DIVULGAÇÃO: Obra de Nilson Lombardi editada na Itália

O grande compositor e maestro Nilson Lombardi (1926 – 2008) acaba de ter mais uma de suas obras editadas na Itália pela Fundação Franz Liszt, cujo presidente e curador é o pianista Fabio Luz, discípulo do maestro, que possui parte do acervo manuscrito dele. Trata-se da Cantilena para clarinete e piano que Lombardi compos em 1960, dedicada ao ilustre clarinetista e professor italiano Leonardo Righi, que viveu por longo período em São Paulo.

“Sempre tive grande admiração por essa peça que é uma das mais belas e extensas do saudosíssimo Nilson, e tive o privilégio de ouvi-la por ele próprio enquanto eu tocava a parte do clarinete na parte aguda do piano” comenta Fabio Luz, que acrescenta: “certa vez copiei a parte do clarinete transpondo-a para violino (sendo o clarinete em si bemol, tinha que abaixar um tom) para poder tocar a obra com a exímia violinista Aparecida Levy,  afetuosíssima amiga de ambos. Foi uma experiência inesquecível, que reforçou meu carinho pela peça que desde então sei decor.”

Fabio transcreveu a Cantilena para piano solo, numa elaboração fiel ao original – baseada na partitura manuscrita perfeitamente clara, feita nos anos 60 pelo renomado copista Isaias Campolim e na lembrança das interpretações do autor – dando-lhe em italiano o novo título “Choro – Canzone senza parole” respeitando o estilo nostálgico que Lombardi definiu como “saudoso e apaixonado”. O pianista esclarece que “Cantilena” é título bastante usual na música erudita brasileira, mas em italiano tem outro significado, muito menos poético… por esse motivo e prevendo uma ampla divulgação na Itália ele achou por bem mudar para “Choro”, que tem conotação melhor aceita e é termo reconhecido internacionalmente como próprio da cultura brasileira, difundido por Villa-Lobos e pelo próprio Camargo Guarnieri, o professor de Lombardi. O subtítulo “Canção sem palavras” faz referência às peças de Mendelssohn que Lombardi amava muitíssimo, inclusive nas versões para piano a quatro mãos que tocava muitas vezes com Fabio.

“A Cantilena rebatizada Choro soa belissimamente para piano solo, dando a impressão que o pianista tem tres mãos…” , acrescenta Fabio, “sem por isso resultar virtulsística pois mantém a organicidade com o instrumento que Lombardi sempre privilegiou, tendo ele sido também excelente pianista.”

A Fundação Franz Liszt organiza festivais e séries de concertos na Itália, no âmbito dos quais proximamente a obra de Lombardi será incluída em vários programas.

A nova edição já está disponível no site fondation-franzliszt.org  inclusive em versão pdf, a pedidos que podem ser enviados a fondationfranzliszt@gmail.com

www.fondation-franzliszt.org