vasconcellos, piano.
6-Licia Lucas, piano.
7- Marco de Pinna, bandolim em várias formações.
8-Maria Helena Andrade, piano.
9-Quinteto Villa-Lobos in Jazz.
10- Trio D´Ambrosio (Maria Helena Andrade, piano, Maria Celia Machado, harpa e Aizik Geller, violino).
11- Trio Movimento Musical: João Paulo Romeu, piano Denise Emmer, violoncelo, Felipe de Oliveira, violino.

DEPOIMENTO DOS MÚSICOS:

¨Música no Museu não pára! Estamos juntos¨. Arthur Moreira Lima, pianista.

¨Esta bela iniciativa do Música no Museu não poderia ser mais oportuna. É a função social da Música uma arte que penetra em todo o mundo e, neste momento especial de tristezas , serve de alento e alegria.Já toquei inumeras vezes no Musica no Museu Internacional, em cidades de todos os continentes e sinto-me agora fazendo o mesmo só que de forma virtual levando mensagens de otimismo aos públicos mais variados pelo mundo a fora¨. João Carlos Assis Brasil, pianista.

¨Já toquei algumas vezes no Musica no Museu Internacional e esta bela iniciativa não poderia ser mais uma oportuna. É uma função social da música oferecendo um pouco de alegria e alegria nos tempos difíceis¨. José Carlos Vasconcellos, pianista.

¨Nesses tempos turvos de Pandemia que o planeta atravessa, o papel da música é fundamental para levar alívio e esperança. O presente projeto do Música no Museu, da’ acessibilidade aos trabalhos dos músicos que dele participam de uma forma simples e moderna. Assim, ao permanecermos em nossas casas, nossa arte atravessará fronteiras e será encorajadora para vencermos juntos esse momento e, dele, sairmos todos renovados.¨ Denise Emmer – violoncelista do Trio Movimento Musical

¨Diante dessa pandemia que assola o mundo inteiro não podemos parar! Da impossibilidade de tocar ao vivo nas salas de concerto, surge essa excelente iniciativa do projeto Música no Museu e músicos como nós do Duo Madri de Violões que, aliando a criatividade à tecnologia, levará a nossa música para os mais longos rincões do mundo¨ Adriana Ballesté, violonista.

¨Mais uma excelente iniciativa do Música no Museu !!! Certamente, mais um imenso sucesso. Parabéns! ¨Maria Helena de Andrade, pianista.

“Depois de ter tocado em lindos espaços culturais da Rússia, Itália, Portugal, Inglaterra, França, Espanha, América Central, América do Sul e Estados Unidos e claro, do Brasil, muitos deles da Série Música no Museu, ve jo esta iniciativa de utilização da informática como uma forma moderna de ampliar a oferta cultural através da Música, amenizando assim as agruras desta pandemia que ameaça o mundo” Licia Lucas, pianista.

¨Lembrando-me das apresentações de Música no Museu no Chile, na Australia e em cidades brasileiras, em várias formações, agradecendo a inclusão do bandolim na sua programação, fico muito contente em poder particip ar deste esforço em divulgar a musica brasileira como um instrumento para amenizar as ameaças do Coronavirus no Brasil e no mundo¨- Marco Pinna- bandolim e violão tenor.

¨Apresentando-me em diversas salas importantes nos Estados Unidos e na Europa, e em 2019 após uma bem sucedida tournée na Europa e Líbano pelo projeto Musica no Museu, me estabeleci em Portugal, como pianista acompanhadora e professora da Escola Profissional de Artes da Covilhã – EPABI além de realizar concertos em várias cidades portuguesas e, assim, estreitar, através da música os laços com esta pátria-irmã.¨FERNANDA CANAUD, pianista brasileira, é Doutora em Música.

¨Agregamo-nos a uma iniciativa de Música no Museu na criatividade de ampliar uma oferta de programas de música através dos canais de midia social como forma de suavizar ameaças como o Coronavirus. Nosso objetivo é divulgar ainda mais a obra de Villa-Lobos, nosso maior compositor, usando o mesmo conteúdo que o inspirou, mas com arranjos e formas contemporâneas¨ Otavio Garcia, criador e Diretor de Villa-Lobos inJazz.

¨O Trio D´Ambrosio também associa-se ao Música no Museu on line levando a música e o músico do Brasil para o exterior como uma contribuição ao enfrentamento do coronavirius em um momento de tanta insegurança no mundo¨- Maria Celia Machado, harpista- Diretora do Trio D´Ambrosio.

MÚSICA NO MUSEU:

Assim surgiu esta nova idéia qual seja ampliar, de forma virtual, a divulgação da musica clássica brasileira através do Música no Museu que há 23 anos realiza concertos gratuitos no Brasil de Norte a Sul e também já se apresentou e se apresenta em cidades de países de todos os continentes e, em especial, Portugal, de Norte a Sul e há mais de 12 anos em cerca de 15 cidades portuguesas e, em especial, Lisboa inicialmente no Palácio Foz e agora no Museu Nacional da Música, em Alcobaça- Mosteiro de Alcobaça- e Coimbra inicialmente na Biblioteca Joanina e atualmente no Museu Machado de Castro.

Criado e dirigido pelo empresario Sérgio da Costa e Silva realiza, também, o RioHarpFestival há 15 anos e que colocou o Brasil no circuito mundial da harpa e nestes 23 anos recebeu mais de 30 premios nacionais e internacionais, entr e eles Cultura Viva, da Unesco, Latin American Quality Awards,na PUC em Buenos Aires, Excelência em Cultura, em Portugal e Espanha e no Brasil é o único tríplice coroado com a Ordem do Mérito Cultural (Federal), Golfinho de Ouro (Estadual) e Ordem do Mérito Cultural Carioca (Municipal) entre tantas outras honrarias. Por tudo isto foi tema de Mestrado na Universidade de Berlim.

E para Sérgio da Costa e Silva,também falando em nome de um grande elenco de musicistas que se apresentaram e se apresentam em Música no Museu, ¨ a alegria de sua expansão virtual através da música principalmente aos países de lingua portuguesa enquadra-se na modernidade superando obstaculos da vida mundial apresentando uma grande alternativa na resposta às agruras porque passamos. A música une¨, conclui êle.

Contatos:

Sergio da Costa e Silva +55 21 999889332. (carpex@bighost.com.br)-(musicanomuseu1@gmail.com)

www.musicanomuseu.com.br

Musica no Museu- @musicanomuseu